Riccia - Aprenda como prender !! Com Fotos


ruialexpedro

Recommended Posts

Espero que com estas fotos venha ajudar todos aqueles que ainda tenham algumas dúvidas.

 

Após ter escolhido uma pedra escolhi também uma porção de riccia de maneira que não fique muito apertada nem compactada, para que toda a planta apanhe luz

DSCF1761.jpgDSCF1762.jpg

 

Eu costumo utilizar rede dos sacos de batatas para embrulhar a riccia e a pedra e dou uns nós com fio de nylon.

DSCF1763.jpgDSCF1765.jpg

 

Por fim corto o excedente da rede e está pronto para ir para o aquário

DSCF1766.jpgDSCF1768.jpg

Com boas condições de luz e CO2 demora cerca de uma semana a tapar toda a rede.

Muito Importante não esquecer de ir podando de modo que as plantas debaixo da rede apanhem luz porque senão apodrecem e tudo acabar por vir parar à superfície.

Cumprimentos Rui Pedro

933797485 219524494 msn-ruipedroomni021@hotmail.com ruialexpedro@gmail.com

DSCF6637.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Batataxpto69

a ricia é uma planta flutuante, a unica maneira de a ter no fundo é mesmo presa a qualquer coisa pesada.

eu atei um pouco a uma pedrinha para experimentar e ela cresceu que se fartou, parecia uma arvore de natal cheia de bolinhas de oxigenio nas pontas :wink:

agora cortei e plantei + ou - assim como descrito, como so foi ha 3 dias ainda não ha nada a assinalar...

Um Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A riccia é uma planta que não tem raizes e nem se agarra a troncos e pedras como o musgo de java, por isso se as folhinhas que estão debaixo da rede apodrecerem ela deixa de estar agarrada e vem parar à superfície.

Cumprimentos Rui Pedro

933797485 219524494 msn-ruipedroomni021@hotmail.com ruialexpedro@gmail.com

DSCF6637.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Aqui estão as mesmas Plantas mas 2 semanas mais tarde.

Como podem ver como eu não as podei, já se estão a soltar da rede.

 

Riccia.jpg

Cumprimentos Rui Pedro

933797485 219524494 msn-ruipedroomni021@hotmail.com ruialexpedro@gmail.com

DSCF6637.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Claro que sim! E ainda tens uma vantagem, é que mais tarde o musgo de java fica preso a riccia NUNCA :cry: .

A unica diferença que hoje utilizo é apenas na maneira como prendo a rede antigamente utilizava um fio de nylon agora utilizo aquelas braçadeiras plásticas de electricista. Muito mais prático e radipo. :)

Cumprimentos Rui Pedro

933797485 219524494 msn-ruipedroomni021@hotmail.com ruialexpedro@gmail.com

DSCF6637.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Todas aquelas partes que se soltarem ou que tu podares podes deixa-las a flutuar para crescer mais um pouco e voltas a plantar da mesma maneira! :)

Cumprimentos Rui Pedro

933797485 219524494 msn-ruipedroomni021@hotmail.com ruialexpedro@gmail.com

DSCF6637.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 7 meses depois...

Também é possíve fazer com azulejos assim como vidro, etc...

Cada um tem as suas vantagens, por ex. o vidro não se ve fica melhor em termos de estética acho eu, a pedra permite ficar com um formato diferente (não são quadradas por norma)...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Saca de Batatas é uma boa idea, mas acho que o Tule é do melhor...

Mais fininho e a ríccia não tem tanta têndencia a soltar-se.

Com o tule, até tens alguma dificuldade em "arrancar" a riccia se quiseres desmontar o tapete.

A ideia do "campo de futebol" é boa, e podes ir juntando pedaços de vidro à medida que fores tendo mais ríccia...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Com o tule, até tens alguma dificuldade em "arrancar" a riccia se quiseres desmontar o tapete.
Como acho que já aqui disseram é uma questão de a deixares crescer porque apodresse por baixo... eu deixei a minha crescer para quando cortasse ser maiorzita e ela tá a soltar-se toda e tenho tule.
Link to comment
Partilhar nas redes sociais