Guia de identificação de ciclideos.


Recommended Posts

Pois é... revendo a recente situação que se passou com o nelson achei que seria interessante tentarmos "compilar" um guia de identificação de espécies de ciclideos, africanos ou outros.

 

Muitas das vezes parece que compramos "gato por lebre" talvez porque muitos de nós não sabem distinguir um cynotilapia de um metriaclima por exemplo.

 

A ideia será então a seguinte... colocar neste tópico informação sobre traços visiveis de imediato que permitam ter uma ideia acertada sobre se a espécie/grupo a que pertence um dado peixe.

Se existirem fotos que permitam uma visualização das caracteristicas tanto melhor.

 

Acho que seria um auxiliar precioso para todos quantos por aqui andamos, às vezes bem atrapalhados para definir uma certa espécie.

Contributos aceitam-se :lol:

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olás,

 

Ao invés de tentarmos identificar ciclideos "aqui", essa identificação deveria ser feita SEMPRE nas lojas.

Antes de comprarmos um peixe, convém sempre perguntar qual o nome correcto na loja em questão...e só depois de termos a certeza (um bom livro, net ou este tópico dão sempre jeito) que se trata da identificação correcta do peixe é que o compramos.

Parece-me que passar esta mensagem é mais importante do que afirmar coisas do tipo "compra que nós depois identificamos!". :D

 

Porque é melhor prevenir...do que remediar! :lol:

 

Quanto a contribuições, concerteza irão aparecer...

 

Cumps,

Nuno Reis

Diesel_Car....Vrummmmmmm!

18_3_103.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sem duvida que o melhor é garantir na loja... mas já vimos que as lojas, mesmo as especializadas também têm enganos e nomes espécies errados e trocados :lol:

 

Para mim a melhor solução é tentar identificar antes de comprar:

 

1- Verificar como pode ser o peixe que queremos (dentição, forma de corpo, etc).

2- Confirmar na loja se o nome dado está de acordo com as referencias que temos.

 

Da minha experiencia pessoal, já comprei multies marcados como brevis e julies transcriptus marcadas como dickifeldi.

 

A ideia do "guia" é termos dados para antes da compra, não para depois :D

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para as fichas acrescentaria mais alguma informação do tipo:

diformismo sexual. (formação de casais qiando possível)

aspecto em juvenil. (compra-se muito nesta fase)

tempo médio de vida. (quanto vai durar o meu investimento)

comprimento médio em adulto. (cabe no meu aquário?)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

IVo, entre os africanos o dimorfismo sexual é normalmente quase inexistente.

Especialmente em juvenis que é como os compramos normalmente, normalmente macho e fêmeas são exactamente iguais.

 

Esse é um dos desafios dos africanos... mas pode-se tentar sim :)

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nuno,

Sim eu sei, no entanto a minha ideia sobre os juvenis seria mais a de diferenciar entre espécies para evitar comprar-se aquilo que não se quer.

 

P.S. O meu conhecimento de Ciclideos Africanos (Malawi e Tanganyika) é de facto muito reduzido.

Era só uma ideia para se ter um conhecimento genérico (para iniciados) das espécies mais frequentes no nosso mercado. Para informação mais profunda é melhor comprar livros da especialidade.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

uma coisa assim deste genero?

 

http://www.cichlid-forum.com/profiles/

 

Algo desse género mas...

Isso são fichas genéricas.

 

Tens a foto, tens o substrato, o tamanho, o ph.... não tens por exemplo os traços caracteristicos, companheiros ideais, numero ideal, tamanho de aqua, etc.

 

Sei lá assim de repente acho que podemos até fazer um pouco mais... e com uma vantagem, só os peixes "nacionais" é que aparecem.

De que serve ver mil e um peixes se depois não se encontram nas lojas em portugal?

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom...já percebi mais ou menos o que pretendem :? mas penso que esse ou esses topicos deverão ser por habitat (entenda-se por exemplo lago malawi) e não tudo a monte. Sendo assim proponho a criação de um topico inamovível [base de Dados] Malawi onde se colocarão informações e respectivas fotos sobre um determinado peixe deste habitat, certo?

 

Se estiverem de acordo e com vontade de encher o topico c<om informação útil, avança-se com isso :lol:

 

cumps

João Magalhães APC #45

 

http://joalmag.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que seria uma boa ideia definir à partida que tipo de dados necessitam.

 

Assim seria possivel fazer uma Base de Dados e povoa-la com os peixes.

 

Caso seja necessário disponibilizo-me para recolher e introduzir esses dados.

 

Apartir desta informação, fácilmente se constroi as referencias que se pretendem.

 

Nuno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho uma excellente ideia Joalmag...

e a par desse topico julgo que deveria ser criado também um outro para Tangas, outro para Victoria, Sul-Americanos, Centro-Americanos e Rios...não sei se me estou a esqeucer de alguma coisa...Madagascar e outros menos conhecidos não me parece que sejam relevantes...Mas digam de vossa justica...

 

Nelson não te enerves :lol: vamos com calma...1º vamos ver como corre com os malawi e depois logo se vê como é que evolui :?

 

cumps

João Magalhães APC #45

 

http://joalmag.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Que acham desta estrutura:

None:

 

Fotos: (fotos do macho da femea e eventualmente dos juvenis)

 

Habitat: (zonas do lago onde pode ser capturado)

 

Características da água:

 

Alimentação:

 

Dimorfismo sexual:

 

Comportamento:

 

Reprodução:

 

Outras observações:

João Magalhães APC #45

 

http://joalmag.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva joalmag, concordo com a estrutura, apenas trocaria o Nome:, por Nome cientifico:, e acrescentaria, Tamanho:.

No topico dos loricarideos existe ainda , Compatibilidade:, mas tmabem poderemos englobar a compatibilidade nas , Outras Observações:.

 

cumps, Rui Correia

Rui Correia

Pic_243_19.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva joalmag, concordo com a estrutura, apenas trocaria o Nome:, por Nome cientifico:

Mas existe mais algum :?: :D

Qualquer nome que não seja o científico é só pra gerar confusões e não tem lógica nenhuma estar a tratar os peixes pelo nome que nunca foi deles, além do mais o nome científico é universal, o nome comum não é :lol:

 

, e acrescentaria, Tamanho:.

No topico dos loricarideos existe ainda , Compatibilidade:, mas tmabem poderemos englobar a compatibilidade nas , Outras Observações:.

Na minha opinião não se justifica colocar mais um item para o tamanho, já que normalmente faz parte do dimorfismo sexual e como tal pode ser colocado neste, mas se pretenderem pode ser colocado à parte. Ainda não me parece um ponto muito importante, salvo algumas excessões já que nem todos os ciclideos da mesma espécie atingem o mesmo tamanho, já estou farto de ver CAs sobre alimentados e que são autenticos abortos da natureza :lol:

Cumps

João Magalhães APC #45

 

http://joalmag.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

..joalmag, foi precisamente pelas confusões, que disse que era melhor pôr nome cientifico, agora já não penso o mesmo............o ideal seria mesmo, Especie:, mais correcto não há.

 

Na minha opinião não se justifica colocar mais um item para o tamanho, já que normalmente faz parte do dimorfismo sexual

 

É normal que o tamanho e peso, façam parte do dimorfismo sexual, mas continua a ser um ponto importante da morfologia do peixe, e talvez dos aspectos mais importantes para um aquariofilista, e que em trabalhos de Ictiologia, merece sempre um capitulo.

 

Precisamente por tambem estar farto de ver mbunas sobrealimentados, é que acho importante, fornecer a imformação, do comprimento que em média o peixe atinge no seu habitat natural.

 

cumps, Rui Correia

Rui Correia

Pic_243_19.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

None da Espécie:

 

Fotos:

 

Habitat:

 

Características da água:

 

Alimentação:

 

Dimorfismo sexual:

 

Tamanho:

 

Comportamento:

 

Reprodução:

 

Outras observações:

 

Tópico aberto: http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...p=144858#144858

João Magalhães APC #45

 

http://joalmag.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho andado meio desaparecido daqui... outros assuntos têm necessitado da minha atenção, mas não posso deixar de ficar radiante em ver a ideia a ganhar pernas e a começar a gatinhar.

 

Assim que tiver algum tempo disponivel tentarei ajudar com algumas fichas.

 

Dou uma dica extra.

No capitulo das observações poderia talvez colocar-se o link para outras fontes sobre o peixe.

E já agora, colocar caracteristicas morfológicas da espécie seria "ouro sobre azul" como se costuma dizer :)

Fica ao critério de cada um.

 

@João: Parabens pelo passo em frente a abrir o inamovivel. Eu sei que eu o poderia ter feito, mas sempre preferi que fosse tu a fazer pois és "mais velho" na casa :wink:

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais