A desilusão! Fica o desafio.


Lucky strike

Recommended Posts

Hoje fiz mais umas actualizações no meu 96L plantado (80x30x40).

 

Neste momento estou com 90W de iluminação para 96L brutos.

Quando se fala na regra de 1W/L, não sei se estamos a falar da litragem real, ou da litragem bruta.

de qualquer maneira, com a ajuda dos reflectores JUWEL (os únicos que encontrei à venda), penso que com 90W não é pela luz que mesmo as plantas mais exigentes não vão crescer.

 

Continuo com o CO2 caseiro, que cada vez mais me enerva. Os meus 2 gatos terroristas, lembrarm-se de tombar a garrafa e parte da mistura entrou no aquário. Por agora nada de baixas. Fiz uma TPA de 40-50% que de resto já estava prevista e vamos lá ver como correm as coisas. CO2 pressurizado é a próxima aquisição. Apesar disso, segundo o drop checker, ando com concentrações de 20 ppm de CO2 o que é bem bom. Mas enfim... longe de ser um sistema perfeito.

 

A nível da fauna, não tenho tido problemas, mas também não estou contentíssimo. estou com 15 neons... mas que não exibem o comportamento de cardume que eu esperava. Dispersam-se pelo aquário e SOBRETUDO, tendem a ficar no fundo do aquário e não no meio. Devem ser os melhores amigos dos meus 2 ancistrus.

Será isto normal? Estão longe de exibir o comportamento que exibem nos aquários das lojas.

 

Os guppyes ainda não acasalaram, mas só tenho um macho para 3 femeas. à que ir com calma. Também não quero o aquário numa fábrica de guppis.

 

As minhas maiores desilusões recaem nas plantas.

Tentei dividir o aquário em 2 planos. No plano mais recuado, tenho cobomba, E.densa e alternanthera rose. No plano mais adiantado, tenho eleocharis mini e Cuba... com as quais tento formar um tapete.

Em relação ao tapete, a evolução tem sido lenta, mas dentro da lógica. A eleocharis é uma planta não muito exigente mas de crescimento lento. Já a cuba, apesar de ser de crescimento rápido, sem CO2 pressurizado torna-se dificil conseguir tapetes. Há que ser realista.

 

Porém... as cobombas crescem a um ritmo impressionante e são plantas bonitas. A egeria, honestamente acho-a feia agora e propaga-se de forma quase invasiva. Neste momento, o contraste entre os 2 planos é tão grande que o aquário tem um ar muito selvagem, o que não me agrada.

Para ajudar à desilusão, as plantas estão a desenvolver raízes aéras.

 

fertilizo com trópica liquida (micros e macros). Aqui há um outro problema. Fertilizantes líquidos, honestamente tenho as minhas reticências em todos eles. Por exemplo, os macros da trópica não têm aparentemente potássio.

Apesar de terem fósforo (normalmente), continuo com níveis de fosfatos de 0 ppm.

Os dry salts estão esgotados no site:

 

www.aquariumplantfood.co.uk/ei-starter-kit.html

 

Perguntei aqui no fórum onde se compram os sais na zona do Porto e aparentemente ninguém sabe. Enfim...

 

surgem agora as primeiras green spot e alguns traços de filamentosas.

nada de grave por agora.

Hoje ia buscar uma esquadra de red cherrys e eis que o meu termostato se partiu. Como??? tirei-o da água ligado para o reposicionar e quando o meti dentro do aquário 30s depois ESTOUROU!!!! os peixes deviam pensar estar num cenário de guerra.

Entretanto já comprei outro... mas acabei por não ir buscar os camarões para me limparem o aquário.

 

É um hobby fabuloso de paciência e dedicação.

Mas rapidamente um aquariofilista dedicado pode caír na demotivação.

 

P.S: Se fosse hoje, tinha começado por um aquário de 20-30L, plantado em estilo NATURE.

www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=212080#entry1222525

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Lucky não desesperes :) em Setembro tb montei o meu aquario de 108L que ja passou por muitas... Desde plantas a melarem todas, hydra no aquario mas a coisa esta mais ou menos encaminhada agora, a minha Cuba parece que nunca cresceu desde que montei o aquario e derrepente agora começou a crescer, acho que foi por finalmente ter estabilizado o CO2, ao inicio também usava o caseiro mas era muito instável e optei por uma botija de 2kg, agora troquei o difusor de cerâmica por um aquagro power diffuser 500 ligado ao filtro externo e ja estou a ver a Cuba e a Relva a desenvolver melhor nao consigo ter a certeza que foi do difusor mas que esta melhor esta :) agora quero melhorar a iluminação, noto que as plantas em certas zonas nao crescem tanto e que crescem mais quando ja estão maiores... Durante estes 4 meses já fazia as coisas de forma diferente e provavelmente obteria um resultado melhor... Tb esta a custar a estabilizar tudo mas a coisa vai ao sítio, este é o meu primeiro aquario mais a sério., agora queria um maior para começar de novo mas com correcção de todos os erros que fiz até agora.....

Editado por jmrocha
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

CO2 pressurizado é essencial. Sei bem disso. Não vale a pena estar com esperanças que vamos ter um super plantado com CO2 caseiro. Quanto muito servirá para desenrascar.

O mesmo se passa com a fertilização.

Uma verdadeira fertilização é feita com os elementos independentemente, vulgo DIY. Cada aquário é um caso particular e tem um equilibrio particular e como al tem necessidades de nutrientes particulares. Como tal não é com tropicas ou sachems ou elos que se lá vai. É com DIY em sais e ir experimentando até encontrar o equilíbrio.

 

Irrita-me na aquáriofilia a falta de conhecimento dos vendedores e quando t~em efectivamente o conhecimento, falta-lhes a honestidade.

Ainda hoje um vendedor quis-me vender uns pés de glosso e jurou a pés juntos que sem CO2 e com 0.5W/L de luz, eu formava um tapete. Enfim...

www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=212080#entry1222525

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

Muitas vezes, quando algo corre mal, ficamos frustrados e involuntariamente destruímos tudo aquilo que criamos! Há solução para tudo, menos para a morte.

Em relação aos fertilizantes tropica, já fiz testes e é preciso muito mais quantidade de fertilizante do que o indicado pelo site para ter algum afeito. Muitos produtos não cumprem aquilo que prometem.

Abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se precisares de ajuda também sou de gaia. Ainda sou bastante novato mas, má vontade ão há xp.

 

Agora era uma fotozitas.

 

Abraços Tiago Dias

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se precisares de ajuda também sou de gaia. Ainda sou bastante novato mas, má vontade ão há xp.

 

Agora era uma fotozitas.

 

Abraços Tiago Dias

Boas Tiago.

Vou ver posto umas fotos hoje de tarde.

Neste momento estou a fazer os testes à água para ver se alguma coisa está anormal.

 

Conheces em Gaia ou no Porto algum sítio para comprar os sais para fazer a fertilização DIY?

 

Cumprimentos.

www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=212080#entry1222525

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

em relação aos neons...é preciso relembrar que o factor cardume nos neons serve essencialmente para se protegerem...os cardumes de neons não forma propriamente um todo coerente e organizado como acontece com outro tipo de espécies. Quando os neons se sentem seguros tendem a formar grupos de 2 a 4 e espalha-se pelo aquario...quebrando assim o tão desejado cardume.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

lucky os sais para fertilizares há em todo o lado do planeta mas não vocacionados para a fertilização em aquariofilia como nós queremos. se tiveres conhecimentos suficientes em química podes todos os elementos individualmente em qualquer drogaria ou farmácia. A diferença no ei starter kit é que eles já fazem uma mistura de macro e micro e aplicam-na ao método de fertilização estimative index. Se queres fazer isso então vais mesmo ter de esperar que eles voltem a ter em stock. Podes mandar e-mail para lá que eles são muito simpáticos e respondem rapidamente às questões.

 

Em todo o caso podes sempre comprar a gama de fertilizantes da elos, tropica ou seachem que garanto-te que resultam tão bem como os sais diy, isto porque simplesmente são a mesma coisa só que em graus de concentração diferente. Sai mais caro a longo prazo mas que resulta lá isso resulta.

 

Em relação ao co2 por caseiro, é só acertares nas doses certas que isso faz exactamente a mesma coisa que o pressurizado.

 

Em relação à iluminação penso que já te disse noutros tópicos que os watts nada dizem sobre a iluminação que tens a não ser o consumo energético das lâmpadas por isso tens urgentemente de mudar a ideia que tens sobre isso porque podes vir a cometer erros básicos e simples exactamente por causa dessa ideia errónea.

 

Paciência e boa sorte

Carlos Marques

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

lucky os sais para fertilizares há em todo o lado do planeta mas não vocacionados para a fertilização em aquariofilia como nós queremos. se tiveres conhecimentos suficientes em química podes todos os elementos individualmente em qualquer drogaria ou farmácia. A diferença no ei starter kit é que eles já fazem uma mistura de macro e micro e aplicam-na ao método de fertilização estimative index. Se queres fazer isso então vais mesmo ter de esperar que eles voltem a ter em stock. Podes mandar e-mail para lá que eles são muito simpáticos e respondem rapidamente às questões.

 

Em todo o caso podes sempre comprar a gama de fertilizantes da elos, tropica ou seachem que garanto-te que resultam tão bem como os sais diy, isto porque simplesmente são a mesma coisa só que em graus de concentração diferente. Sai mais caro a longo prazo mas que resulta lá isso resulta.

 

Em relação ao co2 por caseiro, é só acertares nas doses certas que isso faz exactamente a mesma coisa que o pressurizado.

 

Em relação à iluminação penso que já te disse noutros tópicos que os watts nada dizem sobre a iluminação que tens a não ser o consumo energético das lâmpadas por isso tens urgentemente de mudar a ideia que tens sobre isso porque podes vir a cometer erros básicos e simples exactamente por causa dessa ideia errónea.

 

Paciência e boa sorte

Boas Cman:

 

Perti-me discordar contigo em alguns pontos.

para fazer a fertilização DIY, não é preciso ser expert a química. Na minha modesta opinião, qualquer pessoa que saiba ler o pode fazer. Basta para isso ler alguns artigos e existem na internet inúmeras ferramentas para nos ajudar nos cáculos. Em segundo, é preciso observar o aquário. Perder alguns minutos diários a observar as plantas e a fauna.

 

Outra coisa Cman... discordo contigo em relação aos fertilizantes líquidos. Mas neste caso só posso falar da trópica.

 

Passo-te a explicar a minha triste experiência pessoal: Fertilizo com trópica macros e micros desde o início do plantado e tenho por agora CO2 caseiro (com concentrações razoáveis).

 

Em primeiro lugar, apesar de fertilizar com as doses recomendadas (ligeiramente acima até) pela marca, continuo a ter fosfatos a 0 ppm's. Segundo: os macros da Tropica não têm potássio, o que me obriga a fertilizar com o famoso KCL, cloreto de potássio. Não posso estar satisfeito nestas condições.

 

Pior do que isso, ontem fiz TPA de 30-40%, em seguida fertilizei com 50% da dose semanal recomendada, e hoje 24h depois, ao realizar os testes, obtenho nitratos a 5ppm's. Não considero isto normal e aceitável para o preço dos fertilizantes da trópica.

 

Quando ao CO2 caseiro, dou-te razão... mas o conforto de ter um Kit com valcula solenoide é enorme. Senão... CO2 é CO2, seja pressurizado, caseiro ou expirado.

 

A revolta vai mesmo para os fertilizantes trópica... e para a sua ridicula concentração em fosfatos......... => conclusão... em 24h tenho um boom de algas, do tipo green water. Água turva, com uma espécie de filamentos transparentes a atacar as plantas, vidros TUDO. Enfim. Só podem ser os fosfatos a 0 ppm's.

www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=212080#entry1222525

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Lucky eu não sou nenhum expert mas sempre ouvi dizer que algas é sinal de carencia de nutrientes no aquario, penso que já alguem citou por aqui que o aquario é como uma fabrica, para produzir são necessárias diversas materias primas e faltando uma materia a produção para então aqui as algas aproveitam-se e começam a aparecer.

 

As vezes no meu plantado começa a aparecer Black Brush Algae e se eu aumentar o CO2 ou colocar Sachem Excel ela morre, no meio da relva tenho uma alga que me parece Cladophora, Blanket Weed com paciencia vou removendo à mão, aqui tens um site que te pode ajudar com algas: htttp://www.theplantedtank.co.uk/algae.htm , também tens aqui um artigo do blog do FAAO que pode ajudar: http://faao.blogspot.pt/p/artigos.html

 

O meu primeiro aquario que apenas tem anubias, musgo de java e fetos de java também esteve muito bonito quase um ano e ao fim desse tempo todo havia plantas que mal cresciam, os fetos estavam a ficar pretos e todos esburacados, comprei os micro e macros da sera (era o que havia na minha terra à disposição) e um mes depois qdo voltei a ver o aquario estava completamente diferente as plantas tinham ganhado nova vida.

 

O meu aquario aqui de Lisboa também comecei com os Sera, depois passei para os TMC Nutrafeed e agora estou a experimentar o Elos Planta 1 e Planta 2 e Seachem Phosphorus, com todos eles tenho obtido resultados o meu aquario esta verdinho, o Nutrafeed já contem Phosphorus, encomendei agora uma garrafinha, mas também não uso as doses que diz nas instruções, o meu aquario está povoado de plantas por isso os consumos são maiores, como dizes cada aquario é diferente e tens de observar e ir fazendo os testes para veres os consumos do teu aquario e por fim arranjares a fertelização correcta.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas jmrocha.

Eu actualmente no meu aquário tenho plantas de média exigência, se assim se pode dizer. Isto é, alternanthera pink, eleocharis "mini", cobomba e cuba. Em relação à cuba, honestamente, não tenho esperança que forme tapete, pelo menos até ter o CO2 pressurizado e fertilizantes de jeito.

 

E aqui é que reside o problema: onde estou actualmente, os únicos fertilizantes líquidos que tenho à disposição são Tropica premium e tropica specialized.

 

Agora atenta no seguinte... (e isto é uma informação que todos os users que pensam em comprar fertilizantes líquidos deviam ter em conta).

 

se usares o site seguinte para o calculo das dosagens

 

www.calc.petalphile.com

 

obtemos uma evidência brutal sobre os fertilizantes da tropica (no que respeita a macros).

 

Por exemplo:

Para um plantado de 100L, a trópica recomenda "10 pumps per week" ... o que equivale a aproximadamente 12mL de solução.

Com 12 mL de solução, obteremos uma concentração de nitratos de 7.5 ppm.

 

Ora bem... 7.5 ppm poderá não ser mau de todo, se considerarmos ainda a comida para os peixes... vá lá... 10 ppms de nitratos não é péssimo... mas enfim... poderia ser melhor.

 

O problema é que com 12 mL's de solução, obteremos 1.30 ppm's de Potássio (longe dos 10-20 ppm's recomendados). No caso dos fosfatos, com 12 mL's de solução, obtemos 0.39 ppm's (1-2 ppm's recomendado), obtemos 0.5 ppm's de Magnésio (2-5 ppm's recomendados) e continua a saga.

 

Eu próprio fertilizo com trópica e obtenho carências diversas, reflectidas por algas que vão aparecendo.

 

É por isso que defendo a fertilização DIY... adaptada ás necessidades de cada aquário. Por exemplo: num aquário com determinada fauna, podemos não querer ter nitratos de 10-20 ppm's e SÓ a fertilização DIY nos permite essa flexibilidade.

 

Adaptar a fertilização da trópica para valores menos maus, será dizer: gastar 20€ mês só em fertilizantes, o que acho exagerado.

 

Não digo que não se obtenham alguns resultados com os fertilizantes liquidos de marca... mas não são os resultados ideias.

Eu próprio fertilizo com trópica e tipo tenho as cobombas a crescer a um ritmo impressionante que já curvam dentro do aquário. A eleocharis já cresceu consideravelmente. Mas tamanh´não é qualidade e essa é a diferença.

www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=212080#entry1222525

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu nunca disse que precisas de ser um expert em química, mas tens que ter noções de química necessariamente porque o ei starter kit que tu queres comprar é só juntar o sulfato de magnesio com o nitrato de potássio com o fosfato de potassio. Com isto tens a fertilização macro e depois vem a micro que não tens de fazer mistura nenhuma porque já vem feita. Agora eu pergunto-te, achas que isso é que é fertilização diy? aquilo já ta feito, é só juntar água, assim qualquer um faz e por isso é que tem tanto sucesso e é bom. Sabes o que é diy? é teres de achar todos os elemento que fazem parte da solução de micros e fazeres a tua mistura consoante as necessidades do teu aquário. Boa sorte com isso sem noções de química.

Eu estou a falar por experiência própria porque é o que uso.

 

Agora em relação aos fertilizantes de "marca", tenho-te a dizer que mais concentrado que o elos não vais encontrar. Eu pelo menos não conheço, é simplesmente o melhor. Sei que a gama da seachem funciona porque temos muitos aquários aqui no fórum lindíssimos com ela e sei que a gama profissional da trópica também funciona porque também vemos aquários divinais com ela.

Se me disseres que tens de gastar mais do que diz no rótulo? é verdade, mas também com o ei starter kit tens de gastar 10ml por cada 50l de micros e igual de macros e fertilizar 3 vezes por semana de micros e mais 3 de macros. Sabes o que quer dizer isto? eu no meu aquário de 200l ponho 240ml de fertilizante por semana.

A grande vantagem é que dura muitíssimo porque a quantidade que vem na embalagem é muita e é muito mais barato porque por 40 euros ficas com tudos os elementos e com outros fertilizantes tens de gastar mais e dura menos.

Carlos Marques

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas cman.

Em relação a fazer a própria mistura de micros... não vale a pena. Como muita gente entendida disse aqui no fórum, dificilmente vai haver carência de micros num aquário. E em relação aos micros, nesse caso, não é mau de todo fertilizar com trópica ou outra marca qualquer.

O problema reside nos macros. O EI starter kit é um tipo de DIY onde consegues ter grande controlo sobre a fertilização. Consegues controlar de forma mais ou menos rigorosa os nitratos, o cálcio, o potássio, o magnésio, o fósforo e o ferro.

E na minha óptica, isto é a fertilização DIY.

 

Tu também podes visitar o site da trópica e vês layouts fabulosos aparentemente com os fertilizantes deles. Honestamente, eu tenho grandes dúvidas. Mas... não digo que seja impossível.

 

Em relação à sachem, pelo que vi, eles dividem a fertilização em nutrientes. Tens o fluorish phofurus, o fluorish potassium... e isto vai acabar por ser o mesmo sistema que o EI starter kit.

 

Hoje vou mandar vir. Não dá para aguentar mais.

www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=212080#entry1222525

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.