De volta a aquariofilia :)


ana cpr

Recommended Posts

comprei um kit ja vinha com filtro e termostato e a parte de cima tem tampa com luz.

no 1 dia enchi meio de agua e liguei todo

no 2 dia pos o areao e enchi o resto de agua e pos plantas

no 3 dia ja cumecei a por cumida mas nao tenho la peixes ainda

no 4 dia cumida

no 5 dia cumida

agora sera que ja posso la por pexeis ou ainda cera cedo?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 51
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

O aqua tem de estar a ciclar 1 mês + - .....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

1º que tudo deverias já ter lido sobre o que é um ciclo. Andas a meter comida para alimentar o quê? Que quantidade de comida? É que bactérias são... microscópicas... não comem flocos como se fosse um Pleco.

2º ainda é cedo para meter peixes, porque obviamente ainda não aprendeste NADA sobre aquariofilia.

 

Andas a comprar mais material e aquários e ainda nem sabes o que fazer ao que tens? Não me leves a mal, não estou a criticar, quero apenas entender.

 

Pesquisa por ciclo e no tempo de ciclagem vais vendo como queres o aquário em termos de decoração. Aproveitas também e vais vendo em cada fauna o que é adequado para cada litragem e que cuidados precisam.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bom dia Toutinho, tb nao a necessidade de entar a matar.

respondendo ao 1 ponto- sim eu a li o ciclo do azoto e se nao me engano foi la que li parapor comida para ajudar a formar o ciclo.a quantidade de cumida que ponho e pouca.

o estar de volta nao quer dizer que ja saiba todo e acho que ninguem sabe todo.

acho e que cada pessoa sabe um pouco e tem a sua opiniao, a cada pessoa tem seu gosto em decoracao.

quando eu pregunto se ja podia por la peixes eorque estive a medir os valores com easy test 5 in 1 da JBL e meu-me .

nitratos-marca na linha verde 10

nitritos- marca na inha verde 0

GH Durezza total- marca na linha verde »14ºd ( 3rosas e um verde)

kH Dureza Carbonatada- marca na linha verde 10ºd

Ph - marca na linha verde- 7,6 aqui e na na minha opniao esta um pouco alta mas....???'

temp da agua 28

por ver estes valores a que pergunter

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Eu não entrei a matar. Tal como falei não critiquei, tento ajudar e que as coisas sejam bem feitas.

Uma coisa é "dar um abanão", outra é criticar para destruir. Não estou a desmoralizar, mas por vezes faz falta colocar alguns pontos nos "is"

Acredita que há quem atirasse mesmo a matar, perante este tópico e até já "deu o ar" da sua graça :lol:

Não estou a matar ninguém, apenas a dizer, se é para ser feito, que seja bem feito. O caminho que o tópico estava a tomar, queres que te seja honesto, ia ficar sem respostas em menos de nada. Se calhar até ajudei muito mais, do que "matei" :)

 

Nitratos a 10 e nitritos a 0, mas e a amónia?

Por linhas gerais tens de ter as bactérias que completam o ciclo. Podes ter só metade do ciclo e alguns valores parecerem bem. Não metas comida todos os dias, as bactérias não comem tudo o que meteres e depois tens lixo no aquário.

A decoração é ao gosto de cada um, mas tens que ter atenção a que os substratos e pedras podem alterar os parametros da água.

Podes fazer do 2º aquário uma maternidade, mas os procedimentos são iguais para qualquer aquário. Depois só difere no uso que lhe damos.

 

Atenção a que se vais fazer maternidade, vai ser um aquário com introdução e saidas de peixes, com frequência... é preciso fazer adaptações aos peixes e o próprio aquário tem que ser controlado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

vou tentar descrever o 2º aqua- o novo

- e um kit Aqua light de 45l

-medidas 50,8x29x35,5

-accesorios - filtro optimus 200

caldal 50-200lts/h

potencia 5w

aqua ate 60l

- iluminaçao - aqua lux pro

t8-15w-44cm

-termostato - termocontrol pro

tcp50-50w

- alimentacao - Dajano tropica

- anti cloro - aquasan

- anti bact - biofiltr

-indicador temp

 

dia 14 no 1 dia enchi meio de agua e liguei todo

dia 15 no 2 dia pos o areao e enchi o resto de agua e pos plantas

dia 16 no 3 dia ja cumecei a por cumida mas nao tenho la peixes ainda

dia 17 no 4 dia cumida

dia 18 no 5 dia cumida

dia 18 fiz teste a agua e deu:

-nitratos-marca na linha verde 10

-nitritos- marca na inha verde 0

-GH Durezza total- marca na linha verde »14ºd ( 3rosas e um verde)

-kH Dureza Carbonatada- marca na linha verde 10ºd

-Ph - marca na linha verde- 7,6 aqui e na na minha opniao esta um pouco alta mas....???

 

agora sera que ja posso la por pexeis ou ainda cera cedo?

nao pergunto pelos dias que passaram , mas sim pelos valores que deu..

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É cedo.

É preciso que os valores sejam estaveis, não é preciso que sejam apenas bons num dia.

Faz uma TPA e elimina os restos de comida que haja. Nitratos a 10...

 

Biofiltir é anti-bacteriano, ou activador biológico? Bactérias num frasquinho.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Toutinho e claro que me ajuda as dikas mas me da mas as vezes estamos a fazzer todo em e mesmo assim falta sempre alguma coisa e vos valores nunca ficam no ponto em que queremos . os teste que temos sao da JBL easy test 5 em 1 so mede nitritos, nitratos ,GH, KH, PH. O amónia nao mede, encontrarei testes para ver so isso?

no fundo tenho areao do rio que lavei-o 500 vezes:) antes de o por no aqua .

sera que fiz assim tantas asneiras :((( ou so falta esperar mais tempo para complear o ciclo?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esquece os produtos quimicos.

Não ponhas nada no aquário.

 

Os produtos vão dar-te uma falsa ideia dos valores.

 

Não fizeste muitas asneiras, mas vês agora que o tópico está mais organizado? Afinal não fiz assim tanto mal.

Concentrado biológico, essas coisas têm muito que se lhe diga, mas vai metendo. Mal não faz e algumas bact´rias que tenha, ajuda.

 

Há testes de amónia e para teres o ciclo tens q ter as bactérias que fazem "isto": Amónia -> Nitritos -> Nitratos

 

Tens nitritos a 0 e nitratos a 10, é o ciclo feito? Não, os nitratos podem vir na água da rede.

 

mas tenho mais coisas aqui por casa como:

-Easy balance da tetra

-Aqua Safe da tetra

- Safe Start da tetra

-eSHa 2000

- ph- da prodac

 

Por agora, esquece isto tudo, não metas nada.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola boa tarde ca estou eu de volta.

Toutinho apesar de ter algumas coisa nao pós nada na agua.

a pouco foi comprar o tal teste para o medir o valor do NH3, NH4,

fiz o teste aos 2 aqua e nao reagiu nada ... será possível ? valor 0

eles dizem para retirar 5ml de agua e por 6 gotas do reagente tapar o tobo e agitar, de seguida ver na linda das cores o resultado, e nao me da cor nenhuma fica na mesma ...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Na minha opinião sincera, ainda não tens ciclo e os nitratos vieram com a água da rede.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Espera mais uns dias que a amónia vai aparecer, dá tempo ao tempo, espera mais uma semana e só depois é que repetes os testes.

João

________________________________________________________________

O meu projecto: Mais um curioso a querer fazer um aqua

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o ciclo natural é caracterizado por um pico de amónia seguido de um pico de nitritos e só depois vem os nitratos.

 

Se tiveres em conta que as bactérias que consomem e transformam a amónia são as nitrosomonas. Essas bactérias, levam 7 horas a duplicar de população...parece muito pouco mas não é... uma bactéria como o vulgar estreptococo duplicam a cada 20 minutos!. Por isso o arranque inicial até que haja uma população aceitável (10,20,50 milhões?), leva alguns dias ou semanas. Depois, uma vez que haja nitrosomonas, começam a aparecer nitritos (resultado da ação destas bactérias) o que por sua vez vai levar a que outras bactérias chamadas nitrobacter também se comecem a instalar e essas levam, em condições ideais, 13 horas a replicar-se. Ora como as nossas condições nunca são ideais, realisticamente estamos a falar de 24h para duplicar a população... vai levar ainda mais dias/semanas até que haja uma população aceitável desses.

 

Claro que isto tudo acontece se houver sempre amónia disponível (todos os dias) que advem de comida que se decompõe.

 

Percebes agora porque é virtualmente impossível teres o aquário ciclado em 3-4 dias? Há quem diga que o ciclo pode ser acelerado usando os tais produtos com bactérias mas há estudos que mostram que a maioria dos frascos são inúteis porque as bactérias, ao contrário da publicidade, não aguentam mais de 3 a 6 semanas nos frascos antes de morrerem... quando vais comprar o frasco, já não há bacterias lá dentro que poderiam ajudar.

 

Vai com calma que chegas lá... é preciso é paciência.

 

Abraços

 

Tony

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tony ajude-me so numa duvida

eu tenho outro aqua de 120lt e mt anos e tenho la peixes e alvins, e como tenho a dureza total mt alta e os nitratos tb estavam altos,

disseram-me para fazer TPA de 20l de 2 em 2 dias , e no domingo fiz a 3 TPA mas antes fiz novo teste a agora , os nitratos ja estavam mais baixos

e a dureza um tikinho melhor mas o teste do amónia fiz ontem e tb nao reagiu nada . sera que nao era para reagir ? ou sera que o teste tida que ter nada alguma cor?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em primeira lugar, deixa-te de me tratar na terceira pessoa... não sou assim tão velho :)

 

Em segundo lugar, aumentar o ritmo das TPA realmente baixa os nitratos e a dureza também SE e só SE a água da rede for menos dura que a do aquário. Em relação a amónia... se o aquário está montado há anos e tem lá peixes não é suposto aparecer amónia nunca pois a que é produzida pelos peixes é imediatamente processada em nitritos e logo depois em nitratos. Isso acontece tão depressa que nunca deverias registar num aquário ciclado nem amónia nem nitritos... apenas nitratos. Está tudo bem.

 

Uma consideração final... eu associo dureza da água a um PH alto... isso só acontece se não tiveres troncos no aquário e não andaste a trocar água durante muito tempo (só a adicionar) fazendo com que a concentração de minerais na água fosse aumentando... outra hipótese seria que tens alguma coisa calcária dentro do aquário que te está a subir a mineralização e consequentemente o PH.

 

Cump

 

Tony

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

aqui na zona onde moro a agua da rede e mt dura

eu faço mudança de agua de 2 em 2 dias 20lt ( passo a faze todos os dias?)

o Ph esta a 7,6

troncos nao tenho , tenho 3 peças de barro mas sempre tive e tenho areao e plantas

a agua troco 20 lt de 2 em 2 dias .

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ana os valores altos de nitratos são os que falas no inicio do post?

 

Entre 100 a 250 mg/L?

 

Acho muito esquezito esses valores, principalmente num aquário de 120 L.

 

Algo está a falhar aqui, e para já estar a falar de dois aquários ao mesmo tempo é complicado.

 

Por favor segue este link e tenta pôr todas as informações que possas. http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=197192.

 

Para já temos que decidir sobre qual aquário vamos falar ok? Se seguires as informações que estão no link, vais ver que vais ser menos bombardeada com perguntas, e para nós torna-se bem mais fácil ver o que é que está mal.

 

Há primeira vista, o teu problema de Nitratos pode vir de 3 situações:

 

- Muita produção, tens demasiados peixes

- Filtro pouco adequado, ou falta dele,

- As duas situações acima e falta de consumo de nitratos, falta de plantas.

 

O que me faz desconfiar destes níveis de nitratos, é que uma concentração dessas deixa as pessoas muito doentes (potencialmente mortal). Aos peixes então...

 

Qual é a marca do teu teste de Nitratos e há quanto tempo está aberto?

 

Tanpanama - Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia Ana;

 

Tal como o Paul disse, é muito complicado falar de dois aquas ao mesmo tempo....

 

Falando do aquario de 120L

 

- 1º Qual é o modelo do teu filtro? Qual o caudal?

 

- 2º O teste que tens de fita não é fiavel, eu deitei o meu fora no dia seguinte a o ter comprado... as fitas simplesmente não funcionam... Tu, nesta fase inicial apenas precisas de 3 testes basico, Amonia, Nitritos e Nitratos...

 

- 3º Faz testes à agua da torneira e coloca aqui os resultados, vai ser importante para perceber-mos se existe algo a mudar os parametros da agua dentro do aqua.

 

-4º Caso o teu PH seja mesmo >7.5, e a dureza tão alta, apesar de existirem maneiras de controlar isto, visto seres ainda bastante inexperiente neste mundo (eu tb sou), aconselho-te a quando acabares o ciclo apenas comprares peixes que suportem estas condições, como por exemplo goppys, molys, espadas, etc.. A minha agua é parecida com a tua, e tambem começei com estas especies... alguns meses depois, quando já não me sentia satisfeito com o que tinha, resolvi apostar num plantado, e como adicionei Co2 o meu PH baixou para 7, e isso permitiu-me alargar o leque de escolhas..

 

5º Eu percebo a tua pressa em colocar peixes, pois é ridiculo ter um bocado de vidro cheio de agua e nada lá dentro...lol, Mas acredita em mim e em todos os membros deste forum que é melhor esperar... e acredita é que um apressado e casmurro que te escreve...lol

 

6º Para terminar, relativamente ao que foi dito aqui num tom mais agressivo, por vezes acho que o pessoal se esquece que tambem já foi noob, e que é normal, quando não se percebe nada do assunto dizer/escrever as maiores barbaridades do mundo, e estes forums servem mesmo para isso.

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia Ana;

 

Tal como o Paul disse, é muito complicado falar de dois aquas ao mesmo tempo....

 

Falando do aquario de 120L

 

- 1º Qual é o modelo do teu filtro? Qual o caudal?

 

- 2º O teste que tens de fita não é fiavel, eu deitei o meu fora no dia seguinte a o ter comprado... as fitas simplesmente não funcionam... Tu, nesta fase inicial apenas precisas de 3 testes basico, Amonia, Nitritos e Nitratos...

 

- 3º Faz testes à agua da torneira e coloca aqui os resultados, vai ser importante para perceber-mos se existe algo a mudar os parametros da agua dentro do aqua.

 

-4º Caso o teu PH seja mesmo >7.5, e a dureza tão alta, apesar de existirem maneiras de controlar isto, visto seres ainda bastante inexperiente neste mundo (eu tb sou), aconselho-te a quando acabares o ciclo apenas comprares peixes que suportem estas condições, como por exemplo goppys, molys, espadas, etc.. A minha agua é parecida com a tua, e tambem começei com estas especies... alguns meses depois, quando já não me sentia satisfeito com o que tinha, resolvi apostar num plantado, e como adicionei Co2 o meu PH baixou para 7, e isso permitiu-me alargar o leque de escolhas..

 

5º Eu percebo a tua pressa em colocar peixes, pois é ridiculo ter um bocado de vidro cheio de agua e nada lá dentro...lol, Mas acredita em mim e em todos os membros deste forum que é melhor esperar... e acredita é que um apressado e casmurro que te escreve...lol

 

6º Para terminar, relativamente ao que foi dito aqui num tom mais agressivo, por vezes acho que o pessoal se esquece que tambem já foi noob, e que é normal, quando não se percebe nada do assunto dizer/escrever as maiores barbaridades do mundo, e estes forums servem mesmo para isso.

 

Às vezes pode parecer "agressivo" o que se escreve, pois são apenas letras e quem lê interpreta da maneira como lhe parece que foi escrito. Por vezes é escrito de forma indignada, ou para chamar à atenção do rumo que a conversa tem.

Depois do que já li em muitos outros tópicos, deixa de haver repostas e o tópico morre, se calhar é positivo que apareça alguém e "abane" a conversa.

 

Eu sei o que é ser "noob" ainda o sou. Não podemos NUNCA considerar que sabemos tudo, estamos sempre a aprender. O que é certo e correcto é que o tópico sofreu alguma reorganização e está com evolução. Dizer a verdade de forma directa, não é ser agressivo, é ser sincero. É o mesmo que espero que me façam a mim, quando erro. Está mal, está errado, não há outra interpretação.

Não sou agressivo, sou até brincalhão e muito paciente. Mas também sou sincero e directo, é um defeito? Acho que não. Acho preferivel ser honesto, do que ver um assunto a arrastar-se 15dias sem evolução.

 

Tal como expliquei à Ana, que pediu ajuda, não tive intenção de ser agressivo ou que ela desistisse de nada. Apenas que visse a organização do tópico, que desse real importância às ajudas (e estava a ser bem ajudada) e parasse um pouco para "respirar fundo" e pensar. Porque é assim que os tópicos morrem, não é por acaso que durante algum tempo, fui o unico a vir aqui ao tópico. Nos tópicos que se perdem, que não evoluem e que são confusos, mas pessoas deixam de aparecer.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.