Mollys, Espadas, e Guppys


Recommended Posts

Olá. Tenho num aquário com Mollys, Espadas e Guppys adultos e também alevins de Espada, Guppy e Platy.

Os adultos podem cruzar-se entre si, ou seja podem criar híbridos?

E se são férteis?

Por favor, gostava mesmo de ficar informado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Por que é que ninguém me responde? Já procurei pelo fórum, mas há sempre contradições. Uns dizem que se pode criar híbridos e que são férteis, outros dizem que se pode mas são estéreis, outros dizem que não se consegue...

Preciso de ajuda! help

Ricardo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Já estive a pesquisar mais... e, para quem tem dúvidas:

Os vivíparos podem-se todos cruzar entre si, mas só alguns dão alevins férteis:

Molly x Guppy = Fértil

Espada x Platy = Fértil

Espada x Guppy = estéril

Platy x Guppy = estéril

 

(...)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá pessoal

 

Reparam nas seguintes classificações geneológicas:

 

1. Espadas: Livebearers > Cyprinodontiformes > Cyprinodontoidei > Poeciliidae > Poeciliinae > Xiphophorus > hellerii

2. Platis: Livebearers > Cyprinodontiformes > Cyprinodontoidei > Poeciliidae > Poeciliinae > Xiphophorus > maculatus

3. Molis: Livebearers > Cyprinodontiformes > Cyprinodontoidei > Poeciliidae > Poeciliinae > Poecilia > sphenops

4. Gupis: Livebearers > Cyprinodontiformes > Cyprinodontoidei > Poeciliidae > Poeciliinae > Poecilia > reticulata

 

Como podem verificar os vivíparos mais comuns (que encontramos normalmente à venda nas lojas) estão todos dentro da mesma árvore até à "Poeciliinae". A partir daqui vão variar.

 

Não se pode misturar molis com gupis, ou espadas com platis.

 

Espero ter ajudado.

Boa aquariofilia!

João

Editado por maseumaseu

"Enquanto o poço não seca, não sabemos dar valor à água." Thomas Fuller

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Misturar pode-se porque já há bastantes pessoas a conseguirem. Mas a questão é, será que são férteis? Pois para se escrever na internet, como já vi, dizerem que conseguiram alevins férteis. Acho que só é possível com o mesmo número de cromossomas. Não sei, vou pesquisar mais. E talvez consiga, daqui a uns anos experimentar, para ter certezas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, tens razão Ricardo!

Quando disse misturar queria dizer que são férteis, logo irão sofrer mutações.

Existe mutações (cruzamentos) muito interessantes de platis com espadas, mas, pessoalmente, prefiro o mais original possível (o que é impossível).

Para atingir o ideal será necessário esperar algumas gerações de alevins, e muita observação e dedicação.

Boa aquáriofilia!

João

"Enquanto o poço não seca, não sabemos dar valor à água." Thomas Fuller

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já ouvi falar bem dos mestiços de molly e guppy, ao contrário dos de platy e espada, que dizem ter problemas genéticos. Mas a minha maior dúvida é mesmo a fertilidade, pois sem dúvida pode haver cruzamentos entre os vivíparos. Eu próprio já presenciei nos meus aquários mollys a seguir espadas, guppys a seguir Platys, Espadas a seguir Platys. Mas é pouco tempo, depois têm machos ou fêmeas da mesma espécie e esquecem logo. Ideal para experimentar é mesmo sozinhos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais