discus/alevins AJUDA


white niger

Recommended Posts

BOAS.......

 

o meu casal de discus desovou +/- a um mes (mais coisa menos coisa) e os disquinhos ja tao mais ou menos grandinhos, ja se percebe bem q sao discus e alguns ate ja tao com um pouco da cor da mae, tenho-os alimentado apenas com microvermes, enquitreias, grindal, flocos, e coraçao de boi, nunca dei artemia pq nao tenho tido guita para comprar, mas o q me começa a preocupar é o estado da mae , que ja esta com as barbatanas todas ratadas, e ta a ficar com uns buracos de lado, eu alimento-os varias vezes ao dia, e nao sei quantot tempo é que os tenho de deixar com os pais, o q fazer para ajudar a mae etc..................

 

outra coisa , ouvi dizer que os discus por volta desta idade +/- um mes, costumam apanhar uma doença qualquer , que normalmente é o que causa a perca de muitos exemplares aos criadores.

gotava q me explicasem q doença é essa , como me precaver etc....

 

 

ps: nao é porque quero ganhar dinheiro com eles porque eu nao vou vender nenhum, é pq quero ficar com muitos para por no meu aquario de 600l (vai ficar lindo cheio de disquinhos)

 

 

e pronto é tudo, ajudem-me sff :wink:

 

abraço

Marco

para quem tiver naquela de saber mais de mim, ou se quiserem ver alguns dos meus trabalhos .... http://marcotattoo.hi5.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

isso tudo e verdade. podes separar os papas +- a um mes, entretanto podes colocar backtopur para os papas ficarem melhor das barbatanas "ratadas". eu dou +- 6 vezes artémia que faço em casa. os meus discus tb estão a ficar pretos, isto alguns pois não comem artémia, mas e normal morrerem alguns. quanto as perdas a partir de um mes, são devido aos parasitas das guelras, eu utilizo prazinquantel, comprimidos tenilvet, aquilo de desparasitar os cães, 1 comprim para 60l de agua, tres dias seguidos um por dia. no final fazes uma tpa. vais ver que ficam logo espevitados. abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

isso tudo e verdade. podes separar os papas +- a um mes, entretanto podes colocar backtopur para os papas ficarem melhor das barbatanas "ratadas". eu dou +- 6 vezes artémia que faço em casa. os meus discus tb estão a ficar pretos, isto alguns pois não comem artémia, mas e normal morrerem alguns. quanto as perdas a partir de um mes, são devido aos parasitas das guelras, eu utilizo prazinquantel, comprimidos tenilvet, aquilo de desparasitar os cães, 1 comprim para 60l de agua, tres dias seguidos um por dia. no final fazes uma tpa. vais ver que ficam logo espevitados. abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

isso tudo e verdade. podes separar os papas +- a um mes, entretanto podes colocar backtopur para os papas ficarem melhor das barbatanas "ratadas". eu dou +- 6 vezes artémia que faço em casa. os meus discus tb estão a ficar pretos, isto alguns pois não comem artémia, mas e normal morrerem alguns. quanto as perdas a partir de um mes, são devido aos parasitas das guelras, eu utilizo prazinquantel, comprimidos tenilvet, aquilo de desparasitar os cães, 1 comprim para 60l de agua, tres dias seguidos um por dia. no final fazes uma tpa. vais ver que ficam logo espevitados. abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá white niger

 

Penso que está mais que na altura de separares esses alevins da mãe :wink:

 

Já tive um caso de uma ninhada muito grande, em que tardei a separá-los da mãe, e os tipos quase lhe arrancaram uma barbatana peitoral.

 

É que essas pequenas jóias, tornam-se numas feras com um apetite insaciável e quanto maiores mais castigam os pais na procura do tão apetecido muco, chegando a provocar-lhe feridas e lesões que poderão ser irreversiveis :roll:

 

Portanto é melhor separá-los quanto antes :wink:

 

Soube de um caso em levaram á morte a pobre mãe, porque não foram separados em tempo útil :oops:

 

Eu costumo separar os meus com +- 15 dias de vida, quando já comem bem a artémia recém nascida :wink:

 

Em relação ao problema que surge com alguma frequencia com os alevins são os Dactylogirus, virús que se alojam nas guelras e levam á morte de muitos exemplares.

 

Podes fazer uma prevenção com Tenilvet, ou com Formalina que também funciona :wink:

 

Boa sorte com os pequenos :(

Um Abraço

 

Jorge Costa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá white niger

 

Penso que está mais que na altura de separares esses alevins da mãe :wink:  

 

Já tive um caso de uma ninhada muito grande, em que tardei a separá-los da mãe, e os tipos quase lhe arrancaram uma barbatana peitoral.

 

pois eu e o ze fizemos-te uma visita nessa altura , q tu ate tinhas dito q tiveste de tirar a peixa e por betadine na barbatana (se nao estou em erro)

 

outra coisa o no meu aqua tenho alguns discus sera que os posso por la e eles irem-se aproveitando do muco dos outros ?

 

 

 

abraços e obrigado

para quem tiver naquela de saber mais de mim, ou se quiserem ver alguns dos meus trabalhos .... http://marcotattoo.hi5.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá white niger,

 

Se os discus bebés já estão a comer (artemia, flocos, etc) separa-os para outro aquário. Não os juntes no comunitário pois não se safam.

 

O ideal é: um aquário novo só com vidro, filtro e aquecedor. Alimenta os peixes em pouca quantidade mas muitas vezes ao dia/noite. Verifica se não se coçam no vidro/decoração ou se não "tossem" (isso pode indicar sinais da presença de parasitas).

Depois é muitas TPA's (50%) diárias, muitas vitaminas e é só vê-los crescer. :wink:

Cumprimentos,

Nuno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

isso tudo e verdade. podes separar os papas +- a um mes, entretanto podes colocar backtopur para os papas ficarem melhor das barbatanas "ratadas". eu dou +- 6 vezes artémia que faço em casa. os meus discus tb estão a ficar pretos, isto alguns pois não comem artémia, mas e normal morrerem alguns. quanto as perdas a partir de um mes, são devido aos parasitas das guelras, eu utilizo prazinquantel, comprimidos tenilvet, aquilo de desparasitar os cães, 1 comprim para 60l de agua, tres dias seguidos um por dia. no final fazes uma tpa. vais ver que ficam logo espevitados. abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas.........

 

 

mais uma coisita, eu comecei hoje a fazer a desparatizaçao faço durante 3 dias e depois passado qt tempo é q volto a fazer ? é q eu prefiro ir fazendo volta nao volta do q eles morram por causa disso, so nao sei mais ou menos o intervalo de tempo.....

 

 

abraço

Marco

para quem tiver naquela de saber mais de mim, ou se quiserem ver alguns dos meus trabalhos .... http://marcotattoo.hi5.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais