Amazonico 300 l


Recommended Posts

Boas pessoal,

 

depois de ver e seguir os tópicos de muitos aquários e fishrooms increivels, decidi crear o meu propio. Tarea não muito facil com um portanhol terrivel e um computador holandes sem acentos :D:D. Tenho tido aquário há 20 anos mais este projeto era um sonho que perseguia há muito tempo: um aquário grande de biótopo amazónico.

 

Uma nota importante: a ideia era ter um biotopo, na práctica o aquário como tantas outras vezes e um resultado de muitos erros e adaptações corregidas na convenienca do autor e o resultado de boms e mãos conselhos yikesbang .

 

O Setup:

 

Aquario:

ICA Aqualux 300 = 120 x 70 x 40 (este foi o primer erro, ja veram mais acinte).

 

 

Agua:

Ph: 7.5 (estou a trebalhar no descenso ate 6.5 mas a luta e grande)

Kh: 3 (incrementado depois de um resultado inicial de 1)

GH: 5

NO3: 0

NO2: 0

 

Substrato:

Sera floredepot (14 Kg)

Areia branca fina "JBL Sansibar white" (20Kg)

Grava oscura (não recourdo a marca) mais este foi um dos conselhos que não tinha que ter seguido pois as corys não respetan muito a minha ideia de não mixturar as zonas.

 

 

Elemetos decorativos:

1Red Mor Wood "bonsai" onde coloquei 3 Anubias nanas, 1 musgo de Java e outra planta.

3 pedras (1 delas muito inapropiada para os discus)

3 troncos mais

2 cocos para refugio dos Apistogrammas.

Folhas secas de platanero (numa tentativa de baixar o pH, decorar o aquario e crear refugios para os apistogrammas.

 

 

Filtro:

Resun Biopower 2 (vendido com o aquario ICA) 700 l/hora

(Tenho desde o primer dia a intencao de mudar de filtro para um filtro externo e com mais capacidade, acho que um 900l/h seria o minimo).

 

Luz:

O aquario foi venddo num pack com uma tira de leds.

Inicialmente fiquei muito impressionado com a iluminacao destos led, mais adelante quando as plantas não cresciam e as algas marroes proliferevam sem control decidi lir um pouquinho, e foi quando vi que esta iluminacao pode ser util num malawi ou Tanganika sem plantas mais nao para um plantado.

Agora a iluminacao tem:

-A tira de leds

-Dois calhas compradas de segunda mao, marca Odyssea. Uma calha com 2x36W T8 JBL luz branca e uma calha com 2x39W T8 Natural Red de ICA. (O "barato" sale caro!!!)

 

Bomba de ar:

JBL prosilent A300 com dois pedras difusoras.

 

CO2:

Montagem caseiro com açucar e levadura que finalmente consegui fazer funcionar há dois dias.

 

Temperatura:

27ºC.

 

 

Flora:

Aqui não respetei o concepto de biotopo acabando por ter um aquario de fauna amazonica e flora internacional :D

 

- 3 Anubias nana

- 3 Valisneria spiralis

- 3 Vallisnera spp.

- 2 Fetos de Java

- 1 x Vesicularia montagnei, Christmas Moss

- 2 pedras com flame moss Taxiphyllum spp.

- 4 Pogostemon helferi

- 4 Bolbitis heudelotii

- 2 pedras com Solenostoma tetragonum (Blepharostoma trichophyllum? = Pearl moss)

- 10 limnophila sessiphlora

- 3 ceratophylum demersum

- 1 dose de musgo spp.

- 3 ceratophylum demersum

 

- 3 x Echinodorus macrophyllus (que comprei espectaculares mas não estão a responder bem no aquário)

 

Fauna:

- 6 nariz de bêbado (Hemigrammus rhodostomus)

- 4 discus juvenis (Symphysodon spp.) (1 turquesa, 3 que não recordo :P). Comprados no criador Ana Sofia Silva x Carlos Martins. 5*

- 10 Corydoras aeneus juvenis (compradas no OLX a um partiular em Rio de Mouro). Tem 200 mais se estiveram interessados :D:D:D
- 3 Ancistrus spp.
- 2 Blue rams (M. altispinosa), que vistas as respostas ao meu topico e ao que eu tenho lido não vai ser facil fazer sexagem :D:D
- Casal Apistogramma viejita
- 6 Neritina natalensis.
- Alguns caracóis que conseguiram passar a fase de lavagem das plantas).
Conclusão:
Este e um hobby altamente adictivo, eu recomendo que si não tenhem tempo ou dinheiro comprem um porquinho das indias o uma tartaruga :D:D:D
Eu comencei com o sonho dos discus e agora algum usuario que não vou mencionar acordou-me um interes perigroso e doente pelos Apistogrammas. (obrigado F.) bowdownbowdown
Fotos:

Setup

Altispinosa e disco

Ancistrus

Close-up disco

Vou tentar seguir explicando as observacoes, progressos e "retrassos" deste projeto e corregir progressivamente o meu portanhol.

 

abraço

 

Pol

Edited by polnadal
Link to comment
Share on other sites

Os problemas iniciais:

 

O problema mais serio que tive neste aquário até hojé foi que os vidrios que soportan as tampas (de vidrio) quebraron (os dois) depois de 10 dias de ter o aquario (se tivera uma foto da minha cara nesse momento, seria interessante de poer na galeria).

 

Vou a fazer a minha critica (positiva e negativa) sobre este incidente:

 

- Eu sei que um aquário ICA não e um Sirocco ou outro parescido mas pensei no dia da compra que o preco era muito interessante e gostou-me a ideia de ter uma marca espanhola (como eu) e não discriminar com topicos e prejuicios... agora bem.... acho que não e muito complicado poer umas tampas mais fininhas, ou de plastico, ou soportes mais fortes. Para mim sem duvida este e um erro grave de fabricacão e eu gostaria saber quantas pessoas tem tido o mesmo problema!!!

 

- A parte positiva foi que a loja (Aquaplante) e o representate de ICA em Portugal tiveram uma resposta 100% rápida, simpatica e eficiente que eu agradeco muito. As duas opcoes foram:

 

Trocar o aquario per um aquário novo (isso era simplemente impossivel!!!, ja tinha metido peixes e plantas)

Enviar-me vidrios novos para eu montar. Ontem apanhei os vidrios e a silicona que eles mandaram.

 

Conclusão pessoal do Aqualux 300:

 

Disenho: mão!!!! muitos erros que não mecionou no post como a falta de informacao sobre a luz e o aquário em general,...

Servicio ao cliente: excelente e muito rápido (nota: não pensei que tiveram o detalhe de mandar a siicona, fou uma surpresa!!)

 

Agora o aquário esta sem tampas, decidi que gostava mais desta ideia mas posso poer tampas se tivera interes um dia!!!

Edited by polnadal
Link to comment
Share on other sites

O equipo de limpeza (3 ancistrus e 6 neritinas) acabou com os problemas iniciais de algas marrões.

A incorporação dos 4xT8 na luz iniciai do aquário também diou um resultado espectacular no crescimento das plantas.

 

Fiquei surpreso com a tendência suicida dos caracóis que ja tive que recolher dois vezes e introduzir no aquário. :whocares: Tenho visto na web que os Neritina fazem isto commumente.

 

O sexagem dos M. altispinosa não resultou. Vou ter que esperar para ver se tive ou não sorte, mas tenho as minhas duvidas depois de ver as disputas que estos 2 peixes tem e a forma em que dividirem o território.

Link to comment
Share on other sites

Camarões no aquário comunitário:

 

na minha terra dizem que a diferença entre o engenheiro alemão e o espanhol é que o primeiro consulta o manual e quando acaba de ler as 200 folhas acende a máquina, o espanhol acende a máquina e quando esta estraga-se lê o manual.

 

Assim foi a minha compra de camarões para o amazónico a um particular. 8 crystal red de 1 cm que não aguentariam o primeiro assalto com os discus e demais. Solução improvisada: Fluval 30l para os crystal red. Resultado: a cara da minha namorada que dizia: mais um aquário e dormes com os peixes no sofá do salão.

 

A parte positiva da historia: Agora sei que o Pai Natal não va trazer-me uma fishroom :( :sad:

 

Deixou mais 2 fotos do gambário:

 

Setup Fluval 30

CRS 1

Cmprs.

 

Pol

 

P.S. Ainda estou a considerar os camarões de Madeira para o amazónico,... mas vou ver os detalhes, não gostaria ter que dormir no sofá :D

Edited by polnadal
Link to comment
Share on other sites

Boas polnadal, bem vindo a este mundo encantado, desde já queria dizer-te que fiquei preocupado pelos crs - eles normalmente precisam de aquários já maduros para sobreviverem o que não parece ser o caso, para a próxima sê um engenheiro alemão, :doofywave:

 

Quanto ao teu aquário não gosto muito de ver a parte de cima do tronco, eu sei que agora é mais complicado de andar a mexer mas eu teria colocado a base do tronco encostado a um dos vidros laterais do aquário - isto sem saber se tal é sequer possível.

 

Um ponto a melhorar será a adição do co2 não pelo método de fermentação mas sim de botija, será mais uma despesa mas essencial para não só melhorar o crescimento das plantas como também ajuda na descida do ph.

Link to comment
Share on other sites

Boas “brancaman”,

 

Muito obrigado pelo post e pelos conselhos.

 

CRS:

É verdade que o erro com as CRS foi estúpido por muitas razões, mas prometo que agora estão (aparentemente) muito contentes no seu novo e exclusivo aquário. A idade e a experiência não ajudam muito quando a pessoa é compulsiva!!

 

O meu castigo (que era condição “sine qua non” desde o princípio) é ter que esperar mais tempo sem adicionar mais camarões até que o ciclado finalize. O gambário está a 25°C e o amazónico a 27°C. Alimentou os camarões muito pouco com o granulado de Fluval e eles estão a comer muito as algas dos musgos (Não sobrealimento para tentar compensar o meu erro e não provocar picos de amónio ou nitritos). Vou a seguir tratar desse tema nos futuros posts para tentar melhorar com os conselhos do pessoal do fórum. Tenho também que ver quantos camarões poso ter e que espécies podem-se misturar sem problemas (agressividade ou descendência indesejada) com as CRS. A ideia seria ter ovos, zeas e novos camarões no aquário mas tenho que ler muito sobre alimentação e condições para isso. Por sorte não apanhei uma espécie que precisa água ligeiramente salgada para as zeas ou voltamos à minha escolha de dormir no sofá :D:D:D

 

O tronco: agradeço a sugestão, vou ver se posso mudar a posição deste ou se ponho um musgo sobre a parte de cima. Esta última opção vai dar um efeito mais aquascapping e menos amazónico do que eu gosto :D:D. Também tenho visto (e agora lido) que os musgos gostam mais duma temperatura inferior a 27°C no amazónico). Os musgos que mudaram para o gambário estão verdes e a crescer muito e agradecem a limpeza de algas que os camarões fazem. Vou tentar fazer melhorias na parte visual sem alterar a parte funcional porque os discus gostam muito de dormir cada noite debaixo das “raízes” do tronco. Como já comentei, quando tenho que escolher o que eu gosto e o que eles gostam, eles sempre ganham :D:D:D. Mas agradeço muito esta sugestão e vou pensar nos próximos dias nas opções que eu tenho.

 

Finalmente o CO2: o meu problema principal e que vou morar aqui em Portugal mais 2 anos (sou cientista e o meu trabalho esta sujeito a limitações temporais) e não sei qual vai ser o próximo destino mas os peixes não vão fazer a viagem para evitar stress e mortes. Esta limitação faz-me pensar muito sobre os meus investimentos no aquário, vou pensar esta opção mais adiante mas a próxima inversão que tenho pensado fazer é no filtro. Tenho pensado um Eheim ou um Fluval externo e com mais capacidade para os 300l de aquário.

 

Muito obrigado pelo post e as sugestões que me vão dar de pensar nos próximos dias.

 

Cumprimentos

 

Pol

Edited by polnadal
Link to comment
Share on other sites

Mais um detalhe sobre as CRS:

 

pensou que a sobrevivência das CRS no meu Fluval imaturo foi ter a sorte de ter musgos no meu amazónico que já tinham algas e organismos para elas se alimentar. Também a baixa quantidade de CRS (conjuntamente com a moderada alimentação) não tem ocasionado (até agora) picos de amónia/nitritos como já comentei... tive muita sorte mas não recomendo a ninguém de fazer o mesmo.

 

Cmprs

Edited by polnadal
Link to comment
Share on other sites

Comportamento cilídeos anões no comunitario amazónico:

 

Vou tentar explicar as experiencias com estos lindos peixes desde a minha corta experiencia e pronto adicionar vídeos.

É muito interessante ver os “displays” de territorialidade. Os M. altispinosa tem marcado claramente o território e competem até com os discus de “maior” tamanho pela comida. A exceção e a fêmea de Apistogramma viejita que tem um trato de favor seja por ser fêmea ou por o tamanho. O macho A.viejita não tem a mesma sorte e é marcado frequentemente pelos altispinosa a pesar de ter maior tamanho mas sem nenhum problema, as maiores confrontações som entre os dois altispinosa e duram 10 segundos). Os Apistogrammas disfrutam dos cocos entrando e saindo nos dois que tenho no aquário, um comportamento que não compartem os M.altispinosa.

Edited by polnadal
Link to comment
Share on other sites

Um video geral do aquário:

 

(ainda há muitas coisas que gostaria mudar mas,... espero que gostem :D)

 

 

mais um:

 

 

Os parâmetros da água:

 

Temp= 27

pH= 7.54 (a luta para baixar o pH continua :D:D)

KH= 3

GH= 6

NH4= <0.05

NO2= 0.05+

NO3= 5

 

TPA's cada semana de 10% = 20l agua de torneira tratada + 10l agua de osmosis ---> 30% seria muita água!!! :(

Edited by polnadal
Link to comment
Share on other sites

Boas, como parece que ninguem te liga faço eu as vezes de chato :P

 

Gosto muito da tua fauna especialmente desses apistos e os discos são um espectáculo.

 

Continuo a desgostar da maneira como se vê o topo do tronco.

 

Deves apostar em co2 e retirar a bomba de ar, isso usava-se em aquários com plantas de plástico há 20 anos atrás, as plantas fornecem todo o oxigénio necessário para um habitat saudável.

 

Reparei que tens folhas de plátano no fundo, normalmente usam-se folhas de carvalho, de amendoeiras da india e já ouvi falar em folhas de bananeira. Também podes optar por pinhas de amieiro.

Link to comment
Share on other sites

Olá Brancaman,

 

obrigado mais uma vez pelo post, e não há problema se o pessoal ainda não responde. Tenho tempo é gosto de ler os conselhos no meu e noutros tópicos de aquários amazónicos. E também esta e a minha forma de praticar com o português!!

Agora estava a ler os teus tópicos e prometo comentar o mais rápido possível quando o tenha bem lido e visto tudo!! gosto muito dos teus Rams, são ums peixes espectaculares e muito fixes de ver e estudar o comportamento.

Para agradecer a tua paciência a ler o meu tópico prometo mudar a posição do tronco :D e fazer um post com uma foto da nova posição a ver se passa o controle :D:D (em serio agradeço qualquer sugestão!!!

 

O comentario da bomba de ar deixou-me surpreso, não tinha idea de que não fossem necessárias, sou duma escola muita antiga onde o meu avô criava e seleccionava guppies para ter os primeiros exemplares completamente pretos (há 50 anos) e nunca prestei a atenção necessária ao desenvolvimento no mundo da aquariofilia. Mas pensou que para isso preciso ter um aquário mais plantado e com um sistema de CO2 eficiente ($$$).

 

As folhas de plátano, vi nos fórums que eram uma das três espécies (plátano, carvalho ou nespereira) que a malta usa aqui em Portugal se não querem gastar muito dinheiro em comprar amendoeira da India. Eu tenho plátanos e carvalhos no meu trabalho e apanhei as primeiras que vi.(lixívia + agua + forno = folhas no aquário).

 

Mais uma vez, obrigado pela resposta e pronto vou seguir o teu conselho e fazer uma foto do novo "look" do tronco

 

cmprs

Edited by polnadal
Link to comment
Share on other sites

Aquário de camarões:

 

a pesar de fazer a promesa de não poer nada mais no aquário de camarões num mês, a oportunidade surgiou e este Sábado 5 Caridina dennerli vão a fazer companhia aos meus crystal red. Vou tentar conseguir uns parâmetros da agua que sejam apropriados para as duas espécies e confiar na minha amiga sorte porque fiquei enamorado com estos camarões.

As CRS ja duplicaron o tamanho, ainda preciso de pedras para criar refugios mas agora as plantas e especialmente o musgo estão a fazer issa função.

No sábado ou domingo vou fazer um vídeo dos camarões.

 

Cmprs.

 

Pol

Edited by polnadal
Link to comment
Share on other sites

Pois tens aqui um problema, os crs precisam de aguas moles e acidas abaixo de 26,5º de temperatura enquanto os sulawesi precisam de aguas duras e alcaninas ph e a agua não pode baixar dos 25,5º ou morrem.

 

http://www.planetinverts.com/Crystal%20Red%20Shrimp.html

http://www.planetinverts.com/Cardinal_Shrimp.html

Link to comment
Share on other sites

Olá,

 

estava a espera dessa resposta :D:D

tinha pensado ter umas condições intermédias:

 

26ºC

pH=7

gH=6

KH=2-3

 

... "fingers crossed"

esta foi a resposta (há 4 dias) da pessoa que vai vender os camarões :D:D

 

"estao bem adaptados aos nossos aquas. eu tenho a colonia em ph 7,4. e a 26ºC

mas tive alguns camaroes em ph 6,5 sem problema, num aqua com red cherrys a 24ºC."

Gambário:

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?app=gallery&image=29855

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?app=gallery&image=29856

 

Aquário:

ja mudei o tronco e o musgo agora estão no topo do tronco.

 

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?app=gallery&image=29857

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?app=gallery&image=29858

 

Alguma sugestão para as algas filamentosas que crescem nas anubias e na vallisneira??

Na loja dizeroum-me que o C. siamensis não come muito essas algas,... comprei 4 shrimps amano (Caridina multidentata).

 

cmprs

 

Pol

Edited by polnadal
Link to comment
Share on other sites

Boas,

Antes de mais parabéns por ter apostado num biotipo amazónico.

Tb não gosto muito da posição do tronco.

Acho completamente errada a opção de colocar de musgo. Temperatura minima para os discus terem um comportamente activo e interessante, 28,5/29º e a essa temp. o musgo vai durar pouco tempo.

cumpr.

 

Sérgio vale

Link to comment
Share on other sites

Boas Sérgio,

 

obrigado pelo comentario. O tronco tem 2 partes cortadas pelo que é muito difícil (impossível) manter as raízes para abaixo sem deixar visível o corte.

Tenho que ver fotos e pensar alternativas (feto de java??).

Vou pensar no traslado do musgo ao gambário, ja experimentei com outros 3 e gostam muito mais dos 25ºC.

Neste momento não vou incrementar a temperatura até estar convencido de que toda a fauna e a flora não vá resultar afectada mas o conselho fica anotado.

 

Obrigado

cumpr.

 

Pol

Edited by polnadal
Link to comment
Share on other sites

Neste momento não vou incrementar a temperatura até estar convencido de que toda a fauna e a flora não vá resultar afectada mas o conselho fica anotado.

Nem vou contestar a sua opção.

Vou contar um pequeno episodio que se passou há uns 2/3 meses.

Chego a casa e vejo os Discus um pouco apaticos...e sem grande vontade de comer, vejo a temp. e estava +/- 27,5º, ( estava um dia bastante frio ). Fiquei um pouco preocupado, subi um pouco os termoestatos.

No dia seguinte com a temp. a 29º aí estavam eles todos activos e esfomeados :)

Agora o membro faça como achar melhor pra eles.

cumpr.

 

Sérgio vale

Link to comment
Share on other sites

4 novos camarões (C. japonica) tem sido adicionados no equipo de limpeza de algas.


Os 4 discus já estão a fazer planes de futuro ;) mas ainda não conseguem apanhar camarões tan grandes.


As plantas estão a responder muito bem (acho que ao meu incremento de luz (de <1000 lúmens do led a 4xT8 das novas calhas).

Este fim de semana vou fazer a minha primeira poda de Limnophila sessiphlorae Ceratophylum demersum. :D:D


Mais uma vez, obrigado ao Sérgio pela dica. Sem duvida, os discus são os reis do meu aquário e as condições deste sempre os tem presentes mas temperaturas superiores a 27ºC ficam em perigo o meu equipo de limpeza (Caridina+Neritina) que agora são altamente necessários, e possivelmente algumas plantas como o já mencionado musgo. Incrementei a temperatura (minimamente) para evitar que oscile entre os 26ºC e 27ºC como já tem sucedido alguma noite. Agora estou +1ºC (entre os 27ºC-28ºC).

 

Uma questão que deixou para os amantes dos discus: a alimentação com papa caseira... é necessária???
Não tenho duvidas em quanto a preferência dos meus peixes, os discus comem cada manhã da minha mão, mas o preço desta alimentação saudável é que preciso de limpar muito a esponja do filtro... vale a pena??


Cmprs


Pol

Edited by polnadal
Link to comment
Share on other sites

Apistogramma viejita:

 

hoje de manhã tenho visto o meu primeiro sinal positivo dentro do casal de A. viejita. A fêmea esta à procura do macho e quando se encontram, esta começa bailar com ele e a vibrar. Depois o casal vai junto esconder-se debaixo dos troncos. Acho que a fêmea ainda é muito jovem e não vejo nenhuma indicação de ovos no abdómen mas e um principio para um casal que tem 1 semana no meu aquário. O cor da fêmea também mudou muito para um amarelo bonito. Vou tentar fazer um vídeo deste comportamento se conseguir que os atores colaborem.


Cmprs

Pol

Edited by polnadal
Link to comment
Share on other sites

C. dennerli:

 

Os novos camarões já estão no gambário.

 

 

Estive a fazer rápido as fotos per si as condições (não ótimas) não dão muito tempo para eles desfrutar.

 

Obrigado ao labutes77 pelos camarões (com 1 extra + a planta e a fêmea ovada) e as dicas e aos membros do fórum e da Associação Portuguesa de Killis que estiveram hoje no Pet Festival em Lisboa com paciência toda para responder as minhas questões.

 

Espero que gostem,

 

 

Dennerli_1

Dennerli_2

 

 

Pol

Edited by polnadal
Link to comment
Share on other sites

Olá!

 

O aqua está a ir muito bem, está muito agradável e equilibrado.....

 

Podes tentar tapar a base desse tronco com algumas coisa, tipo musgo ou meter a sua base fora de água que não sei se davba ou não, mas.....

 

Vai dando novidades e mete mais umas fotos principalmente da fauna, sff

 

Abraço

João

 

P.S. - Não te esqueças do tópico com tudo completo para o gambanário no sitio certo :)

Link to comment
Share on other sites

Obrigado


João e labutes77,


João:
vou pensar na possibilidade de mover o tronco mais adiante (agora estou no meio duma batalha com as algas, sobretudo as castanhas que são típicas dos aquários novos, com poucas plantas e desequilibrados) é vou tentar fazer mais fotos quando tenha novidades. Vou fazer um tópico na secção de invertebrados mais adiante quando tenha a decoração mais completa.


“labutes77”:
a minha nula experiencia com camarões diz que não vou conseguir sacar os putos adiante mas,... vou ter fé na sorte do principiante.


Cmprs e obrigado pelos posts,

 

Aqui deixou novas fotos das CRS:

 

CRS_1


CRS_2

Pol

Edited by polnadal
Link to comment
Share on other sites

Falta de glamour no meu macho de A.viejita (macmasteri FabII):

 

Depois da segunda bofetada a fêmea manda o macho a parir e este parece não perceber que foi que aconteceu.

 

 

cmprs

 

Pol

Edited by polnadal
Link to comment
Share on other sites

Por que os criadores não gostam de aquários comunitários?

 

porque sempre há um cab*** que não deixa o casal fazer o próprio :):):).

 

Edited by polnadal
Link to comment
Share on other sites