Mini Comunitario


BrunoS

Recommended Posts

Boas.

 

Cá vem o meu primeiro Tópico de aquários!

 

Depois de ler muito por este fantástico fórum, e de ter aprendido, que certas coisas que fiz foram erros, que poderiam ter sido evitados com um pouco mais de conhecimento e principalmente paciência para com este hobby, Por isso continuem a escrever para eu ir lendo e aprendendo cada vez mais teoria da aquariofilia.

 

Cá vai o meu registo.

 

Tamanho de aquário: 40/20/25 (20Litos de agua +/-)

Iluminação: 1x T5 8W

Filtragem: Boyu SP-1000I interno com capacidade de 300L/hora

Bomba de ar com pedra difusora pequena

 

Tenho no fundo, areia de Rio (do nosso fantástico Zêzere) e Xistos (também apanhados junto ao rio) tudo foi lavado e fervido como mandam as regras (pelo menos nesta acertei!)

 

Fauna:

6x Neons

3x Nariz de bebados

2x Corydoras

4x Goppys (1 macho)

 

Depois tenho mais 7 peixes que não estou a conseguir identificar agora, mas deixo as fotos e quando for á loja eu confirmo os nomes deles, lol (2 deles são terríveis para fotografar, pois não sabem estar quietos, 3 são o laranja e os dois brancos e ou outros 2 são os pequenos com os olhos vermelhos)

 

A equipa de limpeza tem ainda 2x Ampulárias Dourada (pelos vistos fêmeas)

 

Flora:

Uma bola de algas (não sei o nome) nada mais. A outra verde que está a traz das pedras é plástica.

 

 

Umas fotos de como está, (já com 6 semanas de existência)

dsc00509ffn.jpg

dsc00507xc.jpg

 

Alguns dos peixes (os que se deixam focar para a foto do telemóvel)

 

dsc00504yl.jpg

dsc00501oq.jpg

dsc00495jb.jpg

dsc00488w.jpg

dsc00505nn.jpg

 

Tenho consciência que o mais provável e ter muitos peixes para este aquário pequeno, mas se tudo correr bem, no final do ano tenho um 120/40/50 cá em casa.

 

Obrigado

BrunoS.

Editado por BrunoS

Missão socorro: O Fim!
Inicio de um "Eden": Entre Xistos

1012201212.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá bem vindo!

 

Uma das normas que normalmente se utiliza no povoamento dos aquários é 1lt de água por cada 1 cm de peixe no seu tamanho adulto (pessoalmente até diria mais dependendo do aquário). Se pensarmos que tens ainda um filtro dentro de água e pedras a tirar mais volume, basta reflectir um pouco para chegar à conclusão que esse aquário está drasticamente sobre lotado! Convém esse aquário maior ser adquirido o quanto antes.

 

Outra coisa que devemos sempre fazer é tentar saber mais sobre os peixes antes de os comprar, e não me refiro ao que os vendedores das lojas dizem porque, infelizmente, grande parte deles não sabe praticamente nada do que realmente interessa. Digo isto porque muitos dos peixes que aí tens devem ser mantidos em números consideráveis (pelo menos 6 ou 7) como as corydoras, os neons (normais e rosa) e os nariz de bebado.

 

Não quero "xingar", é normal ao ínicio muita gente cair no mesmo erro.

 

Eu vou dizer-te o que EU faria se esse aquário fosse meu:

 

1º - escolhia o tipo de peixe que mais gostava e ficava só com essa espécie, ou pelo menos limitar ao máximo o numero de especies (por exemplo ficar só com neons e corydoras), o resto devolvia à loja ou dava/vendia/trocava com alguém. Não é uma opção popular, eu sei, gastámos dinheiro com eles, mas entre mandar um peixe morto pela sanita abaixo e dar vivo a alguém, eu prefiro dar vivo e sei, por experiência, que aí, vai provavelmente morrer muito peixe. Quando obteres o aquário maior, podes sempre adquirir mais da mesma espécie ou deixá-los reproduzir-se.

 

2ª - tentava substituir esse filtro por um que se use fora de água. Um que possas utilizar também no outro aquário maior. Aconselho os filtros de cascata por serem baratos (+/- 20€), silenciosos e eficazes qb.

 

3º trocava as pedras mais volumosas por plantas naturais fáceis de manter, como anúbias e fetos de java. Nas lojas costumam ser caras mas aqui no forum de certeza que alguém te vende barato ou até oferece. As plantas ajudam a filtrar a amónia e os nitratos e fornecem oxigénio,, além de darem um look muito mais natural. Convém ter um temporizador para a luz ligar e desligar automaticamente durante umas 8 horas por dia. São baratos nos chineses.

 

4º se a corrente do filtro conseguir agitar um pouco a superficie da água podes livrar-te da bomba de ar, gasta energia, faz barulho e stressa os peixes, não esta aí a fazer nada.

 

Como nota positiva, gosto desses xistos, criam um contraste fixe com o areão.

 

Posso adiantar que esses peixes todos laranjas parecem-me ser molinésias mas posso estar enganado.

 

Espero ter ajudado de alguma forma. boa sorte com isso! E não percas a paciência, um aquário bem conseguido é uma agradável recompensa.

Editado por Axebitten
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelas dicas Axebitten.

 

Lá está, são os erros que sei que cometi no inicio e acredita que o aqua já está a melhorar.

Os peixes que tenho são para separar por um outro aquário (do mesmo tamanho, que é de um amigo meu que não utiliza mais) que deve chegar para a semana, o que resolve o meu problema de população.

 

Problema este que já foi pior, pois a Maria mais as crianças não podem ir a uma loja de animais (até arrepia) e até agora, depois de lhes dizer o que já tinha no aqua, só numa é que me disseram que não deveria de comprar mais peixes (o que é lamentável) todas as outras perguntam, "é só!?"

 

Já tive 6 Bebados, 15 Neons azuis e tal como dizes, foram morrendo. :(

 

Agora estou á mais de 3 ou 4 semanas sem nenhuma baixa, faço TPA (mais ou menos 30%) dia sim dia não por causa da amónia e os nitratos que se acumulam na agua.

 

Tenho que ver isso do filtro! nem tinha pensado nisso!

 

No que diz respeito ao Xisto, é do mais escuro apanhado ao longo do rio Zêzere, deve ter uns 50 quilos dele ainda hehe!

Até tenho uma placa que consegui tirar da agua com 50cm de comprimento por 20Cm de largura e com apenas 2cm de espessura.

 

Esta zona está repleta de boas e bonitas pedras de Xisto e é excelente para as ferias nas praias fluviais deste belo Portugal.

zzere.png

Missão socorro: O Fim!
Inicio de um "Eden": Entre Xistos

1012201212.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Bem, este mini comunitario já tem mesmo os dias contados, literalmente! :tapfoot:

 

Mais uns 10 dias e tenho o 120/40/50 cá em casa para iniciar a montagem, o movel já está no sitio (DIY) e o filtro comprado (EHEIM Classic - 2217)

Finalmente um aqua em condições. (vamos lá ver se estou á altura! :sorry:)

Missão socorro: O Fim!
Inicio de um "Eden": Entre Xistos

1012201212.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acima de tudo vinha dar-te os parabéns pela modéstia e reconhecimento que era essencial mudar. É comum o pessoal vir mostrar os seus aquários, cheio de orgulho, e depois de lhes serem apontados os erros a posição é de que afinal está tudo bem como montaram e não aceitam críticas. Também é bem verdade que há maneiras e maneiras de se criticar.

 

Dito isto acho que estás mais que no bom caminho - 120/40/50 é um aqua com um potêncial tremendo, e um 2217 tendo um "copo" de 6 litros para colocares matérias filtrantes, dependendo que venhas a lá colocar vai-te dar uma água bem filtrada e purificada. Acho que esse modelo traz já as 2 torneiras duplas, e acredita que é algo quase essencial para te facilitar a limpeza. Eu tenho o mais pequenos deles, o 2211 (o meu aqua é de 60L) e como o comprei usado junto com o aquário, não trazia as torneiras. Felizmente consigui arranjá-las posteriormente também usadas.

 

Dito isto, esperemos que até esta nova montagem consiga manter os peixes que já tens, e que te safes depois com a água nova, porque não te esqueças que terás de fazer um novo ciclo da água no outro...

Cump,

ELorga

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sou daquelas pessoas que primeiro tem o aquario, porque alguem lhe arrannjou um peixe, e porque depois nas lojas da "tanga", lhe dizem que pode ter MAIS isto e MAIS aquilo. Resultado, 16 animais em apenas 20Lt. (nem sei como é que eles se tem aguentado coitados, mas já lá vão 6 meses todos em força, apenas perdi uma goppy femea)

 

Mas não á como ler e ler sobre o asunto e ir falar com quem sabe, o aqua é cortesia do Ramirezy quem tambem me deu MUITAS informações importantes para poder criar o meu "eden". :drool3:

 

O filtro foi mesmo a pensar exactamente nos seus 6L de capacidade, e para alem das esponjas, vai ter as material filtrante (dicas Ramirezy) e vai ficar a plantas e agua até o termo do ciclo.

 

Claro que depois vem as FOTOS para me corrigirem nos erros novos! :fart004:

Missão socorro: O Fim!
Inicio de um "Eden": Entre Xistos

1012201212.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas noticias Bruno! Estou a ver que está tudo no bom caminho ;)

 

Boa sorte com o teu "eden" :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Finalmente....

:drool3: O Aquário já está no seu devido sitio, e em inicio de ciclo! :drool3:

 

Já vou abrir um tópico para a ter o vosso feedback! :naughty:

(pois isto sem a vossa preciosa ajuda, não deve ir muito longe :fart004: )

Missão socorro: O Fim!
Inicio de um "Eden": Entre Xistos

1012201212.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.