Rams Sand Hotel


Tozé Nunes

Recommended Posts

Após muito tempo sem me meter numa nova montagem visto o aquaxisto me ocupar toda a atenção tendo até descurado o mano mais velho aka scalare160 e tendo desmontado o coconuts há bastante tempo era já muito o nervosinho de cada vez que olhava para estes 5 vidros secos e tendo há muito vontade de fazer algo diferente e que finalmente metesse areia e apistos.

Nisto o meu magnifico ramirezi

 

71.jpg

 

adoeceu e enchi este aquário para servir de hospital tendo então começado o tratamento com esha 2000. Para o deixar mais confortável coloquei um fundo de areia que por cá tinha guardado e coloquei umas folhas de carvalho no fundo. Infelizmente ele não resistiu e morreu tendo ficado o aquário sem habitantes durante uns tempos.

 

Mais tarde em limpezas de filtros fui apanhando alguns neocaridina wild que fui colocando aqui e estava assim o rumo para ser mais um aquário de camarões até que em trocas com o amigo BrunoMikez fiquei com 4 ottocinclus que deram entrada no aquaxisto, 3 lindos ramirezi e 2 ancistros albinos que deram entrada directa para esta nova montagem.

 

No mínimo era o destino!

Editado por brancaman
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Faltavam as fotos :bleh:

 

Visto de frente:19.jpg

 

Lado esquerdo:24.jpg

 

 

Lado direito:

18.jpg

 

Os ancistros:17.jpg

 

E finalmente as estrelas principais88.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito bom meu amigo, ta montado a proxima maternidade de rams :naughty:

Fiquei mesmo contente por ter conseguido encontrar um bom lar para eles, assim sei que são bem tratados com as condições ideais..

Gosto de layout , mas penso que deveria contar com mais plantas no fundo , eles gostam de vegetaçao , umas vals não era mau pensado !

 

Espero mesmo que tenhas grande sorte com eles, tens todas as condições para isso !

 

Forte abraço :drool3:

2ptc8ld.png

AMAZON SHRIMP (Shrimp) TAIWAN X TIGER (Shrimp) RILLI´Z (Shrimp) RIVERSCAPE (Plantado)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Bruno, no que puder eles estarão bem, mas eu penso que valls não sejam possíveis e passo a explicar o porque - quando montei o aqua não coloquei substrato fértil tendo apenas um pouco de areao preto e areia de sílica que presumo por ser demasiado fino impeça o normal "respirar" das raízes. A minha ideia inicial seria umas plantas de rizoma preso aos troncos ou uns musgos mas para já não queria incomodar muito os meninos que ainda se incomodam com a minha presença e se escondem. Mais tarde poderei fazer algo mais bonito e que sirva de refúgio. A foto que eu lhes tirei foi tirada escondido para eles não detectarem a minha presença. Talvez eles tenham saudades do seu antigo dono? De qualquer maneira gostava que visses pessoalmente isto tudo, quando quiseres basta avisares. ;)

Abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O aqua esta mesmo á biotopo, muito bom....

 

Vai ser só para os rams e ancistrus?

 

Que tamnho tem o aqua?são 2 casais?

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas João, para melhor resposta nada como por o setup:

 

Rams Sand Hotel

Montagem em novembro de 2012

52x26x28 - 35 Lts
Background - vinil preto
Filtro de cascata Eheim 2041
Termoestato - 50W
Iluminacão - Calha 2X15W T8 6500K
CO2 - by fauna :naughty:
Sem fertilização


Hardscape:
areia de sílica e areão preto
troncos, folhas de amendoeira da india e de carvalho,

pinhas de amieiro e um coco dividido em metades iguais, uma serve de vaso a outra como refúgio.

Flora:
Monosolenium tenerum

Microsorum pteropus
Musgo de Java
P i s t i a


Fauna :
3 Microgeophagus ramirezi

2 Ancistros albino?

TPA semanal de 10L

 

Para biótipo estamos mal, a fauna é sul-americana e a flora asiática.

Para já não sei distinguir o sexo dos ramirezi embora acredite ter pelo menos uma fêmea.

Os ancistros sendo ainda muito pequenos não permitem saber ainda o que são, quem me dera que fosse um casal.

Em relação a eles também tenho dúvidas se serão albino ou golden, baste ver por aqui que existem muitas variantes e nenhumas por esse nomes.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom aquário, vou acompanhar.

 

Já agora, como está o pH do aquário?

 

Quanto ao layout acho que está bastante porreiro, não sou adepto dos cocos mas para o aquário em questão fica muito bem. Sou suspeito, mas coberto com musgo de java ficava ainda mais bonito.

 

Abraço

Sempre às ordens,
João Carecho

 

Aquatic Productions

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

 

A foto que tens dos rams não dá para ver com muita clareza mas pareceme um trio....

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas amigos

 

Bom aquário, vou acompanhar.

 

Já agora, como está o pH do aquário?

 

Quanto ao layout acho que está bastante porreiro, não sou adepto dos cocos mas para o aquário em questão fica muito bem. Sou suspeito, mas coberto com musgo de java ficava ainda mais bonito.

 

Abraço

 

Boas João Miguel, obrigado pelas tuas palavras,

os cocos servem propósitos diferentes, um serve de vaso para as plantas, o outro serve de refúgio para quem sabe uma dama que queira lá tratar dos seus meninos :naughty: Eu uma vez tentei prender um pouco de musgo em cima do coco e após muitos cabecadura desisti .

 

O ph está em 6.8, já agora aproveito e digo que o gh é de 80 mg/L e o kh é de 30 mg/L, amónia e nitritos a zero e a água está a 24º C.

 

Olá!

 

A foto que tens dos rams não dá para ver com muita clareza mas pareceme um trio....

 

Abraço

 

Olá João, pois a mim também me parece um trio :roflroll2:

 

A femea ainda esta de barriga ?

 

 

Boas Bruno, que eu veja - eles não gostam mesmo de mim :cry: - um deles está ligeiramente mais redondo, há que aguardar...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vivas,

 

Parabéns António pela reactivação do áqua. Sempre pensei que voltasses ao marisco, foi uma surpresa verificar que gostas mais de peixinhos.

 

Esses por acaso são lindos, em peixes Rams e Escalares são a minha paixão para protoganistas, depois gosto de um bom cardume de peixinhos mais pequenos.

 

Votos de muito sucesso nesta aventura.

 

Eu sou um caso perdido, agora enquanto não enjoar o marisco não desisto.

 

Abraço,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Sempre pensei que voltasses ao marisco, foi uma surpresa verificar que gostas mais de peixinhos.

 

Boas amigo, deixa-me discordar da tua afirmação, eu gosto igualmente de peixes,sejam eles grandes ou pequenos, camarões ou caracóis e last but not least as plantas como tu sabes, para mim não consigo conceber uns sem os outros,para mim não faz sentido ter um plantado sem fauna nem fauna sem plantas.

 

Desta vez quis tentar algo que até hoje não consegui - fazer criação de fauna e em particular de pequenos ciclideos, nada se compara ao amor que eles nutrem pela sua criação, ao invés de guppies e afins que se tornam predadores da própria espécie.

 

Abraço e obrigado pelas tuas palavras.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

...Desta vez quis tentar algo que até hoje não consegui - fazer criação de fauna e em particular de pequenos ciclideos, nada se compara ao amor que eles nutrem pela sua criação, ao invés de guppies e afins que se tornam predadores da própria espécie...

Vivas,

 

Tens aí um belo desafio, os meus votos de muito sucesso.

 

Abraço,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Bruno, no que puder eles estarão bem, mas eu penso que valls não sejam possíveis e passo a explicar o porque - quando montei o aqua não coloquei substrato fértil tendo apenas um pouco de areao preto e areia de sílica que presumo por ser demasiado fino impeça o normal "respirar" das raízes. A minha ideia inicial seria umas plantas de rizoma preso aos troncos ou uns musgos mas para já não queria incomodar muito os meninos que ainda se incomodam com a minha presença e se escondem. Mais tarde poderei fazer algo mais bonito e que sirva de refúgio. A foto que eu lhes tirei foi tirada escondido para eles não detectarem a minha presença. Talvez eles tenham saudades do seu antigo dono? De qualquer maneira gostava que visses pessoalmente isto tudo, quando quiseres basta avisares. ;)

Abraço.

Boas,

Se pretender colocar as vallisnérias não se preocupe com a areia de sílica não é problema tenho dezenas de pés só com sílica e crescem reproduzem-se normalmente. É uma planta bastante low-tec.

Gostei da montagem, embora ache 35 L curto para o trio... irá ter problemas se chegarem a ter crias. Boa sorte com eles são uma espécie lindissima.

cumpr.

 

Sérgio Vale

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

5 estrelas!!! Está com um aspecto muito natural!

 

Abraço

 

GM

 

 

Vivas,

 

Tens aí um belo desafio, os meus votos de muito sucesso.

 

Abraço,

 

 

Boas,

Se pretender colocar as vallisnérias não se preocupe com a areia de sílica não é problema tenho dezenas de pés só com sílica e crescem reproduzem-se normalmente. É uma planta bastante low-tec.

Gostei da montagem, embora ache 35 L curto para o trio... irá ter problemas se chegarem a ter crias. Boa sorte com eles são uma espécie lindissima.

cumpr.

 

Sérgio Vale

 

 

Obrigado aos 3 pelos comentários,

agora a questão levantada pelo Sérgio Vale que eu agradeço sobre a curta litragem - completamente de acordo de que é curta mas para o propósito de criação espero que sirva. O facto de ser um trio é complicado mas também não consegui ainda saber o sexo deles às tantas são 3 fêmeas :sorry: , mas vou estar atento sobre isto e se começarem a haver problemas aqui felizmente tenho outro aquário- scalare160 - para onde posso passá-los.

 

Em relação à flora não penso para já colocar mais nada, basta olhares para os outros meus 2 aquários e perceberás que plantas aos molhos tenho eu neles, aqui queria manter o mais simples e vazio possível só para variar. Neste ponto quero desde já deixar a ressalva pois se bem me conheço ainda vou transformar isto noutra selva :naughty: .

 

Abraços a todos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tens de atar um feto em cima da braçadeira de plástico preta! :)

Os animais são muito fixes. Já tive um casal em tempos no meu 180L mas não duraram muito... espero que tenhas sucesso!

AB!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tens de atar um feto em cima da braçadeira de plástico preta! :)

 

Os animais são muito fixes. Já tive um casal em tempos no meu 180L mas não duraram muito... espero que tenhas sucesso!

 

AB!

 

Boas Paulo, se calhar vou fazer um transplante de uma parte do feto que está no aquaxisto para este tronco, vai tapar de certeza a braçadeira , o meu receio é que tape também a beleza inóspita que tentei recriar aqui, conhecendo os meus outros aquas como conheces percebes o meu cansaço visual de plantas e mais plantas.

 

 

Os ramiros já se deixam fotografar ? :drool3: e o resto da malta adaptou se bem ?

 

 

Os ramiros :mrgreen: são desconfiados por natureza, deves te-los mimado muito :P , fotos somente com lentes de tele-objectivas a uma distância considerável e com o fotografo completamente disfarçado , :idea2: talvez use antes o feto como arbusto/mascara para me esconder biggrin.png' alt=':biggn:'> , quando quiseres cá aparecer para matar saudades já sabes :photo:

Editado por brancaman
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas,

Estive aqui a dar uma olhadela e esta muito agradável creio que um bom lar para rams só acho a litragem curta não por não terem espaço mas que na altura de acasalamento os machos fazem a vida muito difícil as fêmeas andando constantemente em perseguição destas, mas creio que com os esconderijos que lhes proporcionas não será problemática é uma questão de ficares atento...

É uma espécie que também mantenho nos meus aquários tendo um casal de german blue e um casal de eletric blue.

Vi também que não consegues destingir o sexo dos peixes, pois deixo aqui o meu parecer, tenho a certeza que os dois que estão de lado para a foto são fêmeas muito facilmente identificando pela pigmentação colorida que apresentam na mancha preta lateral, nos machos trata-se de uma mancha preta sem nenhuma pigmentação de outra cor como podes ver na foto do teu ram que infelizmente perdeste. Quanto ao terceiro não te consigo ajudar mas com este critério facilmente chegas a uma conclusão.

É bem mais complicado a sexagem quando são electric blue ou goldens.

 

Cumprimentos, Nuno Matos

Cumprimentos, Nuno Matos

 

Os meus projetos:

Crystal River Shore - AQUASCAPING

Rain Forest - CICLÍDEOS AMERICANOS E ASIÁTICOS

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Obrigado pelos comentários Nuno, acho que já cheguei à conclusão que tenho 3 fêmeas :mad:

 

Entretanto plantei umas valls do lado direito, a ver se se aguentam.

 

Mas o people que é fotos siga...

 

DSC_0793_zpse4ee2980.jpgDSC_0791_zps65241589.jpgDSC_0782_zps280d8b1a.jpgDSC_0781_zpsfa1ebd76.jpgDSC_0777_zps3b1b823b.jpgDSC_0790_zpsf88426e2.jpgDSC_0795_zps6c433db1.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vivas,

 

Afinal aqui também há marisco!

 

Isso é um wild ou um azul? Tens mais neste áqua?

 

Abraço,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas António, esse marisco é todo wild, eram os que tinha colocado aqui antes de terem entrado os rams e ancistros, pensava eu que tinham sido todos papados e afinal estes gajos não param de me supreênder, a sua busca pela sobrevivência faz deles uns heróis.

 

Entretanto entraram uns quantos planorbis e um maior que tem uns cornos, desculpem-me mas esqueci o nome bang , assim que tiver uma máquina eu tiro fotos a eles.

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas António,

 

gosto muito desse aquário. Faz-me pensar que com mais cabeça e menos litros conseguem-se aquários espectaculares!!

O Microsorum pteropus e uma boa ideia para tentar resolver as nossas diferencias sobre o meu tronco :wink:

Não acabou de ver qual é o propósito da planta flutuante que tens (gosto muito do efeito visual das raízes mas é uma espécie que sempre tento controlar bem para que não acabei por roubar a luz toda das minhas plantas).

Há 20 anos era uma planta que nos utilizaremos muito nos aquários de criação de ovovivíparos porque os alevins encontravam refugio dos pais nas folhas e raízes, mas os Rams e as crias de ciclideos em geral não frequentam a superfície do aquário.

Se conseguiras um macho estou muito interessado em seguir este tópico pós acho que a criação de rams e de Bolivian Rams não tem muitas diferencias.

 

Mais uma vez parabéns pelo aquário,

 

cmprs,

 

Pol

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Obrigado pelos comentários Nuno, acho que já cheguei à conclusão que tenho 3 fêmeas :mad:

 

Entretanto plantei umas valls do lado direito, a ver se se aguentam.

 

Mas o people que é fotos siga...

 

DSC_0793_zpse4ee2980.jpgDSC_0791_zps65241589.jpgDSC_0782_zps280d8b1a.jpgDSC_0781_zpsfa1ebd76.jpgDSC_0777_zps3b1b823b.jpgDSC_0790_zpsf88426e2.jpgDSC_0795_zps6c433db1.jpg

Os ancistrus estão um espectáculo ! :drool3: Já confirmaste que são mesmo três meninas ? Pelo menos um tinha quase a certeza absoluta que era macho :fart004:

Mas se já confirmaste que são três já mereciam uma macho :naughty:

2ptc8ld.png

AMAZON SHRIMP (Shrimp) TAIWAN X TIGER (Shrimp) RILLI´Z (Shrimp) RIVERSCAPE (Plantado)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.