1º Aquario 175L


Luis M. Leal

Recommended Posts

Ola a todos ,

 

venho aqui iniciar o meu 1º projecto com um aquário, aceito dicas e sugestões para beneficio dos habitantes e a nível estético também.

 

 

Adquiri o aquário por acaso e já vinha com habitantes, nunca tive experiência com peixes nem nada do género por isso vai ser uma nova "aventura/etapa".

Logo quero tentar ser o mais correcto possível no tratamento dos meus bicharoco.

 

O aquário tem as seguintes dimensão 100x35x50 = 175L

e vinha com os seguintes peixes:

 

*1 tubarão bala

 

*2 Escalares Zebra( 1 ) e Koi ( 1 )

 

*2 Black Neon Tetra

 

*4 Zebra Danio (penso eu )

 

*2 Gyrinocheilus aymonieri

 

*1 Peixe espada, xiphophorus helleri

 

*3 (que me parecem guppys mas sem a cauda espampanante)

 

o aquario vinha assim :

 

aquario175l507f2282cb9b.jpg

 

e vinha com os filtros (3 internos) e os 2 termostatos.

 

 

eu limpei tudo meti os peixes em 2 aquários os grandes num de 60L e ou pequenitos noutro com cerca de 30L

foi tudo pro lixo areao , substrato ( o qual já andava misturado com o areao )

 

andei a limpar o aqua, tire lhe o fundo azul , esta com alguns riscos mas para começar esta muito bom :smile2:

esta a pensar descolar o aqua e colar tudo de novo o que me dizem ? visto o silicone ( proprio de aqua ) estar assim pouco uniforme ..( se alguém tiver expriencia ou souber de um sitio bem baratinho para o fazer)

 

tenho andado a ver material para comprar e aqui vai a lista ( visto o € não ser abundante para já será assim )

 

*kit co2 500g (já a caminho)

* filtro externo cascata com 860l/h (ja a caminho)

* substrato jbl manado 3l (acham que chega ?)

*Areia branca silica 10kg(2-3mm)

*Areia branca silica 10kg(1mm)

 

plantas ainda ando a ver mas e algo assim :

*VALISNERIA ASIATICA

*VALISNERIA GIGANTEA

*VESICULARIA MONTAGNEI

*SAGITTARIA SUBULATA

 

 

 

estava a pensar por uns camarões e mudar alguns dos peixes que tenho ( posso dar ou trocar por material que ande por ai digam algo por mp)

 

 

Para já fica aqui uma ideia e em breve postarei fotos a medida que o projecto for andando!

obrigado e toca a comentar ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para primeiro aquário não está nada mal essa dimensão, sim sr...

 

O meu primeiro conselho é relativamente à "infernalidade" de filtros internos que por aí existem (actuais e futuros) - porque não colocas à venda esses 3 filtros internos e com o dinheiro do outro de cascata que dizes ter a caminho, não compras um em 2ª mão esterno? Um Eheim, JBL, Sera, não importa a marca agora, mas sim o conceito de "copo" externo onde poderás colocar muitas mais matérias filtrantes? Irás ter melhores resultados e acredito que em termos de investimento se venderes o que tens será quase residual.

 

Em segundo lugar, os camarões... sou tão iniciante como tu, mas do que tenho lido os camarões são sempre um petisco para a maioria dos peixes, por isso lê bem sobre essa convivência, sobre o que pretendes realmente e depois é que avanças para isso.

 

Plantas... as valisnérias são quase um clássico de qualquer aquário e eu pessoalmente gosto. Depois estou a ver que queres fazer por aí uns "tapetes", mas sobre isso já não posso opiniar porque não tenho conhecimento para tal.

 

E assim de repente é tudo... vou deixar espaço para o pessoal mais "pro" :smile2:

Cump,

ELorga

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Qual o tamanho desse bala?

 

No que diz respeito aos filtros sou da mesma opinião que o Elorga, pois para alem do sentido estético de não teres esse monos dentro do aquário, ganhas na manutenção, pois sempre que a fores fazer, não vais sujar a agua com detritos que acabam sempre por se soltar. Consegues bons negócios em 2ªmão, dá uma vista de olhos.

Missão socorro: O Fim!
Inicio de um "Eden": Entre Xistos

1012201212.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

1º para um aquário desse tamanho é "obrigatório" um bom filtro externo.

2º pelo que vejo não tens 3 filtros internos, tens 2 filtros internos e uma bomba de circulação.

3º o que é que se passa com essa pedra do lado direito? Consegues colocar uma foto melhor dela?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas , pois o filtro externo poderá ser uma boa compra , mas para já não há € por isso fica em lista de próximas compras,

 

Brunos o tubarão deve ter cerca de 12cm

 

Jorge N.Ferreira a foto acima e do aquario quando o fui buscar agora n esta assim , esta sem nada e os peixes divididos em 2 aqua.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se venderes por uns 10€ cada um dos filtros internos mais uns 20€ do filtro de cascata já vais num orçamento de pelo menos 30€... Mais uns 20€ e compras um filtro externo nos classificados. Daí ter dito que era quase residual o teu investimento "extra" para um externo.

 

Quanto ao colares tudo de novo não tenho conhecimentos técnicos para te dizer o que fazer ou que será o melhor, mas se o motivo é só a inconsistência do cordão de silicone, eu optaria por cortar com uma lâminda o actual e passava novo cordão por cima de maneira a ficar tudo certinho, mas não me aventurava a descolar tudo (não sei se era essa a tua ideia).

Cump,

ELorga

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quanto ao colares tudo de novo não tenho conhecimentos técnicos para te dizer o que fazer ou que será o melhor, mas se o motivo é só a inconsistência do cordão de silicone, eu optaria por cortar com uma lâminda o actual e passava novo cordão por cima de maneira a ficar tudo certinho, mas não me aventurava a descolar tudo (não sei se era essa a tua ideia).

pois se alguem fizese barato tudo ia prai mas secalhar vou fazer o q disses te ;) ja tinha pensado nisso ,mas fico sempre naquela.. vais te meter em aventuras... hmm lol xD

 

agora tenho de ver onde arranjar o silicone ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

visto já não dizer nada a algum tempo venho aqui dizer que limpei o silicone antigo , pus um novo , que o material que tinha para comprar já chegou ,

quer o filtro,quer o co2 , quer os substratos , andei a ler e acabei por comprar JBL aquabasic (fertil) e o JBL manado (inerte) estou sou a espera que o meu móvel esteja pronto para começar a por tudo no sitio , já tenho também musgo para os meus shrimps =D, e os mesmos , apesar de nao os ter ido buscar como e obvio , depois meto fotos da montagem assim que começar .

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

apenas tirei a parte a mais "junto" ao vidro e voltei a colocar , ( não descolei os vidros), o filtro para ja vou ficar com este de cascata , visto ele na altura ja estar a caminho e tambem ter sido muitooo barato , ele faz 680l/h e vou axiliar com outro interno q faz 550l/h , no caso de ser pouco mas ainda estou na duvida visto ter cerca de 150L brutos ja com o desconto do substr e das plantas pedras , troncos.. e como o material subst.. foram assim meio carotes para ja fica assim mas sim a ideia e por um filtro ext todo xpto quando a troika deixa lol.

Editado por Luis M. Leal
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, li assim por alto e não sei se já te responderam a estas questões, mas.

 

Se os € não abundam como dizes, não tens necessidade de um kit de CO2.

O substrato, podes usar húmus de minhoca orgânico, é excelente.

Quanto aos camarões, os escalares vão gostar da ideia. ;)

 

Cumprimentos.

ALCAIDE

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, li assim por alto e não sei se já te responderam a estas questões, mas.

 

Se os € não abundam como dizes, não tens necessidade de um kit de CO2.

O substrato, podes usar húmus de minhoca orgânico, é excelente.

Quanto aos camarões, os escalares vão gostar da ideia. ;)

 

Cumprimentos.

 

os escalares já não os tenho de momento só tenho 3 platys e 2 neon tetra black. o kit foi baratito (quase de borla) dai ter adquirido na altura. em relaçao aos substratos , já os tenho ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.