hucosta Publicado Setembro 24, 2012 Share Publicado Setembro 24, 2012 Bpá noite Ontem fui presenteado com um aqua marinho ( ou o k resta dele ) desmontado à cerca de um ano. Após inventário, verifico que os meus pertences são: Aqua 150 x 40 x 50 com respectivo móvel (terá que ficar no Hall de entrada do apartamento ) - filtro tetratec EX 1200 - Bomba de agua - Aqua Clear A-570 1514 l/h - Skimmer ??? Calha 150 cm - marca lifetech, com um dos apoios desaparecidos e sem o plástico de protecção das lampadas 20 kg de rocha, estes são os pedaços mais pequenos Material diverso não identificado 1 ou 2 aquecedores Hidrometro - e mais material, testes , alimentação, medicamento, tubos com fartura, etc Segundo a fonte, tudo isto funciona.. A minha pergunta é...como não tenho experiência de marinhos e pouca de doces ( 2 anos ) o que acham que posso fazer, rentabilizando o existente e não investindo muito, pelo menos para já... Aceito todas as sugestões e ajudas, incluindo a possibilidade de o converter para doce, se acharem o mais indicado. Não tenho condições para sump, e nem sei como vou levar a agua para o hall de entrada.... Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Hugo Costa Coelho Publicado: Setembro 24, 2012 Share Publicado: Setembro 24, 2012 Ola. Vou ser directo, tens o material todo para agua doce, a menos que queiras gastar uns 1000€ e comprares o que falta para agua salgada. Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
hucosta Publicado: Setembro 25, 2012 Autor Share Publicado: Setembro 25, 2012 Boa resposta Tendo este material estado a ser utilizado num Salgado, será viável utiliza-lo para um novo agua doce? Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
alfapa Publicado: Setembro 25, 2012 Share Publicado: Setembro 25, 2012 Eu ia dizer exactamente o mesmo... de marinho esse aqua só parece ter o nome. Não me parece que haja nada ai que seja marinho. Nem as marcas de sal. Essas peças da EHEIM que não sabes o que são, são saidas e entradas para os filtros, chupadores e chuveiros, se quiseres dar esses nomes. PauloA Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
VitorMT Publicado: Setembro 25, 2012 Share Publicado: Setembro 25, 2012 Bpá noite Ontem fui presenteado com um aqua marinho ( ou o k resta dele ) desmontado à cerca de um ano. Após inventário, verifico que os meus pertences são: Aqua 150 x 40 x 50 com respectivo móvel (terá que ficar no Hall de entrada do apartamento ) - Boas Bonito aquário e apesar de não ser muito largo, serve perfeitamente... filtro tetratec EX 1200 - Este filtro não se usa nos marinhos com a mesma função que tem nos aquários de água doce, logo não te serve para grande coisa.. Bomba de agua - Aqua Clear A-570 1514 l/h - Pode ser usada na circulação da água dentro do aquário Skimmer ??? Acho melhor primeiro saberes o que é um escumador Aqui tens um exemplo http://reefcentral.w.../tag/escumador/ Calha 150 cm - marca lifetech, com um dos apoios desaparecidos e sem o plástico de protecção das lampadas Só podias usar esta iluminação apenas em aquários com peixes 20 kg de rocha, estes são os pedaços mais pequenos 1 ou 2 aquecedores Hidrometro - e mais material, testes , alimentação, medicamento, tubos com fartura, etc Segundo a fonte, tudo isto funciona.. A rocha morta ... Os aquecedores ... O densímetro ... A minha pergunta é...como não tenho experiência de marinhos e pouca de doces ( 2 anos ) o que acham que posso fazer, rentabilizando o existente e não investindo muito, pelo menos para já... Aceito todas as sugestões e ajudas, incluindo a possibilidade de o converter para doce, se acharem o mais indicado. Não tenho condições para sump, e nem sei como vou levar a agua para o hall de entrada.... Na minha opinião deves seguir para um aquário de água doce, pois já tens o básico.Nos salgados, não basta ter um aquário para colocar os peixes . Existem equipamentos que são a base deste tipo de montagens, aos quais não podemos inventar a sua substituição, mesmo quando ás vezes pensamos que sim. [URL=http://www.myreefstats.com][/URL] Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
hucosta Publicado: Setembro 25, 2012 Autor Share Publicado: Setembro 25, 2012 Mas a minha duvida mantem-se. Resolvida a questão do aqua doce ou salgada, optando como é obvio por um doce, será que todo este material pode ser usado com segurança num aquário de água doce? O sal acumulado nas rochas, e mesmo no filtro não serão prejudiciais, para um aqua de água doce? Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Duartelopo Publicado: Setembro 25, 2012 Share Publicado: Setembro 25, 2012 Começa por lavar bem os filtros e ferver, para ter menos sal possível, com as tpas vai ficar sem sal nenhum, e num aquário tão grande duvido que faça alguma diferença, quanto a rocha, depende do tipo de layout que queres fazer, mas bem lavada também, fica óptima. Duarte Lopo de Carvalho Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
hucosta Publicado: Setembro 25, 2012 Autor Share Publicado: Setembro 25, 2012 Depois de alguma busca pelos foruns, decidi optar por um aqua para ciclideos africanos, pois parece ser a opção que melhor utiliza os materiais que possuo. Após alguma procura, pareceu-me que o substrato indicado seria a aragonite, numa camada de fundo de pelo menos 8 cm, o que segundo as minhas contas corresponde a cerca de 75 Kg, no meu aqua. Isto esta correcto? pareceu-me encontrar este substrato à venda por cerca de 2,5 a 3 euros por kilo. Não se consegue mais barato? Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
VitorMT Publicado: Setembro 25, 2012 Share Publicado: Setembro 25, 2012 Depois de alguma busca pelos foruns, decidi optar por um aqua para ciclideos africanos, pois parece ser a opção que melhor utiliza os materiais que possuo. Após alguma procura, pareceu-me que o substrato indicado seria a aragonite, numa camada de fundo de pelo menos 8 cm, o que segundo as minhas contas corresponde a cerca de 75 Kg, no meu aqua. Isto esta correcto? pareceu-me encontrar este substrato à venda por cerca de 2,5 a 3 euros por kilo. Não se consegue mais barato? 75 kgs de areia ?!!! Mas tu queres um aquário de peixes ou um terrário ?? Na minha opinão basta 2 a 3 cm de altura... [URL=http://www.myreefstats.com][/URL] Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
ffonseca Publicado: Setembro 26, 2012 Share Publicado: Setembro 26, 2012 boas, consegues mais barato que isso sim, ha lojas que vendem dessa areia a 1,70€/kg. Es de onde? Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
hucosta Publicado: Setembro 26, 2012 Autor Share Publicado: Setembro 26, 2012 boas, consegues mais barato que isso sim, ha lojas que vendem dessa areia a 1,70€/kg. Es de onde? Carnaxide Segundo li, a altura do substrato deve ser de cerca de 8 a 10 cm, por isso para os 75 kg é só fazer as contas 150c x 40l x 8 x 1.63 (densidade calculada do substrato) a dividir por 1000...78,24 kg Posso tentar colocar mais ou menos 40 kg de areia da Praia e o resto com substrato próprio para o biotopo, por causa do tamponamento e ph. Se estiver errado, por favor corrigam-me Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
ffonseca Publicado: Setembro 26, 2012 Share Publicado: Setembro 26, 2012 nao precisas de tantos quilos de areia, penso que 30/40 kg seja suficiente para esse aqua e ja deves ficar com 5cm de altura que é mais que suficiente. Areia da praia nao te aconselho a nao ser que queiras ter algas no aquario. Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
hucosta Publicado: Setembro 26, 2012 Autor Share Publicado: Setembro 26, 2012 nao precisas de tantos quilos de areia, penso que 30/40 kg seja suficiente para esse aqua e ja deves ficar com 5cm de altura que é mais que suficiente. Areia da praia nao te aconselho a nao ser que queiras ter algas no aquario. aragonite ou areia de coral? Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
nelsomsdias Publicado: Setembro 26, 2012 Share Publicado: Setembro 26, 2012 Areia da praia nao te aconselho a nao ser que queiras ter algas no aquario. Ja vi muitos malawis ja tive um durante quase 2 anos com areia da praia e nao vi nem tive problema nenhum de algas, alem de que a areia da praia manteve me os niveis ph e dureza super estaveis no necessario tanto que tive reproducoes e somente uma baixa e por erro meu, logo EU recomendo ate areia da praia , bem lavada . Cumps Nelsomsdias Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
VitorMT Publicado: Setembro 26, 2012 Share Publicado: Setembro 26, 2012 Carnaxide Segundo li, a altura do substrato deve ser de cerca de 8 a 10 cm, por isso para os 75 kg é só fazer as contas 150c x 40l x 8 x 1.63 (densidade calculada do substrato) a dividir por 1000...78,24 kg Posso tentar colocar mais ou menos 40 kg de areia da Praia e o resto com substrato próprio para o biotopo, por causa do tamponamento e ph. Se estiver errado, por favor corrigam-me E por acaso sabes o porquê dessa altura de 8 a 10 cm ??? Eu ficava só por 2 a 5 cm de altura, pois assim ficava com uma coluna de água de pelo menos 45 cm...Quanto ao substrato, escolhia aragonite. [URL=http://www.myreefstats.com][/URL] Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
VitorMT Publicado: Setembro 26, 2012 Share Publicado: Setembro 26, 2012 Ja vi muitos malawis ja tive um durante quase 2 anos com areia da praia e nao vi nem tive problema nenhum de algas, alem de que a areia da praia manteve me os niveis ph e dureza super estaveis no necessario tanto que tive reproducoes e somente uma baixa e por erro meu, logo EU recomendo ate areia da praia , bem lavada . Cumps Nelsomsdias Concordo com a tua opinião, mas não te esqueças que ele vive em Lisboa e que aí no Algarve o tipo de areia e água são diferentes(água mais dura e areia mais calcária) e assim ao indicar areia da praia da zona onde se vive, podemos sem querer induzir em erro . [URL=http://www.myreefstats.com][/URL] Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
hucosta Publicado: Setembro 28, 2012 Autor Share Publicado: Setembro 28, 2012 Propostas de Layout Se possivél comentem Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Tozé Nunes Publicado: Setembro 28, 2012 Share Publicado: Setembro 28, 2012 Boas, ele há gajos com sorte a receberem prendas destas . Pelo que li tens sido bem aconselhado, quanto ao layout gostava de ver fotos mais de perto e ao nível do aquário. Daquilo que vi não gostei do coral? que puseste no centro. Eu acho que ficava bem mais ao jeito de ilha tipo isto: Adelaide Beehive- a Colmeia Scape no More! E se de repente... Crystal Beach Guesthouse Welcome to the JUNGLE Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Recommended Posts