Aqua 60cm no início


elorga

Recommended Posts

Boas,

 

já coloquei por aqui alguns posts de pedidos de informação, tenho acompanhado à distância as várias trocas de opiniões, e venho agora mostrar a minha pequena obra de arte :naughty: Estou a cicla a água faz hoje 1 semana, e coloquei ontem as primeiras plantas.

 

Segue o setup para de seguida colocar algumas questões:

 

 

Material

Aquário Aquapor 62 x 37 x 39cm - 56 L

Filtro Eheim 2211

Termostato Visi-therm 100w - está desligado de momento

Iluminação - 1 * 14 W Power Glow - ligada hoje de manhã, mas a ideia será 4/6 horas dia

 

Hardscape

Substrato inerte "rombo" (para mais tarde não ferir as potenciais corydoras)

Tronco (não sei de que material é)

3 pedras (também não sei de que são, apenas que não são calcárias porque lhes fiz o "teste do vinagre")

 

Parâmetros

ainda não medi (acho que não é essencial gastar testes nesta fase de ciclo da água)

 

Plantas (colocadas ontem e não tenho a certeza bem das respectivas sub-espécies)

Cabomba caroliniana

Vallisneria nana

 

Peixes

nenhum (contava colocar 1 para o final da semana que vem)

 

Fertilização

nenhuma

 

Fotos

 

8096355747_9041307cde_c.jpg

 

8096362610_eb52563549_c.jpg

 

8096362426_8ba289035c_c.jpg

 

8096355321_0d4e56fe71_c.jpg

 

 

Agora as minhas questões:

 

Geral - o que existe a apontar com o layout? Confesso que não sou muito dado a leituras de Aquascaping, e sou um bocado "matacão" com estas tretas de layouts, mas a verdade é que depois no final até gostamos de ver um aqua bonitinho, arranjado e equilibrado. Deixo a resalva que pretendo colocar algures por ali ou uns fetos de Java ou uma Anubia (ou as 2, mas receio começar a ficar muito preenchido). Gostava ainda de arranjar um tubo em PVC para cobrir com musgo de java e efectuar uma espécie de toca/esconderijo para os futuros habitantes...

 

Específico - como disse, coloquei ontem as plantas apenas no substrato inerte que possuo. É o meu primeiro aquário agora com trinta anos, e tenho algumas (bastantes) dúvidas quando chega a esta parte das plantações. Literalmente cortei um pouco das raízes quer das Valisnerias quer das Cabombas e enterrei-as no substrato. Também não as enterrei muito porque não tenho assim tanta profundidade, e reside aí a minha dúvida de qual a melhor maneira para isto, ou seja, se existe alguma profundidade mínima/máxima. De momento aquilo tá ali a 1,5cm/2cm do fundo - também não dá mais! As últimas duas fotos foram mesmo nesse sentido de verem como aquilo ficou. Pode-se ver em algumas delas até pequenas partes das raízes que não ficaram na totalidade enterradas.

 

Venham os comentários e as críticas construtivas pff...

 

Abç,

Edgar

Cump,

ELorga

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

bem vindo aos viciados e apanhados da mona xD

 

ate agora estás fazer as coisas da maneira correcta :D é bom ter pessoal que as vezes estuda antes de começar :D

 

1º termoestato, eu sou daqueles que acredita que ele deverá estar ligado

 

2º layout: isso é a teu gosto, sim vais ter de ler perguntar e mudar, aproveita agora que não tens peixes :D depois é uma trabalheira enorme

mas aconselho a leres sobre a regra de ouro ou medida de ouro, dá muito jeito para quem não tem jeitinho...como eu

 

3º o areão, crio que o teu areão é demasiado grande tanto para as plantas como para os peixes, as corys gostam de chafurdar na areia, as pedras não dão para isso.

devias ter colocado tambem um substrato fertil, podes pensar que agora não é necessario mas mais tarde vais te arrepender e depois vais ter uma trabalheira danada, agora ainda podes alterar, acrescenta zonas de brincadeira e plantações com areia mais fina e vais ver que o aquario ganha outra forma

 

creio que é tudo por agora :D

 

em suma diverte-te com o aquario :D

Editado por Eliezer costa
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

quanto ao termostato estar já ligado... por alguma razão em especial? Confesso que já o liguei outro dia, para uns 27º mas estava muito pouco tempo ligado uma vez que segundo tenho estado a ver a água tem permanecido por si só nos 25,5º/26º. Como ainda não tem peixes, desliguei...

 

Ponto de foco no aqua... li por alto qq coisa sobre a proporção áurea, ou regra de ouro. Sem querer (intuitivamente talvez, porque o meu hobbie principal é a fotografia, e aí também há uma regra idêntica chamada dos 3 terços) penso que com o centro do tronco quase que o consegui. Também gostei da diagonal que o tronco faz. Fora tudo isso, trabalhei com o material que o aqua trazia, ou seja, comprei usado e o anterior dono incluíu o tronco e as pedras (tenho mais umas 2 mas ficaria muito cheio) logo foi ver o que melhor conseguia fazer com o que tinha em mãos.

 

Quanto ao areão... confesso que me assustaram um bocado com o substrato fértil. Como o aqua não é muito grande, avisaram-me que tinha de andar sempre em cima dos parâmetros da água porque qualquer alteração desequilibrava imenso a água. Como sou completamente newbie na aquariofilia, fiquei logo de pé atrás e não me aventurei por aí. Quando chegar a casa a ver se consigo medir em média os milímetros de maneira a perceber se é demasiado grande ou é das fotos. Confesso que ao olhar agora aqui nas fotografias também me parece exagerado, mas ao vivo nem por isso... pode ser uma questão de perspectiva, da lente, da fotografia. Logo vejo...

 

Obrigado pela pronta resposta e opinião!

Cump,

ELorga

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

já coloquei por aqui alguns posts de pedidos de informação, tenho acompanhado à distância as várias trocas de opiniões, e venho agora mostrar a minha pequena obra de arte :naughty: Estou a cicla a água faz hoje 1 semana, e coloquei ontem as primeiras plantas.

 

Segue o setup para de seguida colocar algumas questões:

 

 

Material

Aquário Aquapor 62 x 37 x 39cm - 56 L

Filtro Eheim 2211

Termostato Visi-therm 100w - está desligado de momento

Iluminação - 1 * 14 W Power Glow - ligada hoje de manhã, mas a ideia será 4/6 horas dia

 

Hardscape

Substrato inerte "rombo" (para mais tarde não ferir as potenciais corydoras)

Tronco (não sei de que material é)

3 pedras (também não sei de que são, apenas que não são calcárias porque lhes fiz o "teste do vinagre")

 

Parâmetros

ainda não medi (acho que não é essencial gastar testes nesta fase de ciclo da água)

 

Plantas (colocadas ontem e não tenho a certeza bem das respectivas sub-espécies)

Cabomba caroliniana

Vallisneria nana

 

Peixes

nenhum (contava colocar 1 para o final da semana que vem)

 

Fertilização

nenhuma

 

Fotos

 

8096355747_9041307cde_c.jpg

 

8096362610_eb52563549_c.jpg

 

8096362426_8ba289035c_c.jpg

 

8096355321_0d4e56fe71_c.jpg

 

 

Agora as minhas questões:

 

Geral - o que existe a apontar com o layout? Confesso que não sou muito dado a leituras de Aquascaping, e sou um bocado "matacão" com estas tretas de layouts, mas a verdade é que depois no final até gostamos de ver um aqua bonitinho, arranjado e equilibrado. Deixo a resalva que pretendo colocar algures por ali ou uns fetos de Java ou uma Anubia (ou as 2, mas receio começar a ficar muito preenchido). Gostava ainda de arranjar um tubo em PVC para cobrir com musgo de java e efectuar uma espécie de toca/esconderijo para os futuros habitantes...

 

Específico - como disse, coloquei ontem as plantas apenas no substrato inerte que possuo. É o meu primeiro aquário agora com trinta anos, e tenho algumas (bastantes) dúvidas quando chega a esta parte das plantações. Literalmente cortei um pouco das raízes quer das Valisnerias quer das Cabombas e enterrei-as no substrato. Também não as enterrei muito porque não tenho assim tanta profundidade, e reside aí a minha dúvida de qual a melhor maneira para isto, ou seja, se existe alguma profundidade mínima/máxima. De momento aquilo tá ali a 1,5cm/2cm do fundo - também não dá mais! As últimas duas fotos foram mesmo nesse sentido de verem como aquilo ficou. Pode-se ver em algumas delas até pequenas partes das raízes que não ficaram na totalidade enterradas.

 

Venham os comentários e as críticas construtivas pff...

 

Abç,

Edgar

Sou novato, não posso opinar, mas gosto do vi, fantástico

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o que eu faria era o seguinte (atenção que é a minha opinião, no final premanece o teu sentido de estetica, o aquario é teu e sendo fotografo tens mais abilidade e sentido que eu)

cortava do ramos que está à direita

puxava o tronco para a direita para o lugar da pedra branca, e deslocava esta um pouco para a esquerda e para trás fazendo ficar atrás do tronco e a aparecer pelo espaço entre o ramo e o tronco

a pedra que agora tens junto ao tronco colocava-a deitada e na esquerda do aquario à frente do tronco, ma sem tapar esteno lugar da pedra laranja bicuda, a essa eu colocava do lado direito um pouco mais afastada do fim do ramo (um palmo)

o ramo que estava cortado colocarias entraçado no tronco, na mesma direcção do outro ramo mas a apontar para baixo e em direcção ao vidro frontal (em diagonal)

 

subestrato fertil, sim colocava, não te altera parametros nenhuns, tem é de estar bem coberto com o substrato inerte

 

no lugar da pedra laranja (caso fizesses a alteração) colocava uma areia de silica, branca, criando uma especie de praia, isto por cima do que tens agora...daria um bom degradê

 

volto a frisar que é a minha opinião, mas sendo de fotografia podes brincar com a primeira foto e verificar como ficaria :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o que eu faria era o seguinte (atenção que é a minha opinião, no final premanece o teu sentido de estetica, o aquario é teu e sendo fotografo tens mais abilidade e sentido que eu)

cortava do ramos que está à direita

puxava o tronco para a direita para o lugar da pedra branca, e deslocava esta um pouco para a esquerda e para trás fazendo ficar atrás do tronco e a aparecer pelo espaço entre o ramo e o tronco

a pedra que agora tens junto ao tronco colocava-a deitada e na esquerda do aquario à frente do tronco, ma sem tapar esteno lugar da pedra laranja bicuda, a essa eu colocava do lado direito um pouco mais afastada do fim do ramo (um palmo)

o ramo que estava cortado colocarias entraçado no tronco, na mesma direcção do outro ramo mas a apontar para baixo e em direcção ao vidro frontal (em diagonal)

 

subestrato fertil, sim colocava, não te altera parametros nenhuns, tem é de estar bem coberto com o substrato inerte

 

no lugar da pedra laranja (caso fizesses a alteração) colocava uma areia de silica, branca, criando uma especie de praia, isto por cima do que tens agora...daria um bom degradê

 

volto a frisar que é a minha opinião, mas sendo de fotografia podes brincar com a primeira foto e verificar como ficaria :D

 

Ena bem tantas mudanças :smile2: deixa-me ler depois com mais atenção o que escreveste, porque com tanta mudança perdi-me, ehehe...

 

Quanto à parte da zona com areia mais fina até que me começa a agradar, mas tenho receio que acabe por fazer exactamente o contrário daquilo a que me propus, um aqua clean sem estar demasiado preenchido. Ele já por sí só é pequeno - 60cm, e gostava de deixar espaço para o peixes. Tenho receio que essa demarcação de uma "2ª zona" com areia, acabe por dar um look mais apertado. Irei fazer umas experiências em Photoshop antes de desmanchar aquilo tudo.

 

Quanto ao substrato, começo a ficar com receeio de que seja realmente essencial e acabe por não conseguir manter plantas nenhumas sem ser eventualmente as de prender às pedras ou troncos. Meu Deus... não me digam que vou ter de voltar a desmanchar aquilo tudo bang

Cump,

ELorga

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

podes manter as plantas mas terás de fertelizar bastante e certas plantas não poderás colocar :D...

o prazer de montar um aquario é exactamente esse, experimentar mudar transformar :D.

tens materias primas muito porreiras, eu adoro o teu tronco, está nas propoções certas para esse aqua.

a minha ideia de puchar tudo para um lado é mesmo a de dar um aspecto mais aberto ao aquario...

eu tenho de fazer para compreender (não sei trabalhar com fotoshop...O.O...:D imagina o trabalho que tenho tido

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quanto às plantas, estou perfeitamente confortável com o facto de não poder ter de todas - também não era essa a minha ideia para este aquário. Daí que tenha dito que apenas pretendo colocar além destas uns fetos de Java e uma Anubia (caríssimas agora que falamos nisto - como é possível pedirem 6/7€ por um "vasito" com uma Anubia!?). Pode ser que me safe de vez em quando com umas fertilizações líquidas e/ou umas pastilhas de enterrar. Não o referi, mas também tenho como contra do substrato fértil o facto de passado 1 ano ou mais, ter de desmanchar tudo, porque ao fim de contas aquilo não dura para sempre.

 

Quando comprei o aqua a pessoa queria + 5€ pelas pedras e tronco. Acabei por não comprar e ele trouxe à mesma como oferta na venda e logo me apaixonei pela forma do tronco, gosto muito de diagonais.

Cump,

ELorga

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

um bom sistema de fertelização resolve o problema do substrato...(eu com o substrato tenho uma desculpa para a maria me deixar alterar por completo o aquario daque a um ano ahahahah)

tens de ter boa luz e dependente das plantas co2 (eu não tenho, comecei agora com carbono liquido)

as plantas procura aqui pelo pessoal são muitas vezes mais baratas e bons negocios

eu de momento não tenho nem musgo, nem fetos, senão dava-te mas se tudo correr bem e ainda tiver no fim do mês posso te dar HZ muito boa e valls gigantes :D...

 

se queres ter corys aconselho a ideia da areia fina, elas gostam mais que o pedregulho...mas muito mais

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Corys não são a minha predilecção, mas gostava de ter peixes de topo, meio e fundo de aquário... lembrei-me das corys para o fundo, mas haverá outras soluções provavelmente. Tive o cuidado de procurar pedras "redondinhas" sem nada pontiagudo para me precaver, mas estou a ver que pode não ser suficiente... vamos ver...

 

HZ e Valls gigantes... tá bem tá... ocupavam aquilo tudo lol... musgo tenho de procurar de maneira a fazer aquilo que disse, uma espécie de buraco/caverna artificial, mas que com o musgo por cima fique mais natural.

Cump,

ELorga

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tal como tinha dito, ontem estive a tentar arranjar ali um valor médio para o tamanho do areão que tenho no aqua, e em parte acho que é um pouco da perspectiva da foto, digo eu... a média são uns 5mm cada grão do areão. Uns com um pouco menos, outros um pouco maiores mas será por aí a média.

 

Não se perdia realmente se tivesse tido o cuidado de ainda ser menor o tamanho, mas vamos ver como aquilo corre.

Editado por elorga

Cump,

ELorga

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Um pequeno update a este tópico, que não ficou "morto"... no próximo fds vou desmontar tudo e colocar substrato férti JBL Aquabasis Plus. As Cabombas estão quase mortas, e as Valisnérias não estão lá com grande vitalidade.

 

Vamos ver se assim consigo dar um boost à flora, até porque amanhã vou adquirir alguns pés de Elodea Densa e não queria que seguissem pelo mesmo caminha das Cabombas.

Cump,

ELorga

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

se tens disponibilidade/possibilidade, força nisso, substrato fertil é sempre uma mais valia. eu n tenho substrato fertil, e as minhas elodeas estao cheias de força, mas as valls nem por isso.. qt te vai ficar ao kg?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olha, devo de ir a uma loja na Amadora pela primeira vez chamada de Petshop Brito, mesmo no mercado da Venteira, e por mail disseram-me ter em stock por €10.50 2,5L que será mais que suficiente para o meu aqua.

 

A menos de €10 só em lojas online e fica depois mais caro com os portes.

Cump,

ELorga

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

update...

 

Sempre coloquei o JBL Aquabasis Plus, e como o aqua não é grande até nem deu muito trabalho a desmontar tudo. Já tinha lá 2 Endlers e uma ampulária, mas ainda estava na fase aceitável de não ter grande fauna e flora. Demorei 1h e pouco no máximo... pode ser paranóia, mas penso que ao fim destes 3 dias noto algumas melhoras, sobretudo ao nível das Cabombas. Coloquei alguns pés de Egeria Densa, uma vez que apesar de me terem dito que aquilo vai crescer que nem praga, são óptimas em termos de consumo de nitritos e nitratos!

 

Ontem ofereceram-me 3 plattys (penso que todas fêmeas, mas tenho de ver melhor) e lá foram co-habitar com os Endlers. Ora eis que os dois minorcas que lá tinha (acho que são 2 machos, porque disseram-me que as fêmeas não são coloridas) afinal são beras como tudo e não tem largado as plattys. Pode ser da habituação, e ao fim ao cabo aquilo era tudo deles, era o território deles.

 

Hoje de manhã já os achei com um espírito mais comunitário, mas não estava à espera dessa reacção daqueles "semi-guppies" :smile2:

 

Vamos ver no que dá, e aos poucos o aqua vai-se compondo! Prometo que tiro depois umas fotos, mas ainda devo ter de ir fazer umas alterações de layout com relação às plantas. Acho que visualmente estou a fazer algo que não resulta, ou seja, espalhei as Cabombas e agora as Egerias um pouco pelo fundo do aqua (quase que uma sim uma não), e acho que as devia ter juntado segundo a espécie. Hoje pelo menos não gostei muito do aspecto daquilo...

Cump,

ELorga

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Assim que tiver um "tempito" tiro umas fotos... talvez quando já tiver por lá 2/3 guppies, quem sabe :naughty: Já noto diferença nas Egerias, realmente crescem de dia para dia. Ele há ali 2/3 pés que já cresceram sem exagero uns 5cm!

Cump,

ELorga

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.