Dúvidas de iniciante


Recommended Posts

Boas pessoal.

 

Comprei hoje o meu primeiro aquário. Tem 90L de capacidade. Depois de montado, meti-lhe o areão preto (mais a fugir para a areia) e logo no ínicio, aquilo libertou pó, mas achei normal. Depois enchi-o com água, meti-lhe 4 plantas vivas que comprei também, liguei o filtro, o termostato e por fim meti-lhe as bactérias que o senhor da loja disse serem indispensáveis para iniciar-se o ciclo do azoto. Tem também 1 planta artificial e um castelo artificial. lol.

 

O meu grande problema é que a água tá meia esbranquiçada. No início pensei que fosse do areão, mas já passaram 2 horas e continua assim. Será normal? Como resolvo o problema? Também acho que podem ser das bactérias que pus, porque o líquido era esbranquiçado. Será possível.

 

Outra dúvida é: o senhor da loja disse-me que era necessário um peixe para iniciar o ciclo do azoto. Não comprei, porque acho que ele ia morrer logo no início. afinal é preciso ou não um peixe para se iníciar o ciclo?

 

E para já são as minhas dúvidas. O objectivo é colocar lá 3 guppys daqui a 2 semanas.

 

Obrigado. e cumprimentos.

www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=212080#entry1222525

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

lol ele disse-te isso para comprares o peixe lol. eu penso que nao.

por norma tens que deixar o aquario ciclar duranmte 1 mes mas penso que pode ser menos qualquer coisa. fazes umas mudas de agua e tal para nao se acomular amonia e matar o peixe. atenção em utilizar agua repousada e nao directamente da torneira.

quanto a coloraçao da agua espera mais uns dias e deve ficar bom, deixa o filtro fazer o seu papel. limpa-o passado uns dois dias para retirar de vez a porcaria que o substrato trouxe. atençao que deves lavar a esponja com agua do aquario e nunca passar-lo por agua da torneira.

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

para iniciar o cilco podes sp por comida dos peixes. e assim nao matas nenhum vivo ;) em relaçao a agua penso que será normal com o tempo a "poeira" vai acentar e o filtro vai fazer o seu trabalho tambem, mas espera por outros comentarios de pessoal mais experiente.

 

cumpz

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelas respostas. Acho que a água já melhorou qualquer coisa em 8h. Agora existem uma espécie de bolinhas de ar coladas nos livros, mas não me preocupo muito. acho que vão desaparecer.

 

De resto, vou por a comida dos peixes que ainda não comprei. É que custa-me muito meter lá um peixinho e saber que há possibilidades de ele morrer rápido. Seria desmotivante. Obrigado a todos.

www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=212080#entry1222525

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal.

 

Comprei hoje o meu primeiro aquário. Tem 90L de capacidade. Depois de montado, meti-lhe o areão preto (mais a fugir para a areia) e logo no ínicio, aquilo libertou pó, mas achei normal. Depois enchi-o com água, meti-lhe 4 plantas vivas que comprei também, liguei o filtro, o termostato e por fim meti-lhe as bactérias que o senhor da loja disse serem indispensáveis para iniciar-se o ciclo do azoto. Tem também 1 planta artificial e um castelo artificial. lol.

 

O meu grande problema é que a água tá meia esbranquiçada. No início pensei que fosse do areão, mas já passaram 2 horas e continua assim. Será normal? Como resolvo o problema? Também acho que podem ser das bactérias que pus, porque o líquido era esbranquiçado. Será possível.

 

Outra dúvida é: o senhor da loja disse-me que era necessário um peixe para iniciar o ciclo do azoto. Não comprei, porque acho que ele ia morrer logo no início. afinal é preciso ou não um peixe para se iníciar o ciclo?

 

E para já são as minhas dúvidas. O objectivo é colocar lá 3 guppys daqui a 2 semanas.

 

Obrigado. e cumprimentos.

 

Boas,

 

Aconselho-te a leres um bocado sobre o ciclo do azoto... há muitos mitos e ideias erradas sobre isso.

 

Quanto às bactérias, é dinheiro deitado ao lixo. Estás a comprar uma coisa que existe na natureza em qualquer lugar. E de que te adiante introduzires no aquário uma colónia de bactérias que dão para sustentar um aquário cheio de peixes, se depois não tens nada que produza amónia e/ou nitritos para elas se alimentarem? As bactérias são usadas quando tens um aquário já montado e cheio de peixes e, por algum motivo, matas a colónia de bactérias... aí sim, para reestabelecer rapidamente a colónia usas as bactérias compradas (porque comida não lhes vai faltar).

 

A água branca é do excesso de bactérias... vai passar muito brevemente. Como disse... dinheiro deitado ao lixo.

 

Já a compra de um peixe para iniciar o ciclo é outra história. O peixe vai fazer amónia com os detritos, as bactérias (que existem em todo o lado e portanto já estão no teu aquário) vão-se reproduzir enquanto houver amónia e vão decompô-la em nitritos, depois outras bactérias vão-se reproduzir e decompor os nitritos em nitratos, que não são tão toxicos para os peixes e depois as plantas (ou as TPA que fizeres) vão retirar esse nitratos do aquário e a isto chama-se o ciclo do azoto. Depois vais introduzir outro peixe e deixar a colónia de bactérias se adapte à nova carga biológica e assim sucessívamente até teres os peixes que queres. Há quem use comida em vez de um peixe... mas a comida é mais inconstante e não desenvolve a colónia de bactérias tão bem.

 

Quanto à água não puder ser da torneira... bem... a menos que tenhas peixes muito sensíveis, não tens qualquer problema com água da torneira.

 

As matérias filtrantes do filtro (especialmente as de filtração biológica e não tanto as esponjas que são filtração mecânica) é que não devem ser lavadas com água fria da torneira, para não matar a colónia de bactérias tão arduamente conseguida.

 

Cumps.

Cumps.
José Prada aka Micro-Chip

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ob rigado pelo esclarecimento Micro-Chip.

 

Resta-me agora entao comprar 1 peixe, de preferncia resistente, e sobretudo, compativel com, guppys, que serao os peixes a colocar depois de estabilizado o ciclo do azoto.

 

Entretanto aceito sugestoes para o primeiro peixe a meter. Estava a pensar num peixe que limpasse o aquario de algas e assim, pois sao sempre necessarios num aquario.

 

Vou agora pesquisqr por aqui os sistemas de CO2, porque acabei de ler que sao necessarios quando se tem muitas plantas num aquario. Eu tenho 4 plantas vivas, ainda pequenas num aquario de 90L. nao sei se sao muitas plantas isso...

www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=212080#entry1222525

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ob rigado pelo esclarecimento Micro-Chip.

 

Resta-me agora entao comprar 1 peixe, de preferncia resistente, e sobretudo, compativel com, guppys, que serao os peixes a colocar depois de estabilizado o ciclo do azoto.

 

Entretanto aceito sugestoes para o primeiro peixe a meter. Estava a pensar num peixe que limpasse o aquario de algas e assim, pois sao sempre necessarios num aquario.

 

Vou agora pesquisqr por aqui os sistemas de CO2, porque acabei de ler que sao necessarios quando se tem muitas plantas num aquario. Eu tenho 4 plantas vivas, ainda pequenas num aquario de 90L. nao sei se sao muitas plantas isso...

 

Já que a ideia é meter 3 guppies...

 

Sugestão 1º peixe: um guppy;

 

Sugestão 2º peixe: outro guppy;

 

Sugestão 3º peixe: mais um guppy! :P

 

Peixes para "limpar" tens vários: Ancistrus, otocinclus, coridoras... Qualquer um deles se dá bem com guppies, é uma questão de escolher o que gostas mais e os que se enquadram melhor no tipo de água e aquário que queres. Atenção que alguns deles são peixes de cardume... não ponhas só um.

 

Quanto ao CO2... vai com calma com o andor! "4 plantas vivas" é muito vago... São de fácil manutenção ou não? São de raiz ou absorvem os nutrientes só pelas folhas? E já pensaste em substato fértil? Dependendo das plantas que escolheres, o substrato fértil pode ser tão ou mais importante que o CO2. E iluminação?

 

Vai com calma... a aquariofilia exige alguma paciência! :D

 

Cumps.

Cumps.
José Prada aka Micro-Chip

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

Isto é catastrófico.

A cada linha que passa apercebo-me da autentica cagada que fiz logo no início da aquariofilia.

 

Primeiro: aquilo que eu pensava que era substracto... afina não é. É simplesmente areia preta de quartzo que não dá de comer a ninguém. Conclusão... tenho 4 plantas e neste momento, há mais de 24h que não "comem" a bem dizer.

 

Segundo: graves problemas com as espécies de plantas que tenho. porquê??? porque deitei fora as etiquetas. No entanto, 1 é quase certamente uma Egeria Najas, do tipo densa, as outras não sei. Quanto a isto, amanhã penso em ir à loja e identifica-las.

 

Terceiro: tenho apenas uma lampada fluo branca de 24W, para um aquario de 90L. Isto só por si parece-me mau, porque há por aí pessoal que tem um racio de 1:1... mas pior é eu não saber trocar a lampada por outra de potencia adequada.

 

Quarto: Juntei hoje ao aquario uns mL's segundo as instruções, de um composto de netralização de cloro e cloramina, mais protecção da pele e barbatanas dos peixes, mais netralizador de metais pesados, mais vitaminas concentradas do complexo B, e mais umas cenitas de markting para vender). Já tinha comprado o produto, por isso, utilizei-o. chama-se Biotopol.

 

Conclusão: ainda nem sequer tenho peixes e já nem sei para me onde hei-de virar.

 

Pfuuuu.

www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=212080#entry1222525

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Terrível... a lampada parece-me impossível de substituir, porque está tipo vulcanizada na tampa do aqário...

Fo*****. que erros de cromo.

 

postarei fotos amanhã... para ver se alguém me ajuda.

www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=212080#entry1222525

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Primeiro: aquilo que eu pensava que era substracto... afina não é. É simplesmente areia preta de quartzo que não dá de comer a ninguém. Conclusão... tenho 4 plantas e neste momento, há mais de 24h que não "comem" a bem dizer.

 

Substrato é... só não é substrato fértil. Mas atenção que nem todas as plantas necessítam de substrato fértil, tens é de pensar naquilo que queres e ainda vais a tempo de corrigir, já que ainda nem o ciclo fizeste.

 

Já agora, as plantas não "comem" só pela raiz, também retiram nutrientes da coluna de água (não que te sirva de muito já que o aquário é novo).

 

Segundo: graves problemas com as espécies de plantas que tenho. porquê??? porque deitei fora as etiquetas. No entanto, 1 é quase certamente uma Egeria Najas, do tipo densa, as outras não sei. Quanto a isto, amanhã penso em ir à loja e identifica-las.

 

As Egerias são plantas de fácil manutenção. Não precisas nem de CO2, nem de substratos férteis, nem de grandes fertilizações e nem de muita luz. Estares-te a meter nessas coisas logo de início é meio caminho andado para a desgraça das algas. Claro que se tiveres tudo isto a planta vai crescer mais e melhor.

 

Terceiro: tenho apenas uma lampada fluo branca de 24W, para um aquario de 90L. Isto só por si parece-me mau, porque há por aí pessoal que tem um racio de 1:1... mas pior é eu não saber trocar a lampada por outra de potencia adequada.

 

Não é necessário teres 1w/l em termos de luz. Essa é só uma orientação, não uma regra rígida. Depende muito das características do aquário e das plantas que tens. De qualquer forma 24w para 90l é pouco, tenta ver de uma forma de aumentar nem que seja um bocadinho. Se não conseguires trocar a lâmpada, podes comprar umas barras de led's que há no ikea, por exemplo e já te dá uma ajuda na luz.

 

Quarto: Juntei hoje ao aquario uns mL's segundo as instruções, de um composto de netralização de cloro e cloramina, mais protecção da pele e barbatanas dos peixes, mais netralizador de metais pesados, mais vitaminas concentradas do complexo B, e mais umas cenitas de markting para vender). Já tinha comprado o produto, por isso, utilizei-o. chama-se Biotopol.

 

Pára de pôr coisas na água! O cloro da água da torneira é relativamente pouco (a menos que tenhas uma água muito má) e não faz grande mal aos peixes. Se achares que a tua água da torneira tem muito cloro, deixa-a repousar umas 24h antes de colocares no aquário que isso passa. Quanto mais químicos puseres na água pior.

 

Vai com calma que não é o fim do mundo. Vai fazendo as coisas lentamente e vai lendo a secção de principiante aqui do forum... encontras lá muita informação útil.

 

Cumps.

Editado por Micro-Chip

Cumps.
José Prada aka Micro-Chip

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelas dicas micro chip. Na questao do CO2, acho que ja arrefeci um bocado. Primeiro vou esperar uns meses a ver o crescimento das plantas e a sua evoluçao.

 

O que me preocupa é a iluminaçao.

Isso sim. è que mesmo em relaçao à visualizaçao dos peixes, acho que a luz poderia ser melhorzita um pedaço.

www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=212080#entry1222525

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Após 2 semanas de leitura e reflexão... reiniciei o meu projecto do áqua.

 

Isto é: esvaziei-o, limpeio... e depois: substracto fértil JBL aqua basics plus... em cima deste último: JBL manado e na camada mais superficial areão quartzo preto JBL. Na loja onde fui, só havia JBL. Vamos a ver como corre.

 

Neste momento: água um pouco turva, apesar de achar que o substrato fértil está bem trancado pelo manado e pelo areão.

E pronto... tenho 4 plantas vivas por agora mas vou por mais.

 

Quando tiver de por mais plantas, posso coloca-las ligeiramente enterradas no manado, certo???? Estou a pensar em compra-las sexta feira que vem.

 

Obrigado pela ajuda.

 

Vou ver se estes dias faço a calha em madeira para aumentar a iluminação.

www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=212080#entry1222525

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.