Discus em PH 7.2 sim ou não


RuiMFJ

Recommended Posts

Da parte daqueles que possuem Discus gostaria de ouvir opiniões sobre manter discus num PH 7.2

 

Tenho um aqua 80x50x50...é um plantado comunitario com co2...boa filtragem (dois filtros externos) no qual gostaria de introduzir 3 discus juvenis...

Obviamente que o plantado iria sofrer algumas adaptações no que concerne ao plantio...algumas plantas seriam substituidas por outras mais rasteiras de forma a ganhar espaço para os discus se movimentarem...e por outro lado a população do comunitario iria descer, de momento tenho:

- 2 escalares juvenis

- 2 barbos cereja

- 3 kribensis (mãe e dois filhotes nascidos no aqua)

- 3 olhos de fogo

- 3 espadas

- 1 labeo bicolor

 

O meu maior problema prende-se com o PH da agua...que está estavel nos 7.2....sei que os discus preferem aguas acidas...mas ainda recentemente numa loja...me foi dito que actualmente os discus de criação são mantidos em PH 7...

 

Já li varias opiniões que o ideal é ter um PH estavel e mesmo estando ligeiramente acima dos 7 os discus não irão sofrer com isso...podendo é não fazer criação. Sei que poderei juntar turfa no filtro para acidificar um pouco a agua...mas o meu receio e dada a inexperiencia é se com isso depois não passo a ter valores de PH instaveis...

 

Esta será a minha primeira experiencia com discus...não pretendo para já pensar sequer em criação...mas sim manter os animais vivos e de boa saude...depois se tudo correr bem...quem sabe se não opte por transformar todo o aqua num habitat apenas para discus (tenho consciencia que o tamanho é curto por isso no maximo seriam uns 4)...

 

Posto isto...a questão que aqui deixo é se é possivel manter discus num PH 7.2...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

podes perfeitamente colocar os discus em ph de 7.2

o que tens de rever bem é o restante dos peixes ....

os escalares e discus num aquario desse tamanho é muito complicado.......ainda por cima depois de os escalares ja serem donos do aquario, o labius entao nem pensar é certo que os discus nao vao ter sossego........

os barbos tambem nao sao boa opçao........

abraços

joao santos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

obrigado pelo esclarecimento...em relação aos habitantes já tinha consciência que teria de fazer umas boas alterações...por isso o projecto dos discus ainda anda aqui a amadurecer. O meu maior entrave estava relacionado com o tal PH 7.2...os habitantes apesar de já me ter afeiçoado a eles...lá terei de ir pensando numa nova residencia para eles...mas esta experiencia com discus irá mesmo em frente...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas !

 

Tal como o outro user já esclareceu, é bem possivel ter discus com um ph de 7.2.

De qualquer forma podes controlar o ph com o CO2, aumentas o CO2 e fazes o ph cair para os 6.8 ou 7.

Sands

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ph em 7.2 depende dos discus que vais pôr.

 

Podes optar por discus criados em cativeiro e esses normalmente já nascem em ph neutro por isso nem notam a mudança, aliás, comprei os meus discus ainda juvenis a um criador que os reproduzia com ph 7.5.

 

Se optares por discus selvagens vais ter de ter mais cuidado porque eles vivem em águas ácidas e não toleram ph neutro muito menos alcalino.

Carlos Marques

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

a ideia é mesmo discus de cativeiro...porque são mais faceis de encontrar...mais baratos e por já estarem mais ambientados a PH neutro ou um pouco alcalino. É muito provavel que até os compre aqui no forum a quem tenha juvenis...

Tenho um amigo que se dedica aos salgados mas que em tempos foi viciado nos discus...e não se cala para eu meter discus no meu aqua. De inicio a ideia foi sendo colocada de parte visto ter um PH alto (sempre tive a ideia que discus apenas com PH a 6.5)...mas com o tempo a curiosidade foi despertando e comecei a ler opiniões que iam no sentido que os discus de cativeiro toleram o PH ligeiramente alcalino...e ontem o dono de uma loja informou-me que os discus de cativeiro são mantidos na sua maioria em agua com o PH a 7 ou até acima de 7.

Comecei então a ficar com a ideia que talvez fosse viavel introduzir discus no meu aqua com o PH a 7.2 (não queria fazer muitas alterações de fundo pois este valor é estavel)

Para já o projecto começa a ganhar forma...e vou tentar comprar também um filtro UV para ajudar a prevenir situações indesejáveis...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais