Aquário para Caracóis


SkeetS

Recommended Posts

Boas a todos.

 

Começando pelo principio e sendo rápido e conciso:

Tinha uma aquário de 70l, comprei outro de 200l.

O de 200l rebentou, mudei tudo para o de 70l.

Reparei e mudei QUASE tudo para o de 200l novamente (ficou apenas areão e a água com um tronco de molho)

 

Hoje, ao fim de 3 semanas, já com o tronco retirado a semana passada fui para retirar a água e quando desce o nível...largas dezenas de ovos de physas e physas também. (sem filtros ou TPA ou Termostato...nadinha mesmo)

 

Como não gosto de matar bicharada surgiu-me a ideia de montar aquele aquário apenas para caracolada.

Será dificil?

Que preciso ao certo?

Não deverão ter as mesmas necessidades que os peixes...Digo eu....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parece uma ideia engraçada. Não deves precisar de grande coisa, basta teres atenção ao cloro nas trocas de água e pouco mais. Para evitar isso é só teres um garrafão ou dois abertos com água a repousar uns dias antes de a meter no aquário e pronto. Se o aquário tiver acesso a luz solar, vai ajudar à criação de algas das quais eles se alimentam. De resto, é não mexer muito :D

 

boa sorte com isso

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas a todos.

 

Começando pelo principio e sendo rápido e conciso:

Tinha uma aquário de 70l, comprei outro de 200l.

O de 200l rebentou, mudei tudo para o de 70l.

Reparei e mudei QUASE tudo para o de 200l novamente (ficou apenas areão e a água com um tronco de molho)

 

Hoje, ao fim de 3 semanas, já com o tronco retirado a semana passada fui para retirar a água e quando desce o nível...largas dezenas de ovos de physas e physas também. (sem filtros ou TPA ou Termostato...nadinha mesmo)

 

Como não gosto de matar bicharada surgiu-me a ideia de montar aquele aquário apenas para caracolada.

Será dificil?

Que preciso ao certo?

Não deverão ter as mesmas necessidades que os peixes...Digo eu....

 

Queres montar um aquário para physas?!

Bem... como tu próprio reparaste... elas não precisam de grande coisa para andarem felizes.

Agora se quizeres caracois mais sofisticados (ampulárias, tylomelanias, brotias, etc) aí vais ter que lhe dar um bocadinho mais de conforto... filtro, termostato, tpas, etc.

 

Cumps.

Editado por Micro-Chip

Cumps.
José Prada aka Micro-Chip

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, claro que para physas....Digamos que nem pensaria nisso.

O conceito seria várias espécies a viver em comunidade tal como nos peixes.

 

Estou a ver que irei dar mais uma vista de olhos pelas diferentes espécies.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Physas, planorbis, melanoides... tem tendencia para se tornar praga se tiverem alimento suficiente.

Neritinas, faunus ater... não reproduzem em água doce.

Ampulárias... convém ter o aquário fechado porque elas costumam pôr os ovos fora de água (por vezes na sala ou debaixo da cama :tongue:)

Brotia... muito giros, leeeeeentos e difíceis de manter (pelos menos os meus pagodula não se deram muito bem).

Tylomelania... Os meus favoritos: engraçados, activos, fáceis de manter, colorações espetaculares, baixos níveis de reprodução.

Helenas... Comem qualquer um dos outros! biggrin.png' alt=':biggn:'>

 

Não me lembro assim de mais nenhum.

 

Cumps.

Cumps.
José Prada aka Micro-Chip

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Brutal..Obrigadão pelo empurrãozinho.

Já agora...Em termos de comida...Pode-se por exemplo dar umas cenouras e ter algumas plantas ou convém dar algum comer dos peixes?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já agora...Em termos de comida...Pode-se por exemplo dar umas cenouras e ter algumas plantas ou convém dar algum comer dos peixes?

 

Cenoura... talvez cozida e em pouca quantidade. Podes dar courgete ou folhas de alface ligeiramente cozidas.

 

Pastilhas de fundo resultam bem. Pastilhas de fundo de spirulina resultam optimamente!

 

De resto eles vão-se entreter a livrar o aquário das algazinhas que vão aparecendo.

 

Plantas podes ter, eles gostam de limpar as algas das plantas e as partes mortas. Mas não podem ser plantas com rebentos muito tenrrinhos ou também marcham. Se começarem a comer as partes mais duras, então tás a dar pouca comida! :tongue: Se a comida começar a ficar pelo fundo, estás a dar a mais.

 

Cumps e boa sorte.

Cumps.
José Prada aka Micro-Chip

Link to comment
Partilhar nas redes sociais