ajuda novo projeto


cmam

Recommended Posts

boas pessoal

 

 

Estou a começar agora um projeto com um aquário de 35l da marca boyu r338 destinado à reprodução de uma espécie de camarões.

Vai ser a primeira vez que começo um aqua para estes meninos apesar de já ter reproduzido com muito sucesso red cherrie num aquário comunitário.

 

tenho montes de dúvidas e espero que o pessoal dos camarões me possam esclarecer.

 

Em primeiro lugar a minha água da toneira é muito dura e tem um ph de 7.6 o que não é aconselhável para a maioria dos camarões de água doce por isso como fazer para ela baixar?

 

qual espécie aconcelham? estava a pensar nuns crs nuns cbs ou uns red rili

que substrato utilizar? um que baixasse o ph era ótimo mas qual?

que flora usar para além de anúbias e musgos?

fertelização pode-se fazer?

carbono orgânico é proibido?

 

 

 

por fim deixo o setup para já disponível

 

 

Jebo r338 35l

filtro na tampa 400lh

iluminação 2x8w t5

Carlos Marques

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas do pouco que sei podes manter qualquer uma das 3 espécies nesse aquário sendo que os Rillis sendo Heteropodas serão talvez mais resistentes.

 

Para baixar o pH podes sempre usar turfa no filtro ou algum substrato com essa funcionalidade há vários pelo que me vou apercebendo mas os nomes ao certo não sei bem penso que dentro da gama da ADA tens alguns que baixam e estabilizam o pH num determinado valor.

 

Quanto à flora podes por praticamente tudo o que quiseres desde que não seja muito exigente em termos de luz e talvez se puderes evitar as fertilizações não seria pior mas não sei bem x)

 

 

Cumps :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

comprei um substrato da aquatic nature que supostamente baixa o ph, vamos lá ver se é verdade. entretanto já tenho tudo, só estou a ver se arranjo um termostato para montar aquilo, vou ver se depois posto umas fotos.

Carlos Marques

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

enganei-me nao era aquatic nature mas aqua grow nutrasoil. Ainda estou à espera dum tronco e de plantas mas já montei o resto e o ph está em 6.8, ou seja, para já está a cumprir o efeito desejado.

Carlos Marques

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o aquário arranjei a 30 euros no olx. Nem hesitei quando o vi porque já o conhecia. Tem 35l, filtro no na tampa com espaço para bastantes matérias filtrantes e 2 lâmpadas t5 de 8w de 420lm cada uma. A nível de filtragem é excelente e iluminação é bom, claro que para um plantado high tech não chega mas para plantas de exigencia fácil e média dá perfeitamente.

 

Podes comprar através da pet4you que eles têm a 74 euros salvo erro.

Mas já que vais comprar aconselho-te o Hailea fa400a que eu também tenho que na seahorseshop custa 74 euros e tem 60l, o filtro é atrás e também tem bastante espaço para matérias filtrantes mas a iluminação é só 2 lâmpadas t5 de 8w, depois é melhor acrescentar outras 2 iguais ou melhor ainda uma pl de 24w.

Carlos Marques

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas cmam, vou estar de vigia neste tópico :)

 

Quanto a reduzir o pH, caso pretendas baixar um pouco, usa pinhas de amieiro... É a coisa mais barata e mais natural de o fazer... E evitas ter que comprar aqueles produtos que só fazem mal à fauna, então aos inverts...

 

Há quem diga que não se deve usar anúbias nos aquas de inverts... Libertam algo para a água que é tóxico para a bicharada... Mas a verdade é que tenho anúbias, fetos e musgos nos meus aquas com red cherry e red rili... E nada :)

 

Eu ainda não vi foi fotos! :tapfoot: lolol

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite,

 

não existe qualquer problema em manter anubias com camarões. Podes colocar à vontade. Podes tambem colocar fetos e musgos que são os mais indicados para aquilo que pretendes. Não é aconselhavel o uso de fertilização.

 

Cumprimentos

Sou fã da revista ShrimpScaping, vê aqui
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o aquário arranjei a 30 euros no olx. Nem hesitei quando o vi porque já o conhecia. Tem 35l, filtro no na tampa com espaço para bastantes matérias filtrantes e 2 lâmpadas t5 de 8w de 420lm cada uma. A nível de filtragem é excelente e iluminação é bom, claro que para um plantado high tech não chega mas para plantas de exigencia fácil e média dá perfeitamente.

 

Podes comprar através da pet4you que eles têm a 74 euros salvo erro.

Mas já que vais comprar aconselho-te o Hailea fa400a que eu também tenho que na seahorseshop custa 74 euros e tem 60l, o filtro é atrás e também tem bastante espaço para matérias filtrantes mas a iluminação é só 2 lâmpadas t5 de 8w, depois é melhor acrescentar outras 2 iguais ou melhor ainda uma pl de 24w.

Grande negócio.

Obrigado pelas informações, mas eu estava à procura de apenas um aquário, sem filtro. Quanto muito que tenho uma calha de iluminação, mas se não tiver também não havia problema.

Eu quero experimentar um filtro externo que estou a fazer..

 

De qualquer maneira vou continuar a seguir, e estou curioso para ver fotos :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Posso pôr fotos já nesta fase mas acho que ainda não tem muito porque é só um aquário com água e duas caridinas japonicas para acelerar o ciclo.

 

dg12, já pensei nas pinhas mas como para já estou a conseguir levar a água para os valores que quero desisti das pinhas. Sei que eventualmente as acabarei por usar nem que seja porque os camarões gostam delas.

Carlos Marques

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, não é obrigatório o uso delas, é apenas uma espécie de 'complemento' usado em aquas com invertebrados :)

 

Mas olha que isso não interessa o facto de o aqua ainda estar no ciclo! Isso não é razão para não postar fotos! xD

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

boas pessoal,

 

Fica uma atualizaçao com fotos do estado atual da coisa.

Já escolhi os camaroes que quero mas estao à espera de crescer mais um bocadinho para os trazer para casa.

 

para já a fauna deste aquário sao duas caridinas japónicas e 3 ancistrus bebes que estao à espera de crescer mais um pouquinho senao sao comidos no aquário comunitário. Todos os residentes atuais vao sair quando vierem os camaroes.

 

 

img0098qc.jpg
img0099xl.jpg

 

img0100gp.jpg

Editado por cmam

Carlos Marques

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas cmam,

 

Tens ai um layout bonito realmente ;)

 

Onde arranjaste a raiz?

 

Quais os inverts que escolheste? e conseguiste já resolver o problema do pH? Eu estive a pensar, e talvez com esse pH da rede, com cuidados, conseguias arranjar ai uma brincadeira com sulawesis, não?

 

cumps ,David

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

a raiz já a tinha no comunitário antes de mudar o layout. os camaroes serao crs ueno line que estao lindos. a agua do aquário está em 6.7 por causo do substrato. Inicialmente também pensei em sulawesis mas optei por uma via mais segura que conheço melhor.

Quando introduzir a bicharada deixo mais umas fotos

Carlos Marques

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...