Truques e dicas sobre Red Cherrys


eixense

Recommended Posts

Olá a todos os amantes de Invertebrados,

 

Criei este tópico com o objectivo de criar um conjunto de dicas para aqueles que querem começar na vida dos invertebrados, pelo que andei a ler um bom ponto de partida para esta paixão são os Red Cherrys (corrijam-me se estou enganado).

 

Esta semana comprei uma colónia de 10 Red Cherrys juvenis como são tão pequenos decidi colocados num míni aquário (temporariamente) como o aquário e mesmo míni não da para colocar filtro nem termóstato... Dentro do aquário puz um pequeno tronco com Christmas Moss que faz a alegria dos pequenos, como a temperatura ambiente esta dentro dos limites a temperatura da agua também esta pelo que não me deixa muito preocupado...

 

Primeiras questões para dar inicio a este tópico...

 

Inicialmente eles estavam muito escondidos e nem para comer eles vinham, agora coloquei uma pedra porosa com o objectivo de fazer a agua circular e os pequenos camarões estão muito mais activos, e normal? Fiz bem ou fiz mal?

 

Quando lhes dou um pouco de comida não os vejo nada interessados nela, alias nunca os vi comer andam sempre de volta do musgo e penso que seja essa a refeição deles. E normal?

 

Quais os equipamentos mais apropriados para colocar num futuro cubo e quais as dimensões mínimas, atendendo a crise gostava de dicas low cost

 

Cumprimentos

Editado por eixense
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esta semana comprei uma colónia de 10 Red Cherrys juvenis como são tão pequenos decidi colocados num míni aquário (temporariamente) como o aquário e mesmo míni não da para colocar filtro nem termóstato... Dentro do aquário puz um pequeno tronco com Christmas Moss que faz a alegria dos pequenos, como a temperatura ambiente esta dentro dos limites a temperatura da agua também esta pelo que não me deixa muito preocupado...

 

Primeiro... um aquário que não dê para colocar pelo menos um filtro de cascata pequeno nem um termostato, com uma colónia de 10 camarões... causa-me alguns arrepios!

 

Afinal, qual é o tamanho do dito?

 

A temperatura agora de verão até que pode estar dentro dos limites... mas no inverno, isso não resulta. Principalmente pelas diferenças de temperatura dia/noite.

 

Inicialmente eles estavam muito escondidos e nem para comer eles vinham, agora coloquei uma pedra porosa com o objectivo de fazer a agua circular e os pequenos camarões estão muito mais activos, e normal? Fiz bem ou fiz mal?

 

No inicio, enquanto não estão habituados ao novo aquário, é natural que os camarões fiquem um bocado tímidos. Quanto ao aquário não ter filtro, preocupa-me um bocado... uma bomba de ar sempre causa algum movimento e vai oxigenando a água, mas os compostos tóxicos dos dejectos dos camarões vão-se acumular rapidamente, uma vez que o aquário é pequeno. O que significa que vais ter que fazer tpa's muito frequentes. O que significa que os parametros da água vão estar sempre a oscilar.

 

De qualquer forma fizeste bem... sempre é melhor que nada.

 

Os red's até são capazes de aguentar, mas não são as condições ideais.

 

Quando lhes dou um pouco de comida não os vejo nada interessados nela, alias nunca os vi comer andam sempre de volta do musgo e penso que seja essa a refeição deles. E normal?

 

É normal. Eles gostam de comer microorganismo que vivem no musgo.

 

A menos que lhe dês alguma guloseima... tipo courgette ou banana. Mas com um aquário assim tão pequeno, cuidado com o que pões na água porque vai sujar muito (principalmente a banana).

 

Mas não te preocupes muito com a comida... se não ligam à comida é porque não têm fome. Não dês comida a mais... vai sujar demasiado a água.

 

Quais os equipamentos mais apropriados para colocar num futuro cubo e quais as dimensões mínimas, atendendo a crise gostava de dicas low cost

 

Um filtro de cascata, um termostato com regulador de temperatura, uma barra de leds para iluminação e um aquário pelo menos de 30cm de frente (15l ou mais).

 

Boa sorte,

Cumps.

Editado por Micro-Chip

Cumps.
José Prada aka Micro-Chip

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sei que não estou a proporcionar as melhores condições aos bichos mas em relação aos parâmetros da agua tenho feito os testes com regularidade e tpas frequentes, como disse ao inicio o aquário e só provisório...

 

O Aqua tem 2 litros, mas faço intenções de começar de fazer um cubo esta semana dai perguntar alpinismo dos entendidos nesta area...

 

Já agora que tipo de guloseimas posso dar?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O Aqua tem 2 litros, mas faço intenções de começar de fazer um cubo esta semana dai perguntar alpinismo dos entendidos nesta area...

 

2l é uma garrafa da coca-cola das grandes... é utilizada para criar artémia, não camarões. :tongue:

 

É suposto isso fazer-se com calma. Pensar no layout, comprar os materiais, montar o aquário, fazer o ciclo correctamente e só depois comprar os habitantes.

 

Com os red's talvez te consigas safar assim, porque são animais com grande resistência a mudanças de parametros... no entanto, convém ires-te habituando a fazer as coisas da forma correcta, para quando decidires tentar espécies mais exigentes não teres dissabores.

 

 

Já agora que tipo de guloseimas posso dar?

 

Basicamente tudo o que são vegetais: alface, ervilhas sem casca, courgette, banana, cenoura... Podem ser ligeiramente cozidos se forem duros e em quantidade que eles consigam comer numa hora ou duas, para não sujar muito a água.

 

Comprimidos de fundo à base de spirulina também resultam bem.

 

Cumps.

Cumps.
José Prada aka Micro-Chip

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas eu não fiz as coisas sem pensar o meu objectivo era coloca-los num comunitário mas tive medo por eles serem tão pequenos afinal ainda são juvenis, dai os deixar provisoriamente neste míni Aqua para o tamanho que tem, julgo não ter muitos problemas e tenho controlado os parâmetros para ver como as coisas estão... Não estou a fazer as coisas a toa como dizes, se tudo correr como planeio rapidamente os vou tirar de onde estão....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas eu não fiz as coisas sem pensar o meu objectivo era coloca-los num comunitário mas tive medo por eles serem tão pequenos afinal ainda são juvenis, dai os deixar provisoriamente neste míni Aqua para o tamanho que tem, julgo não ter muitos problemas e tenho controlado os parâmetros para ver como as coisas estão... Não estou a fazer as coisas a toa como dizes, se tudo correr como planeio rapidamente os vou tirar de onde estão....

 

Não me intrepretes mal... não estou a dizer que estás a fazer as coisas à toa. Nem nada do que disse foi como critica, mas sim como alerta para eventuais problemas que daí possam surgir.

 

Camarões num comunitário também tem os seus problemas. A maioria dos peixes gosta de marisco. Os de boca grande comem até os adultos, enquanto que os de boca mais pequena se ficam pelas crias. Só mesmo os peixinhos minusculos é que podem ser mantidos seguramente num aquário de camarões (por exemplo as boraras brigittae).

 

Isto não quer dizer que não possas ter red's num comunitário (já tive red's num aquário com escalares adultos :rolleyes:). No entanto, convém dar-lhes muitos esconderijos e musgo de java para eles se esconderem dos predadores. E, dependendo dos peixes que tenhas, o que pode acontecer é que raramente vais ver os camarões e sempre que saiam dos esconderijos, arriscam-se a virar refeição.

 

Cumps.

Cumps.
José Prada aka Micro-Chip

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim eu sei que não foi uma critica, e sei que tens razão naquilo que dizes foi um pouco precipitado, se fosse com Red Crystal se calhar não iria ter tanto sucesso, mas em breve terão nova casa, vou deixando aqui noticias....

Editado por eixense
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Já passaram alguns dias e tal como prometido aqui fica algumas fotos da nova casa dos meus Red Cherrys! (sei que se foram a fazer as contas não fiz o ciclo como devia ser mas que os bichos estão felizes estão, já tenho duas fêmeas com sela)

Aqui fica o setup:

Aquário: 0.52x0.25x0.25 [m]

Filtro cascata Elite Hush 10

Termostato: Não sei a marca é antigo

 

Substrato: cascalho rolado de basalto

 

Flora: Musgo vesicularia montagnei (Cristmas Moss) preso a rochas

Fauna: Red Sherrys

 

Algumas Fotos:

dscf3422w.jpg

dscf3408z.jpg

dscf3405p.jpg

dscf3410q.jpg

 

Editado por eixense
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Já vi que ninguém comenta… :( Aqui fica o registo fotográfico da primeira menina ovada… vamos esperar que que tudo corra bem… Já agora para os entendidos na área, o período de incubação começa-se a contar a partir de agora certo?

 

dscf3467z.jpg

 

dscf3489h.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não sou "entendido", mas sim, supostamente começa-se a contar a partir do momento em que os ovos descem para os pleopodes.

 

Bela ninhada que vai sair dai!!! :tongue:

 

Cumps.

  • Votar + 1

Cumps.
José Prada aka Micro-Chip

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas amigo!

 

Olha tenho o meu 1º aqua de resd's a cerca de 1 mês e meio, e tenho 2 meninas ovadas, e outra já pariu :)

 

A minha pouca experiencia diz que começa a contar a partir do momento que os ovos descem, mas para isso têm de estar fertilizados, demoram cerca de 20 dias a parirem! :D

 

Já tenho mais 20 miniaturas, bem pequenos ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desde já obrigado pelos comentários e sempre bom ouvir elogios e conselhos...

 

Não sou "entendido", mas sim, supostamente começa-se a contar a partir do momento em que os ovos descem para os pleopodes.

 

Bela ninhada que vai sair dai!!! :tongue:

 

Cumps.

 

Pela formula do amigo Fábio Silva no seu post http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=177132#entry1179913

 

Período de incubação = 63 - (temperatura°C x 1.6)

 

No meu caso a pequenada irá nascer daqui a 23 dias pois a temp do Aqua é 25ºC, como e a primeira postura espero que seja responsável com a pequenada...

 

 

 

Gostei muito das fotos do teu Aqua, como prendeste o musgo à Rocha?

 

Cumps

 

 

Sent from my iPad using Tapatalk HD

 

 

Fred o musgo foi preso com uma linha elástica que se usa na pesca para prender o isco, até agora tenho tido bons resultados.

 

 

Vou postando novidades assim que surgirem

 

Cumps

Editado por eixense
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o aquário está bem interessante no entanto acho que o arião é um bocado grande para os camarões. existe um igual mas mais pequeno.fica a minha sugestão.

 

cumps

 

Também já me apercebi disso, principalmente quando ponho comida... Mas agora não quero mexer tenho receio de estragar tudo... Se o musgo cobrir o fundo não se irá notar...

 

Cumps

Editado por eixense
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aqui fica a actualização das minhas gambas, agora com o musgo um bocadinho mais composto e mais uma pequena ovada, foto fresquinha tirada depois do susto que apanhei com o comportamento dos pequenos.

 

dscf3509e.jpg

 

E aqui a minha caracoleta de estimação

 

dscf3504d.jpg

 

Cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos,

 

Hoje venho aqui colocar 1 pergunta que todos os iniciados no mundo dos camarões colocam quando aparecem as primeiras fêmeas ovadas prestes a ter pequenos camarões.

 

Certamente muitas respostas são: "procura na net, há muita informação" ou então "vê no post A ou B" mas o que eu realmente queria era concentrar essa informação o mais sintetizada possível aqui, dai gostava que partilhacem as vossas experiências para que eu e todos os outros possam ler e por em pratica.

 

A pergunta é: O que se coloca no tubo de sucção da bomba para evitar que as crias dos camarões não sejam sugados?

 

Aguardo as vossas opiniões,

 

Cumprimentos

Editado por eixense
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Uma esponja resolve o problema... há esponjas à venda mesmo para esse efeito.

 

Cumps.

 

Podes dizer o nome ou onde posso comprar? Ou até mesmo por uma foto para ver o que é?

 

Cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nome: Esponja! :tongue: Esponja pré-filtrante... qualquer coisa assim... não me parece que tenha um nome exclusivo.

 

Em principio pode ser comprado em qualquer loja de aquariofilia.

 

Tens vários modelos...

 

Linha branca:

504216.jpg

 

Ou:

20966_001_xl.jpg

 

Eheim:

VgUVX.jpg

 

Sera:

sera_sponge_l_60.jpg

 

Ou:

sera_sponge_l_150_l_300.jpg

 

Cumps.

Cumps.
José Prada aka Micro-Chip

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu pus um bocado de uma meia de senhora na entrada de agua do filtro... os buracos sao mesmo pequeninos e faz a funçao, penso eu xD

 

DSC_0321.jpg

Editado por Tom_112
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Adoro ver camarões no aquario, mas no sitio onde moro nunca encontrei em lojas, e a verdade é que não conheço muita coisa para além deste lugar. Antes também com os escalares que tinha também não era facil. Agora dediquei-me às espadas e neons, será que dá para me aventurar?

 

Cria dar também os parabens ao membro eixense pelo excelente trabalho que fez, só uma pergunta, essa pedra é basalto?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais