Aquario novo


J-Miguel

Recommended Posts

Boa Noite!

 

Gostaria de dar uso ao seguinte aquário:

Dimensões: 23 x 40 x 80 (73L)

Filtro: Eheim Liberty 2042 (é o suficiente?)

Termostato: Elite 100W (é o suficiente?)

A minha ideia seria colocar 6 platy e 6 gupys (caso haja mais sugestões, venham elas!). As plantas seriam artificiais e o areão colocaria caso fosse mesmo necessário (tenho ideia que com o mesmo, a limpeza do aquário se torna mais complicado). Pretendia um ter um aquário simples e de fácil manutenção.

Muito obrigado desde já pela ajuda.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia,

 

Sim penso que tudo seja suficiente. Mas o filtro procura aqui no forum para saberes como alterar para por mais matérias filtrantes.

Um aquário assim vai ser mesmo fácil gerir, mas ponha uma camada de areia fina porque acho que eles gostam de se "esfregar" nela, falo pelos meus.

João

________________________________________________________________

O meu projecto: Mais um curioso a querer fazer um aqua

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Relativamente a essa areia fina, qual será a mais indicada? E como mantê-la?

O ph terá que ser mantido entre os 7.0 e 7.5 e temperatura por volta dos 27º!? E os restantes niveis a quanto?

Será que o aquario para alem desses 12 peixes terá espaço para mais alguma espécie?

Vou então pesquisar sobre os tais materias filtrantes para colocar no filtro.

 

Obrigado!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A areia ou substrato inerte, pode ser encontrada em qualquer loja de aquariofilia, ai fica a teu gosto. Eu tenho uma mais fina por causa das corydoras mas se não queres mais peixes pode ser a teu gosto, mas não escolhas cores coloridas, mas sim naturais :)

 

Já sabes o que é o ciclo de azoto?

Eu peixes se calhar só ponha peixes de fundo porque com guppys vão se reproduzir, logo vais encher o aquário depois :)

 

O filtro pesquisa neste tópico lá para o meu que ele explica http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=172427

Até o podes ler todo que é muito bom a explicar várias coisas.

Mas penso que seja isso..

João

________________________________________________________________

O meu projecto: Mais um curioso a querer fazer um aqua

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Qual a diferenca entre substrato e areia? Não encontrei na net a diferença..

Qual é a lotação maxima que o meu aquario pode receber? Pensei que 12 seria o limite para peixes com 6cm.

A reprodução entre eles "asusta-me" um pouco por achar nao ter condiçoes para os criar.. mas penso que nao haja forma de evitar este feito da natureza?! xD

Li esse tópico mas não encontrei nada sobre o filtro :S

Sobre o ciclo de azoto já li uma coisas, mas ainda nao percebi muito bem. Tenho que deixar o aquario montado e funcionar sem peixes? até equilibrar os niveis?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acredita que o post tem e com imagem se ainda não desapareceram.

O ciclo de azoto é a coisa mais importante, lê bem sobre isso e pesquisa aqui no forum que tem muita informação. Mas sim, o aquário montado durante 2 a 3 semanas sem peixes e a dar muito pouco comida, para criar bactérias. Está pronto a receber peixes quando a amónia e os nitritos tiveres a 0.

 

A reprodução, começas a dar ou a vender :)

João

________________________________________________________________

O meu projecto: Mais um curioso a querer fazer um aqua

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bom dia peço desculpa em entrar na conversa e que eu tb estou a montar um,

o meu e de 45l ontem liguei todo e enchi meio de agua, isto porque como quero por areao e era mais fácil depois hoje de o colocar .

pelo que entendi entao depois disso so 2 a 3 semanas e que entrar os peixes certo? ate la so se deita comida em pouca quantidade certo?

agora uma questão a agua na minha zona tem a dureza total mt alta, como faço para ter níveis normais , e os nitratos tb sao altos, ja os nitrito sao normais.

a quem me diga para depois de 2 a 3 dias de todo montado por la so um peixinho durante uma semana para ajudar a fazer o tal ciclo, sera que e mesmo assim?

tb li para por uns produtos na agua para ela ficar com os valores aceitáveis ....

ja li e ja ouvi tanta coisa que ja fiquei com a cabeça as voltas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu também já li para usar peixes, mas não recomendo.

http://www.ciclideos.com/o-ciclo-do-azoto-e-os-aquarios-a27.html

http://faq.thekrib.com/pt/ -> este podem ler o site todo que ajuda bastante :)

 

Mas aqui no forum tb já tem todas as respostas.

João

________________________________________________________________

O meu projecto: Mais um curioso a querer fazer um aqua

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Peço desculpa pela minha ausência!

Depois de ter lido alguma informação decidi fazer um aquário desta forma:

 

Dimensões: 23 x 40 x 80 (73L) Com fundo e lateral forrada a preto

 

Areia fina inerte (Natural, quantos kg?)

 

Filtro: Eheim Liberty 2042 (Vou tirar tudo mantendo apenas as esponjas azuis e vou encher o restante do espaço com cerâmica dentro de meia de vidro de senhora)

 

Termostato: Elite 100W

 

Comprar sifão para areia fina (qual recomendam?)

 

Fauna muito simples:

8 -Platys

4 –corydoras

 

Vou fazer o ciclo de azoto e quando os níveis de amónia e de nitritos estiverem a zero coloco poucos peixes de cada vez. Qual será o melhor teste para medir?

De futuro irei realizar TPA´S de 30% de 15 em 15 dias. Será isto o suficiente para manter a água limpa? Sei que há produtos para tornar a agua mais cristalina. (valerá a pena a produto?)

Peço que me digam se um aquário assim será viável ou não!

 

Obrigado desde já!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para saberes o volume de areia aproximado que precisas usa este site. http://www.theaquatools.com/volume-calculator

 

Preenche as medidas do comprimento e largura do teu aquário e vê o volume que precisas para ter 1 cm de areia.

 

Dar-te-á uma medida aproximada. (obviamente que a areia é vendida ao quilo, e um litro de areia não pesa um quilo, mas dá para teres uma ideia)

 

O sifão pode ser dos mais baratos, vais ao continente que eles têm para lá dessas coisas. Não tens que comprar um xpto.

 

Se só queres comprar um teste, talvez o de nitratos seja o indicado. Os nitratos aparecerão quando amónia e os nitritos estiverem a zero. Quando tiveres nitratos no aquário e já tiverem passado PELO MENOS 3 SEMANAS, já sabes que podes pôr os peixes. Antes não

 

As Tpa é muito relativo, depende se os teus peixes sujam muito ou não. Como não queres pôr plantas, os níveis de nitratos e fosfatos vão subir rapidamente, por isso aconselhava-te a fazers de 20% cada semana.

 

Se por acaso vires que os niveis não aumentam assim tão rápido (guia te pelos valores máximos 50 ppm de NO3 e 5 de PO4), fazes como entenderes.

 

Os produtos para manter a água cristalina... tens que pensar que é mais um quimico que estás a pôr na água. O aquário talvez fique mais bonito, mas não é imprescindível.

 

Tens que pensar em pôr alguma decoração no aquário, um tronco, algumas pedras, os peixes ficariam mais à vontade, principalmente as corydoras.

 

Talvez devesses reconsiderar pôres plantas naturais. Além de ficar mais bonito, elas também ajudam a manter o aquário mais saudável. Mas no fundo, tanto faz.

 

Por fim, não te iludas, qualquer aquário dá algum trabalho, até os mais simples. Se é para teres um tanque com água a um canto e de vez em quando vais lá e trocas a água, desaconselho te fortemente.

 

A partir do momento que puseres peixes no aquário, é tua responsabilidade lhes dares todos cuidados possíveis. Não te esqueças que eles não pediram para ir para lá. É o mínimo que podemos fazer.

 

Só quero que fiques consciente disso antes de serem os peixes a pagar o preço

 

Abraço e boa sorte

Editado por Paul

 

Tanpanama - Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A areia falam em 2/3 cm há frente, 5/6 cm a trás, mas informa te melhor, mas para ai uns 5 kg

Vais ter plantas?

Testes, todos os que sejam individuais são bons, os das fitas são mais fracos.

 

TPA´s se for semanalmente é melhor, mas de 15 em 15 dias talvez aumento para 50%.

João

________________________________________________________________

O meu projecto: Mais um curioso a querer fazer um aqua

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Um aquário assim vai ser mesmo fácil gerir, mas ponha uma camada de areia fina porque acho que eles gostam de se "esfregar" nela, falo pelos meus.

Os peixes esfregam-se na areia para retirar os ectoparasitas. Normalmente, o que o areão faz é piorar a situação, já que o mesmo é um habitat excelente para a profileração de parasitas e outros factores de doença. Por isso, se vais comprar areão para conforto dos peixes, e queres fazer pouca manutenção, deixa te disso.

 

Se queres ter um substrato de areia, tens que aumentar as limpezas do aquario, ou então metes lá muitas plantas (estas ultimas são a minha justificação para não limpar o substrato)

 

Acerca de sifões, não é preciso comprares um. Podes fazer um DIY como eu ou como no oceanário:

-agarras numa garrafa e num cano. cortas a garrafa a meia altura (esta altura depende do peso de cada grão do substrato), e fazes um furo na tampa para o cano/tubo passar. E já tens o teu sifão.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, sei que ter um aquário dá o seu trabalho uma vez que não é a primeira vez que tenho peixes. Tive um Pangasius sutchi que nas minha mãos durou 2 anos e ainda hoje é vivo. Uma vez que não conheço muita gente com este gosto, aprendi tudo o que sei pela Internet.

 

Apesar de não ter mencionado, estou a pensar colocar decoração. Será saudável para um peixe não ter areia?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Apesar de não ter mencionado, estou a pensar colocar decoração. Será saudável para um peixe não ter areia?

Como eu disse no meu post anterior a respost é sim. A unica justificação para teres substrato para peixes, é se eles o precisarem para fazerem ninhos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito obrigado.

 

Tenho aqui um tronco que tinha antigamente no aquario mas a agua fica chalada e o ph desce para 6 ou 6.5. Há alguma forma de combater isto? Na altura lembro-me que deixei em agua durante algum tempo e tambem a fervi varias vezes... mas sem sucesso. Queria mesmo po-lo neste aquario..

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.