Novo rookie com muita vontade de apreender...


elorga

Recommended Posts

Antes de mais gostaria de me apresentar. Chamo-me Edgar sou da zona do Seixal e estão a começar a incutir-me o bichinho da aquariofilia. Nunca tive aquários, nunca tive sequer no meu grupo de amigos alguém com aquários, por isso estou completamente às cegas sobre o assunto, sendo que a única informação que tenho recolhido tem sido através aqui do fórum - desde já deixo aqui os meus parabéns pela excelente comunidade que tenho notado que por aqui cohabita.

 

Feita a apresentação, tenho acima de tudo estado a tentar perceber o trabalho que vou ter de dedicar a um aquário. Se ele há coisa que não queria, era daqui a 1/2 meses encostá-lo no sotão por deixar de ter paciência ou perceber que afinal não é hobbie para mim. Gosto de me dedicar às coisas e não as deixar ao abandono, e um aquário requer tempo, paciêcia, gosto...

 

O meu projecto/ideia para o aquário seria algo pequeno - porque estou-me a iniciar, porque não tenho condições em casa para ter um aquário grande, e porque tenho um orçamento limitado (como a maioria de todos os portugueses por estes últimos tempos). Como orçamento gostaria de não passar os €100 para tudo excepto a fauna e flora (não sei se aqui está englobado o areão, mas não seria também por aí). Dito isto, tenho em mente colocar na sala num aquário de uns 50/60 L no máximo - qualquer coisa acima disso será causa para divórcio lá por casa seguramente.

 

 

Dúvida geral:

As principais estão relacinadas nesta fase embrionária com o equipamento. Confesso que ainda só entrei numa única loja a perguntar preços, mas a ideia com que fiquei (apesar da grande disponibilidade da pessoa que me atendeu em esclarecer todas as minhas dúvias de novato) é que forçosamente tentaram-me vender um kit com tudo e mais alguma coisa pronto a meter água lá para dentro (só faltava já trazer peixes). Gostaria de tentar perceber, se para um aquário de pequenas dimensões como tenho idealizado para mim, até nem é uma má opção comprar tudo junto, ou se não tem nada a ver e mais vale comprar um aquário, o sitema de filtragem da água à parte, o termostato, etc...

 

 

Dúvidas mais pormenorizadas:

Filtragem - nem por sombras vou adquirir um filtro externo. Ok tenho segundo lido, são os mais eficientes e melhores (nem coloco isso em causa), mas não tenho condições para tal, estrutura/lugar para o colocar. Tenho visto filtros internos submersos e tenho visto alguns como este modelo "Eheim Liberty 2040" que ainda não percebi bem o que são. O que me sugerem face aos litros que tenho em mente? Gostaria que me dessem 1/2 soluções no máximo para nem me baralhar...

 

Oiço falar em filtros mecânicos, biológicos e químicos... são estapas/níveis de filtragem? Funcionam todos em conjunto? sump... é alguma sigla ou iniciais? que novato que eu sou, lol...

 

Bomba de água - esta é uma pergunta mais curta. Para que servoxigenar a água?

 

Iluminação - os aqua que tenho visto, muitos deles trazem logo cobertura com iluminação. Pelo que vi aqui no fórum uma boa iluminação será essencial para as plantas, mas sinceramente acho que não vai ser por aí o meu caminho. Pretendo 1/2 espécies de plantas, as que se aguentarem melhor (as Anubias segundo já me apercebi... gosto muito do efeito das Vallisneria mas não sei como se comportam) e com menos trabalho sem grandes recursos de iluminação ou fertilização. Com isto pergunto, será mais que suficiente essa solução da "tampa" com iluminação certo?

 

 

Peixes - tenho noção que para um aquário deste tamanho não me vou poder esticar muito, nem em quantidade nem em dimensões dos peixes, e sinceramente acho que não será por aí. Tenho no entanto a preocupação de querer arranjar uns grupos/famílias de peixes que vivam pacificamente em comunidade. Existem muitas fichas de peixes mas tenho tido alguma dificuldade em encontrar informação por ex. «sujeito x, y, z, k, e r coabitam respeitosamente sem problemas entre eles» ao estilo de setup de peixes (perdoem-me se estiver só a dizer disparates).

 

 

Para quem ainda nem deu os primeiros passos neste mundo o texto já vai longo demais, mas gostava de entrar nesta nova etapa conscienciosamente, de uma forma respeitosa para com os peixes ou plantas, que um possuidor de um aquário na minha modesta opinão deverá ter...

Cump,

ELorga

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

tenho tido filtro interno em aqua de 125 e nunca tive problemas de maior ( há sempre peixes que podem morrer mas não se deve só ao filtro). Para um aqua com os litros que queres há filtros baratos e giros.

 

Bomba de agua não uso.

 

comprei um de quarenta litros para o meu filho e pensei que não teria tempo nem paciência, a verdade é que já tenho o de 125l e continua a aliviar o stress.

 

A iluminação serve ou para veres os peixes ou para teres plantas saudáveis caso as queiras colocar

 

Os peixes deves ter em conta:

- a temperatura da agua

- o ph que as especies necessitam

- a sociabilidade / incompatibilidade

- e o teu gosto por este ou aquele peixe

 

não sou experiente mas sou entusiasta se quiseres vamos trocando ideias

 

abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem vindo,

 

Espero que gostes deste hobby e que não desistam logo :)

Segundo dizes um orçamento de 100€ poderá ser complicado ter tudo. Mas um conselho que poderá ajudar bastante até.

Visto seres da zona de Lisboa, porque não procurares na zona de classificados? Todos os dias vão aparecendo aquários completos a bons preços. É uma questão de procurares e esperares até.

Caso queiras coisas novas podemos continuar para te ajudar :)

João

________________________________________________________________

O meu projecto: Mais um curioso a querer fazer um aqua

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

antes de mais o meu obrigado pelo feedback até agora... o orçamento é limitativo, mas não impeditivo - ou melhor dizendo: penso que consigo ter o setup para um aqua destas dimensões (e quando falo em setup falo mesmo no básico) vou ter é certamente de palmilhar muitas lojas, ver muitos preços, etc... se comprar tudo em separado acredito, tal como já me deram de input, talvez ficará mais barato que num kit (a malta foge mesmo a sete pés de um kit)

 

Talvez os 100€ não cheguem para o areão, para alguma decoração, para 1/2 plantas como referi que gostava de ter, para alguns kits de teste de água, comida, etc... mas talvez dê para começar com o aquário "vazio", filtro + termoestado e algumas coisitas, pelo menos para me ir fazendo um ciclo inicial. Por outro lado e agora que penso nisso, para fazer o ciclo vou ter de meter lá "alguma coisa" :smile2:

 

Vamos ver... vou esperar por mais opiniões sobre exemplos concretos de bombas e afins, que estou certo que me vão dar por aqui!

Cump,

ELorga

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Só falei nos classificados porque ajuda bastante e podes encontrar tudo o que precisas a bons preços, só para estares atento a essa área. Eu se fosse da tua área aproveitava :)

Aquário, até fica barato, mandas fazer a medida. Mas só não sei onde, mas alguém deve saber melhor.

filtro (ia para cascata para ficar mais barato, o Eheim Liberty 2042 penso ser o melhor)

Calha para a iluminação é que poderá ser o mais caro, mas na aquaden podes montar a tua que fica mais em conta.

O resto já são coisas baratas e não precisas de bomba de ar.

João

________________________________________________________________

O meu projecto: Mais um curioso a querer fazer um aqua

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá viva João Vieira,

 

o "problema" dos classificados no meu caso é que terei sempre o medo, por falta de conhecimento, de estar a comprar algo já danificado ou sem estar a funcionar a 100%. Não o deveria sequer estar a escrever, mas seria muito fácil darem-me uma "barretada" caso alguém com má fé tentasse vender-me qualquer coisa sem estar em condições.

Cump,

ELorga

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aquario recomendado 60cm de frente minima, com altura de 40cm util (cerca de 45cm excelente).

 

Mandar fazer e falar com quem faz, ou seja visitar as lojas, e mto boa ideia.

 

E ver primeiro nos patrocinadores do forum, Aquartist, GAD etc.

 

Depois um filtro interior adequado ou mochila. Eu prefiro de mochila, mas exige espaco atras.

Um aquecedor e ja esta, nao e necessario mais equipamento interior nenhum.

Quanto a luz, depende do que se quer fazer. Atencao ao consumo, para luz basica o melhor e uma calha de LEDs.

 

Melhor comprar uma coisa de cada vez, com qualidade, do que ir para o kit. Mas ha por ai kits de 60cm que ate sao bons, e uma questao de gosto.

Podes tambem ler outros topicos recentes de principiantes: esta la praticamente tudo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acredito nessa possibilidade e o melhor é mesmo informaste te bem :) e teres sorte claro :)

Como o Gabriel disse e bem procura no forum que há de tudo :)

 

Se tiveres dúvidas não hesites em as por :)

João

________________________________________________________________

O meu projecto: Mais um curioso a querer fazer um aqua

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite pessoal...

 

@ Gabriel Branco - posso dizer que pedi um orçamento à AQUARTIST, uma das lojas que sugeriste, e para um aquário de 80cm de largura x 30 cm profundidade e 40cm de altura deram-me um orçamento que não chega aos 50€. Estamos a falar apenas do vidro sem iluminação nem quaisquer outro equipamento, filtros ou aquecimento - mas bolas! com uns 40€ compro o restante talvez e já tenho um aqua com mais 20cm que o que pensava inicialmente :rolleyes: (tenho visto sempre de uns 50 a 60 cm de largura).

 

@ João Vieira e demais utilizadores - encontrei no custo jsuto um aqua que era a minha base, aquilo que disse a mim mesmo ser o suficiente:

- http://www.custojusto.pt/Setubal/Acessorios-animais/Aquario+Aquapor+Sirius+60-5960176.htm Que acham? Tem aspecto de novo e por €50 acho que não se pode pedir mais...

Cump,

ELorga

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nesse não gosto da luz (devia de ter 30w) e o filtro interno só vai ocupar espaço.

Nos classificados tens este:

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=202818

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=202983

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=202874

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=202732

 

É uma questão de falar com as pessoas em si, ou podes sempre por uma procura de um aquário, pode ser que surgem ofertas porreiras. É que com 100€ não vais comprar coisas boas novas.

João

________________________________________________________________

O meu projecto: Mais um curioso a querer fazer um aqua

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vai as lojas todas e ve os classificados todos antes de decidir.

Deve-se comprar o aqua sobretudo tendo em conta o espaco disponivel. O resto pode vir depois, com mta calma. Assim de poupam muitos Merkel a longo prazo.

 

Ja vi mto pessoal a correr a comprar baratinho e assim que o aqua esta montado ja estao a pensar nos mais 20cm que o tanque poderia ter tido. Por vezes para aproveitar bem o espaco so fazendo a medida.

Editado por Gabriel Branco
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá viva a todos,

 

uma coisa já me decidi, vou comprar item a item e fazer algo à minha medida (e à medida da carteira fundamentalmente!). O factor espaço será decisivo também porque, ou vou colocar o aqua em cima de um aparador que tenho sala - e aí vou sempre para um aqua com uns 60cm, ou como tenho espaço na sala, e se a carteira o permitir vou tentar convencer a "Maria" para um aqua de uns 80/100 cm para colocar num móvel à parte feito à medida. Do que vi na AQUARTIST conseguem fazer-me soluções que em termos de móvel se adequa bastante bem à restante decoração da minha sala. Claro, que aqua maior + móvel o orçamento dos 100€ que pensei nem por sombras chegam.

 

Acho que será pacífico (e recomendável) fazer tudo por partes... daí que penso comprar o aqua, depois os filtros e termostatos, de seguida o substrato e alguma decoração, tratar do móvel (se for esta a solução), "mandar" água lá para dentro e fazer o ciclo com calma. A pressa é inimiga da imperfeição, ainda que não queira um aqua perfeito, quero fazer com calma, para realmente não me arrepender daqui a uns 6 meses de que devia ter antes feito assim ou assado, comprado com "x cm" ou "y cm".

 

Outra dúvida quanto ao substracto a colocar... já o disse, e mantenho, que pretendo colocar algumas Anubias e Vallisneria pela fácil manutenção, e pela minha experiência que é zero com plantas. Que requisitos de substracto ou escolhas entre fértil ou inerte tenho de ter de antemão? Será com base no tipo de plantas que pretenda colocar?

 

Em termos de montagem do aqua, já vi que será necessário colocar uma protecção entre o móvel e o aqua. Ficará com o tempo tudo marcado se não fizer certo? E antes de meter o "areão" tenho de colocar também algo entre o vidro do aqua e o substracto?

Cump,

ELorga

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Outra dúvida quanto ao substracto a colocar... já o disse, e mantenho, que pretendo colocar algumas Anubias e Vallisneria pela fácil manutenção, e pela minha experiência que é zero com plantas. Que requisitos de substracto ou escolhas entre fértil ou inerte tenho de ter de antemão? Será com base no tipo de plantas que pretenda colocar?

 

Em termos de montagem do aqua, já vi que será necessário colocar uma protecção entre o móvel e o aqua. Ficará com o tempo tudo marcado se não fizer certo? E antes de meter o "areão" tenho de colocar também algo entre o vidro do aqua e o substracto?

 

No caso de movel de sala e altamentente recomendavel colocar um tapete de borracha por baixo, ate se pode deixar uma margem de 1cm a volta. Comprar nas lojas de desporto ou em qq outro local.

As anubias e Fetos de Java dao-se em areao simples. Com boa luz ate se pode ter criptos e equinodorus so com areao medio (5mm).

Na minha experiencia para valisnerias pequenas ja e necessario substrato. So as gigantea se dao bem em areao simples, mas ai o aqua tem de ser grande!

 

O substrato fertil compra-se proprio e coloca-se diretamente sobre o vidro. Sobre este substrato sao colocadas camadas de acordo com o gosto e objectivo de cada um. Para um plantado a serio ha muitas informacoes no forum mas o tempo e gastos necessarios sao diferentes da aquariofilia simples.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para um plantado a serio ha muitas informacoes no forum mas o tempo e gastos necessarios sao diferentes da aquariofilia simples.

 

Obrigado pela resposta Gabriel... não é essa certamente a minha ideia :) quero algo simples como disse. As plantas serão no meu caso para decoração e para um melhor habitat no aqua - não são a minha "paixão"! Irei colocar um areão simples, e em termos de plantado colocar o que der e subsistir nessas condições...

Cump,

ELorga

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia,

 

continuo na minha busca por informações, deslocando-me a várias lojas de maneira a saber mais alguns preços de material e recolhendo também aí mesmo algumas informações. Ontem fui a uma loja na Rua Actor Taborda (Lisboa), penso que conhecida por alguns a Correia & Serpa. Vi os preços de alguns aquários e ao falar nas soluções de filtros, internos vs externos foi-me sugerida uma filtração biológica extra através de algo que sinceramente nunca tinha visto. Era uma plataforma de plástico com perfurações (parecia quase uma nancada de futebol com uma pouca inclinação) onde é o primeiro elemento a colocar junto ao fundo do aqua, seguido do subsctracto e/ou areão. A água é filtrada ao fim ao cabo pela nossa própria areia, uma vez que existe uma bomba que puxa a água para passar por essa plataforma e voltar a ser expelida por cima.

 

Conhecem esse sistema? A pessoa que me atendeu disse que era já algo antigo, mas ainda bastante válido nos dias de hoje para qualquer aqua.

 

Deixo ainda aqui o devido reparo da excelente disponibilidade por parte das pessoas da loja em esclarecerem-me as dúvidas, mostrarem-me os mais variados items e soluções diferente, onde notei claramente que nunca me tentaram impingir nada. Foi dos únicos sítios onde me pareceu que a opinião por parte da pessoa que me disse que para mim o melhor seria comprar um kit funcional era totalmente sincera e não com um objectivo de me vender o que quer que fosse. Fez-me as contas item a item em tudo semelhante ao que lá tinham em kit, vs se fosse comprar algo idêntico peça a peça. Tudo saía mais barato individualmente, mas quando se chegava à parte da iluminação, por muito fraquinha que fosse, o preço disparava logo.

 

Fez-me pensar um pouco, porque certamente consigo ter um orçamento mais reduzido em tudo quando comprado individualmente, mas quanto á iluminação vou se calhar estar bem tramado... ou talvez consiga um DIY ou só em 2ª mão mesmo...

Cump,

ELorga

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Conhecem esse sistema? A pessoa que me atendeu disse que era já algo antigo, mas ainda bastante válido nos dias de hoje para qualquer aqua.

 

As placas biologicas sao um antigo sistema de filtragem, pouco eficiente, na minha opiniao ate inutil.

Baseiam-se numa bomba de ar, ainda por cima (ruido ate dizer chega).

Em resumo, obsoleto.

 

Nota: se pensar num aqua a serio de 120cm completo, e so dizer, mas adeus orcamento dos 100 euros!

Editado por Gabriel Branco
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

apenas para dizer que continuo na procura da melhor solução para mim, e tenho realmente visto alguns setups interessantes no OLX... o material usado fica logo muito desvalorizado e sou capaz de encontrar um bom aqua agora para começar. Noto que o tamanho dos 60cm de largura (os tais 45/50 L) são bastante vendidos, provavelmente por quem está a evoluir para aquas maiores. Sou capaz de fazer negócio com alguma coisa dessa "tipologia", "completo" com filtro interno, termostato e alguma pouca iluminação interna (na tampa) por uns €40...

 

Só como coriusidade deixo-vos um link de um DIY muito "catita" lol:

- http://youtu.be/2_fMwxcmBWk

 

Se ando a tentar poupar uns €€€ qq estou a cortar garrafas de CocaCola :laugh:

Cump,

ELorga

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

como moras perto já foste à Fish Planet do B Planet Retail em coina, comprei lá os 2 primeiros aquarios e é a loja onde compro quase tudo.

 

Fazes um cartão de cliente ( ainda não o tenho é só o meu nome no computador deles) e tens 10% de desconto em tudo. Têm aquarios novos a preços tipo outlet. a alimentação também fica em bons preços.

 

vou-te mandar mp

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

além de já te ter respondido por PM, fica aqui a minha opinião para os restantes relativo aquilo que de momento penso se a melhor solução para mim - ando à procura de um aqua usado, na vertente de ou ser bastante mais barato, ou na vertente de pelo preço de um novo consigo um usado quase pelo dobro do tamanho - ou seja, ou poupo os €€€ ou ganho Litros :tongue:

Cump,

ELorga

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 5 semanas depois...
Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.