jeanackle Publicado Novembro 9, 2003 Publicado Novembro 9, 2003 Olá a todos/as, Tenho duas esponjas, uma com poros largos e outra com poros estreitos. Tendo em conta que a primeira já tem uma colónia de bactérias mais desenvolvida que a segunda, queria usá-la também, no mesmo filtro. Não sei é qual devo colocar em primeiro lugar, após a entrada de água, ou sequer se faz diferença... A de poros mais largos é também bastante menor que a de poros pequenos, cerca de 1/3 ou mesmo 1/4 - não sei se é importante... Grato, Citar Jean-Dominique Ackle Veja o setup do meu aquário neste tópico e introduza também o seu!
MotarSolitario Publicado: Novembro 9, 2003 Publicado: Novembro 9, 2003 Eu colocaria a de porus largos primeiro depois a de menores, depois as ceramicas e ou carvao de seguida Citar
jeanackle Publicado: Novembro 9, 2003 Autor Publicado: Novembro 9, 2003 Grato pela resposta Mas e se só tiver esponjas mesmo, a cerâmica é mesmo precisa? O carvão, eu acho que dispenso... Abraço. Citar Jean-Dominique Ackle Veja o setup do meu aquário neste tópico e introduza também o seu!
nunomiguel Publicado: Novembro 9, 2003 Publicado: Novembro 9, 2003 Olá, O filtro é interno ou externo? Os filtros externos, como têm mais espaço, permitem levar mais quantidade e variedade de material filtrante. A cerâmica tem como finalidade criar colónias de bactérias. Isso também consegues com as esponjas. Porém, a cerâmica tem a vantagem de não ser preciso "limpar" como limpas as esponjas ou outro material filtrante, ou seja, consegues limpar o filtro e manter a colónia de bactérias "intacta" (percebes? ). Normalmente os internos não têm muito espaço para material filtrante. Levam a esponja e um saco pequeno de carvão... pouco mais... Não vejo necessidade de colocar cerâmica no filtro interno... Tens de ter cuidado é ao limpar as esponjas. Se o filtro for externo coloca cerâmica. Encontras no mercado cerâmica de boa qualidade (p.e. Siporax da Sera) Abraços, Nuno Citar Cumprimentos, Nuno
jeanackle Publicado: Novembro 10, 2003 Autor Publicado: Novembro 10, 2003 Olá nunomiguel, Bem, o filtro é interno, mas enorme! É um daqueles filtros de parede que se vêem nalgumas lojas - tem uns 25x25x7cm. Para quem não conhece, o interior tem 3 «compartimentos»: 1- Na entrada, local para o aquecedor (que no meu caso não cabe, pois não podia fechar a tampa - logo está vazio). 2- O compartimento das matérias filtrantes. Vinha com uma esponja com cerca de metade do tamanho deste compartimento. 3- O compartimento onde se coloca a bomba, e por onde a água volta ao aquário. A outra esponja é bem mais pequena - cerca de 1/3 ou até 1/4 - é de um filtro interno Aquapor 200l/h. Penso «pendurá-la» dentro do compartimento pelas bordas do filtro!... Só tenho que arranjar um «arame» que não seja prejudicial - o cobre dos fios eléctricos parece que é tóxico. De certeza que sobrava muito espaço para as cerâmicas. Mas estas só não são usadas em filtros internos devido à falta de espaço? Não há também a necessidade de o filtro em questão ser um 'dry-wet'? Que nem sei bem o que é... Já cheguei a pensar em transformar este enorme filtro interno num externo DIY, mas tinha que ser uma coisa muito bem pensada, e melhor feita! Mais uma vez agradeço as respostas Citar Jean-Dominique Ackle Veja o setup do meu aquário neste tópico e introduza também o seu!
Recommended Posts