Reparação de aqua usado


keksspassa

Recommended Posts

Boas,

 

Como é o meu 1º post aproveito para dar os parabens a esta comunidade, tenho um aqua de 40l á algum tempo e tenho aprendido muito por aqui.

 

Mas eis que surgiu um novo desafio, tive a oportunidade e fiquei com um aqua de +-450l para usar como quiser. Não faço ideia qual a antiga utilização nem origem mas parece-me daqueles que se veem nas marisqueiras e de construção artesanal, o mesmo tem 150x50x60.

Meti mãos á limpeza e comecei a colocar água lá dentro para ver se tinha fugas, e quando ainda ia a uns 25%da capacidade ´lá apareceu uma fuga numa das uniões inferiores. Como não sou de desistir estou a tentar ver uma maneira de reforçar isto de maneira a ficar seguro.

Como retirar o silicone existente ou desmontar o aqua está fora de questão (o tipo que colocou o silicone naquilo deve de ter sido depois de almoço) porque existe montes de silicone que na maioria está mal colocado, estava a pensar numa solução para tentar matar 2 coelhos com um só tiro.

 

Estava a pensar colocar no interior umas barras de aluminio (com uns 4cm de largura) atravessadas sobre tudo o que são uniões e assim ao mesmo tempo que crio um novo ponto estanque acabo também por tapar os cordões de silicone horriveis que já lá estão. Não faço ideia se isto será funcional mas teoricamente não me parece má ideia, o que acham ?

 

Por outro lado e para reforçar a segurança de que aquilo não se desmancha tudo, vou colocar á volta do aqua 2 cabos de inox (1 na parte superior do aqua e outro junto á base), com um esticador igual ao dos estendais dá para ajustar e assim o vidro já não vai a nenhum lado. De referir que esta solução é possivel porque o aqua iria ficar encastrado num movel á medida e por isso fica tudo escondido.

 

Desculpem lá o testamento, mas resolvi explicar a minha ideia pois não tou a ver uma alternativa viável e gostava que mais alguem tivesse conhecimento para ver se vê algum contra no projeto.

 

obg

Editado por keksspassa
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Metal dentro do aquário? Não me parece boa ideia. Vai-te alterar os parametros da água (sem falar nas possibilidades de ferrugem, mesmo sendo alumínio).

Tenta tirar os silicone velho com um x-acto ou uma lâmina de barbear e coloca silicone novo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois, acho que o Jorge tem razão, mais vale pedires a alguém que tenha jeitinho para fazer essas coisas para te mudar o silicone. Mesmo que tenhs de pagar a alguém, fica sempre mais barato.

 

Se achas que esse aquàrio está a precisar de assim tanto reforço, não sei até que ponto é seguro tu o usares. Não tem travessas francesas?

 

Tira umas fotos, há de ser mais fácil para vermos.

 

Já agora, qual é a espessura dos vidros?

 

Tanpanama - Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois, o meu problema era mesmo até que ponto podia o aluminio alterar a água, mas como já li em vários foruns que há pessoal que utiliza material em ferro no interior dos aqua para ajudar plantinhas, a razão do post será mesmo a de se por acaso alguem já teve algum tipo de experiencia com aluminio no interior.

Os cabos é só mesmo por descarga de consciencia por não saber como aquilo foi feito, porque á partida não me parece que esteja mal idealizado, é só mesmo numa de prevenção, e como esteticamente não altera nada não há problema, e sim tem travessas francesas.

A espessura é 10/12 mm

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok,

 

Sendo assim não precisas dos cabos. Mas se te decidires a pô-los, cuidado ao dares a volta aos vidros, quando apertares os cabos, podes partir os cantos do aquário. Daí se calhar se preferivel não usares

 

Tanpanama - Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

sim, acho que nem vou colocar cabos, foi mais uma paneleirisse que me lembrei do que outra coisa !! LOL

 

Quanto ao aluminio, entretanto também me lembrei que posso fazer a mesma coisa mas usando Barras em PVC ou mesmo acrilico, com estes materiais já não devo de ter problemas com alterações de parãmetros.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

ainda não comecei a sério na reparação/remodelação do aqua pois tenho andado a pesquisar as várias variantes e opções que existem, porem, e depois de me resolver a reforçar as juntas com acrilico passei por uma loja de animais e expliquei ao responsável a minha ideia, ele achou tudo muito bem mas disse que se coloca-se o acrilico no interior do aqua não poderia colocar limpa-vidros, pois eles conseguem debastar o acrilico e morrem ao ingerir as particulas do acrilico que ingerem !!! isto será mesmo assim ? confeço que nunca tinha ouvido nem lido sobre tal possibilidade !!!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tudo é possível, mas não podemos esquecer que há aquários feitos apenas de acrílico.

Será que alguém já teve um furo no vidro visto os peixes comerem o acrílico?

Não me parece...........

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu tive um aquário de acrilico, nunca vi peixe (tudo bem que nunca tive peixes de ventosas muito grandes) com sintomas de andar a comer acrilico.

 

Mas basta fazeres um teste, pega numa faca e começa a raspar o acrilico. Agora imagina como é que um peixe pode replicar esses resultados... parece me complicado, não? ;)

 

Tanpanama - Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nem mais, eu tb o questionei sobre o facto de haver aquas feitos de acrilico e a teoria dele era a de que os acrilicos não eram todos iguais e que os ditos limpa-vidros têm na boca uma especie de laminas com as quais raspam o acrilico !!

É como eu disse anteriormente, nunca tinha ouvido tal coisa !! Só fiquei mais com a pulga atrás da orelha porque até tenho a referida pessoa como uma pessoa entendida no assunto.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O que esses peixes têm é uma data de dentes redondos muito pequenos e muito unidos que eles usam para raspar as algas de que se alimentam. Apesar de ele ter razão quando diz que há vários tipos de acrilico, aquários feitos (de origem) desse material são perfeitamente seguros. Aquários caseiros feitos com outro tipo de acrilico, nunca ouvi falar de tal coisa...

 

Não digo que não seja possível, digo que parece pouco plausivel (Isto já parece os MithBusters! Alguém tem um pleco e uma placa de acrilico para experimentarmos??? :))

 

Tanpanama - Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 meses depois...

Boas Tardes

 

A proposito de aquarios em 2ª mão: Alguem me ajuda com a melhor dica para retirar cilione, desengordurar e colar de novo ?

Qual sera o melhor produto para limpar ? utilizei limpa vidros mas o cilicone mesmo assim não vedou a fuga . . .

 

Obrgdo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas o meu aquário actual foi me oferecido porque o anterior dono não o queria devido a uma fuga que já tinha sido reparada numa loja da especialidade e tinha voltado a aparecer, um aquário com 150L.

 

A forma como o reparei foi desmontar o aquário todo retirar toda a silicone limpar muito bem os vidros, voltar a colar os vidros cuidadosamente e criei uma estrutura exterior em aluminio que depois colei nas juntas do aquário e ainda uma travessa a meio a travar os vidros.

 

Sem a estrutura em aluminio o aquário ao fim de 15 dias voltava a ficar com fugas depois de lhe montar as juntas em aluminio exteriormente nunca mais perdeu agua :) ( até hoje )

 

Quanto ao retirar silicone X acto, desengordurar eu usei limpa vidros e deixei secar bem.

 

É importante retirar o silicone todo e aplicar novo, isto porque á minima fissura que fique a pressão da agua com o passar do tempo vai criar uma fuga.

Editado por icecosta
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.