Recommended Posts

Publicado

Olá a todos/as,

Tenho duas esponjas, uma com poros largos e outra com poros estreitos. Tendo em conta que a primeira já tem uma colónia de bactérias mais desenvolvida que a segunda, queria usá-la também, no mesmo filtro. Não sei é qual devo colocar em primeiro lugar, após a entrada de água, ou sequer se faz diferença...

A de poros mais largos é também bastante menor que a de poros pequenos, cerca de 1/3 ou mesmo 1/4 - não sei se é importante...

Grato,

Jean-Dominique Ackle

Veja o setup do meu aquário neste tópico e introduza também o seu!

Publicado:

Grato pela resposta :P

Mas e se só tiver esponjas mesmo, a cerâmica é mesmo precisa? O carvão, eu acho que dispenso...

Abraço.

Jean-Dominique Ackle

Publicado:

Olá,

O filtro é interno ou externo?

Os filtros externos, como têm mais espaço, permitem levar mais quantidade e variedade de material filtrante.

A cerâmica tem como finalidade criar colónias de bactérias. Isso também consegues com as esponjas. Porém, a cerâmica tem a vantagem de não ser preciso "limpar" como limpas as esponjas ou outro material filtrante, ou seja, consegues limpar o filtro e manter a colónia de bactérias "intacta" (percebes? :P ).

Normalmente os internos não têm muito espaço para material filtrante. Levam a esponja e um saco pequeno de carvão... pouco mais...

Não vejo necessidade de colocar cerâmica no filtro interno... Tens de ter cuidado é ao limpar as esponjas.

Se o filtro for externo coloca cerâmica. Encontras no mercado cerâmica de boa qualidade (p.e. Siporax da Sera)

Abraços,

Nuno

Cumprimentos,

Nuno

Publicado:

Olá nunomiguel,

Bem, o filtro é interno, mas enorme! :roll: É um daqueles filtros de parede que se vêem nalgumas lojas - tem uns 25x25x7cm. Para quem não conhece, o interior tem 3 «compartimentos»:

1- Na entrada, local para o aquecedor (que no meu caso não cabe, pois não podia fechar a tampa - logo está vazio).

2- O compartimento das matérias filtrantes. Vinha com uma esponja com cerca de metade do tamanho deste compartimento.

3- O compartimento onde se coloca a bomba, e por onde a água volta ao aquário.

A outra esponja é bem mais pequena - cerca de 1/3 ou até 1/4 - é de um filtro interno Aquapor 200l/h. Penso «pendurá-la» dentro do compartimento pelas bordas do filtro!... Só tenho que arranjar um «arame» que não seja prejudicial - o cobre dos fios eléctricos parece que é tóxico.

De certeza que sobrava muito espaço para as cerâmicas. Mas estas só não são usadas em filtros internos devido à falta de espaço? Não há também a necessidade de o filtro em questão ser um 'dry-wet'? Que nem sei bem o que é... :)

Já cheguei a pensar em transformar este enorme filtro interno num externo DIY, mas tinha que ser uma coisa muito bem pensada, e melhor feita! :?

Mais uma vez agradeço as respostas

Jean-Dominique Ackle

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!