Trichogaster leeri agressivo em aqua comunitário


anadiferr

Recommended Posts

Boa tarde,

Tenho um aquário comunitário 120l, para além de outros peixes, tenho um Trichogaster leeri agressivo, ou territorial (o problema é que o território dele é o aquário todo). A vítima preferida dele era o meu Beta que já separei e mora agora dentro de um cubo, dentro do aquário principal. O Beta parece contente com a casa e até exibe as barbatanas ao Trichogaster quando ele anda a rondar o cubo.

A minha questão é: Será melhor arranjar um outro Trichogaster para fazer companhia ao meu e assim ele ficará menos agressivo com os outros ou será melhor oferecer o Trichogaster (que duvido que consiga pois ele é um macho lindo). Se for adequirir outro, será melhor macho ou femea? Imagino que se comprar outro, teria que escolher um de tamanho equivalente ao primeiro!?

Correrei o risco de, ao ter dois Trichogaster leeri, vou passar a ter dois peixes agressivos???

 

Tudo o que li antes de adequirir o meu era que estes peixes eram dos mais pacíficos da sua espécie, mas, imagino que deve haver exceções.

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os Tricogaster leeri macho quando bem aclimatados sao agressivos, sobretudo para outros da mesma especie.

120L e mais que suficiente para esse peixe em comunidade e o que se deve fazer e colocar troncos grandes e plantas a fazer barreira de modo a dividir os territorios, permitindo a outras especies nao serem alvos faceis.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigada Gabriel.

Bem, então pelo que compreendo, o melhor é não comprar mais nenhum.

A situação mais grave era mesmo com o Beta e essa está resolvida, claro que eu gostaria mais de ver o Beta a aproveitar todo o aquário, mas...

O aquário tem troncos grandes e várias plantas, para aumentar a decoração até introduzi uma data de plantas artificiais (eu sei que não é de muito bom gosto) até que as naturais cresçam, mas realmente não há duas zonas divididas, as plantas e troncos estão nos cantos, à direita e à esquerda deixando uma zona ampla central.

Alterar o lay out para uma zona decorada central dividindo o aqua a meio seria então a possível solução?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Alterar o lay out para uma zona decorada central dividindo o aqua a meio seria então a possível solução?

 

Penso que o resultado so pode ser aferido observando o aqua!

 

A solucao num animal de pequeno porte e grande agressividade e sempre esta. Quanto mais 'compartimentos' melhor o resultado.

Havendo referencias, o proprio peixe vai definir melhor e seu territorio, ou seja vai perder agressividade fora dos seus limites.

O problema e que quem define o territorio e o proprio peixe, nao somos nos!

 

Quanto ao Betta, para mim e peixe para aqua proprio, nao e facil mante-lo num comunitario sem danos ou do Betta ou dos incautos que lhe passarem junto a boca. Ha casos de sucesso? Sim, uma minoria, por vezes com o equilibrio atingido depois de algumas baixas.

 

Para esses basta um cubo de 10L; a GAD por exemplo faz pequenos aquas de 15-30cm com 'sump', bem baratos, bonitos e ideais para um Betta (ver se cabe um termostato se necessario no Inverno).

Editado por Gabriel Branco
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mais uma vez obrigada Gabriel.

Não consegui deixar de agradecer, espero que não vá contra algumas normas do forum...

 

O encanto da aquáriofilia é mesmo isso, cada peixe tem a sua própria poersonalidade mesmo dentro da mesma espécie e não há receitas perfeitas para todos. O melhor mesmo é ir pesquisando e recolhendo informações de quem tem mais experiência.

 

Por agora o ambiente dentro do aqua parece saudável, apesar de algumas investidas do trichogaster, nenhum dos outros peixes anda escondido ou stressado (aparentemente - e eu observo-os bastante) apenas se desviam de uma ou outra investida. A minha questão era mesmo se ao adequirir outro o ambiente acalmava pois o trichogaster poderia ser o tipo de peixe que apreciava a companhia de um ou uma da mesma espécie. Sendo assim, não comprarei outro.

 

Até à chegada do trichogaster o betta sempre conviveu bem com a restante comunidade (espero não entrar agora offtopic). A solução do cubo dentro do aqua grande parece-me que resulta, acaba por dividir o aqua e mantem o trichogaster entretido à volta do cubo sem stressar o betta.

O cubo terá 2l, mas como é prefurado, a água é continuamente renovada. Inicialmente passei o betta num aqua isolado mas parecia apático, atualmente nada no cubo, mostra toda a beleza das suas barbatanas sem atitudes de investida, por isso (julgo eu) sem stress. Tem uma pequena zona (onde perdeu as escamas) resultado dos anteriores encontros com o trichogaster que eu vou observando o desenvolvimento.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Dois machos Trico pode dar mau resultado. Claro que uma femea ele ia gostar, mas para quem nao esta a fazer criacao a serio a confusao no aqua ia ser mais que muita e nao vai compensar.

Quanto ao Betta, a solucao e boa, o unico problema e a estetica do aqua. Ha quem conviva bem com compartimentos, ou nao.

 

O meu conselho para quem quer ter Bettas ornamentais e um pequeno aqua separado, esquecer os livros que ha por ai (tenho uma dezena so sobre tema) e nunca os colocar em comunitario. Melhor para todos e um aqua de 20x20cm coloca-se em qq lado, ate na secretaria do PC.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais