Sugestão


Recommended Posts

 

PS: @Paul: agradeço a tua tentativa de apagar o rastilho com a tua pergunta sobre as praxes mas infelizmente essa técnica só funciona em debates orais em que o interlocutor é obrigado a fazer um reset e focar-se noutro tema com risco de parecer malcriado ao não responder. Numa discussão escrita, isso não tem tão grande significado o que permite ao orador continuar sem parar para repensar o assunto sobre um prisma diferente.

 

Can't blame me for trying! ;)

 

Já agora essa técnica de leitura conheço a com o nome de Speed reading! Também a usava, mas como sou um leitor ávido, não dá para mim. Gosto dos pormenores! :)

 

Tanpanama - Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 81
  • Created
  • Última Resposta

Tenho a tendência de ler texto muito depressa que é a maneira que tenho de absorver grandes quantidades de informação em pouco tempo. Uma das desvantagens desse método (chamado em inglês skimming the text em vez de scanning the text) é que há pormenores que nos escapam e só na segunda leitura, mais cuidada, é que reparei na nuance de incluíres o teu próprio caso no meio da tua generalização.

 

No entanto, admito que exagerei um pouco o assunto e peço desculpa se levei as coisas longe demais.

 

Amigos como sempre.

 

Abraços

 

Tony

 

PS: @Paul: agradeço a tua tentativa de apagar o rastilho com a tua pergunta sobre as praxes mas infelizmente essa técnica só funciona em debates orais em que o interlocutor é obrigado a fazer um reset e focar-se noutro tema com risco de parecer malcriado ao não responder. Numa discussão escrita, isso não tem tão grande significado o que permite ao orador continuar sem parar para repensar o assunto sobre um prisma diferente.

 

Isso também tem matemática? :lol:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Paul não é completamente speed reading que perdes ainda mais pormenores mas chega para despachar 25 livros de aquariofilia em mês e meio... :)

 

Toutas: dificilmente :)

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não! eheh! :)

 

Existem livros para te ensinar a fazer isso. Dá imenso jeito quando tens que ler por obrigação.

 

Numa frase, não precisas de ler/saber todas as palavras para entenderes o sentido da frase. Pegando nisso, tens que aprender a focar te apenas nas palavras que interessam, não precisas de ler o texto todo.

 

Muitas vezes só lia uma ou duas palavras no inicio talvez outra no fim, saltava outras e de vez em quando o paragrafo todo, logo que percebia o sentido.

 

 

É um bocado dificil de explicar na verdade...

 

Tanpanama - Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Paul não é completamente speed reading que perdes ainda mais pormenores mas chega para despachar 25 livros de aquariofilia em mês e meio... :)

 

Toutas: dificilmente :)

 

Entendo o que queres dizer, fazia o mesmo na Univ. Mas nunca com um bom romance de ficção cientifica! :)

 

Tanpanama - Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, isso é verdade... O problema é que não consigo arranjar tempo para ler um bom romance... É sempre a investigar isto ou aquilo. Acho que os últimos que li com alguma atenção foram os do Dan Brown. A partir daí chapéu. Ainda li metade do codex mas depois meteram-se outras coisas no meio. Enfim... Pensando bem, passo 95% da minha vida a ler... So que nem sempre o que gosto.

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu faço isso que estão a falar, mas eu tenho dificuldades de concentração. Não estou a brincar, é algo que me acontece, especialmente em textos longos. Leio muita BD por isso mesmo e nos livros sinto falta de estimulo visual.

Por vezes quando estou a ler algo em conjunto com alguém, perguntam-me "JÁ LESTE???" porque fico à espera de fazer scroll ou mudar de página. Nem sabia que havia técnicas para isso... No meu caso chama-se "dificuldade de concentração".

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ler é um hábito que se cria e é um dos melhores treinos que podemos dar ao nosso cerebro (o teu Alzeihmer não vai agradecer! ;))

 

Sendo um treino, no ínicio exige algum esforço, mas depois... Eu deixei de ler durante muitos anos, quando voltei a pegar num, também senti imensa dificuldade em concentrar me.

 

@Tony: um dia que tenhas um tempinho aconselho te a ler Ken Follet. Os Pilares da Terra são fantásticos (talvez tenhas visto a mini série). O Dan Brown gostei do 1º livro, mas todos os outros a seguir são uma cópia desse. Muda os personagens e a paisagem, mas não sai do mesmo, que desilusão...

 

Tanpanama - Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nops, um kindle não! Livro que é livro tem que ser em papel!!

 

Mas por acaso tenho aqui um livro com 2 km de espessura que não vai ser fácil de transportar quando chegar a vez dele. Nesses casos um kindle dá jeito! :P

 

Tanpanama - Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu também prefiro o toque do papel... não há comparação com ler as coisas num ecrã mas tenho que confessar que com o kindle assemelha-se muito com um jornal.. não cansa nem se torna repetitivo. Aquela tecnologia de tinta digital é espetacular. O único senão é que é preto e branco e aquilo funciona bem melhor com textos em formato kindle do que pdfs e eu tenho centenas de livros em pdf...

 

acho que havia uma promoção qualquer este mês... tenho que ir ver....

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Como várias pessoas acabaram por concluir e dar os seus pontos de visto, penso que fica mais ou menos claro que dar liberdade aos autores dos tópicos e só aos próprios para apagar respostas, não é de facto a melhor alternativa e a atitude mais adequada para um fórum de discussão.

 

Pode haver algumas áreas onde isso até faz sentido, mas pelo menos nas que actualmente não têm essa opção de facto acho que assim devem continuar.

 

Relativamente aos tópicos de referência com erros nas imagens, aproveito para pedir que criem alertas dos mesmos para vermos se conseguimos recuperar as imagens e actualizar os links, se for possível, claro.

 

Obrigado!

JB

ONDE OUVISTE FALAR DO FÓRUM PELA 1ª VEZ? VOTA! - Discus - 1º Salgado - 2º Salgado - Dúvidas sobre aquariofilia devem ser colocadas no fórum e não enviadas por MP. Dúvidas/sugestões sobre o fórum devem ser colocadas nas Sugestões e Novidades do fórum.

Aqua Team: 20.563.645 Points  (Rank: #3304)       Join World Community Grid today! World Community Grid Logo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sempre fomos contra salas de chat... os estados de espirito são a prova de que as pessoas iriam não os tópicos mas sim o chat e os estados de espirito para a finalidade do fórum.

 

Obrigado!

JB

ONDE OUVISTE FALAR DO FÓRUM PELA 1ª VEZ? VOTA! - Discus - 1º Salgado - 2º Salgado - Dúvidas sobre aquariofilia devem ser colocadas no fórum e não enviadas por MP. Dúvidas/sugestões sobre o fórum devem ser colocadas nas Sugestões e Novidades do fórum.

Aqua Team: 20.563.645 Points  (Rank: #3304)       Join World Community Grid today! World Community Grid Logo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sempre fomos contra salas de chat... os estados de espirito são a prova de que as pessoas iriam não os tópicos mas sim o chat e os estados de espirito para a finalidade do fórum.

 

Obrigado!

JB

 

Pois, aí tenho que concordar contigo. As dúvidas seriam colocadas no chat.... :(

Agora estava aqui a pensar que fui dar uma volta pelos membros e vi que há muitos com muitos anos e zero posts.

Não estaria na altura de mandar um mail e mensagem a esses membros de forma a se fazer uma triagem e uma "limpeza"?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois, aí tenho que concordar contigo. As dúvidas seriam colocadas no chat.... :(

Agora estava aqui a pensar que fui dar uma volta pelos membros e vi que há muitos com muitos anos e zero posts.

Não estaria na altura de mandar um mail e mensagem a esses membros de forma a se fazer uma triagem e uma "limpeza"?

 

Como é que esses membros depois dizem "Eu já estou no fórum há não sei quantos anos...." para darem como argumento que percebem muito de aquariofilia?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como é que esses membros depois dizem "Eu já estou no fórum há não sei quantos anos...." para darem como argumento que percebem muito de aquariofilia?

 

Eu não estou no fórum à muitos anos, mas se calhar tenho mais anos de aquários do que muitos de fórum (e de idade). :character0050:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nisso não concordo. É fácil fazer uma triagem e ver logo que percebe e quem anda a mandar palpites.

 

Prefiro um membro com 10 posts que sabe o que diz do que um com 2000 em que a maioria é so asneira pegada sem nexo.

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O tempo e a idade também nada dizem. Podes estar anos a fazer as mesmas asneiras. Isso não faz de ti um aquariofilista melhor. Ainda ha não muito tempo, veio ca um senhor que tinha um aquário montado ha 9 anos sem problemas e de repente começaram a morrer peixes... Conclusão, teve um crash de ph (era 4 ou 5) pois so mudava 5 litros ou coisa assim num aquaio de 200 e a água foi acidificando até que atingiu o limite.

 

Ora um aquariofilista não pode ser avaliado pelo tempo que possui um aquário. A experiência ou conhecimento não vão caindo do céu.

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não foi isso que eu quis dizer. Estava a falar das inscrições que nunca escreveram nada ou que já estão à uns anos sem dizer nada,

Eu por exemplo não percebo nada disto. Então com os camarões ando "à pesca". Procuro, leio e pergunto.

Nos peixes, por acaso nestes anos todos, "é a morte uma cena que não me assiste" LOL. Só por velhice ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu estava a ser irónico :)

Ja não são raras as vezes que por uma questão de argumento de discussão que vejo ser usado o "Eu já estou no fórum há muitos anos!!!". Posts e ajudas... pouco ou nada, mas como têm muitos anos de inscrição percebem muito disto. É o Sindroma "Relvas", talvez :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Arquivado

Este tópico está arquivado por ser já antigo. Para falar sobre o mesmo assunto, por favor cria um novo tópico.