adubação com KNO3


luis lima

Recommended Posts

Estou a adubar o meu aquario com KNO3 que diluí com água destilada...todos os dias faço subir o nível de Nitrogenio e Potássio adicionando algums ml no aquário. Tenho algum problema se adicionar o pó directamente na água e logo a quantidade equivalente para manter os nitratos nos 5-10 PPM?

Os sulfatos devem se manter inalterados com esta adição certo?

 

Agradecido dos vossos comentários ajudando-me a compreender as técnicas dos plantados.

 

Obrigado

Luís

Luís Lima

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

KNO3 não tem sulfato.

 

Podes adicionar directamente o pó...mas fertilizar apenas com KNO3 não é aconselhado já que te introduz mais nitratos que potássio. Isto ainda é mais valido se tiveres um aquario com peixes, ja que estes tambem aumentam os nitratos. Devias complementar quer com potássio quer com traces.

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pela pronta resposta, já uso flourish trace e tb CO2 caseiro...

É um facto que as minhas plantas devoram nitrogenio...se me distraio coma falta de adubação lá vem o teste dos nitratos a Zero.

Por causa do Potássio deveria substituir o KNO3 por sulfato potássico? (tenho apenas 6 peixes pequenos em 160 litros reais).

 

Normalmente a dose da semana de KNO3 é repartida em ml pelos dias da semana, não havendo sulfatos quer dizer que posso colocar tudo de uma vez ( desde que tolerado pelos peixes ) sem ter outros problemas como algas? não existem contraindicações para submeter ao aquario a dose semanal calculada por exemplo no chuck´s?

 

Mais uma vez obrigado pelos esclarecimentos e convido a todos com conhecimento em plantados a comentarem e informarem das suas experiências...

Luís Lima

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não...se os teus nitratos vão facilmente a zero devias continuar com o KNO3, e provavelmente complementar com sulfato de potássio. Em principio não sao os sulfatos que te vao causar algas...terás problemas é com fosfatos. O sulfato é volátil e portanto facilmente sai do aquario por evaporação.

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais