Identificar espécie e cuidados a ter! (estará doente?)


joaoreis00

Recommended Posts

Boas, recentemente andei a reparar o meu antigo aquário no entanto ainda nao esta pronto só q uma amiga da minha namorada vai deixar o país e como sabia q eu queria camarões, deu-me alguns (todos das mesma espécie).

foi tudo assim mt de repente e tive de os meter á pressa num aquário de 10litros enquanto monto o outro aquário.

o problema é q nao sei a espécie e cuidados a ter com os camarões! temp da agua, comida, etc!


vou deixar aqui uma foto (ñ está lá grande coisa) e espero q consigam identificar o bicho :smile2:

dsc03029.jpg

Editado por joaoreis00
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parece-me um neocaridina heteropoda var wild. Ou seja, da mesma espécie que o red cherry mas sem o apuramento da cor.

 

Mas efectivamente a foto não é muito nítida. Põe mais fotos para facilitar a identificação.

 

Cumps.

Cumps.
José Prada aka Micro-Chip

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parece-me um neocaridina heteropoda var wild. Ou seja, da mesma espécie que o red cherry mas sem o apuramento da cor.Mas efectivamente a foto não é muito nítida. Põe mais fotos para facilitar a identificação.Cumps.
vou tentar!é parecido com este:

1296154360_yellow-shrimp.jpg

mas transparente! mas assim q conseguir tento tirar uma foto melhor!EDIT:está aqui mais uma mas mesmo assim não esta bem nítido!

dsc03036lt.jpg

Editado por Ricardo.Fonseca
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

obrigado a todos!

 

actualmente estou a dar-lhes comida de peixe (a típica comida para peixes de aquário)

 

futuramente vou mandar vir substrato e plantas e estava a pensar comprar

 

trfhrh01.jpg

 

q mais eles comem?!

Editado por Ricardo.Fonseca
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Essa comida para desenrascar chega mas o melhor é mesmo um propria para camarões.

 

Podes dar vegetais cozidos. tipo uma folha de espinafres, uma rodela de cenoura, ou até mesmo umas rodelas de courgette.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Essa comida para desenrascar chega mas o melhor é mesmo um propria para camarões.

 

Podes dar vegetais cozidos. tipo uma folha de espinafres, uma rodela de cenoura, ou até mesmo umas rodelas de courgette.

 

então assim é bom... basta cozer isso e mandar em bocados pequenos para dentro do aquário?!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, essa "casca" é o exosqueleto. Agora corrijam-me se estiver errado, eles mudam enquanto crescem, quando ja se sentem apertados (digo eu) mudam. Podes ver aqui um video eheh

 

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=199914&hl=exosqueleto#entry1155637

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, essa "casca" é o exosqueleto. Agora corrijam-me se estiver errado, eles mudam enquanto crescem, quando ja se sentem apertados (digo eu) mudam. Podes ver aqui um video eheh

 

http://www.aquariofi...to#entry1155637

 

assim já estou mais descansado! cá me parecia q o q via no aquário nao eram cadáveres :roflroll2:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Boas... tenho reparado q um dos camarões está verde na parte de cima... estará doente?! a actividade dele parece exactamente igual á dos outros!

 

deixo umas fotos!

 

37398226.jpg

 

 

40338107.jpg
40092406.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas... tenho reparado q um dos camarões está verde na parte de cima... estará doente?! a actividade dele parece exactamente igual á dos outros!

 

Não está doente... está grávida. :tongue:

 

A parte verde é o que se costuma chamar "cela" e é onde os ovos são formados. Passado algum tempo descem para os pleopodes, onde a fêmea os mantém até eclodirem.

 

Boa sorte.

 

Cumps.

Editado por Micro-Chip

Cumps.
José Prada aka Micro-Chip

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Não está doente... está grávida. :tongue:

 

A parte verde é o que se costuma chamar "cela" e é onde os ovos são formados. Passado algum tempo descem para os pleopodes, onde a fêmea os mantém até eclodirem.

 

Boa sorte.

 

Cumps.

 

eish! q bom :)

 

já andava a ficar desanimado! dos 5 q me deram um morreu por causa do filtro, outro com a doença do leite e agora já estava a ver q ía perder mais um!!

 

ainda bem q vêm aí pequenotes :P

 

obrigado :)

 

 

EDIT: só mais um dúvida! é preciso maternidade para a "camaroa" xD ? os caracois comem os ovos?!

Editado por joaoreis00
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

só mais um dúvida! é preciso maternidade para a "camaroa" xD ? os caracois comem os ovos?!

 

Não e não. Deixa-a andar sossegada que ela faz o trabalho todo. Tu só tens de tratar do aquário normalmente.

 

Cumps.

Editado por Micro-Chip

Cumps.
José Prada aka Micro-Chip

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Depende, podes postar fotos dessas larvas, na pior das hipoteses sao planarias.

ShrimpRoom 31 aquas de Invertebrados Discus comunitário 950lts

-------------------------------------------------------------------------------------------------------

De momento não poderei responder atempadamente a MPs, grato pela compreensão.

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Depende, podes postar fotos dessas larvas, na pior das hipoteses sao planarias.

 

ñ se vê mt bem pq aquilo é mt pequeno e só tinha o TLM comigo.

 

é queles "riscos" brancos q se vê no vidro. (os mais redondos são caracois).

 

camerazoom2013011311104.jpg

Editado por joaoreis00
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

assim é complicado, tenta identificar na imagem com umas bolas vermelhas ou assim (usa o paint)... não se arranja uma foto mais de perto só de 1 das larvas?

 

Se o que está ligeiramente abaixo e à esquerda do caracol maior (às 7\8 horas do caracol) for uma larva poderá de facto ser uma planária, mas só assim é de facto muito complicado.

 

EDIT: Fica a foto de como se parece uma planária

57106-albums10668-picture45329.jpg

Editado por Murkas

A pesquisa é nossa amiga... pesquisem antes de perguntar!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

já andei pelo google ver imagens das planarias e podem realmente ser... só q aquilo nesto momento é mesmo mt pequeno! (devem ter 1mm ou menos) podia tentar fazer o macro de uma mas ñ tenho a maquina fotografica cmg!

 

mas se ñ são camarões (o q ñ parecem mesmo) , o objectivo é tirar os 3 grandes q lá tenho e desactivar aquele aquario pequeno pq está com uma praga de caracois do caraças!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais