O meu 1º Malawi


chef_moisas

Recommended Posts

Obrigado :)

Comprei uma da tetra mas devia ter comprado com mais potencia porque ela não consegue levar a água até ao aquário.

 

Tenta-a vender aqui no forum, estando nova de certeza que não perdes muitos €.

A vida está cheia de coisas boas... O problema é encontra-las.

O meu Aqua de 110Lts...

O meu novo projecto 436 Lts Brutos...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 225
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Bem,

 

Tudo o que eu ia dizer mais ou menos, aí o amigo Luís disse quase tudo.

 

Passado: Em 8 Horas não baixa a temp.ª ? 2 questões! Conseguimos arranjar sempre um outro termostato em 8 horas? E já tiveste sem termostato durante 8 horas? Olha que descer 4ºC é o suficiente de haver íctio! A não sei que nos Malawis é diferente, nunca tive nenhum!

 

Eu pessoalmente, como já disse anteriormente, não gosto muito de xisto! Mas se o user gosta, e limou as pedras pensando no bem estar da bicharada... Porque não?

 

Uma ultima coisa, UV ajuda a evitar a aparecimento de algas sim sr., mas é mais na coluna d'agua do que propriamente aquele verdete inevitável que as pedras acabam sempre por ganhar e eu desse até gosto ;) Dá um ar natural! :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

mad&mor

 

Olá, eu só liguei o meu termostato á cerca de uma semana e foi porque desde Abril que o tinha desligado, e só o liguei para simular a época de aguas quentes (tal como no lago tem uns meses de aguas mais frias outros meses de aguas mais quentes) e nunca baixei dos 19/20º (E nao acredito que Madrid seja mais quente que qualquer cidade de Portugal, chegamos a ter -4º e -5º no inverno bem como 40º no verao) - neste momento tenho entre os 23º - 24º e não preciso de mais, tenho um 150w que faz bem o seu trabalho para 370L de agua. A minha sugestão foi no sentido de nao ter os dois ligados, mas sim apenas um e o outro metido dentro da caixinha dele, quando fizer falta tira-o da caixa....4º repentinos faz mal a qualquer peixe os malawi nao sao excepção, no entanto quando o termostato avaria a agua nao baixa 4º de um momento para outro, vai tendo uma baixa de temperatura gradual....

 

 

Sobre o UV, mesmo as algas na coluna de agua eles se alimentam delas dai eu achar desnecessário, mas mal não faz, so acho 24w deitados á rua :D

Editado por passado
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

mad&mor

 

Olá, eu só liguei o meu termostato á cerca de uma semana e foi porque desde Abril que o tinha desligado, e só o liguei para simular a época de aguas quentes (tal como no lago tem uns meses de aguas mais frias outros meses de aguas mais quentes) e nunca baixei dos 19/20º (E nao acredito que Madrid seja mais quente que qualquer cidade de Portugal, chegamos a ter -4º e -5º no inverno bem como 40º no verao) - neste momento tenho entre os 23º - 24º e não preciso de mais, tenho um 150w que faz bem o seu trabalho para 370L de agua. A minha sugestão foi no sentido de nao ter os dois ligados, mas sim apenas um e o outro metido dentro da caixinha dele, quando fizer falta tira-o da caixa....4º repentinos faz mal a qualquer peixe os malawi nao sao excepção, no entanto quando o termostato avaria a agua nao baixa 4º de um momento para outro, vai tendo uma baixa de temperatura gradual....

 

 

Sobre o UV, mesmo as algas na coluna de agua eles se alimentam delas dai eu achar desnecessário, mas mal não faz, so acho 24w deitados á rua :D

 

Estimado Passado

 

Já ouviste falar em eficiência energética? É que 2 termostatos aquecem muito mais rápido o aquário além de conseguires ter uma temperatura homogénea em todo ele. Podes sempre alegar que 2 termostatos equivalem a 2x o consumo de electricidade mas isso é mentira porque além de aquecer mais rápido que a metade do tempo, estando uma temperatura mais homogénea em todo o aquário esta mantém-se durante muito mais tempo . ( tens muita informação sobre isso na net ).

 

Relativamente aos 24w gastos no UV, se pensarmos assim para que é que temos iluminação no aquario ? Ou porque é que temos areia no fundo ou mesmo rochas no interior?Tudo representa um custo/beneficio!!! Tudo isto serve ou para embelezar ou ajudar a embelezar o aquário!!! No meu caso uso o UV para ter uma agua mais cristalina e translucida se calhar para ti isso é insignificante mas eu dou muita importância a isso .

A vida está cheia de coisas boas... O problema é encontra-las.

O meu Aqua de 110Lts...

O meu novo projecto 436 Lts Brutos...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

 

Estimado Passado

 

Já ouviste falar em eficiência energética? É que 2 termostatos aquecem muito mais rápido o aquário além de conseguires ter uma temperatura homogénea em todo ele. Podes sempre alegar que 2 termostatos equivalem a 2x o consumo de electricidade mas isso é mentira porque além de aquecer mais rápido que a metade do tempo, estando uma temperatura mais homogénea em todo o aquário esta mantém-se durante muito mais tempo . ( tens muita informação sobre isso na net ).

 

Relativamente aos 24w gastos no UV, se pensarmos assim para que é que temos iluminação no aquario ? Ou porque é que temos areia no fundo ou mesmo rochas no interior?Tudo representa um custo/beneficio!!! Tudo isto serve ou para embelezar ou ajudar a embelezar o aquário!!! No meu caso uso o UV para ter uma agua mais cristalina e translucida se calhar para ti isso é insignificante mas eu dou muita importância a isso .

 

Lá terás a tua razao, no entanto o que um de 100w faz em 1h um de 200w faz em 30m a diferença é que numa hora gastas 100w e em 30m gastas 200w, diferença? havia uma discuçao por ai com isso mas nao encontrei...a conclusão era exactamente a mesma, podias ter 1000w o tempo que ia estar acesso era menos mas quando estava gastava mais, alem de que isso de manter é muito relativo...no meu caso pelos 150w passam 300l/h por hora....se tu achas que como tens é melhor, óptimo :) Estes espaços so servem para partilhar experiências nao para criar regras....

 

Sobre o UV insisto, a minha agua esta cristalina e nunca usei UV, nem uso quimicos...circulaçao e uma boa filtragem é meio caminho andado, uma bolsinha de purigen tambem tem a sua improtancia para o efeito, no entanto duvido que a minha ainda faça algum efeito....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Passado,

 

Já que estamos a partilhar experiências, partilho a minha! :F

 

Eu com uma termostato de 50w num aquário de 60L gastava mais do que quando mudei para 100w.

 

Talvez a relação não seja de 30min mas sim 5min, mas isto é uma discussão interminável! Venha o Diabo e escolha!!

 

Ele ao ter UV não quer dizer que irá usar Sistematicamente, por exemplo, ao inicio da montagem de um aqua acho bem, evitar algas do tipo diatomos que tanto odiamos! ;D

 

CUmps!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

UV para ciclideos africanos é pouco util. A maioria dos ciclideos africanos são alguivoros e as algas que aparecem no aquário, são-lhes uteis para a sua alimentação.

 

A questão do termoestato é irrelevante para Malawi, isto porque o lago Malawi é até considerado um lago de água fria.O importante é terem a temperatura algo estabilizada entre os 22C-24C, o que em Portugal e no litoral, mal precisam de termoestato, excepto talvez em Dezembro e Janeiro, dois meses em 12!

 

Li a primeira pagina deste post e a minha resposta vai a essa zona:

 

Um aquario deste tamanho e para ciclideos africanos (que nao sao porcos, mas simplesmente peixes robustos) e com um filtro ridiculo como o eheim 2213. Se se vai usar este filtrinho, o ideal é complementar com uma bomba de circulação e não com outro filtro sem potencia alguma. O aquário da forma inicial não vai passar de uma poça de águas paradas e que poderia trazer problemas mesmo com estes peixes robustos, coitados dos peixes.

 

Malawis nao necessitam de pH demasiado elevado, não é o mesmo que o Tanganyika. E tal como fizeram menção é aceitavel e até aconselhavel desligar o termoestato no verão. Eu só voltei a ligar o meu no final de Setembro e desligo em Junho.

 

areia de silica é a mais adquada de longe, devido a consistencia e uso da areia por parte dos peixes. pH isto e aquilo!!! para o pH bastam algumas conchas no filtro, e já será demais pois vai afectar as plantas. por isso, poucas conchas.

 

ciclideos africanos nada tem a ver com piranhas. Carpas com ciclideos: as carpas são o bobo da festa com vários peixes, fará com ciclideos africanos. Há peixes compactiveis com ciclideos africanos, não são tão intolerantes, a maioria da sua agressividade é introespeficica.

 

não se usam pedras brancas em aquascaping (excepto em situações espeficicas, mas será sempre pouco estetico), as pedras devem ser leves e escuras.

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

UV para ciclideos africanos é pouco util. A maioria dos ciclideos africanos são alguivoros e as algas que aparecem no aquário, são-lhes uteis para a sua alimentação.

 

A questão do termoestato é irrelevante para Malawi, isto porque o lago Malawi é até considerado um lago de água fria.O importante é terem a temperatura algo estabilizada entre os 22C-24C, o que em Portugal e no litoral, mal precisam de termoestato, excepto talvez em Dezembro e Janeiro, dois meses em 12!

 

Li a primeira pagina deste post e a minha resposta vai a essa zona:

 

Um aquario deste tamanho e para ciclideos africanos (que nao sao porcos, mas simplesmente peixes robustos) e com um filtro ridiculo como o eheim 2213. Se se vai usar este filtrinho, o ideal é complementar com uma bomba de circulação e não com outro filtro sem potencia alguma. O aquário da forma inicial não vai passar de uma poça de águas paradas e que poderia trazer problemas mesmo com estes peixes robustos, coitados dos peixes.

 

Malawis nao necessitam de pH demasiado elevado, não é o mesmo que o Tanganyika. E tal como fizeram menção é aceitavel e até aconselhavel desligar o termoestato no verão. Eu só voltei a ligar o meu no final de Setembro e desligo em Junho.

 

areia de silica é a mais adquada de longe, devido a consistencia e uso da areia por parte dos peixes. pH isto e aquilo!!! para o pH bastam algumas conchas no filtro, e já será demais pois vai afectar as plantas. por isso, poucas conchas.

 

ciclideos africanos nada tem a ver com piranhas. Carpas com ciclideos: as carpas são o bobo da festa com vários peixes, fará com ciclideos africanos. Há peixes compactiveis com ciclideos africanos, não são tão intolerantes, a maioria da sua agressividade é introespeficica.

 

não se usam pedras brancas em aquascaping (excepto em situações espeficicas, mas será sempre pouco estetico), as pedras devem ser leves e escuras.

 

 

Obrigado pelo teu comentário, mas pergunto era neste tópico que o querias colocar ??? É que em lado nenhum vejo onde tiras-te a ideia de colocar um filtro eheim 2213.

A vida está cheia de coisas boas... O problema é encontra-las.

O meu Aqua de 110Lts...

O meu novo projecto 436 Lts Brutos...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

 

não se usam pedras brancas em aquascaping (excepto em situações espeficicas, mas será sempre pouco estetico), as pedras devem ser leves e escuras.

 

Já vi pedras brancas e colocadas em aquários, principalmente quando se usa Areias escuras fazendo um contraste lindo. Mas gostos não se discutem !!!

A vida está cheia de coisas boas... O problema é encontra-las.

O meu Aqua de 110Lts...

O meu novo projecto 436 Lts Brutos...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Passado,

 

Já que estamos a partilhar experiências, partilho a minha! :F

 

Eu com uma termostato de 50w num aquário de 60L gastava mais do que quando mudei para 100w.

 

Talvez a relação não seja de 30min mas sim 5min, mas isto é uma discussão interminável! Venha o Diabo e escolha!!

 

Ele ao ter UV não quer dizer que irá usar Sistematicamente, por exemplo, ao inicio da montagem de um aqua acho bem, evitar algas do tipo diatomos que tanto odiamos! ;D

 

CUmps!

 

Na minha opiniao, nao podes comparar 50L com 300 e 400, 50L tenho so na coluna seca onde esta o termostato, posso estar enganado no meu pensamento, repito posso estar enganado, mas é totalmente diferente aquecer um aquario de 50L com um filtro de mochila ou ate mesmo interno do que aquecer um aquario com um filtro onde 2000l de agua por hora estao em circulaçao, por isso ter uma pequena bomba de baixo consumo que faz circular na coluna seca 300l/h nao estou o dia todo em casa para ver mas durante a noite vejo o termostato muito poucas vezes acendido....e tenho a temperatura acima de 23.5º, medidos digitalmente na outra ponta do aquario

Editado por passado
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelo teu comentário, mas pergunto era neste tópico que o querias colocar ??? É que em lado nenhum vejo onde tiras-te a ideia de colocar um filtro eheim 2213.

 

Como só quero ter 2 ou 3 anubias, pensei em colocar 50 Kg's de areia de sílica, e como decoração algumas pedras de uma praia não poluída devidamente fervidas.

 

Para a filtragem pensei em usar um Eheim 2213 Plus que já tinha de outro aqua e um JBL 1501.

 

já agora anubias não sei se aguentariam bem neste ambiente... mas nunca arrisquei anubias com africanos, as anubias são demasiado caras e de crescimento lento para isso, apesar de ter um aquario carregado delas, não arriscaria estragar plantas tão boas, excepto num aquário de haps do Malawi/vitoria.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas tardes amigos

Aqui deixo o update do meu aqua já com habitantes !!!

 

 

Setup

 

Aquario 120*60*60

Filtro JBL E1501 cristalprofi greenline

Tetratec Ex700

2 x Aquecedor 200w

Iluminação LED DIY

Areia de Silica (made in Max mat) 60 Kg

UV jebo 24W

rochas Xisto

 

Fauna

4 x Tropheops Sp. Chilumba

 

Flora

 

Anubias nana

Valisnerias Tiger

 

img1097c.jpg

 

img1095jo.jpg

 

img1093o.jpg

 

img1092oa.jpg

 

Uma das Tocas

img1090ky.jpg

 

img1089g.jpg

 

 

PH - 8,5

NH4 - 0

NO3 - 0

KH - 4

GH - 9

 

 

 

Opinem!!!

já agora anubias não sei se aguentariam bem neste ambiente... mas nunca arrisquei anubias com africanos, as anubias são demasiado caras e de crescimento lento para isso, apesar de ter um aquario carregado delas, não arriscaria estragar plantas tão boas, excepto num aquário de haps do Malawi/vitoria.

 

Se juntares ai uma bomba de circulação de 2000l/h espero que esclareça as tuas duvidas ;)

A vida está cheia de coisas boas... O problema é encontra-las.

O meu Aqua de 110Lts...

O meu novo projecto 436 Lts Brutos...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

por sorte tomaste muito boas decisões! O problema que estarás a ter nas valisnerias poderá ser devido a um ambiente demasiado alcalino ou dares comida a mais. Como fazes a subida de pH? Dá-lhes comida apenas uma vez por dia, que eles no resto do dia comem essas algas.

 

Deverias arranjar xisto de forma a que as zonas rectas fiquem invisiveis ao olho, é regra de aquascaping, "gostos" por motivos evidentes.

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

por sorte tomaste muito boas decisões! O problema que estarás a ter nas valisnerias poderá ser devido a um ambiente demasiado alcalino ou dares comida a mais. Como fazes a subida de pH? Dá-lhes comida apenas uma vez por dia, que eles no resto do dia comem essas algas.

 

Deverias arranjar xisto de forma a que as zonas rectas fiquem invisiveis ao olho, é regra de aquascaping, "gostos" por motivos evidentes.

 

Gostei da expressão "sorte"!!!

Se calhar tive "sorte" nas pesquisas que andei e ando a fazer à mais de 2 meses neste projecto. Ou se calhar tive "sorte" com todo o projecto em si!!!

 

Eu não lhe chamaria sorte mas quem sou eu para opinar as expressões dos outros ;)

A vida está cheia de coisas boas... O problema é encontra-las.

O meu Aqua de 110Lts...

O meu novo projecto 436 Lts Brutos...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pois é a magia da Internet! E, nos ultimos anos o salto foi ainda maior. A partilha de informação é cada vez maior e cada vez com maior qualidade. E, as ideias espalham rapido também.

 

Eu, em xisto, faria uma toca modando a propria pedra, tenho algumas assim. Por cá temos xistos muito bons, grossos e vermelhos e a mão de semear. Não sei onde em gaia acharias isso. Mas na Maia há com certeza.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pois é a magia da Internet! E, nos ultimos anos o salto foi ainda maior. A partilha de informação é cada vez maior e cada vez com maior qualidade. E, as ideias espalham rapido também.

 

Eu, em xisto, faria uma toca modando a propria pedra, tenho algumas assim. Por cá temos xistos muito bons, grossos e vermelhos e a mão de semear. Não sei onde em gaia acharias isso. Mas na Maia há com certeza.

 

Podias colocar ai uma foto e se fosses um gajo porreiro até me arranjavas uma toca dessas que eu passava ai um dia destes !!!;)

A vida está cheia de coisas boas... O problema é encontra-las.

O meu Aqua de 110Lts...

O meu novo projecto 436 Lts Brutos...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

não é aqui na cidade, se bem que algumas achei na cidade, mas nas aldeias. E á mão de semear, pois as pessoas antigamente usaram para fazer muros toscos (maioria em ruina, pois não se aguentam bem como o granito) e mesmo do chão ve-se a brotar. o problema é mesmo a estrada para lá chegar, curtas, sinuosas, com casinhas e mesmo assim com dois sentidos. Na Maia fica-te mais perto. Esta zona de xisto termina aqui, mas passa pela Maia e começa em sudeste.

 

aqui no google: http://maps.google.c...tugal&t=h&z=18.

 

depois tiro umas fotos, as tocas fui eu quem fiz... nao sao naturais.

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

não é aqui na cidade, se bem que algumas achei na cidade, mas nas aldeias. E á mão de semear, pois as pessoas antigamente usaram para fazer muros toscos (maioria em ruina, pois não se aguentam bem como o granito) e mesmo do chão ve-se a brotar. o problema é mesmo a estrada para lá chegar, curtas, sinuosas, com casinhas e mesmo assim com dois sentidos. Na Maia fica-te mais perto. Esta zona de xisto termina aqui, mas passa pela Maia e começa em sudeste.

 

aqui no google: http://maps.google.c...tugal&t=h&z=18.

 

depois tiro umas fotos, as tocas fui eu quem fiz... nao sao naturais.

 

Essas tocas tem entrada e saída independente ? É que se não tiver saída vai criar alguns stresses e mortes, não achas?

A vida está cheia de coisas boas... O problema é encontra-las.

O meu Aqua de 110Lts...

O meu novo projecto 436 Lts Brutos...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

as tocas são apenas "fachada" e só tem uma entrada, o objectivo é serem tocas e não tuneis. Escondido tenho copos de vidro algo quadrado que perfazem a maioria da toca propriamente dita e que cabem ciclideos grandes, excepto uma toca que é para as femeas e mais pequenos, ou seja, a entrada é dificil para os machos adultos, nao cabem pela porta!

 

Não há qualquer stress até porque as tocas são um territorio, isto é, só entra o dono e peixes-gato cuco, que são tolerados.

 

 

mas a ideia do tunel também já me ocorreu e vou usar aquele tubo torto de sanita, mas vou fazer isso por pura piada :D já tenho o tubo, falta é só mexer no layout, mas como tenho andado focado noutros aquarios, tenho esquecido.... mas relembraste vou fazer ;)

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quo nao concordo contigo, uma toca sem saida é meio caminho nadado para ter mortes, um dia um macho mais dominante resolve invadir e o macho dominado nao tem escapatoria...

 

 

Passado, Finalmente concordei contigo em algo ;)

A vida está cheia de coisas boas... O problema é encontra-las.

O meu Aqua de 110Lts...

O meu novo projecto 436 Lts Brutos...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quo nao concordo contigo, uma toca sem saida é meio caminho nadado para ter mortes, um dia um macho mais dominante resolve invadir e o macho dominado nao tem escapatoria...

depende do que voces tem. Não posso falar por todas as espécies.

 

Já tive uma questão dessas, quando o dominio mudou de mãos, e bastou o submisso sair... empurrado e degradadado e tal, nada de anormal para estes peixes.

 

Mas isso é a minha situação, logo acredito que voces possam ter questoes diferentes, tenho peixes relativamente calmos e com hierarquias estabelecidas há muito tempo. já tive a minha dose de peixes insuportáveis. Mas eram mais mbunas de zonas rochosas abertas que propriamente tocas.

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.