Ajuda com filtro interno


Recommended Posts

Boa Noite.

 

Gostava de apresentar-vos o meu "caso"...

 

Bom, sou iniciante na aquariofilia, e gostava de iniciar-me com um aquário de uma litragem já significativa, entre 150-200, para colocar escalares, ramirezis e mais uns quantos. Vou comprar um aquário em segunda-mão, e já encontrei alguns potenciais, só que a maioria não traz filtro...

 

Já li que aconselham comprar um filtro externo, mas não tenho muita margem para grandes investimentos, portanto queria saber que filtro interno me aconselham (baseado na vossa eventual experiência)...

Caso compre um só de esponja, tipo o Eheim pickup 2012, onde se fixariam as batérias nitrificantes (não sei se é o nome correto...)?

 

Também já vi o Eheim biopower 200, mas já li bem e mal deles :character0050: .

 

Eu queria tentar arranjar um de filtragem mecânica e biológica, ou entao um com uma esponja grande, e corto-a para arranjar espaço e meto para lá umas cerâmicas :naughty:

 

Desde já agradeço a vossa ajuda.

 

Cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Aconselho-te vivamente a ires para um externo. Se fores meter muitos peixes acho que não tens filtro interno que aguente (eu pelo menos nunca me safei com eles excepto a biobox que vinha com um aquário).

Podes tentar é usar uns de cascata, uso um num aquário de 60l e tem-se portado bem (mas também só tem lá um peixe). Cuidado que esse tipo de filtro pode fazer barulho de água a chapinhar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Externos ainda só tive um. Ainda se tem aguentando. É um eheim ecco. A eheim tem uma gama mais barata que é a classic, o classic 2215 deve-te chegar acho eu. Outras marcas não sei, procura no fórum. Na altura que comprei o meu foi o que fiz.

 

Uma grande vantagem de ires para filtro externo é que não roubas espaço dentro do aquário, e fica sempre mais bonito.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

acho que o mais importante para o pessoal te dar mais dicas ajudas e sujestões seria dizeres o teu tecto máximo de €€€ para o filtro externo. Ele nos usados já há externos ao preço de internos novos, e pessoalmente fui um dos que dizia não comprar externo por não ter orçamento, mas acabei por comprar externo porque surgiu-me uma boa oportunidade em usado.

 

Só para dar 2 exemplos, tens nos classificados um Eheim 2211 por 30€, um Eheim 2213 plus ainda dentro da garantia por 40€, etc etc...

 

Tens no olx e custo justo, muitas pessoas a venderem aquários completos onde tem filtros externos, não custa perguntar se não querem vender apenas o filtro - eu pelo menos fiz isso muitas vezes com o filtro e com os termostatos.

 

Outra questão que li e re-li muito sobre os externos (corrigam-me os mais experientes), foi que apesar de por vezes terem a mesma capacidade de filtragem "x" Litros/Hora que os internos (ou até inferiores dependendo do modelo externo/interno), aquilo que filtras e purificas num "copo" externo, com as camadas de matérias filtrantes que decidires colocar, é muito mais eficaz que por vezes o caudal de filtragem. E tens mais vantagens, por exemplo a nível do espaço que dipões uma vez que num copo o limite é a sua capacidade.

 

Outro exemplo - coloquei neste fim-de-semana um produto para baixar um pouco o PH da água. Aquilo é um saco/almofada pequena com as matérias lá dentro. Foi colocar no copo e tá a andar! Só tens o limite da capacidade. Num interno seria muito mais complicado ou até impossível estas pequenas "alterações". Ou com relação às matérias filtrantes... podes comprar as que quiseres desde que caibam dentro do filtro e sejam eficazes na sua função.

 

Eu tenho o Eheim Classic 2211, o mais pequeno da família de externos da Eheim penso eu. O meu aqua também é pequeno, 60cm, mas tem-se revelado um óptimo compromisso preço/qualidade. Tive de comprar à parte (usadas também) 2 torneiras duplas de maneira a facilitar a limpeza e manutenção, mas penso que o meu é dos poucos modelos que não traz isso de origem.

 

Como já disseram, penso que o Eheim Classic 2215 é uma boa opção para um orçamento reduzido - faz-te 620 L/h e tens um "copo" com quase 5L de capacidade para matérias filtrantes.

 

Agora é veres o que a carteira permite!

Cump,

ELorga

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Comprei na semana passada um Eheim Classic 2217 por 106€ (novo), mesmo não tendo ainda ligado o equipamento (o aqua só vem para a semana) e tendo em conta tudo o que li, não volto para os internos (a não ser que o aqua seja muito pequeno mesmo)

 

Tirando isso, tal como já foi referido, tens varias ofertas disponiveis na internet que podes optar.

Pessoalmente tenho uma compra de um Eheim Classic 2211 (usado) para apoio do 2217 (em transito via CTT) que mesmo pagando os portes de envio vai-me ficar em 37€ (só vou ter que comprar um kit de mangueiras para ele)

 

Perde meia horita a fazer uma pesquisa e vais acabar por ficar ainda com €€ na carteira e uma coisa bem melhor para os peixes.

Missão socorro: O Fim!
Inicio de um "Eden": Entre Xistos

1012201212.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.