Plantas a morrer - Precisarei de CO2sistem?


Nana Lee

Recommended Posts

Boas a todos,

 

De há uns tempos para cá tenho reparado que as minhas plantas ganham buracos, andam ratadas, desfazem-se e "apodrecem", chegando mesmo a questionar-me sobre muita coisa:

- precisarei de um sistema de CO2?

- será do areão?

- não tenho luz ou tempo suficiente de iluminação?

 

Não tenho os melhores amigos de plantas ao ter 5 kinguios e eles levantam as plantas, certo. Mas nenhuma das "infelizes escolhidas" se agarra ao areão, as raízes não crescem.

Que estou a fazer de errado?

 

Tenho um Aqua de 100x30x40

Filtro eheim 2213

Areão (sem substracto fértil)

Echinodorus

Anuncia nana

Sanitária

Valisneria

Cabomba

Elodea

 

Uso fertilizante liquido Será Florena e um composto de ferro Ferro-Aktive Ornimundo tal como mandam as dosagens

(Tem o decorrer da minha iniciação na ultima pág http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=199756&st=75)

 

Thks.

Cumpts

 

O meu Aqua

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Qual é a fauna que tens? Tens planorbis ou physas nesse aqua? Sei que eles gostam de mordiscar a cabomba...

 

Mete fotos aqui no tópico para podermos analisar.

 

cumps, David

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Qual é a fauna que tens? Tens planorbis ou physas nesse aqua? Sei que eles gostam de mordiscar a cabomba...

 

Mete fotos aqui no tópico para podermos analisar.

 

cumps, David

 

Hey

 

A lâmpada é uma resun r8 de 30w

 

Tenho 5 kinguios

1 ancistro

2 ampulárias

2 helenas

E melanoides

 

As physas e planorbis há mt q foram papadas pelas helenas

E recentemente arranjei 2 caracois grandes que parecem da Familia das planorbis mas já estão num Aqua p invertebrados (essas sim ratavam-me as plantas a descarada)

 

Mas mesmo assim não acho que justifique as plantas mudarem de cor de verde P castanho, os buracos gigantes nas anubias e o apodrecimento de todas elas...

Cumpts

 

O meu Aqua

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

hmmm, e o seu método de fertilização? Não está a exagerar nas doses que coloca de cada vez, ou então nao demorar o tempo necessário entre dosagens?

 

Qual é o areão que tem? É comprado ou de rio? Foi devidamente tratado antes de colocar no aquário?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

tens um pouco de luz a menos mesmo para low-tech. Tens um aqua de 120L apenas com 30W. Mas teoricamente não seria por aqui que as plantas ficariam ratadas...

 

Tirando a cabomba que é mais exigente, as restantes plantas à partida não precisam de CO2.

 

A fertilização que fazes não contém macros. Deverias arranjar um fertilizante com macros (NPK) para completares com o Sera Florena (micros).

 

O areão não tem nada a ver, se fizeres uma fertilização correcta.

 

 

Echinodorus

Anuncia nana

Sanitária

Valisneria

Cabomba

Elodea

 

Apenas umas correcções:

 

Anubia nana (e não anuncia nana)

Sagitaria (e não sanitária)

 

Abraço

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

hmmm, e o seu método de fertilização? Não está a exagerar nas doses que coloca de cada vez, ou então nao demorar o tempo necessário entre dosagens?

 

Qual é o areão que tem? É comprado ou de rio? Foi devidamente tratado antes de colocar no aquário?

 

O método de fertilização e tal e qual indicam as dosagens nas em embalagens, nada que enganar.

 

O areão foi comprado e tratado.

Cumpts

 

O meu Aqua

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

tens um pouco de luz a menos mesmo para low-tech. Tens um aqua de 120L apenas com 30W. Mas teoricamente não seria por aqui que as plantas ficariam ratadas...

 

Tirando a cabomba que é mais exigente, as restantes plantas à partida não precisam de CO2.

 

A fertilização que fazes não contém macros. Deverias arranjar um fertilizante com macros (NPK) para completares com o Sera Florena (micros).

 

O areão não tem nada a ver, se fizeres uma fertilização correcta.

 

 

 

 

Apenas umas correcções:

 

Anubia nana (e não anuncia nana)

Sagitaria (e não sanitária)

 

Abraço

 

GM

 

Que iluminação deveria então ter?

Eq as cabombas são as únicas que se mantém intactas, excepto o facto de não se conseguirem manter enraizadas. Tudo o resto esta a apodrecer

 

Quanto as correcções... XD corrector automático em dispositivos moveis é o que dá lol...

Cumpts

 

O meu Aqua

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Porque tiraste as Physas? Elas não atacam normalmente as plantas saudaveis! Essa de que os caracois Physa comem as plantas é na realidade um mito. Sim, as Physas comem materia vegetal, mas apenas a materia vegetal morta e em decomposição, são pois excelentes animais para te limpar o tanque de lixo. Mas existe aquele mito infundado de que te atacam as plantas, que na realidade se devem a aquariofilos muito pouco experienciados que atribuem os buracos nas folhas aparentemente saudaveis resultantes de pobres sistemas de fertilização, á depredação por caracois, nomeadamente as physas que são os caracois mais visiveis no aquario por ser diurnos e serem tão prolificos. O que acontece é que os com falta de experiencia querem sempre um bode expiatório para a sua falta de conhecimento e experiencia e quem paga são sempre as Physas=P

 

Durante anos tive physas nos meus plantados sem qualquer problema para a fauna ou flora dos meus tanques. Agora se me falares em Melanoides ou outros assim do género, concordo que esses podem atacar plantas saudaveis, mas nada que umas Macrobrachium jelskii não matem...

Os planorbis também não fazem mal a ninguém...

Quanto ás plantas penso que o grande problema aqui neste caso é a iluminaçao praticamente inexistente, 30W para 120L, é uma anedota do mais triste que há, no minimo devias ter 60W... A temperatura da água, afinal de contas, para se ter kinguios a água desse tanque não estará nem perto da temperatura optima da maioria dessas plantas. E depois isto...Kinguios? Com plantas? Péssima ideia, peixes de água fria, herbivoros, com plantas....Mais uma triste ideia numa já longa historia de más ideias...Sim pode parecer bonito, mas infelizmente não conseguirás grande sucesso... Para peixes de água fria como estes, mesmo com aquecimento, só conseguirás manter plantas mais resistentes e rijas, por exemplo anubias, Talvez umas valisnérias pelo seu ritmo de crescimento, umas crinums pela resistencia das folhas, talvez, e apenas talvez umas hygrophila corymbosa, e pouco mais, que os peixes de água fria não dão hipotese...

Editado por gervas
Link to comment
Partilhar nas redes sociais