Plantas


Visitante

Recommended Posts

gostava de saber qual a melhor iluminaçao para as plantas em geral e qual o tempo e que se deve ligar por dia e se deve ser seguido ou nao?

 

gostava tb de saber se se deve ter sempre uma luz ligada a noite a imitar a lua ?

 

 

obrigado por tudo : :wink:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá!

 

não existe uma melhor iluminação, nem existem formulas certas para isto, mas em geral posso-te dizer que se quizeres ter um aquário bem plantado vais precisar de 1W/l, as luzes podem mesmo ser aquelas luzes das cozinhas, as gro-lux também nmão são más.

quanto ao periodo de iluminação pode ser controlado por um temporizador, não deve ter interrupções e deve ser de mais ou menos 12h por dia.

a luz a imitar a lua é em meu ver uma coisa totalmente desnecessária.

 

abraços!

Categoria: Humano.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

muito obrigado pela informaçao

mas sera que para a criaçao de peixes nao sera bom ter a tal luz tentando imitar a lua?

 

 

 

mais onde poderei eu adquirir as melhores lampadas para o meu aqu ,e mais em conta.

 

 

 

desdeja obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

viva, e bem vindo pleko, vais a uma loja de bricolage e ja tens umas com instalação electrica reflectores e encaixes para duas lâmpadas, depende só do tamanho do teu aquário o comprimento das calhas, o número de lâmpadas tb vai depender das nessecidades das plantas que lah colocares.

 

A luz de luar acho que é usada em aquários salgados por causa do crescimento de corais... no teu caso é meramente uma questão estética.

26675160.img.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Pleko!

 

Quanto as luzes o mais importante já foi dito mas queria acrescentar que as luzes a utilizar podem ser daquelas fluorescentes normais ou então se poderes colocar mais do que um tubo fluorescente podes combinar com uma luz especial para aquario plantado. ( isto é facultativo )

 

Quanto ao luar... se não pretendes fazer criação de peixes não é nada necessário.... se quizeres fazer criação eu aconselho a que tenhas uma pois assim ao desligar as luzes do aqua os progenitores não se vão assustar tanto e a ninhada não corre perigo de ser '' engolida '' . No entanto se não quiseres ter o trabalho de instalar uma no aqua não necessitas mesmo de a ter. Podes desligar a luz do aqua e acender a luz da sala... assim os progenitores não se assustam tanto: deixo ao teu critério.

Um abraço!

 

Nuno Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi Pleko,

 

a quantidade de luz depende do volume do aquario e tipo de plantas, há especies que se dão bem com 0.5w/L outras morrem porque precisam de muito mais...

 

Deves ter vários tipos de lampadas, desde as fluorescenter "normais" a próprias para aquarios, a combinação em si depende do gosto pessoal e do que poes no aquario...

 

A lampada para imitar a lua... que eu saiba é só para simular a natureza sem vantagens práticas para o aquario, é uma questão de realismo.

 

Tenho um aquario de 240 L com 3*40W de lampadas aqua-glo, com um foto-periodo das 8h15 as 20h15, não tenho combinações de lampadas porque esteticamento gosto e os peixes e plantas dão-se bem!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais