1 Aquario (com fotos)


mparafusoz

Recommended Posts

Boa noite pessoal,

 

após algumas semanas de preparação está finalmente o novo aquário a "trabalhar". Opiniões são muito benvindas porque não tenho a certeza que esteja tudo corretamente feito.

 

Info:

-Aqua 51x30x26 (uns 35L reais penso eu)

-Iluminação: Gro-lux 15w T8

-Filtro diy com esponja e cerâmica

-termostato 75w

 

-Substrato Fértil: Floredepot

-Substrato Inerte: Jbl Manado

 

-Anúbias Nanas

-Egerias

 

 

O aquário está com 2 dias e a agua com os seguintes valores

 

PH-7.2

Amonia e Nitritos - 0

KH- 5

GH- 9

 

O ciclo está a arrancar lentinho pois ainda não adicionei nada.

 

18092012376.th.jpg

 

18092012379.th.jpg

 

18092012383.th.jpg

18092012386.th.jpg

 

18092012392.th.jpg

 

 

Tenho em mente adicionar algum musgo de java no tronco e uma planta de fundo que ainda não decidi.

A ideia é manter camarões e uma espécie de tetras.

Gostava especialmente da vossa ajuda neste ponto, pois parece que o meu PH vai andar nos 7.2. Pelo que vi este valor é limite para a maioria dos tetras que tenho pesquisado :S.

 

Abraços!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Está muito interessante o aquário, simples mas engraçado.

 

Se possível considera colocar boraras ou espécies pequenas de danios no aquário em vez de um cardume de tetras, que geralmente crescem até aos 4/5cm +/-. É a minha opinião pessoal. Boa sorte e continua o bom trabalho

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado Axebitten, parecem-me realmente boas escolhas, acho que vou seguir essa sugestão.

 

Fica então um update.

 

Adicionei "christmas moss" o qual prendi ao tronco com fio de pesca.

As anubias já mostram folhas novas e também já é visivel algum crescimento nas egerias.

A água está um bocadinho cor de chá mas penso não haver problema.

 

Também já tenho os primeiros inquilinos, ou melhor penetras, pois estão a usar o "palácio" sem serem convidados. Trata-se de caracóis, já vejo 4. Vou ter que tomar medidas, mas para já não tenho coragem de lhes dar ordem de despejo eheh.

 

Após 9 dias os valores são os seguintes:

 

Amónia - 0.5ml/g

Nitritos - 0.5ml/g

Nitratos - 10 ml/g

 

Parece-me estar tudo a correr bem, estou a gostar :)

 

img4104z.jpg

 

img4105r.jpg

 

img4107p.jpg

Editado por mparafusoz
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para que é que vais deitar fora os caracois? Não entendo o odio que o pessoal tem para com eles, já que se eles estão lá, é por algum bom motivo.

Ainda digo mais, são a minha melhor ferramenta que tenho no aquário, pois sabem me dizer a dureza do aquário, controlar o excesso de comida que ponho lá para dentro e finalmente, manteem as algas verdes incrustrantes do vidro fora deste mesmo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, não é que eu não goste dos caracóis, pelo contrário. Mas pelo que li e que pude assistir preocupa-me que se multipliquem descontroladamente. Se em 9 dias tenho 4, se calhar aos 18 dias tenho 16 e não quero o aquario carregado de caracóis.

Mas por enquanto são a única coisa que mexe dentro do aquario e não me importa nada que eles lá continuem. Vamos indo vamos vendo :).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

preocupa-me que se multipliquem descontroladamente. Se em 9 dias tenho 4, se calhar aos 18 dias tenho 16 e não quero o aquario carregado de caracóis.

 

Se se multiplicam é porque á algo de errado no aquário, e não nos caracois. Quando tens uma doença não atacas os sintomas, mas sim o mal que te atormenta, mema coisa com o aquário. Deves tar a por no aquário nutrientes/alimento a mais. Se os tirares vais te dar mal.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boa tarde meus senhores,

 

Fica um pequeno update,

 

Quanto aos caracóis eles desapareceram, pelo menos os grandes sem que fizesse nada. Mas agora vejo pequenas bolsas com pontinhos brancos nas folhas das plantas, serão a descendência?

 

Fiz uma pequena tpa de cerca 5 % e limpei a esponja do filtro nessa agua.

 

Dois dias após essa tpa (ontem) medi os valores da água e curiosamente tenho os seguintes valores:

 

amonia-0.5 mg/l

nitritos-0.0 mg/l

nitratos - entre os 0.0 e os 0.5

 

Fiquei satisfeito por ver os nitritos a zero pois seriam uma indicação de que o ciclo estaria a caminho de estar concluído.

 

Mas os nitratos praticamente a zero é que me surpreenderam, não encontro justificação para tal coisa. Fiz o teste ontem e hoje e os valores continuam iguais.

A ideia seria colocar durante esta semana os primeiros habitantes (alguns reds) mas visto isto agora fico na duvida. Alguma ideia sobre o que possa estar a acontecer?

 

Obrigado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Boas

 

antes de mais o teu aqua tem 40l. Filtro de 75W???? Ok mas penso que o de 50w seria melhor. Relativamente ao filtro, esta interessante mas ponho em causa o seu desempenho.

 

Abraço

Pimenta

 

" A solução para a poluição é a diluição "

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.