Escalares a não comer


miguel morgadinho

Recommended Posts

Boas, eu adquiri 7 escalares no Domingo e acontece que até hoje não comem nada, tirando um ou outro que de vez em quando lá pica qualquer coisa. O meu aqua é de 100L e apenas tenho mais 2 coridoras, o ciclo está feito porque eu tinha lá guppies e neons. tenho a temp a 27º mas já aumentei agora mais qualquer coisa, podem-me ajudar a tentar perceber o que se passa com eles?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tens de ser um bocadinho mais específico que isso.

 

Para começar, 100l parece-me muito pouco para 7 escalares... mas isso não é razão para não comerem. Qual é o tamanho dos escalares?

 

Quais são os parametros da água? E o aquário está vazio? É plantado? Tem alguma espécie de esconderijos?

 

Como é o comportamento dos bichos? Já sabemos que não comem, mas nadam pelo aquário normalmente? Estão encostados a um canto? Estão ofegantes à superfície?

 

Que comida estás a dar? O que é que comiam antes?

 

Quanto mais informação conseguir dar, mais fácil é para te ajudarem.

 

Cumps.

Cumps.
José Prada aka Micro-Chip

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Os parametros da agua só amanhã vou saber, em relação ao aquario tem areão, um tronco de madeira, uma rocha redonda de +/- 20cm com um buraco no meio e tem 2 anubias anãs.

 

O comportamento dos peixes tenho 5 encostados a um canto e 2 no meio do aqua sempre atacar os outros isto tudo a meio/fundo do aqua.

 

Alimentação: Tenho cichlid gold (granulado de superficie) da marca hikari cichlid, artémia congelada da marca gamma ( 5 variedades por embalagem) e flocos da marca astra.

 

Se for necessario mais alguma informação.....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu tenho neste momento 2 escalares mas um que tive anteriormente quando chegou também não comia e acabou por falecer.

Espero que o mesmo não te aconteça.

 

Tens o aquário montado há quanto tempo?

Fizeste bem a ambientação dos bichos?

Estiveram muito tempo em viagem?

 

São demasiadas as variáveis para conseguir saber ao certo o que se passa.

 

Já agora... Se eles não comerem nada...mas nada mesmo durante 2 ou 3 dias não há problema.

Normalmente é o tempo que levam a habituar-se ao novo ambiente.

No futuro deverias pensar numa casinha maior para os manteres a todos.

100l para 7 é muito pouco até porque esse deve ser o valor bruto do aquário.

Tens de tirar o volume dos troncos, areão e superficie livre. Deverás estar entre os 85 a 90l na melhor das hipóteses.

Sei que a malta dos aquários "ataca" o pessoal por causa de peixes a mais mas enquanto forem pequenos não vais ter problemas e eles vão demorar a crescer por isso sempre te dá tempo para pensares em melhores soluções.

 

Para meteres o vídeo, fazes upload para o youtube ou assim e colocas aí o link.

Editado por SkeetS
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok, o aqua está montado desde julho com guppies e como eu quero tentar criar escalares e depois de saber que é dificil identificar um casal achei por bem arranjar vários para ver se existe pelo menos um casal.

Em viagem estiveram +/- 30 min e a ambientação foi 10 min dentro do aqua com a agua que vinha e depois + uns 10 min com agua do meu aqua misturada.

 

Para verem o meu aqua cliquem no link em baixo

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu costumo fazer 15m 1 copo de agua mais 15m um copo de agua e mais 15 outro copo de agua ao fim de mais 15m é que vao para o aqua...total 1H. Depois meteres 7 escalares ao mesmo tempo? sujeitas-te a um pico de fosfatos e nitratos, conforme a comida também te arriscas na amonia... e muito peixe ao mesmo tempo... não da para ver a foto, mas pelo que dizes tens poucos esconderijos. espreitas-te o meu tópico?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois é, 1º de tudo eu sou maçarico nesta area, e quando falo com outras pessoas na generalidade todos dizem para fazer como fiz. Exprimenta ver agora o video porque eu já consigo.

No entanto na 4ª feira vou receber umas plantas para colocar no aqua, achas boa ideia? (já estão compradas)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As plantas não trazem grandes problemas (a não ser physas)

Com peixes desse calibre, um ou dois no máximo por semana mas o que está feito...feito está.

 

No vídeo notei comportamentos extremamente agressivos quer para os da mesma espécie quer para os antigos residentes.

Estão a definir o espaço de cada um e é um momento complicado.

Notei 2 dominantes a encostar os outros por isso não deve haver problemas de maior a não ser a falta de espaço :D

 

Deixa-os acalmar mais um pouco e definir o papel de cada um no cardume (e podes ter baixas entretanto).

Aposto que amanhã à noite ou no dia a seguir já estão bem mais calmos e bem mais esfomeados.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É assim...os meus comem tudo o que lhes dou...Sobretudo flocos e não se queixam muito.

Por vezes lá vem uma physa ao topo do aquário, esborracho-a e serve como guloseima por isso estás melhor preparado que eu em termos de qualidade.

 

Cuidado apenas é com artémias em demasia...ouvi dizer que alimentos ricos em proteína pode causar obstipação nos bichos mas isso não confirmo nem desminto..Pelo menos nunca veio um peixe cá acima queixar-se :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O comportamento dos peixes tenho 5 encostados a um canto e 2 no meio do aqua sempre atacar os outros isto tudo a meio/fundo do aqua.

 

Posso estar enganado... Mas o que vês no vídeo é um casal a marcar território!!! :tongue:

 

Queres um conselho? Tira ou outros 5 e deixa só aqueles 2 que se vêm no vídeo a dar porrada a toda a gente!

 

Cumps.

 

P.S.: E põe plantas nisso!

Cumps.
José Prada aka Micro-Chip

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelo feedback,

 

Hoje já estão a comer flocos :).

Fui fazer os testes e tenho o PH um pouco alto (7.5) e um pouco de nitratos (0.10), restante tudo ok

Amanhã vou fazer uma tpa de 10L de agua de compra com ph 6 e no sábado mais uma de 5L para equilibrar um pouco os niveis que estão altos.

Em relação ao tirar os outros 5 peixes como não tenho outro aqua estou a pensar em colocar um separador em acrilico.

No que diz respeito as plantas penso que amanhã ou Quinta já tenha uma serie delas (25Pés) para adicionar no aqua.

Está correcto o que estou a fazer ou não?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hoje já estão a comer flocos :).

Fui fazer os testes e tenho o PH um pouco alto (7.5) e um pouco de nitratos (0.10), restante tudo ok

Amanhã vou fazer uma tpa de 10L de agua de compra com ph 6 e no sábado mais uma de 5L para equilibrar um pouco os niveis que estão altos.

 

Se quizeres gastar dinheiro em água e ficar com o aquário na mesma... força! :tongue:

 

Cada aquário tende em estabilizar o ph em determinado valor (que depende de muitos factores, não só da água das TPA's), se tentares baixar o ph de forma artificial (quer seja com produtos químicos, que seja com água com ph mais baixo para as TPA's) apenas vais baixar o ph temporariamente, criando oscilações no ph entre mudas de água. A menos que estejas a pensar estar sempre a comprar água para o aquário, o que precisas é de um buffer ácido ou eliminar o buffer alcalino caso exista.

 

Partindo do princípio que o ph da água da tua torneira é 7.5 (ou perto disso), aconselho-te a colocar qualquer coisa no aquário para baixar o ph. Por exemplo, akadama ou outro areão que baixe o ph (ada aqua soil amazonia ou outro parecido), troncos, turfa no filtro (deixa a água ligeiramente amarelada, mas não se pode ter tudo!), etc.

 

Por vezes é melhor deixar o ph um bocadinho mais alto do que ter o ph baixo mas com oscilações.

 

Quanto aos nitratos estarem a 0.10, é perfeitamente normal.

 

O acrílico a separar o aquário pode resultar como solução temporária... mas aconselho-te mesmo a ficar só com o casal.

 

Cumps.

 

P.S.: e se tiveres mesmo determinado em tentar a reprodução, vai pensando num kit para criar artémia.

Cumps.
José Prada aka Micro-Chip

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Micro chip,

Obrigado pela tua ajuda mas estou a ficar um pouco perdido, vou explicar:

 

No meu ponto de vista se eu colocar agua com um ph 6 aos poucos o ph irá baixar para os nº pretendidos mas como tu dizes que não vale a pena.......

Agora as soluções que tu sugeres para baixar o ph naturalmente é que eu não sei do que estás a falar porque nunca ouvi falar de tais nomes nem faço ideia onde possa arranjar, mas se fores um pouco mais claro agradeço.

Em relação aos restantes peixes o que posso eu fazer, não os vou deitar fora e nem vou comprar mais um aqua...Já tenho dois e chega.

Em relação o reprodução de facto é esse o meu objectivo, não com caracter financeiro mas sim apreciar todo o processo de reprodução destes famosos seres.

Resumindo e concluindo, eu quero criar as condições necessárias para a reprodução mas limitado ao equipamento que tenho, achas possivel?

Obrigado:)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

No meu ponto de vista se eu colocar agua com um ph 6 aos poucos o ph irá baixar para os nº pretendidos mas como tu dizes que não vale a pena.......

 

Não é que não funcione... mas irias ter que fazer sempre TPA's com água comprada... é capaz de não sair muito barato!

 

Baixar o ph com água comprada para depois fazer TPA's com água da torneira não resolve o problema, porque o ph vai andar sempre a oscilar. Isto partindo do princípio que o ph da tua água da torneira é alto e não é nada no aquário que faça subir o ph.

 

 

Agora as soluções que tu sugeres para baixar o ph naturalmente é que eu não sei do que estás a falar porque nunca ouvi falar de tais nomes nem faço ideia onde possa arranjar, mas se fores um pouco mais claro agradeço.

 

Akadama é uma espécie de argila muito usada em bonsais. Há uma versão especial, mais cozida, que se usa em aquários e serve como areão. O Ada Aquasoil é quase a mesma coisa mas desenhado expecificamente para aquários. São bastante utilizados em aquários plantados e a sua composição cria um efeito tampão de forma a que a água do aquário permanece ácida (mesmo com TPA's com água mais alcalina). O problema é que o aquário teria de ser montado já assim. Estar a desmontar um aquário para trocar o areão normalmente está fora de questão! :tongue:

 

A utilização de troncos no layout do aquário também ajuda a acidificar a água, mas num grau muito menor.

 

A solução mais comum é utilizar turfa no filtro (é basicamente matéria vegetal em decomposição). Podes comprar turfa em qualquer loja de aquariofilia. Costuma-se utilizar no interior do filtro externo porque é a zona de maior circulação da água, mas também há quem use por baixo do areão. A única desvantagem é que torna a água ligeiramente amarela... pelo menos no início.

 

 

Em relação aos restantes peixes o que posso eu fazer, não os vou deitar fora e nem vou comprar mais um aqua...Já tenho dois e chega.

 

Já pensaste em devolvê-los à loja? Ou vender aqui na área dos classificados do forum?

 

 

Em relação o reprodução de facto é esse o meu objectivo, não com caracter financeiro mas sim apreciar todo o processo de reprodução destes famosos seres.

Resumindo e concluindo, eu quero criar as condições necessárias para a reprodução mas limitado ao equipamento que tenho, achas possivel?

 

Já tive reprodução de escalares e digo-te que é fantastico.

 

Quanto a condições... bem o mais difícil acho que já tens. E da forma que esses escalares estão a defender território, ou muito me engano ou deixa-os sozinhos no aquário e em muito pouco tempo tens uma postura.

 

Os escalares hoje em dia (e a maioria dos peixes que não sejam selvagens) já estão tão habituados a aquários que o ph não é assim tão importante. Baixa-o se puderes, mas mais importante que um ph baixo é um ph estável e uma boa filtração mecanica e biológica.

 

Boa sorte,

Cumps.

Cumps.
José Prada aka Micro-Chip

Link to comment
Partilhar nas redes sociais