Primeiro aquário opiniões


pedroaqua22

Recommended Posts

Belo projecto , com umas dimensões muito boas :). O fundo transparente do aquário eu pessoalmente gosto já tive aquários com preto e com azul mas agrada-me bastante ter transparente.

 

Dá é mais trabalho a limpar por causa de algas mas de resto é questão de gosto pessoal. Exactamente como a coluna seca transparente da bastante mais trabalho em termos de limpeza mais que os vidros... A sujidade vai toda ficar ali retida e se não for limpo com muita regularidade fica feio.

 

Continuação de bom projecto

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

Estive agora a rever as últimas actualizações do teu projecto e está tudo a ir no bom caminho.

Deixo apenas alguns reparos...

 

- Fizeste bem em colar com super cola 3 ou cola de pvc o dente partido. Poderás depois caso pretendas fazer subir um pouco mais o nivem de água no aquário fazer um "fio" de silicone a passar por detrás dos pentes.

- Recomendo-te a colocares um fundo no aquário, já que o mesmo está encostado a uma parede... Não existe nada pior que um aquário sem fundo... Usa vinil azul ou preto dependendo do efeito pretendido.

- Em relação á coluna seca... ser transparente é muito engraçado enquanto não está a operar... depois fica feia e disfuncional. Recomendo-te a comprares dois pedaços de acrilico fosco da cor do fundo que lá fores meter e depois colares no vidro de forma uniforme com cola de pvc.

- É importante depois de colares isso na coluna seca, fazeres um fio de selagem em silicone para aquário em toda a extensão das placas de acrilico, para evitar que entre alguma coisa entre o vidro e o acrilico.

- Recomendava-te a fazeres como eu fiz no meio... uma fita no topo do aquário em vinil da cor do fundo, para tapar os vidros das traves francesas.

 

- Para esse escumador os 20cms deverão dar... Nos NAC é 25cm a ideal, pelo que mesmo que exista uma variação de 1 a 2 cm, poderás regular com a abertura ou fecho do ar.

- Outro problema que vais ai ter concerteza é o facto de com temperaturas quentes tenderás a ter condensação dentro da parte técnica (mesmo que a ventiles como recomendo com uma ou 2 ventoinhas de computador.

Assim sendo o que se vai passar é que os vidros transparentes das portas e afins vão ficar todos embaciados e pior... se existir salpicos ficarão manchados por causa do sal... O que te recomendo é a meteres algum tipo de vinil nas portas para minimizar o efeito.

- Algo que eu acho que te esqueceste de pensar, é em toda a parte electrica que isso vai precisar... deverias ter colocado um fundo no móvel em MDF e uma quantas tomadas para poderes ligar de forma conveniente todo o material... Mesmo de lado vejo que á pouco espaço para meteres tudo o que é fichas e também o resto dos produtos e equipamento.

Repara como eu tenho na minha última versão da parte técnica:

 

dsc00856sv.jpg

 

De resto, penso que estejas bem...

 

- Bom escumador, para mim o melhor nessa gama de preços

- Boa bomba de circulação, verifica se está tudo bem na parte de dentro (folgas no rotor, estado da esponja de contacto com o vidro, rachas no iman, etc...)

- Bons aquecedores (uma dica... mete os 2 a temperaturas diferentes, sendo que um é o de controlo e o outro 2 a 3 graus abaixo para segurança), assim evitas consumos excessivos).

- Repositor de água... Essencial! :)

- Bomba de retorno, boa bomba, a esponja se usares filterbags não será necessária, pelo que se possível retira-a para conservares pressão de envio.

 

Espero ter-te ajudado...

 

Com os meus melhores cumprimentos,

 

Paulo Eduardo

 

Boas Paulo

 

Desde já agradeço-te pelos conselhos :)

 

Em relação ao conselho de subir o nível do pente vou fazer isso como disseste obrigado pela dica :)

 

Em relação ao fundo e a coluna o que eu tinha pensado seria, ou deixar tudo transparente (a ver-se a parede), ou colocava vinil preto no fundo e acrílico preto na coluna. Quais são os senaos se deixar o fundo transparente?

Espero não estar a fazer nenhuma pergunta parva lol

 

Em relação aos vidros da parte técnica também tenho algum receio da condensação. Mas foi para isso que pensei e puz uma porta em vidro também na parte lateral direita da estrutura e se necessário abro-a ou tiro-a. Eu terei lá também ventoinhas viradas para a parede que e a zona que esta aberta, a parte de trás da sump e aberta. De qualquer forma admito que tenho algum receio que mesmo assim a situação continue.

Em relação aos salpicos na Vidromoldura aconselharam-me estes vidros que não mancham. Qualquer salpico e passar com um pano e fica como novo. Caso a situação piore aí terei de tapar com vinil.

Mas obrigado pelos conselhos e preocupação.

 

Em relação a parte eléctrica ainda não tenho nada porque estou a espera da disponibilidade do Rui Melo e do amigo dele que me ajudarão nesta parte tal como ajudaram a ti.

Ao lado direito da estrutura tenho um pequeno móvel onde tenho quase toda a parte eléctrica. Pretendo concentrar tudo o que conseguir ai e vou meter umas ventoinhas para as tomadas não aquecerem. O que não der para ligar aí eu terei uma ou duas réguas coladas no vidro lateral da estrutura ou mesmo na parede de fundo.

Os controladores serão pregados na parede.

 

Vou seguir a tua dica das temperaturas diferentes nos aquecedores :)

 

Sim, vou ter filterbag. Sendo assim vou tirar a esponja.

 

Cumprimentos

 

Obrigado :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Belo projecto , com umas dimensões muito boas :). O fundo transparente do aquário eu pessoalmente gosto já tive aquários com preto e com azul mas agrada-me bastante ter transparente.

 

Dá é mais trabalho a limpar por causa de algas mas de resto é questão de gosto pessoal. Exactamente como a coluna seca transparente da bastante mais trabalho em termos de limpeza mais que os vidros... A sujidade vai toda ficar ali retida e se não for limpo com muita regularidade fica feio.

 

Continuação de bom projecto

 

Boas

 

Obrigado pelos conselhos

 

Eu gosto muito de ver o fundo transparente mas realmente tenho receio dessa situação da coluna. Acho que vou seguir o conselho do lord Paulo cobris e colar na coluna acrílico fosco que será ligeiramente "transparente" e não se notara tanto a sujidade.

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Pedro desculpa o atraso da resposta.

como ficou o resultado da cola no pente?

Gostei bastante do aspecto do escumador e ja mo aconselharam para mim tambem mas nao consigo chegar a esse patamar.

Continua assim com boas escolhas do material e vai com calma..

 

Cumpr

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Pedro desculpa o atraso da resposta.

como ficou o resultado da cola no pente?

Gostei bastante do aspecto do escumador e ja mo aconselharam para mim tambem mas nao consigo chegar a esse patamar.

Continua assim com boas escolhas do material e vai com calma..

 

Cumpr

 

 

Boas,

 

não precisas de pedir desculpa.

Agradeco a ajuda que deste e a preocupação :)

em relação ao pente e a super cola 3, ficou tudo impecavel. Não se nota nada.

 

Também gosto muito do aspecto do escumador. Só o falta ver a trabalhar :)

 

obrigado

 

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Bem, a situação do aquário encontra-se ainda parada :(

A vidromoldura fez o aquário e veio com ele os passa-muros. Os passa muros são daqueles sem rosca interior.

Já procurei em mil e uma lojas por tubagens para estes passa muros e nada. Só há pvc roscado.

Alguém me sabe indicar onde arranjar estas tubagens na zona de Lisboa uma vez que eu não tenho carro?

 

Esta é a peça que veio com a eheim compact 3000 para ligar a mangueira as tubagens

 

IMG_1712.jpg

 

IMG_1711.jpg

 

Este é um dos passamuros de que falo. Dá para ver que nao tem rosca. Este é o passa muros maior para a descarga do aquario para a sump. O furo no aquário tem cerca de 4cm e este passamuros tem de diametro interior 4cm e de exterior 5cm.

 

IMG_1710.jpg

 

Este é o passa muros para a tubagem de retorno. Este furo no aquário tem cerca de 3cm, o diametro interior deste passamuros é de 2,5cm e o exterior de 3,5cm.

 

IMG_1709.jpg

 

Deixo aqui mais fotos para comparação de tamanhos

 

IMG_1706.jpg

 

IMG_1705.jpg

 

IMG_1704.jpg

 

Aqui deixo um esquema que me tinham feito para as tubagens. Mas não arranjei quase nenhuma das peças aqui descritas.

 

IMG_0230.jpg

 

IMG_0228.jpg

 

Legenda:

A: Tubo de pvc aquecido até dobrar a ponta de forma a ficar identico a um bico de pato.

B: Cotovelos de pvc lisos (não roscados)

C: Pedaço de tubo de pvc liso (não roscado)

D: Tubo de pvc

E: passa muros

F: Adaptador (metade liso, metade roscado)

G: cotovelo roscado (ta imagem esta um cotovelo a 90º mas aqui preferia que fosse a 45º)

H: Adaptador roscado nas duas pontas

I: peça que vinha com a eheim compact 3000 para colocar a mangueira que terá ligação à mesma bomba.

J: Mangueira para a eheim compact 3000

K: tubo de pvc liso com muitos furos numa das pontas

L: Copo de acrilico que será colado virado para baixo ao tubo K para fazer um durso. Este copo terá um furo no fundo de cerca de 3mm.

M: Mangueira anelada parecidas com as que se usam nos autocolismos. Mangueira identica à que o lord paulo cobris usa no sistema dele (infinity reef)

 

O primeiro esquema é o de retorno e o segundo de descarga.

 

Preciso que me digam o que acham deste esquema e onde posso arranjar estas peças na zona de Lisboa.

 

Queria tratar disto o mais depressa possivel mas não consegui :(

 

Depois de amnaha vou para fora do pais em trabalho portanto não vou poder mecher no aquário mas poderei organizar tudo com a vossa ajuda porque vou ter sempre acesso à internet. Volto no dia 23 e queria ver se organizava tudo para poder comecar a ciclar assim que possa.

 

Obrigado :)

 

Cumprimentos

 

Pedro Soares

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola Pedro,

Agora tens que arranjar tubo pvc de colar e é só colar ao passa-muros.

 

Pois, só não sei onde arranjar isso. Os tubos que vi não tinham o diametro certo e nao vi mais nada a nao ser roscado. Cotovelos so encontrei roscados e adaptadores nem encontrei nada.

Sabes de alguma loja em Lisboa onde possa encontrar estas peças que tenho no esquema?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, depois de andar aqui a magicar o meu sistema pensei que poderia ter mais um aquario (refugio) para ter macroalgas.

O tanque teria cerca de 125litros (50x50x50).

Não sei é como fazer as tubagens para este tanque.

 

Eu não percebo nada disto mas digam-me o que acham destas duas hipoteses tendo em conta que o refugio ficava do lado direito da sump:

 

1ª ter uma coluna seca no deposito com dois furos (descarga e retorno). O furo de descarga teria uma mangueira que levava até ao filterbag da sump. O furo de retorno pensei em colocar uma bomba de reposicao ao pe do sitio onde está o filter bag que levasse água até ao refugio. Só tenho receio de isso criar flutuacoes no nivel de água.

 

2ª ter tudo igual à 1ª hipotese e mudava apenas o sitio da bomba de reposicao. Colocaria a bomba ao pé da bomba de retorno do aquário principal.

Depois colocaria as tubagens rigidas até ao refugio. O problema está aqui não sei como fazer na escolha das tubagens nem como fazer para suportar o peso das tubagens uma vez que neste caso a bomba ficaria no lado oposto da sump.

 

Que acham?

 

obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá boa noite Pedro

Conheço uma casa que vende ao publico todo o tipo de tubagem e acessórios de PVC e cola também.

chama-se "asc" (antonio silva costa) , não é longe de Odivelas, é depois de Loures em S. Julião do Tojal , na Rua do Tazim - quinta do vale , lote 7 tel. 219737980

coordenadas GPS

N 38.855950º

W 009.12964º

cumprimentos

afonso

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá boa noite Pedro

Conheço uma casa que vende ao publico todo o tipo de tubagem e acessórios de PVC e cola também.

chama-se "asc" (antonio silva costa) , não é longe de Odivelas, é depois de Loures em S. Julião do Tojal , na Rua do Tazim - quinta do vale , lote 7 tel. 219737980

coordenadas GPS

N 38.855950º

W 009.12964º

cumprimentos

afonso

 

Boa tarde,

 

Obrigado sr Afonso. Realmente já me falaram dessa loja entretanto.

 

Obrigado.

 

De qualquer forma já me indicaram outra loja em Alcântara que também tem de tudo e para mim que nao tenho carro da mais jeito ir para Alcântara.

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Queria tirar uma duvida que tenho. E queria tira-la antes de avançar e fazer asneira.

 

Vou mandar fazer um refugio (já pedi o orçamento a vidromoldura) para macroalgas e adicionaria mais 160 litros ao sistema. Ou seja o sistema já teria mais de 600 litros segundo as minhas contas feitas as 3 pancadas.

 

O meu Escumador e um ati powercone 250i. Este Escumador continuara a desempenhar o seu papel da melhor forma agora com estas litragems?

 

Obrigado

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Na minha opinião continua a fazer o seu trabalho.... Tudo depende depois dos vivos que vais introduzir principalmente dos peixes mas mesmo assim penso que fará o seu trabalho tranquilamente ;)

 

Boa!

Obrigado.

 

De qualquer maneira já fiz contas mais pormenorizadas e a listagem afinal com o refugio sump e aquario da 601 litros. Não contei com mais 50 litros de deposito de agua de reposição que ligara ao reactor de kalk porque isso e um sistema independente que apenas mantém a litragem correcta no sistema.

 

Obrigado :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

se vais por macroalgas ,no refugio vais ter uma ajuda ha eliminaçao de fosfatos e nitratos , pois as algas alimentam-se de tal. logo ´´e uma ajuda ao escumador a retirar o que nao queres. caso nao te seja suficiente , mais tarde podes sempre adicionar biopellets.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

se vais por macroalgas ,no refugio vais ter uma ajuda ha eliminaçao de fosfatos e nitratos , pois as algas alimentam-se de tal. logo ´´e uma ajuda ao escumador a retirar o que nao queres. caso nao te seja suficiente , mais tarde podes sempre adicionar biopellets.

 

Boa tarde, Obrigado pelos conselhos. Então será exactamente como me dizes que vou fazer. Já está tudo encomendado na vidromoldura.

 

Então será um refugio de 60cX50lX60a com estrutura em ferro metalizado de 60cX60lX90a.

 

Tenho Mais umas quantas duvidas em relação ao refugio porque apesar de já ter feito algumas pesquisas gostava de opinioes mais praticas.

 

Quais são os defeitos e vantagens de ter o refugio com substrato em DSB?

Que tipo de substrato devo usar para isso? Aconselharam-me a colocar cerca de 8 a 10cm de areia fina inerte para plantar macroalgas. Mas também disseram que ter apenas areia viva ou misturar areia viva com inerte acelera um pouco mais a criação da colonia de bacterias no substrato.

A partir de que altura posso colocar macroalgas no refugio?

Posso por logo no inicio do ciclo? É que se puder por no inicio do ciclo pelo menos ja tenho no sistema mais qualquer coisa para olhar ehehe

Tou mesmo a pensar por a iluminação do refugio invertida em relação a iluminação do aquário principal. Isto tera alguma desvantagem?

 

Obrigado por toda a ajuda que me tem dado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Quais são os defeitos e vantagens de ter o refugio com substrato em DSB?

Que tipo de substrato devo usar para isso? Aconselharam-me a colocar cerca de 8 a 10cm de areia fina inerte para plantar macroalgas. Mas também disseram que ter apenas areia viva ou misturar areia viva com inerte acelera um pouco mais a criação da colonia de bacterias no substrato.

A partir de que altura posso colocar macroalgas no refugio?

Posso por logo no inicio do ciclo? É que se puder por no inicio do ciclo pelo menos ja tenho no sistema mais qualquer coisa para olhar ehehe

Tou mesmo a pensar por a iluminação do refugio invertida em relação a iluminação do aquário principal. Isto tera alguma desvantagem?

 

Obrigado por toda a ajuda que me tem dado.

 

Penso que não há nenhum problema em usares DSB.

 

As algas podes meter logo no inicio do ciclo.

 

Quanto ao tipo de substrato qualquer um que seja para salgados. Existe é um substrato próprio para refúgios, mas sai bem carote!

 

A iluminação invertida só tem vantagens. A principal é que não deixa o pH descer tão abruptamente durante a fase nocturna.

Posted Image
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

 

Penso que não há nenhum problema em usares DSB.

 

As algas podes meter logo no inicio do ciclo.

 

Quanto ao tipo de substrato qualquer um que seja para salgados. Existe é um substrato próprio para refúgios, mas sai bem carote!

 

A iluminação invertida só tem vantagens. A principal é que não deixa o pH descer tão abruptamente durante a fase nocturna.

 

Mas posso ter a iluminacao ligada no refugio desde o principio do ciclo ou vou aumentando o número de horas de luz por dia assim como a iluminacao do aquario? Nao estarei a "alimentar" as microalgas ao fazer isso?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

a ideia é essa se tens macroalgas , tens mesmo de as alimentar para elas te retirarem o que tens a mais no aquario, se nao , nao faz sentido ter refugio. a nao ser para por alguns peixes a ambientar ao aquario antes de passar para o principal...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

a ideia é essa se tens macroalgas , tens mesmo de as alimentar para elas te retirarem o que tens a mais no aquario, se nao , nao faz sentido ter refugio. a nao ser para por alguns peixes a ambientar ao aquario antes de passar para o principal...

 

O meu único receio e dar luz durante o ciclo para alimentar as macroalgas mas as micro algas tambem saem alimrntadas. Ou seja o meu receio e nao conseguir controlar depois os booms de microalgas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Alguem sabe onde posso encontrar a venda placas de eggcrate?

 

Queria fazer um diy para colocar a chaetomorpha.

 

Já encontrei dois sitios que vendem placas de egg crate.

 

Deixo aqui as informações caso alguem tambem necessite de la ir.

 

Plasticos do Sado: Av. das forças armadas, 51A 1600-077 (O rafiki_gti informou-me que esta loja já não existe, desculpem o equivoco)

Uniplex: Av. 5 de Outubro, 252B 1600-038

Editado por pedroaqua22
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

a plasticos do sado ja nao existe....

 

Ah então peço desculpa pelo equivoco. Por acaso foram sitios que me indicaram.

Vou ja corrigir o texto então.

Mas por acaso sabes se a UNIPLEX ainda existe?

 

Obrigado

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Visitante
This topic is now closed to further replies.