Caramujo sem carapaça? Alguém sabe o que é isto?


Hugo120L

Recommended Posts

Já agora se conseguisse tirar uma foto da parte de cima do nudibrânquio é que era.

Apanhaste nalgum lado? Compraste alguma coisa que o possa ter trazido.

Cumprimentos,

Rodrigo Guimarães

Link to comment
Share on other sites

Não estou em casa...mas amanhã sem falta tiro uma foto melhor ao bicho :photo:

 

Para dizer a verdade...ele já se passeia por lá há algum tempo...seguramente há uns 2 ou 3 meses...mas na altura era realmente muito pequeno e estive uns tempos sem o ver. Agora como já está maior (deve ter perto de 1cm) com alguma paciencia consegue-se descobrir quase sempre. Partindo do principio que não é da nossa costa (faço TPA com agua do mar) o mais provavel é que tenha vindo como passageiro clandestino num frag de Zoanthus, que adquiri há uns meses e que por sinal até está com má cara (esbranquiçado, com pouca cor e alguns polipos fechados)...agora que estive a ler umas coisas sobre nudibrânquios...ele é o suspeito nº1 :eusathink:

Link to comment
Share on other sites

Não estava fácil de encontrar...o pequeno sarraceno escondeu-se...suponho que estaria a pressentir a triste sina 👼!

 

http://load.imageshack.us/

 

http://load.imageshack.us/

 

http://load.imageshack.us/

 

http://load.imageshack.us/

 

http://load.imageshack.us/

 

Obrigado pela ajuda.

Link to comment
Share on other sites

Nada no aspecto dele garante que nao seja da costa portuguesa. é alias parecido, mesmo com a má imagem, com algumas espécies nacionais.

 

É comum nudibranquios aparecerem em rocha viva? só se fosse rocha muito bem tratada da origem ao consumidor.

Edited by Quo
  • Upvote 1
  • Downvote 1
Link to comment
Share on other sites

Peço desculpa pelo post sem as fotos...tentei colocar as fotos através do tlm, mas algo se passou.

Desculpem também a qualidade das fotos, mas o modelo não se queria por a jeito e já não era muito cedo...e alem disso também foram tiradas com o tlm.

 

Relativamente à origem também não descarto a hipótese de ter vindo na água...aliás se se for nacional é de lá que vem de certeza :Smile-PT: ! A outra hipótese é a vinda como passageiro clandestino... :naughty:

 

fotografiaq.jpg
fotografia5c.jpg
fotografia4i.jpg
fotografia3i.jpg
Edited by Hugo120L
Link to comment
Share on other sites

foto ainda insuficiente para identificação. eu devolveria-o ao mar. Pode ocorrer durante TPAs em bons locais de colecta e forma de colecta, perto de rochas e algas.

 

hipoteses nacionais:

Eubranchus farrani

Trapania maculata ou outra espécie Trapania sp.

ha ainda um punhado de outras hiposes semelhantes.

 

pode também ser um clandestino da rocha viva e uma espécie tropicai semelhante, se bem que eu prefiro a primeira hipótese.

Edited by Quo
  • Upvote 1
  • Downvote 1
Link to comment
Share on other sites

Eu não o colocaria no mar sem uma identificação 100% segura e de que se trate de uma espécie nacional.

 

Cenários que poderiam ocorrer caso se trate de uma espécie Tropical:

- Pode estar fecundado;

- Pode por ser hermafrodita, embora que raramente, auto-fecundar-se;

- Pode ter parasitas que aquando da sua morte se disseminarem pelos animais da nossa costa que não estão preparados para o mesmos e eventualmente acabar com uma espécie na região.

 

 

Porque não o levas a uma loja de animais e vês se não te querem ficar com ele? Foi o que fiz no caso do caranguejo peludo que me apareceu.

Link to comment
Share on other sites

Olá, antes de mais, muito obrigado pela vossa colaboração. Estive a ver as opções que o Quo sugeriu e realmente é muito provável que seja um Eubranchus farrani (a julgar por comparação com algumas fotos que encontrei online). De qualquer forma vou seguir o conselho do Pedro_ , que me parece sensato e perguntar numa loja se querem ficar com ele...se acharem que é nacional e não quiserem ficar com ele, vai dar um mergulho até à Foz :doofywave:

 

O local de recolha da água tem muita rocha e embora não tenha muita alga, tem muito mexilhão e alguns percebes. A colecta é feita com um garrafão de boca larga (aprox. 20cm de diametro), o que ajuda á teoria de que se poderá tratar de um cidadão nacional!

Edited by Hugo120L
Link to comment
Share on other sites

se for uma especie tropical (o que nao acredito muito) o provavel é morrer de frio. especies exoticas por cá, só conheço o caso da buzina americana (que nao é tropical) que apareceu na inglaterra com aquacultura de ostras, tornou-se apenas mais uma espécie na costa e já a detectei varias vezes aqui. Não há comercio ainda suficiente de espécies temperadas e subtropicais, no nosso caso, a concorrencia viria da costa americana, quer oeste quer a leste, ou da costa asiática.

 

caranguejo peludo nacional é bem mais facil de identificar que nudibranquios. A identificaçao de nudibranquios é dificil, pelo grande numero de espécies e espécies muito parecidas.

 

 

A minha sugestão é apenas para não matar bicho tão bonito, mas inapto a aquarios de corais e anemonas. Se há outras opções, melhor!

Edited by Quo
  • Upvote 1
  • Downvote 1
Link to comment
Share on other sites

Boa noite, para completar a história deste habitante clandestino...

Levei o bicho a uma loja...e após exame à lupa e alguma discussão, concluíram que deveria ser efectivamente um Eubranchus farrani (Mesmo ao vivo realmente não é fácil a classificação...existem muitos e alguns parecidos!)

Após estes exames rigorosos...levei-o a passear até à beira mar...e depois, cada um seguiu o seu caminho!

Link to comment
Share on other sites