Iniciado - 1 Aquário


Naifas9

Recommended Posts

Olá!

Hoje de manha lá fui ver como estava o aquário e a temperatura estava a 22 graus e o termóstato ainda estava ligado. Tenho um jager 200w apontado para 26 graus.

 

É normal demorar tanto a aquecer? A agua veio geladinha e a temperatura da divisão deve rondar os 14 graus.

 

Cumprimentos

Depende da temperatura exterior da casa.

Mas o termostato é bom para esse aquario ele tem 160 litros brutos logo é o suficiente para aquecer a agua, mas demora.

O meu aquário na primeira vez que foi construido numa altura de muito frio demorou 1 dia e meio para tar a temperatura de 25 graus.

Isso é normal não te preocupes.

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 92
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Depende da temperatura exterior da casa.

Mas o termostato é bom para esse aquario ele tem 160 litros brutos logo é o suficiente para aquecer a agua, mas demora.

O meu aquário na primeira vez que foi construido numa altura de muito frio demorou 1 dia e meio para tar a temperatura de 25 graus.

Isso é normal não te preocupes.

Cumprimentos

 

Obrigado.

Foi engraçado chegar lá hoje de manha e ver muita agua condensada nos vidros de cima. Cada vez me dá mais gozo estar de volta do aquário e tomar conta dele.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado.

Foi engraçado chegar lá hoje de manha e ver muita agua condensada nos vidros de cima. Cada vez me dá mais gozo estar de volta do aquário e tomar conta dele.

Também já tive nesse prazer.

Agora tenho 2 aquários e agora tenho o dobro do prazer xD.

Espero ter ajudado.

Cumprimentos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que vais perder algumas dessas plantas com pouca intensidade de luz...

 

O ajuste de temperatura demora um pouco, sim. O termostato não pode simplesmente ferver a águar para chegar mais depressa À temperatura ideal, senão provoca alterações brutas para os peixes. Também é normal teres de colocar o termostato um ou dois graus acima da temperatura que queres. E também é normal teres temperaturas diferentes nas extremidades do aquário, dependendo do fluxo de água. No início mede com termómetros diferentes em sítios diferentes para te aperceberes das diferenças.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vamos lá ver o que acontece. A temperatura já estabilizou nos 26 graus. Todos os dias deito seachem stability para acelerar o ciclo durante 7 dias e flourish excell para fertilizar as plantas! Vamos lá ver como corre e se as plantas se vão aguentar :).

 

Hoje comprei outro termómetro(sera precision) para comparar com o digital e ajustar o termóstato.

 

Daqui a uma semanita meto novas foto para verem a evolução :).

 

Cumprimentos a todos!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa Tarde a todos,

 

Passados 3 dias a ciclar fiz o primeiros testes que deram o seguinte:

 

pH: 6,5

GH: 2

KH: 7

NO3: 5mg/L

NO2: 0,05mg/L

 

Até aqui parece-me estar tudo dentro dos conformes, excepto com as plantas. Acho que tenho algas filamentosas castanhas. Vou deixar aqui uma foto para os entendidos verem:

algas?

Tem nalgumas plantas estes filamentos e no fundo na areia também nalguns sítios.
Alguma ideia?

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As algas estão a ficar pior...

 

Estou a deitar Seachem Stability todos os dias desde quinta feira (10ml por dia) e Seachem Flourish Excell (5ml).

Estou com 6 horas de luz diária.

 

Alguma sugestão?

 

Fica uma foto a demonstrar o problema:

 

iL9bozU.jpg?1

Editado por Naifas9
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Diminuir a potência das luzes, reduzir o tempo de iluminação por dia ou afastar as lampadas mais da água. São as tuas possibilidades.

Já agora, pode demorar meses até as algas desaparecerem. Tens é de as ir controlando.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Também podes parar de introduzir o Seachem Stability ou não pensas esperar o tempo correcto de ciclagem?

 

Sim vai ficar 1 mês sem ver peixes. Apenas continuei com o Seachem Stability para tentar estabilizar o aquário o mais depressa possível para não haver tantas flutuações de parâmetro.

 

Posso diminuir para 4 horas.

 

 

Como é que controlo as algas? Tiro-as à mão?

 

Há problema em continuar com as fertilizações diárias com flourish excell. Tenho notado que me está a melar as vallisnerias todas. Quase só se ve algas nas vallisnerias. As outras plantas quase não têm nada.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O excell é usado por muita gente para matar algas... Visto não teres peixes ainda podes tentar com segurança (penso eu) duplicar a dose diaria e ver no que dá ao fim de 3 dias...

A estabilização ao fim de um mês é bastante aceitavel sem nenhum acelerador...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O excell é usado por muita gente para matar algas... Visto não teres peixes ainda podes tentar com segurança (penso eu) duplicar a dose diaria e ver no que dá ao fim de 3 dias...

A estabilização ao fim de um mês é bastante aceitavel sem nenhum acelerador...

 

Já diminui a luminosidade para 4 horas diárias.

Vou entao duplicar a dose excell para ver no que dá.

As valisnerias são as que mais sofrem (pobres coitadas). Estão todas meladas e cobertas de algas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A mim disseram-me para fazer isso eu tive problemas com as algas porque pus um substrato novo e a mim funcionou na perfeição.

2 semanas depois resolvi o meu problema e agora está tudo bem e já tenho os peixinhos no aquário.

Espero ter ajudado.

Quem me ajudou foi o janf.

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Bom dia.

Para a semana já faz um mês que o aquário esta a ciclar :).

Vou introduzir os primeiros peixes. Vou por uns SAE para limparem o aquário todo.

 

Aconselham a fazer uma TPA antes da introdução dos peixes? A agua encontra-se um pouco turva e com algumas algas no fundo e nos vidros.

 

Agradecia ajuda para esta etapa importante.

 

Obrigado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos.

 

Estando na iminência de por os primeiros habitantes no aquário deixo aqui duas fotos para verem o meu problema de algas e darem a vossa opinião sobre como deve proceder.

 

Tronco:

IMG 0440

Areia

IMG 0441

 

 

Alguma sugestão pessoal?

 

Cumprimentos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

TPAS, muitas tpas dia sim dia não durante uma semana. Excell com conta gotas directamente nas algas, isto se ainda não tiveres peixes.

Depois fertilizar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

TPAS, muitas tpas dia sim dia não durante uma semana. Excell com conta gotas directamente nas algas, isto se ainda não tiveres peixes.

Depois fertilizar.

 

TPA de quanto? 30%?

 

Devo aspirar o fundo e o tronco antes da tpa?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os 30% é aceitável, o tronco aspira o fundo pois isso esta feio.

Fizes-te algum tratamento ao tronco, ele está tão carregado que não é normal, costumam e ganhar uma mucosa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os 30% é aceitável, o tronco aspira o fundo pois isso esta feio.

Fizes-te algum tratamento ao tronco, ele está tão carregado que não é normal, costumam e ganhar uma mucosa.

 

Tentei ferver o maximo que consegui, pois não foi fácil porque o tronco é um bocado grande.

Vou começar as TPA na próxima quarta, pois não vou estar cá.

 

Vou aspirar o fundo e o maximo que conseguir do tronco. Hoje vou de seringa direto às algas com o filtro desligado. Depois volto a ligar.

 

Espero que os 5 SAE que la vou por deêm conta do recado.

 

Parece-te bem?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa Noite

 

Retirei o tronco do aquario e o resultado foi do dia para a noite em apenas 2 horas.

 

O aquario apesar de ainda ter algumas algas no areão e plantas, a água ficou completamente cristalina.

 

Diminui o tempo de iluminação para metade, para ver se controlo de vez o problema.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Bom dia!

 

Finalmente chegou a hora de introduzir os primeiros habitantes!

Já lá estão 3 SAE que apelidei de troika! Pois quando vêm alguém aproximar-se escondem-se logo!

 

Já andam os 3 juntinhos e a triturar as algas do aquário. Muito engraçados e muito rápidos a movimentar-se.

 

Estou muito contente por ter finalmente chegado esta etapa. Da gosto ter movimento dentro do aquario :).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.