Ajuda para voltar ao hobby


Recommended Posts

Olá.

 

Quero voltar ao hobby, e já tenho em mente um projecto.

 

Mas basicamente quero algo entre os 50-60L, para ser um plantado/aquascaping, com o máximo de peixes possíveis (não para sobrelotar, mas em função do tamanho do aquário e do filtro)

 

As minhas dúvidas e onde preciso de ajuda são:

 

Filtro: Aqueles de mochila/cascata são eficientes? Sei que levam menos matérias filtrantes, mas acham que consigo manter um aquário para os 60L assim? Ou é melhor investir num filtro externo?

 

Caso opte por um filtro externo posso alargar um pouco a regra do 1cm de peixe por 1 Lt de água? Supondo que terei 60L, e que vou por neons. Dá cerca de 12 pela regra. Posso aumentar para os 14-16?

 

Iluminação: Pelo que estive a ver devo precisar de uma calha com 2 lâmpadas. Aqui sou um bocado leigo. T5? T8? HQI? LED? Não sei bem... Que recomendam?

 

Substrato fértil, poe-se uma camada inferior à do inerte, certo?

 

C02: Método caseiro? Já vi uns kits aí, não muito caros, com válvulas e isso. Recomendam? Que aconselham aqui?

 

Fertilização?

 

Obrigado pela ajuda,

 

António BOtelho

Editado por aaabotelho
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas :

 

Filtro: Aqueles de mochila/cascata são eficientes? Sei que levam menos matérias filtrantes, mas acham que consigo manter um aquário para os 60L assim? Ou é melhor investir num filtro externo?

consegues manter na boa com um filtro de cascata mas o externo é sempre melhor.

Caso opte por um filtro externo posso alargar um pouco a regra do 1cm de peixe por 1 Lt de água? Supondo que terei 60L, e que vou por neons. Dá cerca de 12 pela regra. Posso aumentar para os 14-16?

isso de 1 cm por peixe é mito ,o que tens é de ver a manutençao que queres dar ao aquario quanto mais peixes mais manutençao ou um filtro superior ,mas só tu podes encontrar esse equilibrio.

Iluminação: Pelo que estive a ver devo precisar de uma calha com 2 lâmpadas. Aqui sou um bocado leigo. T5? T8? HQI? LED? Não sei bem... Que recomendam?todas as que mencionaste dao , mas para teres uma ideia tens de saber a altura de coluna de agua que o aquario vai ter,hqi é muito dispendioso em custos energeticos ,led´s é dispendioso em compra, o mais equilibrado serao as t5.

Substrato fértil, poe-se uma camada inferior à do inerte, certo?

certo.

C02: Método caseiro? Já vi uns kits aí, não muito caros, com válvulas e isso. Recomendam? Que aconselham aqui?

o metodo caseiro é mais economico mas nao tao fiavel.

Fertilização?

tens de ser tu a encontrar esse equilibrio mediante as plantas e tpa´s que vais fazer e peixes etc etc.

 

 

espero ter dado alguma ajuda...............

abraços

joao santos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sem saber em pormenor o que pretendes no teu aquario, sendo por isso um risco aconselhar alguma coisa, deixo aqui uma hipotese de setup:

 

 

filtrO: eheim 2211

peixes: 8 a 9 peixes de cardume (tetra cardinal ou nariz de bebado, por exemplo) + um casal de ramirezis ou um casal de apistos. 4 otocinclus, e 2 neritinas zebra.

Iluminação: T5/T8 30W

substrato fertil: Ada aquasoil amazonia. Para esse volume nao fica excessivamente caro

Co2:No inicio no metodo caseiro, depois avalias

Fertilização: Nao te preocupes logo de inicio com isso

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estando a falar de um aquário de 60l, isso deve ter cerca de 40cm de comprimento?

Bom estas seriam as minhas escolhas para o aquário que pretendes (plantado) :

Filtro: Eheim 2211, mas sem dúvida que se investires num de cascata para a litragem do aqua serve perfeitamente.

Fauna: 10 Neons, 2 Hottos e 1 Cae (a equipa de limpeza é muito importante) ;)

Iluminação: depende da altura e comprimento do aquário. Como vai ser?Já o tens? Acho que t5 para um aqua com menos de 50cm de comprimento fica mal(esteticamente) pelo que as PLL seriam talvez a minha escolha.

Substrato fertil: 1 de Elos terra zero e 1 de Elos bottom mineral por baixo do substrato principal.

Co2: Kit completo da TMC, encontras completos à venda em segunda mão por uns 50€.

O kit novo é este: http://www.naturpets...7cc8670dc27c95f

Fertilização: Tens montes e montes de opções, eu uso os Elos planta1 e planta2.

Espero ter ajudado ;)

Editado por Jorge.A.
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos. Obrigado pela ajuda.

 

Ainda não tenho o aquário, mas o que pretendo será algo para 60 lts / 60 cms (não pode ser maior). Quero fazer um tapete de hemianthus cuba ou algo do género. Algumas médias, e outras maiores. Mas fazer algo bonito de se ver. Ainda não sei bem o layout, mas será ou com troncos a fazer como se fosse uma floresta, ou então aqueles red moor, e ser um ada style (?), ou então algo mais "zen" e ser género relvado com diferentes alturas.

 

 

Primeiro vou tentar adquirir o aquário, e dado o preço, penso que primeiro vou optar por um fitro de mochila, e depois logo se vê.

 

Quero ter atenção mesmo à iluminação, e comprar já algo que seja o suficiente para manter. Depois de ter o aquário vou ver se arranjo daquelas calhas com 2 lâmpadas para ter certeza que é suficiente.

 

Também CO2 devo começar em caseiro, e depois logo vejo.

 

Quanto à fauna, é importante ter mesmo equipa de limpeza? Não acho grande piada a SAE nem Ottos. Podem ser corydoras, ou vão escarafunchar muito as plantas?

 

TAT: pq ramirezis, apistos e/ou zebras? alguma razão em específico?

 

Jorge A.: O que são as PLL?

 

J-santos: Se optar por um de mochila, e fizer TPA's semanais e isso, quantos peixes achas que consigo por num limite aceitável?

 

 

Obrigado a todos,

 

António

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.