iluminação


godov

Recommended Posts

boas

 

para mim fica ai bem era um HQI de 150W mas como tens espaço para duas lampadas experimenta uma de espectro mais branco e outra de espectro avermelhado

 

abraços

 

E já agora potencias para cada uma?

 

Sei que se deve ter 1W/LT, isto equivale á soma da potencia das 2 lampadas?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

olha tb tenho 1 aqua de 160lts e a calha que vinha e de 2x18w...

nao sei se e pouco...axo que se estas a começar como eu estou acho que para agora chega...aquilo que me tem dito e se aumentar a luz vou ter as plantas a crescer e as algas tb...

depois mais tarde queria eu fazer eu proprio uma armadura para o meu aqua...fica aqui a dica se alguem tiver algumas fotos de bricolage de calhas caseiras que meta s.f.f.

cmps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se vc optar por HQI só uma de 150 Watts já está mais q bom..

Mas a desvantagem é q o consumo de energia aumenta muito e a temperatura tb..

 

E se optar por Fluorescentes, acho q vai precisar mais q duas..

 

Tirando Cascalho, Decoração e Etc. A litragem liquida do seu Aqua vai diminuir um pouco, tente calcular isso, diminuindo o peso de cascalho, medindo o aqua de dentro à dentro, terás um litragem mais proxima do real... Daí se der uns 120 litros liquidos 2 Lampadas Fluor de 30 Watts Especial p/ plantas(Temp. de Cor Alta) deve bastar pra você, vai ficar com 0,5 Watts por Litro, o q é ideal pra várias plantas. :lol: Mas senão vc terá q pôr mais algumas Fluorescentes..

 

Estou fazendo um com 90 Litros Liquidos, e vou colocar 3 Lap., de 30w, 25w e 20w Brancas de Temp. 10.000 K e 1 Lamp. de 30w Cor Rosa Temp. mais baixa.. A Rosa irá funcionar mais p/ quando quizer desligar as brancas e deixar só ela ligada, realça mais as cores dos peixes...

 

Se estiver equivocado, q me alertem!

 

Espero ter ajudado... []'s

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

AS lâmpadas de 10.000K em principio devido a uma componente mais forte de espectro azul farão ressair mais as cores dos peixes do que as lampadas próprias para horticultura/plantas. O tom de "branco forte/luminoso" das de 10000K irá concerteza propiciar uma melhor visualização dos peixes para além de complementar muito bem a de "plantas"

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Atenção que para as plantas não interessa os Kelvin mas sim os comprimentos de onda(ou cor) utilizados para a fotossintese.

As plantas necessitam dos azuis e dos vermelhos para a fotossintese, pelo que o ideal seria ter lampadas que emitiam sobretudo nesses dois espectros. O menos comun nas lampadas "normais" são normalmente os vermelhos, daí as lampadas "para plantas" emitirem sobretudo tons entre o amarelado e o rosa, já que emitem sobre tudo nos comprimentos de onda que correspondem aos vermelhos. Contudo não se devem usar sozinhas porque tem poucos azuis.

Se a lampada tiver 10000K e incidir consideravelmente nos vermelhos é optimo, porque tens os azuis e os vermelhos que elas tanto gostam(por exemplo a Aqua-glo incide mais nesses dois).

Tenta procurar os espectros das lampadas para comparares.

E quanto mais lux ou lumens imitidos melhor, normalmente as lampadas para plantas imitem muito mais lux e lumens do que as lampadas "todo-o-serviço", ou sejam dão mais luz, e da melhor que há para as plantas.

~*~ Green Shark ~*~

Finalmente, de volta a este maravilhoso mundo...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Me expressei mal...

 

Quanto mais cores no espectro de luz, mais realce nas cores dos peixes,sim! Mas a rosa ligada sozinha à noite causa um efeito melhor, tanto porque o aqua é perto da TV e a luz rosa não irá incandiar quem está assitindo TV como a branca iria, como tb a rosa reflete a atenção p/ cores mais belas nos tipos de peixe que vou ter, como por exemplo o Mato-Grosso q é bem mais avermelhado na Luz rosa..ou seja isso tb vai depender dos peixes q vc tem no aqua.. eu prefiro a rosa em termos de estetica..

 

As luzes brancas q estou colocando tem uma boa quantidade de espectros Azuis, verdes e vermelhos.. mas a rosa tem uma quantidade bem maior de vermelho q as brancas, o q eu acho q vai dar uma boa balanceada...

 

Enchi o Aqua hj, e tudo funcionou perfeitamente, o Dry-wet submerso que fiz ficou muito bom!! Só falta eu fazer a formula de C02 e por na garrafa e ir pegar as luzes q incomendei...Depois vou por umas foto do meu aqua nas fotos!

 

Valeu, []'s.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais