Tratamento Fatal


Recommended Posts

Boa Noite,

 

 

Resolvi partilhar a horrivel experiencia que tive para que não aconteça a mais ninguem.

 

Há dois dias desloquei-me a loja de animais na minha localidade (a unica) para adquirir um antifungico para o meu betta que tinha um fungo nas barbatanas(muito pouco desenvolvido por isso quis agir rapidamente), fui informada pela dona da loja(eu sei que não se confia nos donos das lojas quando estão no modo "vendedor",mas como já a conhecia há muitos anos...)que só tinha o Fish Bacter Stop Betta (que não foi nada economico).

Como não tenho outro aquario onde separar o peixe para fazer o tratamento questionei a dona da loja em relação aos possiveis efeitos nos outros peixes e indiquei as especies que tinha ao que me respondeu que podia estar descansada que não faria mal nenhum(eu sei mas como a conheço ha muito tempo pensei que se não soubesse me dizia).

Cheguei a casa e com a pulga atras da orelha coloquei um pouco menos que a dose indicada no aquario e fiquei atenta mas aparentemente tudo normal, visitei a pagina do produto(pouca ou nenhuma informação que se diga) e fiquei a saber que era um produto 100% natural derivado da arvore do chá (melaleuca) e pesquisei no google e como não encontrei nada de alarmante fiquei um pouco mais descansada.

No dia seguinte da parte da tarde coloquei o medicamento como indicado e pouco tempo depois os guppys estavam muito estranhos, junto ao fundo e com um comportamento diferente, achei estranho e pensei logo que fosse do medicamento mas como vi um alevino imediatamente pensei que fosse por isso que estavam agitados.Coloquei o pequenino numa maternidade e tentei localizar algum irmão mas já tinham sido papados. Já de noite olhei para o aquario e vi uma femea guppy morta, retirei-a e pensei que tivesse sido relacionado com o parto no entanto ja com a suspeita que pudesse ser o medicamento aproveitei para fazer a tpa semanal,se fosse relacionado ao menos reduzia a quantidade de medicação mas tudo indicava que fosse do parto.Voltei a pesquisar e nada de contra-indicações ou qualquer questão parecida.

Hoje de manha quando acordei e olhei para o aquario só me apeteceu chorar...

Um dos bótias estava morto... e uma guppy femea, e outra,e outra e o pequenino dentro da maternidade morto tambem...

Os dois machos guppys estavam quase sem nadar ofegantes á superficie, o outro botia estático,o ancistus mais claro que costume( pelo menos parecia,eu ja nem via nada),o betta estava melhor e sem sintomas nenhums...

Ok! Fogo!O que é que eu faço?O medicamento! Eu tenho que tirar esta m****a de dentro do meu aquário! Carvão?Não há! Não há tempo, não há dinheiro.... eu tenho que fazer qualquer coisa...

1.Tirar peixes do aquario e coloca-los com 50% agua nova e 50% agua do aquario para que não seja uma mudança muita agressiva,

2. Trocar a lã de vidro e deixar o fitro numa taça com água do aquario para que as cereamicas se mantenham molhadas(sem mexer nas ceramicas)

3.Trocar a água contamindada e lavar tudo

4.Voltar a colocar tudo dentro do aquário e encher com água com os mesmos parametros

5.Ligar o termostato e esperar que a agua atinja uma temperatura segura.

6.Colocar os peixes

 

A meio deste processo morreu um dos machos guppy...

Umas horas depois o outro...

 

Antes de escrever este topico fui desligar a lampada do aquário e o botia não parece muito bem mas o ancistus está melhor e o betta nunca esteve melhor, só espero não ter o aquario vazio amanha quando acordar.

 

Os meus meninos... estou tão triste...

 

Por favor tenham muita atenção não cometam os mesmos erros que eu. . .

É melhor arriscar coisas grandiosas,alcançar triunfos e glórias,mesmo expondo-se a derrota,que formar fila com os pobres de espírito que nem gozam muito nem sofrem muito,porque vivem nessa penumbra cinzenta que não conhece vitória nem derrota.Roosevelt

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Carvão activo no filtro (é para isso que ele serve, para tirar químicos/medicação) e TPA de 30%.

 

Isso sei eu... infelizmente não tinha como compra-lo tão rápido como necessario e tinha que fazer qualquer coisa... agora já é tarde...

É melhor arriscar coisas grandiosas,alcançar triunfos e glórias,mesmo expondo-se a derrota,que formar fila com os pobres de espírito que nem gozam muito nem sofrem muito,porque vivem nessa penumbra cinzenta que não conhece vitória nem derrota.Roosevelt

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para a próxima faz como eu. Sempre que compro medicação (bem... acho que só comprei uma vez na vida toda) tenho de reserva carvão activo.

Se voltar a ter que usar a medicação que tenho, jamais colocarei sem ter carvão activo de reserva.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para a próxima faz como eu. Sempre que compro medicação (bem... acho que só comprei uma vez na vida toda) tenho de reserva carvão activo.

Se voltar a ter que usar a medicação que tenho, jamais colocarei sem ter carvão activo de reserva.

 

Pois...infelizmente confiei na ******* que me disse que não fazia mal nenhum visto que já a conhecia há muito...

Aprendi da pior maneira.....

 

Foi por isso que partilhei convosco, é um sentimento horrivel e espero que este topico evite que muitos passem por isso...

É melhor arriscar coisas grandiosas,alcançar triunfos e glórias,mesmo expondo-se a derrota,que formar fila com os pobres de espírito que nem gozam muito nem sofrem muito,porque vivem nessa penumbra cinzenta que não conhece vitória nem derrota.Roosevelt

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Carvão activo no filtro (é para isso que ele serve, para tirar químicos/medicação) e TPA de 30%.

 

boas

 

seguiste tudo com atençao jorge?

a samanta disse:! Carvão?Não há! Não há tempo, não há dinheiro.... eu tenho que fazer qualquer coisa...

 

que grande perda essa tua samanta.

curaste o betta e "mataste" os outros..

espero que nao percas mais nenhum.

já sabes como os vendedores sao.

há poucos que nao queiram apenas "vender"...

 

 

boa sorte com os peixes que te restam

Editado por demanuel

Abraço , David Costa
2v1qdkl.jpg
Bateria de Invertebrados ( 8 Aquários de Camarões ) Nano Reef ( Salgado )

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

les-te tudo com atençao?

a samanta disse:! Carvão?Não há! Não há tempo, não há dinheiro.... eu tenho que fazer qualquer coisa...

 

que grande perda essa tua samanta.

curas-te o betta e "matas-te" os outros..

espero que nao percas mais nenhum.

já sabes como os vendedores sao.

há poucos que nao queiram apenas "vender"...

 

 

boa sorte com os peixes que te restam

 

 

Obrigado.O botia não parece que vá durar muito mas tenho esperança que se safe.

É melhor arriscar coisas grandiosas,alcançar triunfos e glórias,mesmo expondo-se a derrota,que formar fila com os pobres de espírito que nem gozam muito nem sofrem muito,porque vivem nessa penumbra cinzenta que não conhece vitória nem derrota.Roosevelt

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O botia morreu durante a noite...

:(

É melhor arriscar coisas grandiosas,alcançar triunfos e glórias,mesmo expondo-se a derrota,que formar fila com os pobres de espírito que nem gozam muito nem sofrem muito,porque vivem nessa penumbra cinzenta que não conhece vitória nem derrota.Roosevelt

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oh Samanta! Porque é que não tiraste o Betta para dentro de um tupperware grande, um alguidar... até um tacho bem lavado dava!! :(

 

Não é preciso ter outro aquário para fazer tratamentos... Basta teres qualquer coisa que possas encher com água do aquário para separares os peixes... Só tem é que estar bem limpo!

 

Agora já sabes. Lamento muito pelos peixes!

 

Tanpanama - Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oh Samanta! Porque é que não tiraste o Betta para dentro de um tupperware grande, um alguidar... até um tacho bem lavado dava!! :(

 

Não é preciso ter outro aquário para fazer tratamentos... Basta teres qualquer coisa que possas encher com água do aquário para separares os peixes... Só tem é que estar bem limpo!

 

Agora já sabes. Lamento muito pelos peixes!

 

 

Manter o peixe dentro dum tupperware sem termostato e sem filtro durante 7 dias( tempo indicado de tratameto) pareceu-me desumano mas teria sido melhor.

É melhor arriscar coisas grandiosas,alcançar triunfos e glórias,mesmo expondo-se a derrota,que formar fila com os pobres de espírito que nem gozam muito nem sofrem muito,porque vivem nessa penumbra cinzenta que não conhece vitória nem derrota.Roosevelt

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Amanhã vou a loja falar com a dona...acho que o devo fazer.

É melhor arriscar coisas grandiosas,alcançar triunfos e glórias,mesmo expondo-se a derrota,que formar fila com os pobres de espírito que nem gozam muito nem sofrem muito,porque vivem nessa penumbra cinzenta que não conhece vitória nem derrota.Roosevelt

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vamos ver as coisas.

 

Teoricamente, não precisas de filtro num aquário. As colónias de bactérias também se formam no areão, só tens é que estar disposta a fazer tpas quase todos os dias para manteres a água limpa. Como é óbvio isso é impensável.

 

Por isso, manteres um peixe dentro de um tupperware (o maior que tiveres) não é o fim do mundo. Mudavas parte da água a cada 2 dias. Como ainda está calor, provavelmente não precisarias de termostato. O que podes fazer é comprar um pequenino de 25 W (dos mais baratos que encontrares) para teres em casa para estas coisas (que esperemos não voltem a acontecer!)

 

Peixes doentes é uma me"#$%

 

Tanpanama - Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vamos ver as coisas.

 

Teoricamente, não precisas de filtro num aquário. As colónias de bactérias também se formam no areão, só tens é que estar disposta a fazer tpas quase todos os dias para manteres a água limpa. Como é óbvio isso é impensável.

 

Por isso, manteres um peixe dentro de um tupperware (o maior que tiveres) não é o fim do mundo. Mudavas parte da água a cada 2 dias. Como ainda está calor, provavelmente não precisarias de termostato. O que podes fazer é comprar um pequenino de 25 W (dos mais baratos que encontrares) para teres em casa para estas coisas (que esperemos não voltem a acontecer!)

 

Peixes doentes é uma me"#$%

 

 

Mesmo a sério...

Nunca mais caio numa destas...

 

Tenho que arranjar material para estes imprevistos e nunca mais compro um medicamento sem ter carvão activado em casa.

 

Eu nunca pensei que isto acontecesse , como já conheço a dona da loja há muito tempo e ela tem aquarios desde que a conheço com as mesmas especies que eu tinha nunca pensei que não tivesse conhecimento na matéria...um erro que garanto que nunca mais vou cometer só é pena ter de aprender desta maneira.cada vez que olho para o aquario fico com un nó na garganta...

É melhor arriscar coisas grandiosas,alcançar triunfos e glórias,mesmo expondo-se a derrota,que formar fila com os pobres de espírito que nem gozam muito nem sofrem muito,porque vivem nessa penumbra cinzenta que não conhece vitória nem derrota.Roosevelt

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fui hoje falar com dona da loja e expliquei-lhe o que se passou e que depois de muita pesquisa fiquei a saber que o referido medicamento tem a propriedade de retirar ou impedir a absorção de oxigenio na agua, razão pela qual suspeito ter afectado os outros não o betta.

A rapariga foi informada pelo vendedor que o produto podia ser utilizado em comunitários(uma fonte muito fiável), mas não acho que o tenha feito por mal,ofereceu-me um casal de guppys que irei levantar quando o aquari tiver mais estável, não compensa mas demonstrou boa vontade.

Vou enviar um mail ao fabricante a requer que coloquem um aviso no recipiente visto que se tem estas caractreristicas que podem ser prejudiciais a certas espécies tem o dever de informar o cliente das mesmas. Não é um medicamento para humanos mas isso não quer dizer que não tenham que cumprir certas regras. Duvido que sirva de alguma coisa mas não custa perder 5 min do meu tempo para tentar evitar que tal volte a acontecer.

 

A todos os "colegas" de forum fica o aviso eu infelizmente não tive ninguem que me avisa-se.

É melhor arriscar coisas grandiosas,alcançar triunfos e glórias,mesmo expondo-se a derrota,que formar fila com os pobres de espírito que nem gozam muito nem sofrem muito,porque vivem nessa penumbra cinzenta que não conhece vitória nem derrota.Roosevelt

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

infelismente isso acontece quando menos esperamos.E já agora qual a Marca do medicamento porque fiquei sem saber ah e outra coisa não trazia o foheto informativo do mesmo? qualquer coisa não me bat certo...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

infelismente isso acontece quando menos esperamos.E já agora qual a Marca do medicamento porque fiquei sem saber ah e outra coisa não trazia o foheto informativo do mesmo? qualquer coisa não me bat certo...

 

"infelismente" - muito bem.

"Marca" - com maiúscula no meio de uma frase.

"ah e outra coisa" - Gosto do "ah" devia estar a bocejar, soninho a mais.

"foheto" - Mas que m**** é essa?

"qualquer coisa não me bat certo..." - Pois não, depois de uma pontuação começar com minúscula já não BATE certo. O "bat" quer dizer que és um morcego?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

"infelismente" - muito bem.

"Marca" - com maiúscula no meio de uma frase.

"ah e outra coisa" - Gosto do "ah" devia estar a bocejar, soninho a mais.

"foheto" - Mas que m**** é essa?

"qualquer coisa não me bat certo..." - Pois não, depois de uma pontuação começar com minúscula já não BATE certo. O "bat" quer dizer que és um morcego?

 

off-topic loooooooooool

 

 

 

As minhas condolências Samanta!

Obrigado e cumprimentos!

 

Sandro de Araújo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Samanta

 

Eu costumo usar produtos à base de melaleuca nos meus aquários e nunca tive problemas (e também lá tenho guppys, corydoras e afins). Mas há uma regra básica que é preciso seguir na utilização de qualquer medicamento: um, que já foi referido, é o carvão activado. O outro passa por aumentar bastante a oxigenação da água durante a utilização do medicamento, e durante uma semana após o termino do tratamento. O que se passa em muitos dos casos é que a própria metodologia de utilização do produto faz com que a quantidade de oxigénio disponível na água diminua drasticamente.

 

O que pode ter acontecido no teu aquário pode ter sido isso mesmo, uma vez que o betta tem um sistema respiratório diferente dos restantes peixes que lá tinhas.

 

Sei que os tempos não estão fáceis, mas no "armário dos aquários" devem sempre existir os produtos das emergências, precisamente para que não aconteçam estes casos. Assim, quando se detectar uma doença, temos sempre disponíveis os medicamentos de largo espectro para atacar de imediato.

 

Quando puderes, verifica na bula do medicamento que te venderam qual a composição do mesmo e coloca-a no post. Pode ser outro componente que esteja a afectar o aquário.

 

Qualquer dúvida, diz.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Samanta

 

Eu costumo usar produtos à base de melaleuca nos meus aquários e nunca tive problemas (e também lá tenho guppys, corydoras e afins). Mas há uma regra básica que é preciso seguir na utilização de qualquer medicamento: um, que já foi referido, é o carvão activado. O outro passa por aumentar bastante a oxigenação da água durante a utilização do medicamento, e durante uma semana após o termino do tratamento. O que se passa em muitos dos casos é que a própria metodologia de utilização do produto faz com que a quantidade de oxigénio disponível na água diminua drasticamente.

 

O que pode ter acontecido no teu aquário pode ter sido isso mesmo, uma vez que o betta tem um sistema respiratório diferente dos restantes peixes que lá tinhas.

 

Sei que os tempos não estão fáceis, mas no "armário dos aquários" devem sempre existir os produtos das emergências, precisamente para que não aconteçam estes casos. Assim, quando se detectar uma doença, temos sempre disponíveis os medicamentos de largo espectro para atacar de imediato.

 

Quando puderes, verifica na bula do medicamento que te venderam qual a composição do mesmo e coloca-a no post. Pode ser outro componente que esteja a afectar o aquário.

 

Qualquer dúvida, diz.

 

Site Inglês:

 

 

API Bettafix®

 

 

 

Betta Products

 

All natural antibacterial medication for Bettas. For use on wounds, ulcers, mouth fungus and fin and tail rot. Use whenever Bettas exhibit signs of bacterial or fungal disease, such as red ulcers, frayed or torn fins, slimy patches or cottony growths. Also helps heal open wounds and tissue damaged by handling, netting and fighting. Promotes rapid re-growth of damaged fins and skin. Contains the healing power of Melaleuca, a variety of Tea Tree.

 

 

 

 

Site Francês

 

Fish Bacter Stop Betta

 

 

Spécial Betta

 

Une formule naturelle pour traiter les infections bactériennes des Bettas. Contient du Melaleuca, un extrait botanique de l'arbre à thé du Viêtnam, qui traite les plaies et les tissus endommagés des Bettas.

A utiliser dès les premiers signes de maladie bactérienne : nageoires rongées, rougeurs cutanées, ulcères, etc.

 

Référence 50 ml : FR93B

 

Uma loja portuguesa:

 

API BACTER STOP BETTA (BETTAFIX)

 

 

Medicamento antibacteriano natural para Bettas.

Para uso em feridas, úlceras, fungos boca e nadadeiras e podridão da cauda.

Use sempre em Bettas que apresentem sinais de doença bacteriana ou fúngica, como úlceras vermelhas, nadadeiras desfiadas ou rasgadas ou manchas viscosas.

Também ajuda a curar feridas abertas e tecidos danificados por manuseio, redes e lutas.Promove um rápido re-crescimento de barbatanas danificadas e pele. Contém o poder de cura de Melaleuca, uma variedade de Tea Tree.?

 

 

Esta foi a unica informação que encontrei da parte do fabricante do produto e no rotulo apenas tem a indicação da dosagem e mais nada.

A ficha do produto pode ser encontrada em http://cms.marsfishc...afix_111307.pdf mas não existe nenhuma versão em português e não me parece muito esclarecedora neste aspecto.

 

 

O que me deixa triste realmente é a falta de informação(alem da morte dos peixes como é obvio), tive muita dificuldade em encontrar informação mesmo fazendo muita pesquisa, só num fórum brasileiro é que encontrei referencia á capacidade de redução do oxigenio deste medicamento, algo que acho deveria ser responsabilidade do fabricante.

Editado por Samanta Figueiredo

É melhor arriscar coisas grandiosas,alcançar triunfos e glórias,mesmo expondo-se a derrota,que formar fila com os pobres de espírito que nem gozam muito nem sofrem muito,porque vivem nessa penumbra cinzenta que não conhece vitória nem derrota.Roosevelt

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois... essa ficha de segurança é para quem manuseia o produto, assim sendo não diz mesmo nada em relação ao funcionamento do mesmo.

 

Dentro da embalagem do bettafix não trazia nenhum folheto? isso é que é muito estranho.

 

Tens toda a razão quando referes que o fabricante ou, na sua ausência, o importador deve apresentar um rótulo detalhado com as instruções de aplicação e precauções a ter. Podes sempre pedir esclarecimentos ao importador por esta falha.

 

No entanto, fica já com esta nota: todo e qualquer medicamento vai reduzir o oxigénio livre na água do aquário, por isso, muito mas mesmo muito cuidado. Aumentar o arejamento e vigiar os peixes.

 

E um conselho, tem sempre à mão alguns produtos básicos, fazem sempre jeito em emergências como esta. E assim tens a vantagem de já conheceres os produtos para não teres nenhum precalço quando os fores a utilizar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois... essa ficha de segurança é para quem manuseia o produto, assim sendo não diz mesmo nada em relação ao funcionamento do mesmo.

 

Dentro da embalagem do bettafix não trazia nenhum folheto? isso é que é muito estranho.

 

Tens toda a razão quando referes que o fabricante ou, na sua ausência, o importador deve apresentar um rótulo detalhado com as instruções de aplicação e precauções a ter. Podes sempre pedir esclarecimentos ao importador por esta falha.

 

No entanto, fica já com esta nota: todo e qualquer medicamento vai reduzir o oxigénio livre na água do aquário, por isso, muito mas mesmo muito cuidado. Aumentar o arejamento e vigiar os peixes.

 

E um conselho, tem sempre à mão alguns produtos básicos, fazem sempre jeito em emergências como esta. E assim tens a vantagem de já conheceres os produtos para não teres nenhum precalço quando os fores a utilizar.

 

 

Não tinha nenhum folheto apenas a indicação da dosagem no rótulo,sim é estranho ,nem sei se é legal...

 

Acredita que o farei, nunca mais quero ter de passar por uma destas...

Editado por Samanta Figueiredo

É melhor arriscar coisas grandiosas,alcançar triunfos e glórias,mesmo expondo-se a derrota,que formar fila com os pobres de espírito que nem gozam muito nem sofrem muito,porque vivem nessa penumbra cinzenta que não conhece vitória nem derrota.Roosevelt

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se precisares de ajuda, manda mp.

 

Terei todo o gosto em ajudar.

 

Agora a unica coisa que posso fazer é esperar, mas agradeço imenso a oferta, é bom saber que ainda existem algumas pessoas que se preocupam.

É melhor arriscar coisas grandiosas,alcançar triunfos e glórias,mesmo expondo-se a derrota,que formar fila com os pobres de espírito que nem gozam muito nem sofrem muito,porque vivem nessa penumbra cinzenta que não conhece vitória nem derrota.Roosevelt

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora e tratares de estabilizar esse aquario. Nao sei que filtracao tens, mas convem reanalisar o setup do aquario.

 

E ja sabes ter uma mini-farmacia para as emergencias.

 

Nota: desculpem a falta de pontuacao, mas e o que da escrever no telemovel.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais