Dúvidas


Greava

Recommended Posts

Boas pessoal,

 

Depois de ter estado algum tempo afastado deste grande vicio, decidi voltar.

E ao decidir voltar pus-me a pensar, se ia refazer o comunitário ou não...

Mas acabei por optar na criação dos meus peixinhos favoritos BETTAS!!!!!!!!

 

Passando ás minhas dúvidas,

 

Dá para fazer criação de Bettas no cubo vodafone?

Durante o dia vou ter a incidir um candeiro sobre o cubo, mas durante a noite desligo(certo?) e nessa fase, a temperatura do cubo vai descer... Á qualquer tipo de problema em isso acontecer?E é possivél manter o Betta em boas condições com essas condições?

Estou a pensar em fazer um nano aqua(cubo vodafone) onde vou manter o macho e vou fazer outro para manter a femea... Nesse onde supostamente ficara o macho, posso criar nesse?

 

Aguardo respostas :D

Cumps

Alexandre Duarte

--------------------------------

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Eu tenho um betta, mas de criaçao nao percebo muito. Do pouco que percebo, um cubo vodafone nao será de todo o mais indicado e tens de separar os alevins do macho passado alguns dias de eles nascerem, por isso tera sempre de ser num aquario a parte, que tera de ter termostato, bomba de ar, filtro e musgo (isto se nao me esqueço de nada).

 

Quanto ao macho num cubo vodafone, é sempre preferivel algo maior, mas o cubo serve. Convem é teres termostato, filtro e pelo menos uma planta.

 

Mas da uma vista de olhos aqui: http://www.bettaportugal.com/ vais encontrar toda a informaçao que precisas ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ah muito obrigado,

 

Mas eu tinha intenção de assim que o os ovos ecolodirem retirar o macho e a femea para outros cubos.

Pessoal toca a dar mais opiniões ;)

Cumps

Alexandre Duarte

--------------------------------

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Greava,

 

Como disse o TOM_112, um cubo da vodafone não basta. Eu uso uma tartarugueira (40x20x20cm) com apenas um termostato e uma bomba de ar e pedra difusora e uma luminária dos chineses de 5€, e de tantos em tantos dias, limpo o fundo com um tubo de ar.

 

Criação de bettas, não é uma coisa fácil, mas depois o trabalho acaba por compensar ao ver os rituais e tudo o que acontece...

 

Antes de começares algo, pesquisa um pouco. Este fórum, entre outros, têm imenssa informação sobre reprodução de bettas... Dá lá um salto!

 

cumps, David

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

dg12 ( David) muito obrigado pela resposta e esclarecimento de dúvidas.

Vou então montar de qualquer forma os nano aquas como já tinha dito anteriormente, mas não com a intenção de fazer criação...

Vou tentar arranjar um outro aqua, quais são as medidas ou litragem mínima se existir?

Cumps

Alexandre Duarte

--------------------------------

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Não te consigo dar umas dimensões/litragem MÍNIMAS concretamente, mas um 40x20x20 basta. Para a altura do ninho, 15cm bastam (12-13 de coluna de água e assumindo que o ninho tem uma altura de 2-3cm). Para o comprimento, 40 é aconselhavel porque, assumindo que o teu betta é de tamanho razoavel (para poder abraçar a fêmea), dá espaço de manobra para os rituais e fuga da fêmea quando o macho a persegue. 20 de largura para que caiba o teu ninho e ainda dê um espaço.

 

Fica com um aspecto visto de cima assim:

 

________________________

| |

|______ |

| | |

| | NINHO |

|______|_________________|

 

cumps, David

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

P.S: O ninho pode ser feito com uma placa (não me recordo do material ao certo, mas é parecido com a esferovite e não mexe nos parâmetros da água, e sei que é usado no isolamento de casas). Eu faço placas de 10(largura)x10(comprimento)x3(altura), liso.

 

cumps, David

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

dg12,

 

Consegui arranjar um aquario com cerca de 60l ( 62x30x32), o que achas?

Como já vi num tópico aqui do forum, penso que este aqua até dê para dois casais certo?

Ficariam com 1 Aqua de +- 31x30x32 para cada um dos casais, o que achas?

Cumps

Alexandre Duarte

--------------------------------

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Greava,

 

Esse aquário é muito mal aproveitado apenas para criação de bettas. Com isso já fazias um plantado decente :D

 

E depois a altura da coluna de água, no máximo são 15-20cm, portanto fica sub-aproveitado mesmo. E é mà ideia juntares no mesmo aqua 2 'tentativas de criação', a não ser que consigas colocar algum papel/plástico opaco entre as áreas para não se verem uns aos outros.

 

cumps, David

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Greava , eu a 2 semanas tentei num taparuere e nao tive sorte , decidi entao cancelar e esperar e tentar de novo. Este fim de semana tentei no cubo da vodafone apenas com um termostato .Por acaso foi mais rapido do que pensei passado um dia juntos deram os abraços e fizeram a postura , a ver se nasce algo agora...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Greava,

 

Esse aquário é muito mal aproveitado apenas para criação de bettas. Com isso já fazias um plantado decente :D

 

E depois a altura da coluna de água, no máximo são 15-20cm, portanto fica sub-aproveitado mesmo. E é mà ideia juntares no mesmo aqua 2 'tentativas de criação', a não ser que consigas colocar algum papel/plástico opaco entre as áreas para não se verem uns aos outros.

 

cumps, David

 

Como já disse anteriormente optei pela criação de bettas até porque se eu quiser fazer um plantado tenho um aqua de +- 80l :)

 

E também como eu disse, daria para separar o aqua em dois...

 

Eu tenho um termostato de 125W acham que ´bom para este Aqua?

Cumps

Alexandre Duarte

--------------------------------

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não é bem assim... Ele aquece a água mais rápido, dado ter mais potência. Se tivesses um de pouca potência é que tinhas que ter cuidado.

 

Os termostatos têm um sistema interno para controlar quando estar ligados e quando devem desligar-se. Quando chegam à temperatura limite que nós escolhemos (uns com mais precisão que outros), eles desligam-se até que a temperatura baixe +-1º do valor.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim eu sei, que o termostato tem um sistema interno que controla a temperatura, se assim não fosse seria um aquecedor

 

Portanto este termostato pode é ser mal empregue para este dimensão de Aqua mas não tem qualquer problema certo?

Cumps

Alexandre Duarte

--------------------------------

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A meu ver não. Penso que nem a nível de eficiência não há problema nenhum. Agora pode ficar mal esteticamente, especialmente se o comprimento dele for maior que a altura da coluna de água :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A esteticidade num aquario de criação nao interessa(a meu ver), é importante é que os Bettas, neste caso, se encontrem nas melhores condições possiveis....

 

E já agora quais são as melhores plantas para um aqua de criação de Bettas?

Cumps

Alexandre Duarte

--------------------------------

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tens toda a razão nisso :)

 

Quanto a plantas, umas altas e robustas, de folha larga. Os meus gostam de se deitar nas folhas de limnobium (flutuante) maiores, que aguentam com o peso deles :)

 

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu vi num tópico que qualquer coisa de arroz (lool) não sei bem o que... Penso que seja uma planta e que se arranja em Alcacer e dado a que eu seja de Alcacer gostaria de saber se é bom, ou se sabem o que é?

Cumps

Alexandre Duarte

--------------------------------

Link to comment
Partilhar nas redes sociais