O que posso fazer para melhorar


nunooliveira

Recommended Posts

Boas,

Li o tópico um pouco a correr e vi os videos e parece-me tudo bem...,embora ache que a fauna está um pouco em excesso.

Olhe deixe ficar no filtro externo as cerâmicas biopur, cerâmicas siporax, a esponja e por útimo a lã (use uma que seja indicada para filtro externos ). Tenho um aq. com a mesma capacidade que o seu e é isto que tenho nos filtros ( tenho 2 ) e tenho a água sempre impecável, pode ver no aq. da minha assinatura.

Limpeza do filtro como outro membro lhe disse, só quando notar que está com menos caldal.

"...Quando faço TPA`s coloco Aquatan, ao fim de uma hora coloco bactérias (nutrivec) aqui já está um erro meu..."

Qual a periocidade das TPA´s?

cumpr.

Sérgio Vale

 

Obrigado, quando limpar o filtro vou colocar por essa ordem

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas tardes, vou começar pelo fim. TPas deves fazer de 20% a água do aquário, 20l não é fazer uma toa num aquário de 300l. Primeiro motivo para a tua água não ter um aspecto cristalino.

 

Com as plantas que tens, não metas CO2, não serve de nada(são plantas que não precisam de Co2) e com a falta de tpa que fazes, estás a transformar o aquário numa bomba relógio.

Relativamente a luz, deves ter de 8h/10h, ligado portanto aumenta o período de iluminação as plantas e os peixes precisam. O ph vai controlando 7,4 não é grave, e primeiro tens de resolver as outras coisas depois resolvemos o ph.

Para de meter o nutrivec, isso só se mete no inicio da vida do aquário, ou quando se tem de fazer uma tpa superior a 50%.

 

O filtro não precisa de carvão e limpa só uma vez por mês e atenção a limpar, deves limpar com água do aquário senão matas todas as bacterias que estão no filtro, nunca usar outra água sem ser a do aquário, o teu filtro nunca esta ciclado. Portanto tira o carvão, lã de vidro uma vez por mês, cerâmicas 2 em 2 meses só passar por água do aquário.

 

Fosfatos tira.

 

Mais logo vejo os videos e comento a tua fauna.

 

Boa Tarde.

Obrigado

Ok, vou colocar mais horas de luz tenho duas lâmpadas de origem do aquário uma de cor mais amarela e outra branca.

Quanto ao co2 vou baixar a dosagem apesar do teste que tenho dentro do aquário estar a indicar (verde escuro), isto é co2 correcto, se fosse azul tinha falta, se fosse verde-claro tinha muito. Quanto ao nitrivec vou colocar como já foi dito por aqui (deram-me a informação errada). Vou tirar os fosfatos e carvão. O filtro é sempre limpo com a água do aquário.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,Concordo com tudo. 20 litros nesse aq. é muito pouco, deverias fazer uns 50 Litros por semana, pois tens muita fauna. Não esquecer que a agua para repor deve ter parametros e temperatura identicos a água do aq.cumpr. Sérgio Vale

Pensei que apesar de ter mais alguns peixes do que devia não haveria problema porque são peixes de baixo “porte”. Antes de colocar a água é aquecida com um termostato dentro de um balde próprio para o efeito.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Segunda parte, epero que não leves a mal os meus comentários, mas apenas pretendo ajudar.

 

As tuas vaslinerias estão muito amareladas, penso ter a ver com falta de horas de luz, também não sei qual a iluminação do teu aqua. Não gosto da colocação delas, elas ficam melhor se estiver no fundo do aquário e se tiveres plantas de altura média no centro, de maneira a dar profundidade do aquário. Os cocos para servir de ninho devem estar mais enterrados, isso não são cabanas, tem de estar quase enterrados com um pouco da abertura os peixes depois metem a sua vontade.

 

Agora relativamente a tua fauna, está muito má. Devias ter mais cuidado no que compras e estudar um pouco sobre as espécies. Tens muitas espécies diferentes de caracteristicas diferentes e com necessidades diferentes. Vais perder muitos peixes a medida que vão ficando adultos, por agressividade e lutas territoriais. Muitos bardos, vão atacar as barbatanas de outros peixes, as rasboras são comida para os escalares. As colisas se quiserem fazer ninho, com os bardos vai ser dificil e vai haver sangue. Analisa as espécies e o ph de cada espécie, faz uma primeira selecção depois poderei ajudar.

Boa tarde

Nunca mas nunca levo a mal qualquer comentário. Pedi ajuda e toda ajuda é bem-vinda, qualquer crítica desde que seja construtiva é sempre aceite. Cometi alguns erros no início e estou a tentar minimizá-los (sempre com o cuidado de causar o menos stress nos peixes).

Tenho aprendido muito por aqui e por isso agradeço desde já, só estava a achar estranho 370 visualizações e muito poucos comentários. Concordo sobre as vaslinerias. Estou a cortar á medida que elas vão crescendo. As que crescem para a frente corto pela raiz e ofereço as que crescem para trás deixo estar até ter esse efeito que falas (vai demorar algum tempo).

Quanto aos cocos vou enterrar mais. Relativamente á fauna estão cá todos desde o início e eram todos pequenos (bebés) desde Escalares, Corydoras, Barbos etc… Para teres um exemplo os Escalares vieram cá para casa com 4 cm. Até agora não tem havido lutas talvez porque têm muitos esconderijos ou porque cresceram todos juntos. Tenho pena de me desfazer de todos eles mas tenho que pensar em alguns…

Mais uma vez obrigado pela ajuda.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O teu aquário é grande portanto podes ter bastantes espécies, mas o comportamento deles é mais giro em cardumes de mais elementos. Analisa as características das mesmas a nivel de ph e territoriais, penso que se saírem dai 2 a 3 espécies consegues ter as restantes, mas só fazendo a verificação espécie a espécie.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O teu aquário é grande portanto podes ter bastantes espécies, mas o comportamento deles é mais giro em cardumes de mais elementos. Analisa as características das mesmas a nivel de ph e territoriais, penso que se saírem dai 2 a 3 espécies consegues ter as restantes, mas só fazendo a verificação espécie a espécie.

Quais as espécies que poderia tirar?

Só quero o melhor para eles e se for melhor dessa forma coloco o “coração” de lado e vamos a isso...! Mas vai custar, já os tenho algum tempo…E velos crescer…! Eles não têm culpa dos meus erros…!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Considerando o teu ph normal de 6.8/7, as platys estão totalmente desenquadradas 7.5. A nivel de ph penso serem as únicas totalmente desenquadras até pela dureza da água.

O comedor de algas chinês, vai ficar desenquadrado pelas dimensões perto dos 30cm, do resto dos peixes do teu aquário.

Agora ficas como uma serie de peixes rapidos e que gostam e mordiscar, bardos e tetras, que penso que poderão dar problemas com as colias que são mais calmas e lentas a nadar, acho que poderão vir a ser alvo dos outros. Mas isso podes ir observando e ver onde tens problemas e conflitos entre tantas peixes e elimina as espécies de maior agressividade. Problemas vais ter mas não sei dizer-te quem vai causar problemas com quem, terás de ser tu a servir de arbitro :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Considerando o teu ph normal de 6.8/7, as platys estão totalmente desenquadradas 7.5. A nivel de ph penso serem as únicas totalmente desenquadras até pela dureza da água.

O comedor de algas chinês, vai ficar desenquadrado pelas dimensões perto dos 30cm, do resto dos peixes do teu aquário.

Agora ficas como uma serie de peixes rapidos e que gostam e mordiscar, bardos e tetras, que penso que poderão dar problemas com as colias que são mais calmas e lentas a nadar, acho que poderão vir a ser alvo dos outros. Mas isso podes ir observando e ver onde tens problemas e conflitos entre tantas peixes e elimina as espécies de maior agressividade. Problemas vais ter mas não sei dizer-te quem vai causar problemas com quem, terás de ser tu a servir de arbitro :)

O comedor de algas foi um “engano” da loja, venderam-me por otto!!!

Os barbos e tetras estão sempre escondidos no meio das anúbias e tronco, só aparecem para comer mas vou tomar em consideração o que disseste.

Vou estar mais atento aos conflitos quando começarem.

Vou colocando aqui vídeos conforme as mudanças

Obrigado.

Editado por nunooliveira
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Segui os conselhos de alguns membros e o resultado é este…! O que acham? Sei que posso melhorar mais.

Levo algum tempo a fazer as melhorias, com já disse não gosto de criar stress nos meus “meninos”, já tirei os Platys, deixei as Valisnérias crescer para a zona de trás “crescem a olhos vistos” cortei as da frente, tirei os cocos, achei que não fazia falta mais esconderijos…

Digam alguma coisa para poder melhor mais… Desde já Obrigado.

 

Perguntaram já algum tempo qual a luz que o aquário tinha eu não soube responder. Agora sim já sei - 1 sistema de iluminação 2x54 W T5 com balastro electrónico.

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já que "ninguém" diz nada eu vou tentando...!

Hoje comecei a reparar que as minhas valisnérias estão a ficar com uma "penugem"...O que pode ser!? Como posso combater estas "algas"?

Editado por nunooliveira
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas nuno tu abres o teu filtro todos os meses granda paciencia eu tenho um plantado com 120 litros tive o meu filtro eheim proffissional 2222 e o tetra ex 600 a trabalhar um ano e meio sem parar a agua sempre cristalina tenho metade dos teus peixes e verdade, mas penso que não deves estar sempre a mexer no teu filtro para alem que lavar materias e filtro em agua do aquário.penso que usares aquatan e inserires nutrivec tambem não ajuda.tens que ter cuidado sim com a quantidade de comer que dás aos peixes isso sim contribui para a poluição da agua.co2 não precisas essas plantas não requerem co2.tpas uma vez por semana se for um aquario destapado como o meu que a agua evapora-se rapidamente e simples e só restituir o que se evaporou,eu no meu ver neste mundo não vale apena complicar o que é facil.peixes tens muito peixe nesse aquario duvido que aguentem todos tal como o alvarenga disse,eles agora são pequenos mas quando crescerem vai se filar uns aos outros.boa sorte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas nuno

 

Parabéns pelo aqua esta bastante bonito....as algas sem fotos nem setup não é fácil ajudar :smile2:

Penso que uns otos serão capaz de resolver o problema......

 

 

Cumps

Obrigado... Pratiquei alguns erros no início e estou a tentar melhorar agora...

Vou tentar tirar umas fotos dessas algas ainda hoje. Onde posso arranjar Otos!? É que já fui enganado duas vezes com esses peixes... Alguém por aqui tem!?

Obrigado pela paciência :smile2:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas nuno tu abres o teu filtro todos os meses granda paciencia eu tenho um plantado com 120 litros tive o meu filtro eheim proffissional 2222 e o tetra ex 600 a trabalhar um ano e meio sem parar a agua sempre cristalina tenho metade dos teus peixes e verdade, mas penso que não deves estar sempre a mexer no teu filtro para alem que lavar materias e filtro em agua do aquário.penso que usares aquatan e inserires nutrivec tambem não ajuda.tens que ter cuidado sim com a quantidade de comer que dás aos peixes isso sim contribui para a poluição da agua.co2 não precisas essas plantas não requerem co2.tpas uma vez por semana se for um aquario destapado como o meu que a agua evapora-se rapidamente e simples e só restituir o que se evaporou,eu no meu ver neste mundo não vale apena complicar o que é facil.peixes tens muito peixe nesse aquario duvido que aguentem todos tal como o alvarenga disse,eles agora são pequenos mas quando crescerem vai se filar uns aos outros.boa sorte

 

Boas nuno tu abres o teu filtro todos os meses granda paciencia eu tenho um plantado com 120 litros tive o meu filtro eheim proffissional 2222 e o tetra ex 600 a trabalhar um ano e meio sem parar a agua sempre cristalina tenho metade dos teus peixes e verdade, mas penso que não deves estar sempre a mexer no teu filtro para alem que lavar materias e filtro em agua do aquário.penso que usares aquatan e inserires nutrivec tambem não ajuda.tens que ter cuidado sim com a quantidade de comer que dás aos peixes isso sim contribui para a poluição da agua.co2 não precisas essas plantas não requerem co2.tpas uma vez por semana se for um aquario destapado como o meu que a agua evapora-se rapidamente e simples e só restituir o que se evaporou,eu no meu ver neste mundo não vale apena complicar o que é facil.peixes tens muito peixe nesse aquario duvido que aguentem todos tal como o alvarenga disse,eles agora são pequenos mas quando crescerem vai se filar uns aos outros.boa sorte

Bom dia.

Obrigado pelo conselho, ando a tentar tirar alguns peixes, já tenho menos.

Só dou de comer uma vez por dia porque chego a casa tarde, durante o dia não está ninguém em casa. Dou uma comida muito variada. Gala da JBL, Wels-Chips Sera, FD Artémia SHrimps Sera, Viformo Sera, Tabs Mit Leckerbissen Sera , E uma vez por semana Artémia congelada.

Quanto ao filtro vou começar por limpar de 2 em 2 meses para ver como ele está de sujidade.

Mesmo eu a limpar o filtro todos os meses a lã está completamente em “papa” castanha. É normal!?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Nuno!

 

Eu não percebo nada de aquários mas acho que o teu está mesmo muito bonito.

Os peixes parecem super saudáveis e com muita vivacidade.

Parabéns!

 

Quanto a todas as perguntas que tens colocado infelizmente não sei responder.

Talvez tentar noutros foruns?...

 

Bem, um grande abraço e um grande 2013!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Nuno!

 

Eu não percebo nada de aquários mas acho que o teu está mesmo muito bonito.

Os peixes parecem super saudáveis e com muita vivacidade.

Parabéns!

 

Quanto a todas as perguntas que tens colocado infelizmente não sei responder.

Talvez tentar noutros foruns?...

 

Bem, um grande abraço e um grande 2013!

Muito Obrigado.

É sempre bom ler que o nosso aquário está bonito.

Tenho feito de tudo para dar aos meus peixes o melhor. Sei que tenho peixes a + mas com o tempo vou retirando. Sinto que existe sempre qualquer coisa para melhorar por isso é que o tópico se chama; "o que posso fazer para melhorar” Tenho aprendido muito neste fórum, quando passo horas a ler…

Abraços a todos e um ano cheio de coisas boas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.