budgie Publicado Setembro 28, 2012 Share Publicado Setembro 28, 2012 (editado) Boas pessoal,Decidi partilhar, aqui com vocês, a história de um dos meus discus:Em Maio, no dia 31, resgatei um discus de uma loja onde estava a ser negligenciado.Durante cerca de duas semanas andei a "rondar" o aquário na loja, para decidir o que fazer.Era um grande risco gastar 33 euros num discus que estava num estado deplorável, pois o mais certo seria morrer ao fim de poucos dias mal o colocasse no meu aquário. Abaixo, em anexo, podem ver +- como ele veio.Entretanto decidi ir a loja ir buscar-lo, pois não aguentava ver mais o bicho naquele estado: só com tubifex para comer, sem esconderijos, magro, letárgico, escuro, muito quieto a um canto...Estava tão condenado que até me fizeram um desconto de 10 euros na loja, provavelmente porque tinham a certeza que ele iria morrer.Trouxe o Zidane Espinha (nome que lhe dei por andar à "cabeçada" aos outros e por ser esquelético) para casa, deixei, pelo menos, 3 horas a ambientar-se, gradualmente, aos parâmetros da água.Fotos dele quando chegou:IMG_3089 por Sarafgc, no FlickrIMG_3091 por Sarafgc, no FlickrIMG_3092 por Sarafgc, no FlickrIMG_3090 por Sarafgc, no FlickrComo suspeitei que ele tivesse algum parasita, não o juntei logo com os meus outros discus. Coloquei-o num aquário hospital que, na altura, era um pequeno plantado com camarões Red Cherrie, Planorbis, ampulárias e Gyraulus.Fiquei surpreendida com o entusiasmo do peixe quando viu as plantas... Parecia que tinha visto plantas pela primeira vez! Andou a "debicar" tudo o que tinha folhas, como se achasse que aquilo era algo comestível.No primeiro dia, recusou todo o tipo de comida que lhe dava: Granulado, flocos, comida congelada e até papa caseira.No segundo dia até começou a "picar" uma bolinha de granulado ou outra, mas comia pouco. Provavelmente porque não conhecia outros alimentos para além do tubifex. Cheguei ao ponto de ligar para um veterinário especializado e perguntar o que poderia fazer.Teve a tomar vitaminas do complexo B e quase foi necessário alimentá-lo a sonda. Felizmente, após +- uma semana de tentativas, lá o pirralho começou a comer. E bem! Enchia a barriga até ficar uma bola.Comprei montes de tipos de comidas só para o convencer a comer... Incluindo alimentos importados dos EUA (O Zidane é fino pah... : Cyclop-Eeze, Tetra Prima, Sera Discus, Red Astax Granulado, Spirulina and Garlic Granulado, Flocos de vitaminas Immune Booster, Flocos para Alevins da Angels Plus, Flocos de Spirulina e vegetais, Flocos Triple Growth com minhoca, ovo e krill, Granulado de Krill (que foi o primeiro alimento de eleição dele), Artémia desidratada, etc... Rios de dinheiro em comida.Entretanto, ele comia muito bem mas engordava pouco ou nada.Engordou o suficiente para "alisar" as arestas da magreza:IMG_3176[1] por Sarafgc, no FlickrIMG_3179[1] por Sarafgc, no FlickrEle com a barriguita cheia:IMG_3177[1] por Sarafgc, no FlickrE lá vieram os primeiros tratamentos:Flagyl, Praziquantel... e nada. Continuava na mesma. Não saiu nenhuma bicheza nem tinha fezes transparentes.Depois fiz Fenbendazole, Levamisole e antibiótico (sempre com intervalos de 2 semanas), seguidos de uma semana de alimentação com flocos de vitaminas. Nunca vi deitar nada, mas suspeito que ele tinha Capillaria, pois engordou muito mais rápido depois dos tratamentos com estes dois últimos desparasitantes.Fotos depois dos tratamentos:IMG_3181[1] por Sarafgc, no FlickrIMG_3182[1] por Sarafgc, no FlickrEntretanto, cá vai andando, tornou-se o Rei-do-Aquário. Só ele é que decide quando os outros comem. Enquanto ele não acabar, ninguém toca na comida... senão leva uma tareia.Eis uma "demo" antiga dele (Ainda em recuperação) , a dar porrada nos outros por causa da comida:<iframe width="420" height="315" src="http://www.youtube.c...ed/PDTj_zy8dSo" frameborder="0" allowfullscreen></iframe>E ele, actualmente:IMG_3376 por Sarafgc, no FlickrIMG_3377 por Sarafgc, no FlickrIMG_3379 por Sarafgc, no FlickrIMG_3385 por Sarafgc, no FlickrIMG_3386 por Sarafgc, no FlickrIMG_3389 por Sarafgc, no FlickrIMG_3390 por Sarafgc, no FlickrIMG_3400 por Sarafgc, no FlickrIMG_3403 por Sarafgc, no FlickrCom os seus súbditos:IMG_3383 por Sarafgc, no FlickrQueria ir deixando umas fotos dele para verem o crescimento do meu Zidane Espinha e espero, um dia destes, com o par dele (ou dela... não sei) e a família.Dedico esta história a quem goste realmente de peixes e não os use como meros negócios.Cito também que devemos sempre manter-nos firmes e esperançosos sempre que tenhamos alguém ou algo doente e que devemos sempre ir até à última tentativa. Fotos 21/12/12 Hora do frenesim antes de comer! IMG_0064 por Sarafgc, no Flickr O Vedeta-Ferrugento (não é capaz de se afastar da maquina fotografica!): IMG_0059 por Sarafgc, no Flickr Gosto tanto do "narizito" sardento do Vedeta... Este tem uma personalidade "demais"! IMG_0058 por Sarafgc, no Flickr Pessoal novo no meu aquário: Discus Golden Red (ainda tenho que lhe arranjar um nome...) : Dia da chegada (19/12/12) IMG_0054 por Sarafgc, no Flickr Nos dias seguintes: IMG_0067 por Sarafgc, no Flickr IMG_0070 por Sarafgc, no Flickr Editado Dezembro 21, 2012 por budgie Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
bruno nunes Publicado: Setembro 28, 2012 Share Publicado: Setembro 28, 2012 parabens bom trabalho Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
budgie Publicado: Setembro 28, 2012 Autor Share Publicado: Setembro 28, 2012 parabens bom trabalho Obrigado Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Axebitten Publicado: Setembro 28, 2012 Share Publicado: Setembro 28, 2012 Hehe muito fixe! O dono está de parabéns! O Zidane nem sabe a sorte que tem. Cumprimentos João Vaz. Infografia de camarões em construção Área de Feedback Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
vale Publicado: Setembro 29, 2012 Share Publicado: Setembro 29, 2012 :thumbup3: parabéns, só tenho pena que a loja onde o adquiris-te infelizmente não deve ser a única no país. O Zidane é um disquinho com sorte. cumpr. Plantado VS Discus Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
budgie Publicado: Setembro 30, 2012 Autor Share Publicado: Setembro 30, 2012 :thumbup3: parabéns, só tenho pena que a loja onde o adquiris-te infelizmente não deve ser a única no país. O Zidane é um disquinho com sorte. cumpr. Infelizmente não é... Já vi noutras lojas outros peixes que até me arrepia lá entrar. Principalmente aquelas que têm bettas em copos de plástico. Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
j-santos Publicado: Outubro 1, 2012 Share Publicado: Outubro 1, 2012 :dance: :dance: :dance: :dance: :dance: :thumbup3: :thumbup3: :thumbup3: :thumbup3: abraços joao santos Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
LRod Publicado: Outubro 1, 2012 Share Publicado: Outubro 1, 2012 Parabens pelo excelente trabalho de recuperação. Infelizmente nem todos têm a sorte do zidane espinha (incluindo humanos). Bom trabalho. Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
CyberJ Publicado: Outubro 1, 2012 Share Publicado: Outubro 1, 2012 Grande trabalho, grande dedicação... Só te posso dar os parabens. Não é qualquer um que paga mais de 20€ por um peixe doente, e depois mais uma pequena fortuna em medicamentos e tempo para o tratar, ainda mais quando as probabilidades jogavam contra ti... A serio, muitos parabens... Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
budgie Publicado: Outubro 3, 2012 Autor Share Publicado: Outubro 3, 2012 Grande trabalho, grande dedicação... Só te posso dar os parabens. Não é qualquer um que paga mais de 20€ por um peixe doente, e depois mais uma pequena fortuna em medicamentos e tempo para o tratar, ainda mais quando as probabilidades jogavam contra ti... A serio, muitos parabens... Eu tinha mesmo de o tirar do sitio onde ele estava. Senão também ninguém o iria levar. Antes morrer com dignidade em minha casa, do que numa loja sozinho, a morrer. Já à algum tempo de andava a ver se alguém o levava ou, pelo menos, na loja, tivessem o cuidado de lhe dar vitaminas ou uma alimentação mais adequada. Mas não vi nada disso. Comecei a ver o peixe cada vez mais triste e magro. Já lá estava à quase 3 meses à venda e não tinha crescido quase nada.. coitado. Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Cesar Carvalho Publicado: Outubro 3, 2012 Share Publicado: Outubro 3, 2012 Parabéns pela sua dedicação. Se fosse outra pessoa provavelmente o teria deixado morrer... Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
budgie Publicado: Outubro 11, 2012 Autor Share Publicado: Outubro 11, 2012 Parabens pelo excelente trabalho de recuperação. Infelizmente nem todos têm a sorte do zidane espinha (incluindo humanos). Bom trabalho. Mas mesmo assim há sempre alguém disposto de dar uma mão amiga que os tira da desgraça e os torna mais felizes e saudáveis. É claro que não podemos salvar o mundo, mas se conseguirmos salvar, pelo menos, uma vida já contribuímos para que alguém (ou algo) ter oportunidade de ser mais feliz. Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
budgie Publicado: Outubro 11, 2012 Autor Share Publicado: Outubro 11, 2012 Parabéns pela sua dedicação. Se fosse outra pessoa provavelmente o teria deixado morrer... Ele estava completamente condenado... Ninguém o levava. Levaram o discus mais pequenito que esteve com ele quando chegou à loja, mas como viram que este tinha "mau-aspecto", ninguém o levava. E ia passando o tempo... Cada vez mais magro. Ia acabar por morrer sem ver um aquário normal uma única vez na vida. Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
r.teixeira Publicado: Dezembro 22, 2012 Share Publicado: Dezembro 22, 2012 Epá lindo, devia haver mais pessoas como tu e sim é verdade que algumas lojas e do tipo vem do fornecedor mete no aquario e tá andar de mota.Eu pessoalmente gosto muito das cores dos discus mas disseram me que sao muito parados e acho bastante caros e um risco pois sao muito sensiveis. Essa nova adição também gosto, eu comprei hoje um escalar pequenino, vamos lá ver como o maior se dá com ele :sMuito bom trabalho, a sério Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
budgie Publicado: Dezembro 22, 2012 Autor Share Publicado: Dezembro 22, 2012 (editado) Epá lindo, devia haver mais pessoas como tu e sim é verdade que algumas lojas e do tipo vem do fornecedor mete no aquario e tá andar de mota. Eu pessoalmente gosto muito das cores dos discus mas disseram me que sao muito parados e acho bastante caros e um risco pois sao muito sensiveis. Essa nova adição também gosto, eu comprei hoje um escalar pequenino, vamos lá ver como o maior se dá com ele :s Muito bom trabalho, a sério Os meus não são muito parados. Andam sempre à procura de qualquer coisa viva que dê para comer... tipo alevins ou planorbis pequenitos. Mas sim, em relação a outros peixes são um pouco mais parados. Excepto na hora de comer. O Vedeta quase salta fora do aquário com a fossanguice de comer. Actualmente, estou a recuperar mais 2. Um resgatado de outra loja (muito magrinho. Passava fome com certeza) e outro da Crystal Red... infelizmente veio doente e não tinha muito bom ar. Magro também. Editado Dezembro 22, 2012 por budgie Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
r.teixeira Publicado: Dezembro 22, 2012 Share Publicado: Dezembro 22, 2012 Pensava que eram assim muito parados...Infelizmente é verdade mas enfim isso que fazes é uma iniciativa muito boa por isso vai postando fotos dos actuais para pessoal aqui do forum ver. Cumps:Ruben Teixeira Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
2ciclideos Publicado: Abril 18, 2013 Share Publicado: Abril 18, 2013 Não conhecia esta história, muito bem, PARABÉNS pela dedicação. Um abraço Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
budgie Publicado: Abril 20, 2013 Autor Share Publicado: Abril 20, 2013 (editado) Novidades! Finalmente, fotos novas dos meus pirralhos. Desculpem lá as algas... mas exagerei um pouco na dose do fertilizante e agora tenho o aquário repleto de algas... O Zidane Espinha: IMG_0329[1] por sarawarfare, no Flickr IMG_0322[1] por sarawarfare, no Flickr IMG_0321[1] por sarawarfare, no Flickr A provar pedras de JBL Manado... Malditas Corys... Desarredam-me o substrato todo. Enterram a cabeça até aos olhos e, na zona do substrato onde a camada ficou mais fina, saem pedras. IMG_0294[1] por sarawarfare, no Flickr A Família: Vedeta: IMG_0325[1] por sarawarfare, no Flickr IMG_0349[1] por sarawarfare, no Flickr IMG_0352[1] por sarawarfare, no Flickr Sr.Rusty (este tem um grande problema de crescimento. É muito pequeno para a idade que tem): IMG_0318[1] por sarawarfare, no Flickr Zarolhito: IMG_0312[1] por sarawarfare, no Flickr IMG_0342[1] por sarawarfare, no Flickr IMG_0311[1] por sarawarfare, no Flickr IMG_0297[1] por sarawarfare, no Flickr O Rolex (à direita)quase que se mata à espera de comida IMG_0346[1] por sarawarfare, no Flickr Paloma Cauda-Torta: IMG_0302[1] por sarawarfare, no Flickr IMG_0333[1] por sarawarfare, no Flickr IMG_0337[1] por sarawarfare, no Flickr Iron: IMG_0290[1] por sarawarfare, no Flickr IMG_0351[1] por sarawarfare, no Flickr Algas no vidro... IMG_0356[1] por sarawarfare, no Flickr Bucha: IMG_0332[1] por sarawarfare, no Flickr Sardento (Resgatado): IMG_0334[1] por sarawarfare, no Flickr O Sardento, a fazer o que ele tem mais jeito: Porcaria e Chiqueiro. Parece fogo-de-artifício pelo aquário. IMG_0358[1] por sarawarfare, no Flickr Rolex (foi-me vendido como um Golden Red... Cá para mim é tanga. Parece-me um Red Alenquer) http://www.flickr.com/photos/95083761@N05/8665729191/in/photostream/ À direita, a ter um "ataque", à espera da comida. Quase que salta do aquário... É um comilão... IMG_0346[1] por sarawarfare, no Flickr Não lhe consegui tirar fotos melhores, pois ele é irrequieto quando me vê a aproximar do aquário. Só pensa em comida. Fica eufórico. Editado Abril 21, 2013 por budgie 1 Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
JoaoRRM Publicado: Abril 20, 2013 Share Publicado: Abril 20, 2013 Boas, Tens ai uma bela tropa Já conhecia o Zidane do fórum discus, mas como há muito que já não lá passo... Boa sorte com eles. Cumps. Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
vale Publicado: Abril 21, 2013 Share Publicado: Abril 21, 2013 Boas, Tens por aí belos discus gostei do Sardento e mais uma vez parabéns pelo Zidane. Faltou só uma panorâmica do aq. cumpr. Sérgio vale Plantado VS Discus Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Rui Cardoso Publicado: Abril 23, 2013 Share Publicado: Abril 23, 2013 boas cuidado com as larvas vermelhas nos discus. não lhes devias dár , pois certamente estás a parasitar os peixes... artemia e papa. cumps Um Abraço Rui Cardoso Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
budgie Publicado: Abril 25, 2013 Autor Share Publicado: Abril 25, 2013 (editado) boas cuidado com as larvas vermelhas nos discus. não lhes devias dár , pois certamente estás a parasitar os peixes... artemia e papa. cumps Eu já nem na papa de coração de vitela confio... O Zidane esteve com flagelados à pouco tempo, por causa de papa caseira. Já andava com fezes brancas. Dou-lhes estes porque são criados em cativeiro e esterilizados com raios gamma. Contudo, faço-lhes desparasitações a cada 2 meses. É raro dar-lhes larvas vermelhas. Uma vez por semana, dou-lhes um miminho. Eles adoram bloodworms. Por norma dou-lhes mais artémia com alho e com spirulina, da Gamma Blister. Editado Abril 25, 2013 por budgie 1 1 Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
budgie Publicado: Abril 25, 2013 Autor Share Publicado: Abril 25, 2013 Boas, Tens por aí belos discus gostei do Sardento e mais uma vez parabéns pelo Zidane. Faltou só uma panorâmica do aq. cumpr. Sérgio vale hehehe, o Sardento é o "porcalhão" do aquário. Não há comida que ele não cuspa antes de comer. Por vezes, não o faz com a artémia. Mas é quando está com a fuçanguice da comida, para os outros não lha comerem. Ele tem o crescimento um pouco atrofiado, parece-me. Não sei que idade tem ele, mas já o comprei grandito. E magro! Só tinha olhos e guelras. Parecia uma bolacha-maria, a largura dele. Até nadava semi de lado. Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
JoaoRRM Publicado: Maio 11, 2013 Share Publicado: Maio 11, 2013 Boas Budgie, Novidades com eles? Cumps. Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
budgie Publicado: Maio 12, 2013 Autor Share Publicado: Maio 12, 2013 Boas, Para já, não. Mas tenho que postar umas fotos novas. Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Recommended Posts