mparafusoz

Membro
  • #Conteúdo

    8
  • Registado Em

  • Última Visita

  • Country

    Portugal

4 Seguidores

Informação de Perfil

  • Sexo
    Masculino
  • País
    Portugal
  • Concelho
    Vila Nova de Gaia (Porto)
  • Localização
    Oliveira do Douro

mparafusoz's Achievements

Newbie

Newbie (1/14)

0

Reputação

  1. Boa tarde meus senhores, Fica um pequeno update, Quanto aos caracóis eles desapareceram, pelo menos os grandes sem que fizesse nada. Mas agora vejo pequenas bolsas com pontinhos brancos nas folhas das plantas, serão a descendência? Fiz uma pequena tpa de cerca 5 % e limpei a esponja do filtro nessa agua. Dois dias após essa tpa (ontem) medi os valores da água e curiosamente tenho os seguintes valores: amonia-0.5 mg/l nitritos-0.0 mg/l nitratos - entre os 0.0 e os 0.5 Fiquei satisfeito por ver os nitritos a zero pois seriam uma indicação de que o ciclo estaria a caminho de estar concluído. Mas os nitratos praticamente a zero é que me surpreenderam, não encontro justificação para tal coisa. Fiz o teste ontem e hoje e os valores continuam iguais. A ideia seria colocar durante esta semana os primeiros habitantes (alguns reds) mas visto isto agora fico na duvida. Alguma ideia sobre o que possa estar a acontecer? Obrigado.
  2. Boas, não é que eu não goste dos caracóis, pelo contrário. Mas pelo que li e que pude assistir preocupa-me que se multipliquem descontroladamente. Se em 9 dias tenho 4, se calhar aos 18 dias tenho 16 e não quero o aquario carregado de caracóis. Mas por enquanto são a única coisa que mexe dentro do aquario e não me importa nada que eles lá continuem. Vamos indo vamos vendo .
  3. Obrigado Axebitten, parecem-me realmente boas escolhas, acho que vou seguir essa sugestão. Fica então um update. Adicionei "christmas moss" o qual prendi ao tronco com fio de pesca. As anubias já mostram folhas novas e também já é visivel algum crescimento nas egerias. A água está um bocadinho cor de chá mas penso não haver problema. Também já tenho os primeiros inquilinos, ou melhor penetras, pois estão a usar o "palácio" sem serem convidados. Trata-se de caracóis, já vejo 4. Vou ter que tomar medidas, mas para já não tenho coragem de lhes dar ordem de despejo eheh. Após 9 dias os valores são os seguintes: Amónia - 0.5ml/g Nitritos - 0.5ml/g Nitratos - 10 ml/g Parece-me estar tudo a correr bem, estou a gostar
  4. #UPDATE# Para a zona posterior escolhi a echinodorus martii, gosto mto desta planta pela folha grande. Aqui fica o resultado.
  5. Boa noite pessoal, após algumas semanas de preparação está finalmente o novo aquário a "trabalhar". Opiniões são muito benvindas porque não tenho a certeza que esteja tudo corretamente feito. Info: -Aqua 51x30x26 (uns 35L reais penso eu) -Iluminação: Gro-lux 15w T8 -Filtro diy com esponja e cerâmica -termostato 75w -Substrato Fértil: Floredepot -Substrato Inerte: Jbl Manado -Anúbias Nanas -Egerias O aquário está com 2 dias e a agua com os seguintes valores PH-7.2 Amonia e Nitritos - 0 KH- 5 GH- 9 O ciclo está a arrancar lentinho pois ainda não adicionei nada. Tenho em mente adicionar algum musgo de java no tronco e uma planta de fundo que ainda não decidi. A ideia é manter camarões e uma espécie de tetras. Gostava especialmente da vossa ajuda neste ponto, pois parece que o meu PH vai andar nos 7.2. Pelo que vi este valor é limite para a maioria dos tetras que tenho pesquisado :S. Abraços!
  6. Bom dia a todos, o meu primeiro aquario está em curso e entre muitas coisas que tenho vindo a ponderar há uma que gostaria de ter um visão mais prática de forma a poder enquadrar-me melhor. Pela informação que tenho vindo a recolher devo ter um periodo de iluminação entre 8 a 10 horas e devo alimentar os meus peixes +/- 2 a 3 vezes por dia. Pronto isto é tudo mto bonito mas gostaria de saber como voces fazem. Irei colocar um temporizador para me controlar o periodo de iluminacao que gostaria que fosse por exemplo entre as 14 e as 24, de forma a poder apreciar os peixes no tempo em que estou em casa depois do trabalho. Como acho que não é correcto alimentar os peixes durante o seu "periodo nocturno" não tenho grandes hipoteses pois saio de casa de manha e só chego por volta das 19. O que me aconselham, um alimentador automatico é a minha unica hipotese? Não me agrada nada deixar essa tarefa ao encargo de uma peça de material chinesa eheheh
  7. Obrigado, Sim tenho iluminação (flurescente 15W), aquecedor 75W, e filtro interno (daqueles com esponja), mas para equipar apenas um dos aquarios, tenho de optar por um para já pelo menos. Pelo que tenho visto o equipamento está adequado para começar, no entanto, estou a pensar fazer um filtro diy que inclua esponja e ceramica para poder ter filtragem mecanica e biologica. Tenho é dúvidas na quantidade de agua que posso fazer passar por lá, pois se eu puser uma bomba de ar de 4W por exemplo não sei calcular quantos litros lá passam por hora. Alguma dica sobre isso? Obrigado.
  8. Bom dia, O meu nome é Maurício e estou neste momento a iniciar o hobby. Tenho passado a ultima semana a "devorar" informação vamos lá ver como corre . A ideia é começar com um aquário de 40 litros, tenho também um de 60, mas precisa de ser novamente selado pois não está em grandes condições. Estou neste momento a fazer um móvel DIY para o aquario o qual está quase terminado. E a seguir começo o processo de ciclo da agua. O forum tem ajudado muito nas minhas duvidas, espero também vir a contribuir. Abraços.