Dúvida - Filtro UV


Recommended Posts

boas...

Comprei um Filtro UV para o meu aquario , ainda nao o meti em funcionamento , nem tão cedo vou colocar pois o aquario ainda está em ciclagem e não tem lá quase nada .

a minha duvida , é o filtro é para aquarios no maximo 1250 l .

o meu aquario + sump , tem mais ou menos cerca de 150 l.

não sei se é prejudicial colocar um filtro UV de tão grande potencia , e se devo de colocar a trabalhar 24h por dia ou só algumas horas .

alguem me pode esclarecer ? :wink:

obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

penso que apenas o deveras ligar durante algumas horas por dia, senao acabas por matar (ou provocar mutaçoes...) todo os seres vivos que vivam na agua (quer seja fitoplancton ou zooplancton) e que passem no filtro...

100 PIXEL DE ALTURA MÁXIMA...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

a lampada tem 9 watts... diz no manual de instruções que tem capacidade para 1250 litros , e que o maximo que se pode usar de uma bomba d'ar para funcionar o filtro sem perder eficácia é 1500 litros por hora . comprei uma bomba de 1000l. por hora .

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Um esterilizador UV de 9W é normalmente indicado para aquários bem mais pequenos do que isso que referes. A potência da lâmpada é fraca e o fluxo de água pela lâmpada não deverá ser superior a 600 litros de hora, apesar de a esta litragem a eficácia do UV poder já ser reduzida.

e que o maximo que se pode usar de uma bomba d'ar para funcionar o filtro

bomba de ar??? :wink: agora fiquei confuso! Não devia ser isto que querias dizer! ;)

De qualquer modo essa UV é apropriada para o teu aquário. Essa litragem que referem é que é estranha, a não ser que se trate de uma nova tecnologia que desconheço.

Eu usaria a UV apenas antes de introduzir um peixe novo e durante alguns dias seguintes, ou então quando existir a mínima suspeita de qualquer tipo de infecção bacteriana ou parasitária ou em caso de um boom de microalgas.

Abraço

João Cotter

If you're not part of the solution, you're part of the precipitate

http://www.bioaquaria.com

http://www.facebook.com/bioaquaria

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ens razão enganei-me ... :D

ok então fico com a bomba de 1000 litros e compro outra de 400l por hora .

realmente no manual de instruções , diz que é para um aquario de no maximo 1250l mas tem a potencia de 9 watts ... depois diz que a potência da bomba no maximo deve ser de 1500 litros para o filtro funcionar bem :D :D :D

obrigado pela ajuda

Link to comment
Partilhar nas redes sociais