[Ajuda] feto de java castanho


Rui Fragoso

Recommended Posts

Boa noite,

 

como o tópico indica estou com um problema com o feto de java que está com buracos e a ficar completamente castanho. Tambem tenho uma anúbia a ficar com uma folha amarela.

 

Tanto o feto como a anúbia estão agarrados ao tronco.

 

Setup aquario:

 

60x45x50 - 138 L brutos

 

iluminação: 1x 18w daylight e 1 x18w sylvania grolux

 

Substrato inerte

 

Faço ferilizações liquidas (5 ml) a cada 15 dias com tropica aquacare plant nutrition + liquid.

 

Neste aspecto preciso da vossa ajuda para o conseguir resolver

 

Cumprimentos

 

Rui Fragoso

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Quantas horas por dia fica a luz ligada? Existe alguma coisa por cima dessas plantas a fazer sombra?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tens realmente um pouco de luz a menos mas... essas plantas não se deviam chatear... Há quanto tempo tens o aqua montado e as plantas? Será que ainda se estão a adaptar?

 

Fora isto não estou a ver o que possa ser.

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia,

 

Tenho o aquario montado ah 3 meses e tem estado tudo bem até agora. Não tenho nada a tapar as plantas, levam com a iluminação directa.

 

Em relação ao periodo de tempo, eu deixo ligado 10 horas.

 

Pode ser as lâmpadas que já não estejam em condições?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

a iluminacao se deu até agora é porque está boa.

 

Com a minha pequena experiencia , apontaria mais para nutrientes... esses sim sao retirados da agua ao longo do tempo.

Esperienta testar os nitratos e fosfatos.

 

Boa sorte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia Rui,

 

Olha quanto ás folhas de feto de java com buracos castanhos , é normal. Penso ser uma doença deles , eu mesmo ja tive quando comprei o meu.

 

Retira as folhas afectadas e deixa só as boas. Se tiveres poucas folhas , bem , arrisca a deixar só aquelas mt pouco afectadas. Fiz a ultima opcao e resultou.

 

As folhas da anubia amarelas, aponto para nutrientes.... e agora que tens mais luz, passam a ser o unico suspeito.

O valor de 5ppm nao é nada, aponta para um numero entre 10 e 20 para teres alguma margem. Como sempre mais vale ter a mais que falta do mesmo.

 

Procura um fertilizante de macros, vai durar muito tempo para essas plantas e nao faças tpas de 50% semanais (se é que fazes).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia,

 

já retirei as folhas velhas pois os meus escalares já andavam de volta delas.

 

Em relação aos nutrientes, o fertilizante liquido que utilizo (tropica aquacare plant nutrition + liquid) tem micro e macro nutrientes.

 

O valor que referi de 5 ppm é para nitratos e tem se mantido porque faço TPA de cerca de 20 L a cada 15 dias.

 

Vamos ver se a anubia e o feto agora se desenvolvem melhor.

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais