nitratos na agua da torneira!!


Recommended Posts

tou com um problema aqui a tempos fiz um teste de nitratos a agua da torneira o qual deu negativo essa agua foi recolhida logo a saida do contador e no fim de deixar sair uns litros!

 

qual a contagem de nitratos que costumam obter a saida da torneira?

 

no entanto no fim da ultima TPA ao fazer o teste os nitratos estavam ainda muito altos e ao confirmar a agua da torneira vi que ela tinha 5 mg/l e a do meu furo tinham 10mg/l de nitratos o que me pareceu estranho pois como ja disse da ultima vez que vi eram negativos

o teste que uso é o teste da SERA de nitratos aquele em que se tem de adicionar a colherzinha parte que não sei bem como fazer pois não sei a funçao do reagente nem o metodo de analise e logo não tenho dados para saber se devo de encher bem a colher ou não.

 

os testes tem mais ou menos dois meses e guardo-os no escuro e fresco

será que houve degradaçao dos reagentes.

 

ja aconteceu algo parecido a alguem ? (os testes começarem a dar mais do que sopostamente a agua tem?)

 

é que não estou a ver muitas mais hipoteses mas é claro que tambem pode ser erro do operador ou alguma mal lavagem do material mas faço como sempre fiz!

 

aconselham algum outro teste de outra marca?

 

penso que a seca e consequente concentração dos nitratos não pode ser factor a considerar visto que tanto a agua da rede como a minha provem de furos e pelo que aprendi a haver contaminaçao de nitratos elas dão-se por infiltraçoes com aguas da chuva e cheias que arrastam os nitratos dos adubos etc....

 

e para alem disso os furos da companhia estao isolados de contaminaçoes com telas argilas etc...

 

e a mim não me estava a apetecer recorrer a quimicos para os baixar por enquanto estou a manter a agua a sair e repor automaticamente a 50 litros cada 6 horas pa ver se os niveis vão baixando

os meus Canito/as

assin5.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os nitratos podem vir do arrastamento dos adubos, contaminação de fossas, etc, mas também ocorrem naturalmente.

 

Valores de 5 a 10 mg/l não colocam nenhum problema, mais do que isso adiciono eu à água.

 

Tomara poder trocar os meus fosfatos pelos teus nitratos

 

bigsmile

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ok assim fico mais aliviado :D

 

e eu a pensar que tinha problemas com os nitratos :)

 

é que ao ve-los a 40mg/l fiquei preocupado mas agora que tenho as trocas automaticas quase funcionar a 100% isso deve de deixar de ser problema

 

no entanto tive aqui a pensar que se mantiver a troca de agua constante vai ser dificil as plantas terem acesso a nutrientes pois a agua vai estar limpa! mas vou postar na secção plantas talvez la me ajudem melhor nesta duvida!

 

vlad so por curiosidade como lidas com isso ? fazes uma diliução agua destilada? quimicos ? plantas? ou os peixes aguentam?

 

eu por acaso não testo fosfatos mas não tenho problemas com algas por isso espero que estejam bons.

os meus Canito/as

assin5.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho uma matéria filtrante para estabilização de nitratos. Penso que é usada em salgados. Depois de controlado o nivel de nitratos com água de osmose ou uns garrafões de água de supermercado escolhida a dedo, põe-se um saco com essa matéria e pimbas, lindo! :)

 

Antes de usar isto tive problemas com os peixes novos que inseria, principalmente colisas que nunca se deram bem. Li qualquer coisa sobre excesso de nitratos provocar apatia e morte nos peixes recem-chegados, pois os outros já estavam habituados e foi isso que me aconteceu com 3 colisas.

 

O método que te descrevi e plantar o aquário em grande ajudou a controlar a situação e eu faço TPAs com água da torneira só com anticloro todas as semanas, daí podes tirar as tuas conclusões.

 

Espero que isto ajude.

 

Vlad!

Se xcreves axim e eu respondi é pk tivxt sorte.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vlad... 80 mg/l á saida da torneira é muito.. para nós.. a ingestão a longo prazo de água com nitrato pode causar cancro de estomago e bexiga.

 

Queixa-te á autarquia pois eles não podem ultrapassar os 50 mg/l em caso algum

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu tambem achei muito alto 80mg/L e tive para mencionar isso mas não tinha presente os valores da lei depois de ver a mensagem do jonas63 ja tive a ler e é permitido um VMR(valor medio recomendado) de 25mg/L e o VMA(valor maximo admitido) é de 50mg/L como o jonas63 ja disse e concordo com ele quando diz que deves de reclamar!!!!

mas provavelmante é melhor confirmares primeiro as publicaçoes com os numeros da autarquia não va o teu teste ter erro.

costumam vir em jornais regionais e penso que tambem sao fixadas nas proprias autarquias.

 

claro que para tomar banho esses valores ja não são problema.

 

eu tambem quero por mais umas plantas mas para isso tenho de por um substracto(mas ainda não li o sufeciente sobre isso) e claro nunca poderei ter numeros de plantas sufecientes para descer os nitratos a não ser que ponha muitas anubias mesmo.

os meus Canito/as

assin5.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok, vou ver isso.

 

Se mais alguém da zona do Feijó puder confirmar, era interessante termos outras medições para falarmos com a CM se fôr caso disso.

 

Vlad!

Se xcreves axim e eu respondi é pk tivxt sorte.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Actualmente já não há os valores recomendados e valores admissivéis ...

 

Por directiva comunitaria existe só o valor maximo admissivél e que está fixado em 50 mg/l e podes consultar os teus valores nos SMAS locais eles têm de facultar esses dados legalmente

 

[EDIT]

 

Cá por Peniche os nitratos andam plos 5 a 10 mg/l ...

 

[/EDIT]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.