AJUDA URGENTE MUITOS GUPPYS DOENTES


Recommended Posts

Boa tarde a todos,

 

Antes de mais tenho que expor aqui este meu drama:

Ando há meses a tentar resolver um problema num aquário de guppys. O aquário não é meu e o meu poder de acção está muito limitado. O aquário esta com sobrepopulação e apenas tem guppys e uns invertebrados muito pequeninos,redondos que eu nem sei bem o que são.

Alguns dos animais estão doentes e já há algum tempo. Tenho evitado a todo o custo recorrer a antibióticos e medicação pelo seguinte: O aquário está em casa duma pessoa já muito idosa que não pode ajudar e não possui nenhum aquário hospital. Qualquer tratamento teria que ser feito no aquário principal onde estão também os peixes saudáveis. Temo que os produtos possam ter efeitos negativos nos peixes sadios. Peço encarecidamente que quem domina melhor esta temática que eu me aconselhe o que fazer porque não posso protelar mais uma intervenção: de cada vez que lá vou para fazer tpas deparo-me com animais mortos. Hoje mais um estava muito debilitado Os valores da água estão bons mas rapidamente se alteram e ficam com excesso de nitratos etc.

 

Valores da água:

Cloro: 0.8

PH: entre 6.8 e 7.2

KH: entre 0 e 3ºd

GH:16ºd

NO3: 25

NO2:entre 0 e 1

 

Aquário:

Aquário de aprox. 50 litros

Não plantado

Fauna: Só guppys e pequenos invertebrados que não sei o que são

Bomba: Não sei o modelo. É daquelas bombas que deitam bolhas de ar para a água mas de momento não está nas melhores condições: deita bolhas muito grandes em vez de deitar em maior quantidade e mais pequenas

Filtro: Modelo: eON 200 (filtro interno de esponja e carvão) da aquapor; Tensão: 220-240 v; Frequência: 50Hz; Potência: 3.5 W; Caudal: 50-200 L/h; Peso: 0.32Kg; Dimensões: 113. 65. 162 mm

Lampada:Aquapor,modelo starpor 230 v 50 hz 15 w

Fundo: cascalho

Outros elementos: pedras porosas,conchas (julgo que de calcário) e alguns enfeites

 

QUANTO AOS PEIXES:

Vou enumerar sintomas, sendo que alguns têm mais que um destes sintomas que vou referir:

Peixes descolorados; caudas descoloradas e roídas, respiram depressa,Brânqueas inchadas e abrem muito as brânqueas para respirar, respiração ofegante, barbatanas roídas, ligeiro pó dourado (que é visível sobretudo quando faço incidir foco de luz sobre as escamas e encontra-se sobretudo nas brânqueas). Alguns deles por vezes param e parecem tremer para os lados, ou por vezes colocam-se em posição quase vertical ( se bem que isso creio dever-se a algumas deformações na espinha provavelmente resultado de cruzamentos entre gerações).

 

 

Posto isto tudo, a minha pergunta em resumo é: É SEGURO FAZER UMA MEDICAÇÃO NO AQUÁRIO PRINCIPAL JÁ QUE NÃO TENHO OUTRO MEIO? ISSO NÃO IRÁ AFECTAR OS PEIXES SAUDÁVEIS? QUE TIPO DE TRATAMENTO DEVO FAZER?

 

Qualquer conselho é muito bem vindo já que apesar de ter lido algo já sobre este tema,os meus conhecimentos são muito limitados.

 

Não tenho a aquariofília como hobbie, a minha unica preocupação é o bem estar destes animais e preocupo-me com eles apenas por serem animais, não tenho qualquer especial interesse por peixes. Apenas quero tornar a vida deles um pouco melhor.

 

Grata pela atenção

 

Joana

 

PS: Peço desculpa por partes do texto estarem em caps lock,a ideia foi apenas a de facilitar a leitura,seleccionando a informação mais relevante.

 

IMAGENS :

img0242aw.jpg

Editado por Estou nisto forçada
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 63
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Sim. Tratamento cura (os doentes), não mata (os bons) :).

Quanto a reduzir nitratos, coloca plantas de crescimento rápido, tipo cabomba.

 

Os sintomas podem derivar de estares a usar água com cloro. Deixa a água repousar 24/48 horas ou compra anti-cloro(por ex. AquaSafe).

 

PauloA :character0050:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigada pela resposta,

eu ja uso aquasafe....

Creio que o estado dos animais resulta das mas condições da agua mantidas por muito tempo...Só há pouco tempo tomei conhecimento da situação dos bichos e intervim.

Pessoal...mais respostas...Concordam que não fará mal aos bons? Produtos ? experiências...

tudo o que saibam.

Muito obrigada

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Joana,

 

vamos tentar ajudar,

 

Se fosse alguém que estivesse realmente no hobby eu mandava-te ler umas coisas. Sendo que estás nisso forçada, vou te dar uma ajuda mais prática.

 

A bomba de ar não é necessária, apenas é preciso garantir alguma agitação à superficie com o filtro.

 

Os valores de cloro estão muito altos, não referes de quanto em quanto tempo e que quantidade de água é que é mudada nesse aquário. Para evitar inserir cloro, no teu caso, o ideal seria manter a água da torneira em repouso durante dois dias (num garrafão destapado) antes de usar. Semanalmente convem mudar cerca de 15/20 % da água.

 

Quando for necessário lavar a esponja do filtro, ter o cuidado de usar água retirada do aquário para não matar as bactérias no filtro. Reservar a água que se troca do aquário é o que toda a gente faz. Uma vez por mês será suficiente

 

Se for possivel considerar algumas plantas naturais para o aquário seria o ideal, ajudarão a manter o aquário mais saudavel (se for caso depois discutimos quais).

 

Os níveis de nitratos estão dentro do aceitável.

 

Chegando ao cerne da questão. Neste momento identifico duas causas para os peixes doentes (além dos sucessivos cruzamento genéticos que identificaste, e muito bem). Provável envenenamento por nitritos/amónia e claramente uma infecção bacteriana.

 

No caso do envenenamento por nitritos, explica-se se os resultados dos testes forem fiáveis. Como não tens teste de amónia e dizes que tens o aquário sobrepovoado, será uma das causas prováveis. Adição de plantas e uma maior frequencia de TPA (Trocas parciais de água) são fundamentais.

 

Para o segundo caso terás que adicionar medicamentos de largo espectro directamente no aquário Sera Bactopur ou equivalente. Não te preocupes com os peixes que não estão doentes, o medicamento agirá como profilático. Sendo uma infecção bateriana, e estando já os peixes em contacto há tanto tempo, todos os peixes estão agora possivelmente sujeitos a ela.

 

Se puderes descartar as conhas e as pedras porosas (caso sejam calcareas - tira-as da água e deita-lhes vinagre em cima, se vires que começam a espumar é porque o são) os guppys ficariam mais descansados.

 

Os invertebrados, se não são caracois/buzios ou camarões, não faço ideia do que sejam!

 

ATENÇÃO ao ires às lojas da especialidade quando fores comprar os testes muitas vezes sabem menos do que deviam.

 

Por fim deixo te um guia para te ajudar a identificar algumas doenças mais facilmente.

 

http://www.sera.de/fileadmin/epapers/aqua-health-pt/page5.html#/24

 

É provável que os teus peixes, devido ao stress ambiental em que vivem tenham sintomas de mais do que uma doença, daí a utilização do medicamento de largo espectro.

 

Espero ter ajudado.

 

Tanpanama - Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ajudou sim,obrigada. Tudo ajuda neste momento. Não me interesso pelo hobbie de facto mas interesso-me e muito pelo bem estar daqueles animais. Eu estudei algo sobre ciclo da amonia e também desconfio que possa existir alguma amonia que não esteja a ser convertida em nitratos e nitritos. Será porque o filtro biologico não estará a actuar como devia. Há alfgum produto no mercado que contenha bactérias nitrificantes que me ajude a resolver isto?Inserir plantas é mto complicado porque já estiveram naquele aquario e atraem caracois etc e como eu não posso andar sempre em cima daquilo é difícil (mas também reconheço que seria a solução ideal). Quanto às tpas (como o aquario não está em minha casa) eu realizo por norma de duas em duas ou três em três semanas e aprox. 2/3 da água.Eu tenho muita preocupação com a oxigenaçao (a bomba) neste momento pois tenho lido que os medicamentos para actuarem como deve ser requerem uma boa aeração da agua. Quanto ao cloro eu já utilizo o aquasafe se calhar tenho é q aumentar a dose.

Em relação à medicação que é a minha maior preocupação eu também tinha pensado num antibiótico de largo espectro. Parece-me claramente bactérias. Agora a minha questão é marcas...não importa o preço,estou disposta a pagar bem.Qual será o melhor produto para tratar c eficácia,segurança e sem afectar ainda mais o bem estar deles?

Obrigada

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já agora,eu comprei já há uns tempos um antibacteriano da tetra de largo espectro "tetra medica general tonic" mas não sei porquê os produtos desta marca não me inspiram muita confiança...muito menos este poisjá li que foi banido em alguns países...alguém sabe algo sobre isto?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O Paul já disse quase tudo.

Eu faria uma TPA de 35% (se não foi feita nenhuma nos últimos dias) e acrescentava uma colher de sal marinho por cada 20 litros de água.

 

FOTOS AJUDAVA MUITO!!!!

Editado por Jorge N. Ferreira
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sera Bactopur é o mais utilizado. Tens também o Myxazin da Water life que me parece também uma boa opção (mas tenho a impressão que está esgotado no fornecedor, pode ser difil de arranjar.)

 

Tanpanama - Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não ficam tipo algodão não. Algodão sei que são fungos. Aquilo é mesmo basicamnete nadadeiras em muito mau estado e também em alguns exemplares as barbatanas. Logo leva-me a crer que seja uma infecção bacteriana e não fungos. Depois há também a questão do pó dourado (que eu sei q existe uma doença com esse nome). MAs como eu não percebo muito de peixes não sei se é normal eles terem esta coloração amarelada/dourada quando expostos a luz ou se não é normal. Por fim dá.me ideia que alguns animais têm dificuldade em respirar. Digo isto porque eles engolem agua com muita rapidez e abrem muito as branqueas quando respiram. São sintomas de doenças diferentes....daí o problema ser ainda mais complexo..

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pessoal,já procurei produtos mas ainda não encontrei nenhum e tenho lido muita coisa contraditória. Não sei porquê mas também não encontro bulas na internet. Para a semana vou ter mesmo que pôr qualquer coisa na água. Se alguém me poder esclarecer:

 

O myxazin é tolerado por invertebrados?Tenho lido que este medicamento tem que ser aplicado todos os dias. Não posso aplicar uma dose isolada num dia e ir lá passado alguns dias e fazer uma tpa? Isto porque como já referi o aquário não é meu,nem está em minha casa.

Entre o myxazin e o baktopur qual será efectivamente melhor? Eu sei que tal dependeria de um bom diagnóstico,mas a nível de fiabilidade,e enquanto antibiótico de largo espectro? Pelo que vi o myxazin parece me mais indicado para ulceras e feridas (que os peixes não têm). Posto isto não seria mais indicado o baktopur?

Também ainda não consegui perceber se o baktopur é tolerado por invertebrados..

Se alguém tiver a bula destes medicamentos em casa e me poder esclarecer agradecia muito mais uma vez.

Obrigada

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Paul muito obrigada pela ajuda. Daqui a pouco vou colocar aqui algumas fotos que consegui tirar (embora duvide que as fotos ajudem grande coisa porque estão muito desfocadas). De qq forma alguém que entenda de doenças destes bichinhos pode sempre dar uma opinião.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Abre uma conta no photobucket.com. Faz upload das fotos que quiseres para lá.

 

Quando isso tiver feito, cada imagem tem um Img link. Começa com [\img], é esse que deves copiar (basta clicares no link) e colares aqui quando escreves.

 

Tanpanama - Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tão aqui algumas fotos onde acho que dá para ver alguns dos sintomas que indiquei: nadadeiras roídas, perda de cor nas escamas e nadadeiras e posições verticais. Se alguém quiser dar opiniao agradecia

 

guppys1.jpg

 

 

guppys8.jpg

 

guppys9.jpg

 

guppys10.jpg

 

guppys12.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hum... quando falaste em barbatanas roídas, não foi isto que imaginei. Notas predominancia nos machos? Ou ambos os sexos estão assim?

 

Porque pelas fotos parece é que os machos andaram à pancada. Nada de alarmante, é normal os machos "pegarem-se" por causa das femeas.

 

Como está o problema dos nitritos/amónia?

 

Tanpanama - Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Paul,

Por aí não dá para ver bem mas há nadadeiras que se nota mesmo que estão "comidas" e não rasgadas de lutas. eu sei que se vê mto mal...mas dá uma olhada na 2a foto a contar de cima. A cauda está desbotada,sem cor, e há muitos assim infelizmente..Já para não falar que todos eles respiram de forma muito ofegante e parecem ter as guelras infectadas..quem me dera a mim que eles não tivessem nenhuma infecção mas infelizmente acho que têm...

Quanto à pergunta tenho dificuldade em responder porque eles não têm muito dismorfismo mas creio que acomete um pouco a ambos os sexos...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os guppys são muito fáceis de distinguir. Os machos são sempre mais pequenos e mais coloridos, com caudas maiores. As femeas geralmente tem uma cauda redonda, o corpo cinzento. A única côr é a da barbatana caudal.

 

Na 2ª foto são todas femeas.

 

Acho que não devias perder mais tempo e começar o tratamento com bactopur (o normal, o outro não sei se dará o mesmo resultado)

 

Mas a questão da limpeza da água é mais importante. TPA uma vez por semana e esse filtro bem limpo!

 

Tanpanama - Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais