Iniciado - 1 Aquário


Naifas9

Recommended Posts

Ola!

 

Estou a pensar presentear-me este Natal com um

Aquário.

 

Estava a pensar num aquário de 60L, para decorar com fauna e flora a meu gosto.

 

Gostava de sugestões de lojas em Braga ou entao lojas online para compra do aquário e acessórios necessários. Queria uma solução low cost mas com qualidade. Estou completamente viciado neste mundo e ainda nem sequer comecei!

 

O que me aconselham?

 

Obrigado desde já!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 92
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Olá,

 

Lojas aí em Braga não conheço. Fica aqui um tópico para te ajudar: http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showforum=257

 

Se tiveres possibilidade financeira (embora tenhas falado em low cost) e logística aconselho-te a pensares num aquário de maiores dimensões. Os ditos de 60L são bons para iniciantes (eu próprio tive um), mas por experiência pessoal vais sentir vontade de introduzir cada vez mais espécies e depois irás dar graça por teres adquirido um de maior volume.

 

Nesta 1ª fase deves ler bastante. Há bastantes páginas de internet e fichas de espécies, plantas... (Como já deves saber)

 

Pensa bem que tipo de aquário pretendes, se por biótopo, se um comunitário... A partir daí a escolha do substrato e tudo mais prender-se-á com esse facto.

 

Em todo o caso, para começares o ciclo do azoto adquire um filtro e adiciona bactérias à esponja.

Sempre às ordens,
João Carecho

 

Aquatic Productions

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Lojas aí em Braga não conheço. Fica aqui um tópico para te ajudar: http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showforum=257

 

Se tiveres possibilidade financeira (embora tenhas falado em low cost) e logística aconselho-te a pensares num aquário de maiores dimensões. Os ditos de 60L são bons para iniciantes (eu próprio tive um), mas por experiência pessoal vais sentir vontade de introduzir cada vez mais espécies e depois irás dar graça por teres adquirido um de maior volume.

 

Nesta 1ª fase deves ler bastante. Há bastantes páginas de internet e fichas de espécies, plantas... (Como já deves saber)

 

Pensa bem que tipo de aquário pretendes, se por biótopo, se um comunitário... A partir daí a escolha do substrato e tudo mais prender-se-á com esse facto.

 

Em todo o caso, para começares o ciclo do azoto adquire um filtro e adiciona bactérias à esponja.

 

Vou optar por criar um comunitário. Nesta última semana tenho lido um pouco de tudo e já vou aprendendo alguma coisa também com as experiências dos outros.

 

Estava a pensar comprar na Ornimundo em Braga este aquário:

Kekord 600 Juwel. (Inclui iluminação, termóstato e bomba.Capacidade: aproximadamente 63 L. Tamanho: 61 cm x 31 cm x 42 cm).

 

Já percebi que no inicio é preciso ter muita paciência para fazer o ciclo de azoto e só depois é que se povoa o aqua com os primeiros habitantes quando já estiverem criadas colónias de bactérias e os níveis de pH, NO3, NO4 etc estejam dentro dos standards.

 

 

Com os acessórios que isto já possui o que precisava mais de comprar?

 

O que a aconselham a comprar desde substrato, areão, testes para a água... Se faltar alguma coisa digam e corrijam alguma coisa se estiver errado.

 

Cumprimentos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu optaria por areia branca ou negra (monocromática, mas nisso sou suspeito).

 

Se quiseres ter plantas exigentes, um substrato fértil daria jeito, embora haja quem defenda que a fertilização líquida chega.

Sempre às ordens,
João Carecho

 

Aquatic Productions

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

toma atenção aos kits...por vezes não ficam assim tão baratos quanto se imagina, isto porque tendem a trazer acessorios fracos...que com o tempo se vão revelar insuficientes para o que pretendemos...

 

Um filtro fraco será sempre uma dor de cabeça para um aquario...o ideal são os filtros externos...

Iluminação...se a ideia é ter umas plantas pode ser um ponto a rever antes da compra...por vezes a iluminação que vem nos kits é fraca...

 

Nunca esquecer que quanto mais pequeno mais cuidados precisam...

 

Ciclo do azoto...nada de pressas...3 a 4 semanas a trabalhar sem peixes...colocando de quando em vez um pouco de comida de peixes...

 

quanto ao substrato...isso já vai depender muito do que pretendes...no caso de pretenderes colocar plantas...o manado da jbl pode ser uma boa opção...

para decoração...troncos e pedras vulcanicas por exemplo...juntamente com plantas ficam sempre bem...mas isso já será uma opção pessoal...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

toma atenção aos kits...por vezes não ficam assim tão baratos quanto se imagina, isto porque tendem a trazer acessorios fracos...que com o tempo se vão revelar insuficientes para o que pretendemos...

 

Um filtro fraco será sempre uma dor de cabeça para um aquario...o ideal são os filtros externos...

Iluminação...se a ideia é ter umas plantas pode ser um ponto a rever antes da compra...por vezes a iluminação que vem nos kits é fraca...

 

Nunca esquecer que quanto mais pequeno mais cuidados precisam...

 

Ciclo do azoto...nada de pressas...3 a 4 semanas a trabalhar sem peixes...colocando de quando em vez um pouco de comida de peixes...

 

quanto ao substrato...isso já vai depender muito do que pretendes...no caso de pretenderes colocar plantas...o manado da jbl pode ser uma boa opção...

para decoração...troncos e pedras vulcanicas por exemplo...juntamente com plantas ficam sempre bem...mas isso já será uma opção pessoal...

 

Podes-me recomendar uma loja online para mandar vir as coisas em separado?

 

Obrigado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

http://www.pet4you.net é o exemplo de uma...mas vai consultando os classificados aqui do nosso forum...pois por vezes aparecem por lá bons negocios...a titulo de exemplo o meu aqua 80x50x50 mais filtro externo da eheim mais movel e calha de iluminação...custou-me apenas 80 euros...tudo em perfeitas condições.

Em relação ao aqua obviamente o transporte pode ser mais problematico caso seja de longe...mas já os filtros externos e outros acessorios por vezes compensa bem em pagar os portes...

 

Tem em conta a litragem do aqua que pretendes e depois vai verificando os filtros externos que estão aqui à venda...se for adequado e se estiver à venda com um bom preço...contacta o vendedor para saberes quais os portes...

 

Com paciencia é possivel comprar-se aqui bom equipamento a metade do preço...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Alguém me pode aconselhar iluminação led para um aqua de 100cm?

 

http://www.ebay.co.uk/itm/Aqualight-LED600-LED-Mounted-Light-12-Watt-Lamp-for-90-100cm-Aquarium-NEW-/290823893513?pt=UK_Pet_Supplies_Fish&hash=item43b6747209

 

Este parece-vos bem?

 

Cumps

Editado por Naifas9
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não recomendaria a casa das pulgas... Nem para peixes nem para materiais...

Em braga só mesmo ornimundo e zoofeira para vivos. Materiais sempre por lojas online (crystalred é a que mais uso).

Zonas aqui perto para lojas minimamente decentes só mesmo na póvoa (a Arca de Noé) e no Porto. Não há que inventar...

 

Como já falamos, penso que um aqua de 100l seria mais que suficiente para iniciar o hobby sem disparar os custos com materiais. Um filtro tipo o clássico eheim 2213 com torneiras talvez seja suficiente (apesar de não fazer os mínimos 500l/h...) se for bem mantido.

Calhas tens várias opções, desde LED a T5. É só procurares e ficaria na ordem dos 80e as mais baratas para 80cm.

http://wate-r-evolution.com/loja/56-iluminarias

Termostato podes começar com um interno tipo jager 150 ou 200W que devem ficar por 20e.

Substrato é como já foi referido, há quem use só material inerte e faça fertilização líquida, e há quem coloque um substrato fértil de base. Não sou a melhor pessoa para aconselhar nesta área.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

1. Em princípio o aqua está escolhido: será um 100x40x40 com vidro de 8mm da Casa do Nemo com calha com dois vidros basculantes.

 

2. Em relação à iluminação está será feita com LED visto que as plantas que irei colocar serão de fácil manutenção.

 

3. A dúvida reside no filtro externo. Gostaria de uma solução com a melhor relação preço/qualidade para este aquário.

 

4. Em relação a termostatos aconselharam-me dois de 100W na eventualidade de um falhar.

 

Substratos e flora, devo comprar online.

 

 

Digam de vossa justiça e obrigado pela enorme ajuda.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E que LEDs são esses?

Com um aqua de 140l conta com uns 300e de despesas...

O filtro ja teria de ser maior (700l/h no mínimo). Estamos a falar por exemplo de um jbl crystalprofy e700 ou 701

http://www.pet4you.net/peixes/filtragem/filtros-externos/150-350l/jbl-cristalprofi-e701-greenline.html

Os dois termostatos são relativos. Se é mais seguro, claramente que sim. Mas ter 3 é ainda mais seguro... ou 4...

A questão é quantos termostatos jager o pessoal já viu falhar? O meu de 150W ainda ferve bem ao fim de 3 anos...

Agora, se não te importares de gastar mais 15e inicialmente e ter mais um equipamento dentro do aquário, força... Nesse caso mesmo assim doute outra opção: http://crystalred.eu/produto/1096/hydor-eth-200w-termostato-exterior/

 

EDIT

Já agora, não há necessidade de gastares dinheiro em soluções de bactérias para acelerar o ciclo. O pessoal aqui facilmente te arranja uns litros valentes de água dos aquários para juntares à tua em casa. Deves conseguir acelerar mais de uma semana... Mas atenção que fazer um ciclo bem feito não é só criar bactérias...

Editado por eXistenZe
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E pronto... Algum do material já está comprado:

 

Aquário 100x40x40 + tampa com vidro deslizante (com triangulos cortados nas pontas para passagem de tubagens)
Calha Led 300Led/m 100cm
Filtro JBL CRISTALPROFI E701 GREENLINE
Termostato EHEIM Jager 200 W

AQUILI Teste 5 em 1

Termómetro Electrónico Submergível.

 

 

Agora falta Hardscape...

Estava a pensar numa areia de silica branca, dois troncos um de cada lado e pedras no meio. Tudo isto a acompanhar com um bonito tapete de musgo!

 

 

O que acham?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Termómetro Electrónico Submergível.

Posso contar-te dezenas de problemas que já tive, presenciei e tive conhecimento com termómetros digitais (presumo que de baixa qualidade). Nada substitui os termómetros de vidro.

 

Se usares o JBL aquabasis plus não te esqueças de colocar uma boa camada de substrato inerte por cima, senão começam a misturar-se e ficas com tudo castanho-papa...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vou optar por criar um comunitário. Nesta última semana tenho lido um pouco de tudo e já vou aprendendo alguma coisa também com as experiências dos outros.

 

Estava a pensar comprar na Ornimundo em Braga este aquário:

Kekord 600 Juwel. (Inclui iluminação, termóstato e bomba.Capacidade: aproximadamente 63 L. Tamanho: 61 cm x 31 cm x 42 cm).

 

Já percebi que no inicio é preciso ter muita paciência para fazer o ciclo de azoto e só depois é que se povoa o aqua com os primeiros habitantes quando já estiverem criadas colónias de bactérias e os níveis de pH, NO3, NO4 etc estejam dentro dos standards.

 

 

Com os acessórios que isto já possui o que precisava mais de comprar?

 

O que a aconselham a comprar desde substrato, areão, testes para a água... Se faltar alguma coisa digam e corrijam alguma coisa se estiver errado.

 

Cumprimentos.

 

esse aqua leva 80 l

Meu Aquario

 

"40 litros "

 

Segundo Projeto:

 

"nano"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

63l é o volume anunciado pelo fabricante, logo não vejo porque estaria incorrecto...

As medidas anunciadas são as externas do aquário (bordas de plástico e vidro incluidos), enquanto que o volume é o interno medido pelo espaço que realmente lá existe.

E mesmo desses 63l ainda se ia perder o espaço vazio que deixamos no cimo do aquário e o espaço ocupado pelo substrato...

Sinceramente não vejo a necessidade de postar num tópico sem qualquer contributo...

 

Acho que ele fez uma excelente escolha no aquário e nos materiais e em breve vamos ter aí mais um aquariofilista a postar fotos excelentes.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas tenho 3 pedras que lavei durante 15 minutos em água a ferver e duas delas parece que ficaram com verdete.

 

Antes de lavar não tinham nada...

 

Alguma forma de remover isto?

 

imagetuql.jpg

Editado por Naifas9
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esta pedras já estiveram num aquário. Após lavagem de 15 minutos com água a ferver, ficaram com algum "verdete". Há algum problema em meter as pedras assim no aquário ou posso ter um surto de algas com as pedras neste estado?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.