Projecto Aquario 100x30x45


madfart

Recommended Posts

Foto Mais Recente:

img4240q.jpg

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

 

 

Boas

 

finalmente decidi comprar e montar um aquário já minimamente grande, e fazer um arranjo em condições. Antes tinha um aquário de aporx 60*35*35, mas era relativamente pequeno. Tinha la 2 synodontis, mas como se foram tornando mt agressivos e comiam tudo o que lá punha, acabei por la por uns pacus (qd os comprei achei que seriam piranhas red-belly, mas n eram).

 

A arca que está em baixo foi restaurada e reforçada para este efeito, de tratada de modo a ficar com um aspecto mais antigo, tal como o móvel que esta ao lado.

 

Para este aquario maior, tenho ideias de fazer de CA's, mas quero manter os synodontis, por isso terei de experimetnar esta junção, para ver se os syno nao me comem os ciclideos.

 

O aquario tera como filtragem um Hydor Prime 20, 700l/h (filtro mt jeitoso, nao se ouve nadinha, e ja funciona aos anos) com ceramicas, la fina de filtragem, e uma espuma mais grossa. Também vai ter um filtro interno (tipo biobox), com uma bomba de caudal 380l/h onde tambem vai ter os mesmos media de filtragem, mais carvao activado de vez em qd (é mais facil substituir nesta caixa do que desmontar o filtro externo so para trocar o carvao). Terá um termostato de 150w, mas na pratica acho que quase nunca vai funcionar, a minha casa é quentinha, no verao ate tenho e dificuldade em manter a agua a temperatura certa. Também vai ter uma das bombinhas de ar para ajudar a oxigenacao da agua.

 

A nivel de areia, vou por silica (branquinha), com alguma areia de coral para tentar subir o ph (nao faco tudo coral, pq n ha €€). A decoração sera maioritariamente xisto preto, talvez um tronco, mas depende do espaço. A nivel de iluminacao nao sei qual a potencia da lampada, pq o aquario foi comprado usado, e a lampada ja n traz as letrinhas a identificar (lol).

 

A nivel de peixes, gostava de sugestoes, queria uns ciclideos "calminhos", para poderem dar-se todos bem sem stress, ja tive a minha dose de peixes agressivos para uns anos. Queria por uns peixes com cores fortes, os Caeruleus (os Electric Yellow), e mais alguns que se dessem com eles.

 

Plantas, nao estou a pensar por, so se forem ou artificiais ou de facil manutencao.

 

Agora ponho umas fotos de como veio o aquario, e como esta a ficar.

 

img7482c.jpg

 

img7486z.jpg

img4039q.jpg

img4033o.jpg

 

img4036z.jpg

 

 

Este é o aquario antigo, ainda a funcionar. Estou a usá-lo para acelerar o ciclo de azoto, fazendo transfegas do aquário velho para o novo. O próprio filtro externo esteve 2 semanas a trabalhar neste aquário, para ganhar as bactérias e acelerar a estabilizacao do novo.

 

img4041i.jpg

 

img40252.jpg

 

Relativamente ao por agua antes de por a areia, foi porque a areia so a consigo ter ca daqui a uns dias, e ja andava farto de estar a espera de uma e de outra coisa, portanto fui fazendo a transfega para comecar/deselvolver o ciclo de azoto. Como estou a usar um filtro que ja tem as bacterias necessarias e agua do aquario anterior, ja da para o ciclo comecar. Quando vier a areia lá continua :)

 

Digam sugestoes/opinioes. o aquario por enquanto ainda n tem nada em si para comentar, mas dps vou pondo fotos.

 

Cumps

 

PS-se este topico estiver na seccao errada, admins pf n apaguem, ponham no sitio certo.

Editado por madfart
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

Se estás a pensar em Labidochromis caeruleus.

Deixo para os mais experientes comentarem, mas o PH para esses ciclideos é alcalino 8.2, não aconselho o tronco nem a bomba de ar, pois ambos irão-te acidificar a àgua e baixar-te o pH. Para criares oxigenação na água basta deixares que o caudal do filtro interno faça contacto na superfície e será suficiente para a oxigenação.

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas :)

 

então mas pelo que li a bomba de ar sobe o ph, o que neste caso é bom, pq os CA's querem ph's bastante altos.. ou a bomba acidifica? pois o tronco já tinha essa ideia, assim sendo não o devo pôr então.. e que outros ciclídeos se dão bem com os Labidochromis caeruleus,que não sejam muito agressivos?

 

cump

 

referencia a discussao de bomba ar subir ph: http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=187241&st=25

Editado por madfart
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ora ontem pus a areia e alguma decoracao.. ainda esta numa fase inicial, mas ja comeca a ganhar forma

 

img4047r.jpg

img4048il.jpg

 

depois tambem quero ver se faco uma calha moonlight, para dar uma cor diferente quando n tem esta iluminacao..

 

neste momento estao 2 synodontis no aquario, um pequenito que se ve bem nas fotos, e outro monstrinho grande q esta meio escondido nas fotos (timido :)). neste momento ja tem o filtro externo a bombar com as filtragens pretendidas, e a biobox tbm esta a bombar c o pretendido, e carvao activado. o carvao so o vou deixar estar por volta de 1,5 meses, depois tiro e so volto a por se necessario..

 

ainda tenho que arrnajar mais pedras, mais pequenas, para fazer mais esconderijos.. mas para isso so qd voltar ao norte, la arranjo disso facilmente, e ca em coimbra querem 5/6€ kg..

 

e o termometro anda ali a passear pq se soltou, nao e a posicao dele :P

 

uma pergunta, neste momento tenho carvao activado na biobox, para tratar um bcd a agua e tirar algumas impurezas. Andava agora a pesuqisar e encontrei o Purigen. Apos muito procurar continuo com a duvida se este produto substitui o carvao, ou se é apenas um produto complementar para tornar a agua cristalina? Sei que muitas pessoas usam os 2, mas assimsendo qual e o objectivo do Purigen?

Editado por madfart
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

alguém consegue fazer uma comparação por experiência propria? o carvao é usado para remoção de restos de medicamentos sim, mas também ajuda a manter a água limpida, evitando que fique amarela. este tipo de detalhes é que eu queria realmente tentar perceber. de qq maneira obrigado pela resposta :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Segundo dizem, o carvão passado um mês de uso volta a soltar tudo para a água porque acaba o seu tempo de uso, daí só ser usado para tirar medicamentos.

O purigen realmente deixou me a água um pouco mais cristalina :)

João

________________________________________________________________

O meu projecto: Mais um curioso a querer fazer um aqua

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

hum ok.. entao mas liberta, ou deixa de absorver? isto do carvao activado é impressionante, não há uma fonte cientifica que explique sem margem de duvida..

 

relativamente aos ciclideos, já escolhi as espécies, calminhas:

 

Labidochromis caeruleus - 1 macho 2 femeas

yellow-lab-lg.jpg

Pseudotropheus saulosi - 1 macho 2 femeas

Pseudotropheus_saulosi.jpg

Pseudotropheus sp. "Acei" - 1 macho 2 femeas

gephirocromismoori.jpg

 

Já sei que as femeas do saulosi sao mt parecidas as do caerelus, e gostaria de saber que outra espécies colorida e calma conhecem, para eventualmente substituir o caerelus(tambem se torna relativamente grande, por isso dava jeito uma especie mais pequena). Também gostava que me dissessem/informassem qual é a quantidade de ciclideos que já é considerado superpopulacao para este aquário.

 

Cumprimentos, e fico à espera de sugestões :)

Editado por madfart
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ninguém diz nada.. então, sei que o projecto não é o mais interessante, mas pelo menos comentem :P

 

primeiros testes completos de água:

 

NO3 25 mg/l

NO2 0,5 mg/l

GH > 4ºd

KH 3º d

PH 7

 

ainda falta um bom bocado para chegar ao ideal dos ciclideos :). Já que ninguém comenta o aquário, comentem os valores dos testes. O NO2 deveria estar mesmo a 0 não era? E o NO3 assim está bem?

Editado por madfart
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nem toda a gente percebe de ciclideos, o melhor até poderá ser criares um tópico na área de ciclideos ou procurares pela net, por exemplo http://www.ciclideos.com/

Eu acho os primeiros, os mais giros.

 

Os valores o NO2 tem de estar a 0. O NO3 pode estar mais baixo, quando fizeres uma TPA ele baixa.

João

________________________________________________________________

O meu projecto: Mais um curioso a querer fazer um aqua

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

NO2 a 0 e o NO3 está bom :D pelo menos para as plantas :D

gosto do layout...está selvagem mas não precebo muito de cicledeos embora sejam muito atractivos à vista...mas não deverias ter uns esconderijos?

e se quizeres adicionar plantas? não achavas melhor ter posto subestrato fertil...so na quela...

mas força que isso esta a ficar porreiraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ehehe :P os CA's não gostam muito de plantas (e dão demasiado trabalho, apesar de gostar muito de aquários plantados :P). Sim os esconderijos tens razão, ainda tnho que arranjar umas pedras mais pequenas deste género para ter esconderijos.. mas so daqui a 2 semanas quando conseguir ir buscá-las de graça :D Os CA's fazem aquários brutais, mas em aquários mesmo grandes :P o meu é relativamente pequeno, mas são os peixes que gosto mais (tirando agua salgada, mas para isso e preciso mt €€€€) :P

 

pois eu no início ia tentar criar na parte dos ciclideos, mas não me deixava criar tópico :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eheh bem bom :P eu já tive aquários durante muitos anos, mas sempre peixes muito resistentes (muito muito pouca manutenção).. é a 1º vez q faço um aquário "a sério" e bonito :P neste momento a parte dos ciclídeos ainda não me confunde muito, a parte de materiais filtrantes (carvão activado, purigen,...) é que me tem moído a cabeça..

 

mas o aquário em si só está montado há 3 dias, e já está com a água límpida e os synodontis andam todos contentes :P

 

Este é um dos actuais residentes :) há outro synodontis, mas é mais pequenino, mas também bontio.. a foto não é grnade coisa, mas se ligar a luz eles escondem-se :)

 

 

img4059w.jpg

Editado por madfart
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

isso materias filtrantes é facil

carvão activado -

se o filtro for novo em folha deixar uma a 2 semanas depois retirar

se for filtro usado retirar, aplicar apenas em casos de administração de medicamentos ou algumas algas...mas para isso tens uv

purigens-

para tornar a agua mais cristalina, não faz filtração

eu pessoalmente não, gosto da minha agua um pouco para o baça...mas isso é pessoal...

esponja malha grande-

retira as impuresas da agua e faz uma filtragem primaria

ceramicas, bio balls, (outros)-

criam areas para a nidificação de bacterias essenciais, quanto maior mais bacterias melhors condições

lã de vidro-

retiram as particulas mais finas e que tenham escapado à primeira filtração

 

a ordem no filtro deverá ser

esponja

ceramicas (ou equivalentes)

lã de vidro

purigen

em emergencias carvão

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pois, mas aí é que reside a minha dúvida. muitas pessoas só usam o carvão para tirar medicamentos, mas o carvão em si teoricamente também ajuda a evitar que água fica amarelada, e a remover cheiros e afins.. eu no meu aquário anterior a minha água ficava sempre meio amarelada, mas também lá tinha um tronco.. a chatice do carvão é ter de se trocar mensalmente (nos mais fracos), mas acho que supostamente deveria ser algo que teria a tempo inteiro ( a não ser para quem tem plantados, aí aquilo remove uns nutrientes quaisquer que fazem bem às plantas ). ou isto é tudo teoria, e na prática não é assim?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

O aqua é muito pequeno para ciclideos a africanos das 3 especies se meteres alguma dessas só deverias meter 3/4 peixes e todos da mesma especie....

 

Cumprimentos

João Cunha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois.. as espécies que escolhi (tirando o caerelus) são espécies relativamente pequenas.. também tentei escolher espécies calmas para que se dessem bem sem andarem sempre em lutas por território (mas essa parte não será o problema, porque o synodontis que tenho põe-nos a todos no sitío). o meu medo é que o synodontis seja territorial demais e eles não se consigam defender.

 

quanto ao tamanho, mesmo os mais pequenos quando ficarem grandes provavelmente ficarão grandes demais na mesma para este aquário, mas depois vendo-os.. não gosto muito de aquários com poucos peixes. ou achas que mesmo enquanto forem pequenos irão confrontar-se? de qualquer maneira, um aquário de 130l para 3 peixes parece-me um bocado demais não? tirando o caerelus nenhum deles passa os 10 cm (salvo erro). há algum ratio que se deva manter entre os ciclideos os litros que necessitam disponiveis?

 

 

se escolhesse só as especies saulosi (max 9cm) e a acei (supostamente maximo tbm 9cm), daria para ter o 1 macho e 2 femeas para cada? ou isso ja seria superpopular?

 

cumprimentos

Editado por madfart
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Eu tenho um aqua desses com 2 ciclideos americanos que penso arranjar mais dois para ter dois casais e mais uns peixes limpadores.....

Tens este site http://www.aqadvisor.com/ embora não seja muito certo.....Depois mostra resultados.....

 

Cumprimentos

João Cunha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

nao conheci esse calculador. segundo ele, se puser 3 de cada 1 que sugeri o aquário está quase a 100% da sua capacidade (que é o que eles aconselham por serem espécies mbuna). o que está mal com esta seleccao e que tanto o saulosi como o acei deveriam ter mais femeas para ficarem mais calmos.. talvez corte numa especie e faca 1:3 femeas em duas especies.. quanto a filtrazem neste momento estou com 9x a capacidade do aquario, deve chegar, atendendo a que com 1:3 nao ficara superpopulado. ou nao?

 

o mais provavel e que tenha que vender os synodontis.. são demasiado grandes e incompativeis com os mbunas.. alguem conhece alguem que tenha synodontis eureptus com mbunas? :P

Editado por madfart
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Eu optaria por ficar com os limões e os acei (1 macho e 3 femeas de cada) com os synodontis e um casal de ancistrus.....Há muita gente que os tem juntos eu vou juntar um synodontis eupterus com os meus americanos......

 

E a filtragem se é de 9x a litragem está perfeito.....

 

Agora para ficar um bom aqua faltam umas anubias, valisnerias e uns seixos rolados.....

 

Vai dando novidades.....

 

Cumprimentos

João Cunha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pois, os acei gosto muito. entre os limao e os saulosi estou meio indeciso, porque os limao virao a crescer significativamente mais (em teoria pelo menos). Os saulosi tem a vantagem que as femeas sao mt parecidas as do limao, ou seja, apesar de por exemplo so por saulosi e acei, parecem 3 especies, os saulosi macho, as femeas e os acei.

 

quanto aos ancistrus, o problema e que o meu synodontis esta bastante grande, estive ha pouco a medir e esta com aproximadamente 14cm. se puser uns ancistrus pequenos, sao tipo petiscos.. so se os conseguir arranjar maiores. os ancistrus fazem algum trabalho de limpeza das algas e afins, ou nem por isso?

 

quanto as plantas, entao mas o ciclideos africanos depois nao as comem todas? :P pelo que li fiquei com essa ideia.. as plantas ainda tenho que estudar, sinceramente nunca tive plantas verdadeiras em aquario, tenho que escolher.. tambem tenho que ver quais se dao com esta areia de silica, pq e mt fininha, e capaz de matar metade das raizes da maior parte das plantas.

 

como assim seixos rolados? em vez da areia fininha? nahhh gosto mt desta areia :P

 

 

olha, a nivel de plantas, ha algum tipo de musgo (que nao vire praga) que os ciclideos afra n destruam, ou ate que lhes faca bem? gosto mesmo muito do efeito, mas n sei mt bem se se aguentara..

Editado por madfart
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pois, os acei gosto muito. entre os limao e os saulosi estou meio indeciso, porque os limao virao a crescer significativamente mais (em teoria pelo menos). Os saulosi tem a vantagem que as femeas sao mt parecidas as do limao, ou seja, apesar de por exemplo so por saulosi e acei, parecem 3 especies, os saulosi macho, as femeas e os acei.

 

quanto aos ancistrus, o problema e que o meu synodontis esta bastante grande, estive ha pouco a medir e esta com aproximadamente 14cm. se puser uns ancistrus pequenos, sao tipo petiscos.. so se os conseguir arranjar maiores. os ancistrus fazem algum trabalho de limpeza das algas e afins, ou nem por isso?

 

quanto as plantas, entao mas o ciclideos africanos depois nao as comem todas? :P pelo que li fiquei com essa ideia.. as plantas ainda tenho que estudar, sinceramente nunca tive plantas verdadeiras em aquario, tenho que escolher.. tambem tenho que ver quais se dao com esta areia de silica, pq e mt fininha, e capaz de matar metade das raizes da maior parte das plantas.

 

como assim seixos rolados? em vez da areia fininha? nahhh gosto mt desta areia :P

Boas,

 

Eu acho que ficaria bem servido com os peixes que disse pois têm colorações diferentes.....

 

Os ancistrus são os peixes que mais algas limpão e a meu ver lindissimos....

 

Quanto a plantas podes ter anubias e valisnerias, mas não te digo que não as comeme, mas se comerem não metes mais.....

 

E quando falei de seixos rolados era para juntar as pedras que tens e para continuares com a areia que tens.....Vê o aqua da minha assinatura desde o principio e diz alguma coisa.....

 

Cumprimentos

Joao Cunha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pois, vou experimentar por umas plantas e logo vejo o que da :) tenho que ver se arranjo entao um ancistrus grande, e rezar que o synodontis nao o coma lol. a nivel dos seixos, sempre tive aquarios com pedras/seixos relativamente grandes, entao neste quero manter a areia assim mesmo fininha. inicialmente ainda tinha pensado juntar areia de coral (para me ajudar a por o pH) em ordem, mas depois acabei por nao por, porque se depois quiser um dia trocar de biotopo, esta areia ia me fazer a vida negra (se fosse para um biotopo que gostasse de aguas acidas).

agora estou a tentar estabilizar os valores do aquario, o ciclo salvo erro ja esta terminado, so tenho que tentar por o ph no sitio, e depois é trazer os ciclideos. hoje juntei um bocado de bicarbonato de sodio para ajustar o kh (e consequentemente subir o ph), vamos la ver se nao exagerei :) amanha faco os testes e logo digo :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.