Primeiro aquário opiniões


pedroaqua22

Recommended Posts

em relação a sump eu faria o seguinte na primeira divisão ficava só o escumador e a descarga do aqua, na segunda a bomba de retorno e o resto amplo para eventuais filtros e na terceira fazia o reservatorio os tais 15cm x50x50,

 

Pois é exactamente isso que tenho pensado para a sump.

 

Só tenho é ainda uma dúvida, a que altura mando porem o vidro que separa a primeira da segunda divisão? é que não sei qual é a altura de agua necessaria para o escumador NAC9.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em relação a altura tb n~~ao te sei dizer, já fui ao site da bubble magus mas não sei se as medidas são iguais do antigo modelo para o novo.

 

A eheim 5000 consome 86w, a 3000 66w e depois tens a aquabee 4000 a consumir 44w, apesar da eheim ser uma excelente marca as bombas aquabee são muito boas e como podes ver o consumo é muito diferente. entre a 5000 e a aquabee 4000 optaria pela segunda.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá boa noite, penso que ainda vou a tempo de uma pequena ajuda, isto é:

Se quiser fazer uma visita a Vialonga, que não fica longe de Odivelas, posso mostrar-lhe os meus sistemas e os meu erros, e assim tirar algumas ideias que o ajudarão certamente.

De qualquer modo acho que os conselhos dados pelos membros deste forum são todos úteis e pelo que li, os vai aproveitar.

se quiser aparecer diga que eu envio-lhe a morada.

cumprimentos

afonso

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá boa noite, penso que ainda vou a tempo de uma pequena ajuda, isto é:

Se quiser fazer uma visita a Vialonga, que não fica longe de Odivelas, posso mostrar-lhe os meus sistemas e os meu erros, e assim tirar algumas ideias que o ajudarão certamente.

De qualquer modo acho que os conselhos dados pelos membros deste forum são todos úteis e pelo que li, os vai aproveitar.

se quiser aparecer diga que eu envio-lhe a morada.

cumprimentos

afonso

 

Claro que aceito! Muito obrigado, fico mesmo agradecido que assim esclareço algumas das muitas duvidas e desconhecimentos que tenho neste momento.

Terei todo o gosto em ir ver esses sistemas.

Como podemos combinar e para quando poderíamos combinar?

 

Obrigado

Pedro Soares

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá bom dia

já enviei MP com o meu contacto.

Normalmente estou sempre em casa, pois já passei á disponibilidade (não por vontade própria) no entanto covém um telefonema ou menssagem antes de vir, pois como não tenho muitos afazeres ás vezes vou dar uma volta.

Contudo a minha intenção não é mostrar uma coisa bonita, mas sim os erros cometidos e desta forma poder contribuir para aclarar as ideias.

Neste momento tenho muitas baixas pois devido a um curto-circuito numa das bombas, estive 19 horas sem electricidade em toda a casa. (dá para ver o que aconteceu).

cumprimentos

afonso

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá bom dia

já enviei MP com o meu contacto.

Normalmente estou sempre em casa, pois já passei á disponibilidade (não por vontade própria) no entanto covém um telefonema ou menssagem antes de vir, pois como não tenho muitos afazeres ás vezes vou dar uma volta.

Contudo a minha intenção não é mostrar uma coisa bonita, mas sim os erros cometidos e desta forma poder contribuir para aclarar as ideias.

Neste momento tenho muitas baixas pois devido a um curto-circuito numa das bombas, estive 19 horas sem electricidade em toda a casa. (dá para ver o que aconteceu).

cumprimentos

afonso

 

Ah pois imagino :(

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ah tenho mais uma dúvida.

 

Á uns tempos atrás tinha pensado por uma placa ou de esferovite ou me roofmate entre o aquário e a estrutura que é em ferro metalizado.

 

Entretanto passei a semana passada por acaso na sportzone e vi lá uns tapetes de ginásio iguais a um que tenho aqui em casa. Lá há varios tamanhos espessuras e texturas. Eu tenho ca em casa um com cerca de 2cm de espessura e um pouco mais rijo uma vez que é destinado a usar com alteres.

 

Falaram-me que o que importa é que o material que fique entre o aquário e a estrutura distribua o peso do aquário por toda a estrutura uniformemente.

 

Pensei em comprar mais um igual ao que ca tenho em casa e mais um que é mais mole e tem 1cm de espessura e colocar em cima da estrutura um dos tapetes mais grossos, depois em cima o mais fino e novamente um mais grosso.

 

Que acham? será suficiente, será a mais?

 

Não sei se este material é toxico mas de qualquer forma tambem me disseram que a espefovite tambem o é.

 

Como não tenho intenção de ter a água do sistema em contacto com os tapetes penso que isso nao seja um problema.

 

De qualquer forma prefiro que me digam o que acham para nao cometer nenhum erro.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

nao sei se ja andaste a ver do escumador, hoje estive a ver e afinal nao é nac 9, mas sim o curve 9 e se o vires diz na tampa a azul C . Eles sao iguais em termos de dimensoes so muda a bomba mas que faz toda a diferença.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

nao sei se ja andaste a ver do escumador, hoje estive a ver e afinal nao é nac 9, mas sim o curve 9 e se o vires diz na tampa a azul C . Eles sao iguais em termos de dimensoes so muda a bomba mas que faz toda a diferença.

 

Ah nao tem problema só tinha andado a ver do Escumador na internet.

 

Vou procurar então pelo bubble magus curve 9

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

 

Ah nao tem problema só tinha andado a ver do Escumador na internet.

 

Vou procurar então pelo bubble magus curve 9

 

Obrigado

 

Estive a ver imagens e especificações do escumadores de que me falas e aparecem 2 curve9. Parecem-me exactamente iguais a única diferença e que um diz na tampa C9 e outro diz Curve9. E no anuncio de um e de outro diz que um e o unoficial bubble magus curve9 e o outro o oficial bubble magus curve9.

 

Por acaso sabes se há alguma diferença?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Afinal ainda não estou decidido quanto ao escumador.

Depois de tantas leituras ainda estou inclinado a ir para o ATI 250i.

 

Percebo que seja bem mais caro mas tambem me parece melhor e eu quero mesmo investir num bom escumador.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde pessoal

 

Então vou aqui fazer um resumo do setup que esta pensado:

 

Aquário de 120cm © x 60cm (L) x 50cm (A), feito em vidro de 10mm, com coluna seca com 2 furos (um para saida de água do aquário para a sump e outra para entrada de água da sump para o aquário) e travessas francesas.

 

Sump de 115cm © x 50cm (L) x 50cm (A), feita com vidro de 8mm, com 4 divisões (uma será onde entra a água vinda do aquário de forma poder colocar um filterbag, outra será a divisão onde ficarão os termostatos, o escumador outros filtros ou equipamentos que sejam necessários, outra será a divisão onde estará o retorno para o aquário e a ultima divisão será para ter água para reposição automatica (aproximadamente 50 litros).

Eis aqui o esquema que desenhei da sump: http://i1072.photobucket.com/albums/w369/pedroaqua22/IMG_0193.jpg

Da direita para a esquerda, a primeira divisão é a do filterbag, a segunda do escumador, a terceira do retorno e a quarta o deposito de reposicão.

 

Quanto à iluminação tenho pensado utilizar 8x54w de t5. Acham que chega? inicialmente só quero ter corais moles pois nao gosto muito dos LPS nem SPS pois apesar de adorar as suas colorações acho-os muito estáticos.

Precisava de ajuda quanto a esta parte da iluminaçao pois não percebo mesmo nada disto (nota: nem disto nem de bastantes mais coisas em relação a aquariofilia lol :naughty: portanto se me puderem ajudar eu agradeco porque prefiro ter o menor numero de erros possivel), precisava de saber opiniões de marcas de calhas que sejam boas e que lampadas devo escolher. Eu sei que o branco anda à volta de 6500K, o rosa a volta dos 10000k e os azuis nos 15000k e sei que estas sao as cores mais usadas. Eu queria a iluminação mais puxada para os azuis (questão de gosto pessoal).

 

Quanto ao escumador ainda tenho imensas dúvidas. Estou mais inclinado para comprar o Ati Powercone 250i, mas também me falaram de escumadores que fazem a mesma função por menos €uros como o Bubble Magus Nac9, o Bubble Magus Nac66c, o Bubble Magus curve9 e o atb nano B.

independentemente do preço qual destes é o melhor? É que quero investir num excelente escumador pois sei que este é o coração de um aquario marinho e já puz dinheiro de parte pra ele.

 

Para o retorno tenho pensado usar uma Bomba eheim compact+ 3000 ou a 5000 uma vez que encontrei um negocio muito porreiro de uma 5000.

 

Vou comprar os sensores de nivel e bomba para reposicao de água na sump para manter o nivel da água sempre ideal para o escumador trabalhar.

Podem aconselhar-me alguns kits? é que só conheco o da Tunze.

 

Em relação aos termostátos e á refrigeração não tenho ainda nada pensado. Mas à algum tempo vi um controlador de temperatura a trabalhar num marinho que gostei imenso. Fazia a monitorização da temperatura e tinha duas tomadas para aquecimento e duas para refrigeração. Então escolhia-se a temperatura e este mesmo ligava os termostatos ou as ventoinhas conforme o necessário até restituir a temperatura indicada. Só que na altura não tomei atençao a marca e nem sei se existem mais modelos ou marcas deste tipo de controladores.

 

Quanto à circulação tou a pensar adquirir uma Vortech mp40w com o respectivo controlador.

 

Em relação á rocha ainda não decidi que quantidade usar. Queria comprar uma grande percentagem de viva e uma percentagem menor de morta e mesmo que sobre vai directa para a sump.

Quantos quilos devo ter no minimo de rocha viva tendo em conta que tenho 360 litros brutos no aquário mais 100 litros na sump mais 50 litros no deposito de reposicão?

 

De substracto tou a pensar colocar areia viva (aragonite). Que altura devo ter de areia viva no aquário?

 

Gostaria de usar uma UPS na casa das maquinas para ligar a bomba de circulação e a de retorno pois aqui na minha zona falta a luz algumas vezes durante o inverno. Alguém me pode aconselhar uma boa própria para aquáriofilia.

 

O aquário já está a ser construído pela vidromoldura, a sump já está cortada, só falta ter a decisão final do escumador para lhes dizer as medidas das divisoes interiores (preciso mesmo de decidir até segunda feira porque segunda feira tenho que passar na vidro moldura para dar as medidas).

 

Vou precisar de ajuda quanto à parte electrica da casa das maquinas e as tubagens pois não percebo mesmo nada disso.

 

Não sei ainda como vou fazer mais tarde quanto ao kalk mas isso logo se vai vendo.

 

De qualquer forma agradeco todos os conselhos que me tem dado até agora.

 

Há alguém da minha zona ou de Lisboa que me possa vir ajudar na montagem de algumas coisas que eu nao consiga ou não saiba caso haja algum problema?

 

Já agora eu gostaria de ver ao vivo alguns sistemas em funcionamento para assim tambºem esclarecer algumas duvidas que tenho mais praticas. Se alguém se puder disponibilizar a isso eu ficaria eternamente grato :smile2:

 

Obrigado

 

Pedro Soares

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ah já agora outra coisa, a estrutura terá 140cm © x 60cm (L) x 90cm (A) e será em ferro metalizado.

 

Por questões estéticas o movel que reveste a estrutura será todo em vidro de forma a que fique sempre tudo visivel.

 

entre o aquário e a estrutura vou meter varios tapetes de ginasio dos mais duros.

 

O aquário, a sump e a estrutura estarão prontos no final da próxima semana.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Pedro!

Vamos a ver se te posso dar aqui umas orientações já que as medidas do teu projecto são semelhantes ás minhas...

 

Não sei se tens orçamento limitado ou nem por isso... Se tiveres, recomendo-te a pensares bem nas aquisições de alguns produtos, pois poderás poupar alguns tostões...

 

Não sei se ainda irás a tempo, mas recomendava-te a NÃO meter o reservatório colado com a sump. Mas sim separado da mesma... Por uma razão muito simples... eu tenho o meu colado na sump, e verifico que ao longo do tempo o mesmo começa a acumular lixo. Ora se o mesmo está colado a uma sump cheia de água, não irás depois conseguir o retirar para o limpar.

Esse foi um dos problemas que eu detectei na minha sump (não só esse), que me fez mandar fazer outra sump e um reservatório á parte... Fica o aviso.

 

Em relação aos restantes produtos, eu não sou grande apologista das "modas" e apesar de já ter passado por elas em alguns produtos.

Se olhares para o meu projecto, depois de alguns erros meus por falta de experiencia, recomendo-te a optares pelos seguintes produtos que são boa relação preço performance:

 

- Escumador Bubble Magus NAC7 (é o que eu uso e tem provas dadas) / Escumador Bubble Magus C9 (igual ao NAC9 mas com melhor bomba e mais silenciosa) / ATI Power Cone 200i ou 250i (o mais eficiente mas bem mais caro... compra só se tiveres orçamento disponível).

- Bomba de Circulação Sun-Sun ou AquaTissot de 5000L/h (custa-te 30€ e faz boa circulação da massa de água), alternativas tens as Hydor Koralia e as Tunze.

- Bomba de Retorno compra uma até 4000L/h, mais do que isto é muito para o aquário e vais ter problemas de barulho com a circulação da agua pelas tubagens (eu uso uma Eden, mas podes comprar Sicce ou então as mais caras Eheim).

 

- UV de 13 watts (compra JEBO ou equivalente mais barato) + bomba de 300L/h (isto é essencial para manteres o controlo das algas em suspensão e de doenças como o cripto). Este produto para ser eficiente terá que estar sempre a bombar 24h

- Para controlo da reposição recomendo-te algo simples e barato: http://coralmais.loja9.pt/products/85-repositor-wlc-1.aspx (custa-te para ai 40€)

 

- Para a UPS, eu comprei uma de computador com uma boa potencia (800Va´s pelo menos) e que permita ligar nela fichas normais. Ai vais meter apenas e só, a bomba de retorno e a bomba de circulação. Nos meus testes, se faltar a luz isso vai permitir aguentar várias horas com esses equipamentos a trabalhar (que são os mais importantes).

 

- Poderás complementar para já com carvão aditivado dentro de sacos para matérias filtrantes, metes numa zona de circulação de água dentro da sump, ajuda a clarificar e neutralizar elementos na água.

 

Se usares como eu o sistema de água del cano, terás também que usar um bom produto para pré-tratar a agua no depósito.

Para tal recomendo-te um destes 3 produtos:

 

- Microbe-Lift Super-Detclhorinator Plus

- Microbe-Lift Xtreme

- Seachem Prime

 

E depois deverás complementar com a aquisição de um filtro fluidizado (existem vários modelos eu uso um da TMC que não é nada por ai além, existem melhores), uma bomba com para ai 2000L/h e claro Biopellets.

Mas isto poderás usar posteriormente quando o teu aquário tiver para ai 6 meses.

 

A escolha do sal é importante mas não é TÃO importante como muitos fabricantes querem fazer querer...

Podes comprar sal barato e bom aqui:

 

- http://www.trukesfishes.com/loja/218-sal-para-reef.html

 

Barato e bom, já sabes 1kg para cada 30Litro de água. Convém comprares um densímetro ou então depois mais tarde um refractómetro e medires a salinidade da água... eu mantenho a minha entre os 1022 e 1025/6.

 

Para aquecedores, recomendo-te SEMPRE a comprar 2 de menor potência do que 1 de maior potência.

Isto previne que se um avariar possas ter pelo menos o outro a manter o aquecimento.

 

2x de 150watts. Marca poderás escolher das baratas ou das caras... Pessoalmente como uso dois, comprei das baratas... 12€ cada ou lá o que foi... até agora sem problemas...

 

Para iluminação, penso que não precises de uma calha com tanta lâmpada... (nem sabes o custo que isso te vai dar no final do mês em luz).

Se queres optar por iluminação T5 (que te irá permitir ter todos os corais), recomendo-te ai sim a não facilitares na escolha dos produtos.

E para tal, eu optaria por uma calha da ATI (referencia no mercado) ou Blau.

Lâmpadas, comprava apenas e só da ATI, tens imensas boas lâmpadas que eles vendem.... No meu tópico eu cheguei a lá meter a configuração que eu pretendia para o meu sistema, antes de ter mudado para os leds....

 

1. Blue Plus

2. Aquablue Special

3. Purple Plus

4. Blue Plus

5. Coral Plus <-> Aquablue Special (meter uma das duas)

6. Blue Plus

 

Em termos de produtos, existem mais uns quantos que eu uso, mas que depois posso dizer quais são.

 

Para a rocha a meter recomendava-te ai entre os 25 a 30 kg de rocha.

Se queres poupar algum dinheiro, podes fazer 50/50 ou então 75/25 sendo que os 25% é de rocha viva e a restante rocha morta, que depois irás durante 2 ou 3 semanas, metes bactérias para acelerar a colonização da restante rocha.

 

Para a areia, poderás usar areia de coral (aragonite) e se quiseres, fazes uma cama de 5 cm de altura, para poderes depois ter os invertebrados que se enterram (nassários por exemplo).

 

E porque já está bastante grande a minha resposta... Penso que a maioria das coisas já estarão faladas.

Em relação á montagem de tubagens e assim, lamento mas ai tb não te consigo ajudar, já que em bricolage sou bastante mau... No entanto se me dizes que mandaste fazer as coisas na vidromoldura.

Tenta falar com o Rui Melo, para ver se ele te pode dar uma maozinha na montagem das tubagens no teu projecto e também a parte eléctrica.

 

Foi ele que me fez aqui as coisas no meu projecto.

 

Espero ter-te ajudado...

 

Com os meus melhores cumprimentos,

 

Paulo Eduardo

assinatura.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Pedro!

Vamos a ver se te posso dar aqui umas orientações já que as medidas do teu projecto são semelhantes ás minhas...

 

Não sei se tens orçamento limitado ou nem por isso... Se tiveres, recomendo-te a pensares bem nas aquisições de alguns produtos, pois poderás poupar alguns tostões...

 

Não sei se ainda irás a tempo, mas recomendava-te a NÃO meter o reservatório colado com a sump. Mas sim separado da mesma... Por uma razão muito simples... eu tenho o meu colado na sump, e verifico que ao longo do tempo o mesmo começa a acumular lixo. Ora se o mesmo está colado a uma sump cheia de água, não irás depois conseguir o retirar para o limpar.

Esse foi um dos problemas que eu detectei na minha sump (não só esse), que me fez mandar fazer outra sump e um reservatório á parte... Fica o aviso.

 

Em relação aos restantes produtos, eu não sou grande apologista das "modas" e apesar de já ter passado por elas em alguns produtos.

Se olhares para o meu projecto, depois de alguns erros meus por falta de experiencia, recomendo-te a optares pelos seguintes produtos que são boa relação preço performance:

 

- Escumador Bubble Magus NAC7 (é o que eu uso e tem provas dadas) / Escumador Bubble Magus C9 (igual ao NAC9 mas com melhor bomba e mais silenciosa) / ATI Power Cone 200i ou 250i (o mais eficiente mas bem mais caro... compra só se tiveres orçamento disponível).

- Bomba de Circulação Sun-Sun ou AquaTissot de 5000L/h (custa-te 30€ e faz boa circulação da massa de água), alternativas tens as Hydor Koralia e as Tunze.

- Bomba de Retorno compra uma até 4000L/h, mais do que isto é muito para o aquário e vais ter problemas de barulho com a circulação da agua pelas tubagens (eu uso uma Eden, mas podes comprar Sicce ou então as mais caras Eheim).

 

- UV de 13 watts (compra JEBO ou equivalente mais barato) + bomba de 300L/h (isto é essencial para manteres o controlo das algas em suspensão e de doenças como o cripto). Este produto para ser eficiente terá que estar sempre a bombar 24h

- Para controlo da reposição recomendo-te algo simples e barato: http://coralmais.loj...itor-wlc-1.aspx (custa-te para ai 40€)

 

- Para a UPS, eu comprei uma de computador com uma boa potencia (800Va´s pelo menos) e que permita ligar nela fichas normais. Ai vais meter apenas e só, a bomba de retorno e a bomba de circulação. Nos meus testes, se faltar a luz isso vai permitir aguentar várias horas com esses equipamentos a trabalhar (que são os mais importantes).

 

- Poderás complementar para já com carvão aditivado dentro de sacos para matérias filtrantes, metes numa zona de circulação de água dentro da sump, ajuda a clarificar e neutralizar elementos na água.

 

Se usares como eu o sistema de água del cano, terás também que usar um bom produto para pré-tratar a agua no depósito.

Para tal recomendo-te um destes 3 produtos:

 

- Microbe-Lift Super-Detclhorinator Plus

- Microbe-Lift Xtreme

- Seachem Prime

 

E depois deverás complementar com a aquisição de um filtro fluidizado (existem vários modelos eu uso um da TMC que não é nada por ai além, existem melhores), uma bomba com para ai 2000L/h e claro Biopellets.

Mas isto poderás usar posteriormente quando o teu aquário tiver para ai 6 meses.

 

A escolha do sal é importante mas não é TÃO importante como muitos fabricantes querem fazer querer...

Podes comprar sal barato e bom aqui:

 

- http://www.trukesfis...-para-reef.html

 

Barato e bom, já sabes 1kg para cada 30Litro de água. Convém comprares um densímetro ou então depois mais tarde um refractómetro e medires a salinidade da água... eu mantenho a minha entre os 1022 e 1025/6.

 

Para aquecedores, recomendo-te SEMPRE a comprar 2 de menor potência do que 1 de maior potência.

Isto previne que se um avariar possas ter pelo menos o outro a manter o aquecimento.

 

2x de 150watts. Marca poderás escolher das baratas ou das caras... Pessoalmente como uso dois, comprei das baratas... 12€ cada ou lá o que foi... até agora sem problemas...

 

Para iluminação, penso que não precises de uma calha com tanta lâmpada... (nem sabes o custo que isso te vai dar no final do mês em luz).

Se queres optar por iluminação T5 (que te irá permitir ter todos os corais), recomendo-te ai sim a não facilitares na escolha dos produtos.

E para tal, eu optaria por uma calha da ATI (referencia no mercado) ou Blau.

Lâmpadas, comprava apenas e só da ATI, tens imensas boas lâmpadas que eles vendem.... No meu tópico eu cheguei a lá meter a configuração que eu pretendia para o meu sistema, antes de ter mudado para os leds....

 

1. Blue Plus

2. Aquablue Special

3. Purple Plus

4. Blue Plus

5. Coral Plus <-> Aquablue Special (meter uma das duas)

6. Blue Plus

 

Em termos de produtos, existem mais uns quantos que eu uso, mas que depois posso dizer quais são.

 

Para a rocha a meter recomendava-te ai entre os 25 a 30 kg de rocha.

Se queres poupar algum dinheiro, podes fazer 50/50 ou então 75/25 sendo que os 25% é de rocha viva e a restante rocha morta, que depois irás durante 2 ou 3 semanas, metes bactérias para acelerar a colonização da restante rocha.

 

Para a areia, poderás usar areia de coral (aragonite) e se quiseres, fazes uma cama de 5 cm de altura, para poderes depois ter os invertebrados que se enterram (nassários por exemplo).

 

E porque já está bastante grande a minha resposta... Penso que a maioria das coisas já estarão faladas.

Em relação á montagem de tubagens e assim, lamento mas ai tb não te consigo ajudar, já que em bricolage sou bastante mau... No entanto se me dizes que mandaste fazer as coisas na vidromoldura.

Tenta falar com o Rui Melo, para ver se ele te pode dar uma maozinha na montagem das tubagens no teu projecto e também a parte eléctrica.

 

Foi ele que me fez aqui as coisas no meu projecto.

 

Espero ter-te ajudado...

 

Com os meus melhores cumprimentos,

 

Paulo Eduardo

 

Boas Paulo!!

 

Desde já muito obrigado pela ajuda que prestaste.

 

Em relação ao orçamento que tenho previsto não é nem muito baixo nem muito alto, mas gostava de investir bem no escumador.

 

Realmente nunca tinha pensado nessa situaçao do deposito de reposição. Mas realmente já vou um pouco tarde porque a estrutura exterior e essa divisao já foram cortadas.

De qualquer forma vou tentar inicialmente assim e depois logo se vê se tenho obrigatoriamente de corrigir esse problema. De qualquer maneira obrigado pelo alerta. :smile2:

 

Em relação ao escumador estou mesmo inclinado a ir para um ATI Powercone 250i.

 

Em relação à circulação sou sincero que ainda não me tinha debruçado a 100% neste assunto portanto das que me apresentas só conheco as sun sun. Portanto vou analisar bem todas as hipoteses.

 

Para retorno estava a pensar numa eheim compact+ 3000 ou eheim compact+ 5000 porque vi já em funcionamento estas duas e gostei muito pois eram muito silenciosas enquanto que vi tambem uma sicce que era bastante ruidosa. Qual destas achas a mais adequada para mim?

 

Não tinha pensado em relação a filtro UV e vou procurar este que me falas.

 

Em relação à reposição vou tentar encontrar este equipamento que me aconselhas. Sabes de alguma loja na zona de Lisboa que venda este tipo de equipamentos sem ser da tunze? è que fui a varias lojas e so tinha mesmo os da tunze.

 

Os sacos com carvão aditivado ponho logo que encha o aquário? Ou não ponho logo no inicio do ciclo?

 

Em relação ao tratamento da água tou mesmo a pensar usar osmose. É que percebo o que dizes quanto ao desperdicio de água, mas eu de qualquer maneira já tenho como usar a água que sobra da osmose evitando assim desperdicios.

Para mim que sou principiante sou sincero que tenho algum receio de usar muitos produtos quimicos na água e fazer alguma asneira com quantidades ou algo assim. Prefiro ir para a osmose que me parece mais simples.

 

Eu estava a pensar ir para uma calha t5 da ATI.

E já tinha visto estas lampadas no teu topico e gostei imenso pois eu gosto mesmo da iluminação a puxar para o azul.

Então estás a aconselhar-me que compre uma calha t5 6x54w?

Com lampadas Blue Plus, Aquablue Special, Purple Plus, Blue Plus, Coral Plus <-> Aquablue Special e Blue Plus.

 

Eu pretendo por 50% de rocha viva e 50% de morta no aquário. ou seja, 15kg de viva e 15kg de morta.

 

Depois de tudo isto só te tenho muito a agradecer pois a tua ajuda foi preciosa.

 

Obrigado

 

Pedro Soares

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Paulo!!

 

Desde já muito obrigado pela ajuda que prestaste.

 

Em relação ao orçamento que tenho previsto não é nem muito baixo nem muito alto, mas gostava de investir bem no escumador.

 

Realmente nunca tinha pensado nessa situaçao do deposito de reposição. Mas realmente já vou um pouco tarde porque a estrutura exterior e essa divisao já foram cortadas.

De qualquer forma vou tentar inicialmente assim e depois logo se vê se tenho obrigatoriamente de corrigir esse problema. De qualquer maneira obrigado pelo alerta. :smile2:

 

Em relação ao escumador estou mesmo inclinado a ir para um ATI Powercone 250i.

 

Em relação à circulação sou sincero que ainda não me tinha debruçado a 100% neste assunto portanto das que me apresentas só conheco as sun sun. Portanto vou analisar bem todas as hipoteses.

 

Para retorno estava a pensar numa eheim compact+ 3000 ou eheim compact+ 5000 porque vi já em funcionamento estas duas e gostei muito pois eram muito silenciosas enquanto que vi tambem uma sicce que era bastante ruidosa. Qual destas achas a mais adequada para mim?

 

Não tinha pensado em relação a filtro UV e vou procurar este que me falas.

 

Em relação à reposição vou tentar encontrar este equipamento que me aconselhas. Sabes de alguma loja na zona de Lisboa que venda este tipo de equipamentos sem ser da tunze? è que fui a varias lojas e so tinha mesmo os da tunze.

 

Os sacos com carvão aditivado ponho logo que encha o aquário? Ou não ponho logo no inicio do ciclo?

 

Em relação ao tratamento da água tou mesmo a pensar usar osmose. É que percebo o que dizes quanto ao desperdicio de água, mas eu de qualquer maneira já tenho como usar a água que sobra da osmose evitando assim desperdicios.

Para mim que sou principiante sou sincero que tenho algum receio de usar muitos produtos quimicos na água e fazer alguma asneira com quantidades ou algo assim. Prefiro ir para a osmose que me parece mais simples.

 

Eu estava a pensar ir para uma calha t5 da ATI.

E já tinha visto estas lampadas no teu topico e gostei imenso pois eu gosto mesmo da iluminação a puxar para o azul.

Então estás a aconselhar-me que compre uma calha t5 6x54w?

Com lampadas Blue Plus, Aquablue Special, Purple Plus, Blue Plus, Coral Plus <-> Aquablue Special e Blue Plus.

 

Eu pretendo por 50% de rocha viva e 50% de morta no aquário. ou seja, 15kg de viva e 15kg de morta.

 

Depois de tudo isto só te tenho muito a agradecer pois a tua ajuda foi preciosa.

 

Obrigado

 

Pedro Soares

 

Boas Pedro!

Investir num bom escumador é sempre uma boa coisa, até porque o no futuro se precisares depois de actualizar o teu aquário, o mesmo poderá ficar ainda dentro da litragem!

Se puderes ir para o ATI PowerCone 250i nem deves pensar 2x.

 

Podes muito bem, meteres 2 sun-sun de 5000L/h (não compres as de 6000 ou 12000L), que são mais que suficientes... Repara no meu tenho só 1 de 5000L/h e se aquilo mexe a massa de água.

Para a bomba de retorno, se puderes então pagar, compra a eheim de 5000L/h e se vires que a circulação é muito forte, reduzes um pouco... Como te disse penso que para a tua litragem 4000L/h seria o ideal.

 

Não conheço nenhuma loja em Lisboa que venda o produto que te indiquei. Eu comprei o meu da Coral Mais, pelo que poderás falar com o Pedro Lena e pedir a ele que faça o envio pelo correio.

 

Em relação carvão aditivado, não vejo mal nenhum em o teres logo de partida... não te mata as bactérias na rocha! :)

Se não tiveres inconveniente com o desperdício da osmose e tens onde gastar a agua que não é gasta, penso que poderás usar... Já sabes que eu nesse aspecto penso assim.

 

Mas claro com água mais pura é mais fácil controlar os parâmetros!

 

Para iluminação se for em T5 é ATI não tem que enganar... Não faças como eu que comprei numa loja bastante "reconhecida" de iluminação nacional e depois o trabalho ficou bem abaixo das expectativas...

Não á que facilitar nisso T5 = ATI ou BLAU.

 

E sim 6x54... se quiseres ter ainda mais luz, 8x54, no entanto se meteres rocha ao centro, penso que não vale a pena iluminar o fundo...

Se apenas queres corais moles e lps, então podes apostar nos leds como eu fiz... fica-te mais ou menos o preço da calha mais lâmpadas, mas depois tens menos gastos ao longo do tempo... menos luz gasta, menos trocas de lâmpadas (não trocas os leds), maior programação, efeito shimmering, etc...

 

Para a rocha, penso que 50/50 está bem bom!

 

Cumprimentos,

 

Paulo Eduardo

assinatura.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pronto parece que amanhã já vou buscar o escumador.

 

Ati Powercone 250i :smile2:

 

Também vou encomendar a calha Ati sunpower de 6x54w t5 assim como as seguintes lampadas 3x Ati Blue Plus , 1x Ati Aquablue Special, 1x Ati Purple Plus, 1x Coral Plus.

 

Vou comprar a Bomba de retorno eheim compact+ 5000.

 

Logo se vê se trago mais alguma coisa.

 

O Aquário a sump e a estrutura estarão prontos na proxima sexta feira.

 

Estou ansioso :rolleyes:

 

Ah e fui hoje a casa do senhor Afonso (Afonso321) que foi super simpático e prestável em querer mostrar-me os aquários dele para que eu pudesse tirar dúvidas e aproveitar ideias mais na prática.

Foi sem dúvida uma ajuda preciosa em todo este processo.

Obrigado :smile2:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pronto parece que amanhã já vou buscar o escumador.

 

Ati Powercone 250i :smile2:

 

Também vou encomendar a calha Ati sunpower de 6x54w t5 assim como as seguintes lampadas 3x Ati Blue Plus , 1x Ati Aquablue Special, 1x Ati Purple Plus, 1x Coral Plus.

 

Vou comprar a Bomba de retorno eheim compact+ 5000.

 

Logo se vê se trago mais alguma coisa.

 

O Aquário a sump e a estrutura estarão prontos na proxima sexta feira.

 

Estou ansioso :rolleyes:

 

Ah e fui hoje a casa do senhor Afonso (Afonso321) que foi super simpático e prestável em querer mostrar-me os aquários dele para que eu pudesse tirar dúvidas e aproveitar ideias mais na prática.

Foi sem dúvida uma ajuda preciosa em todo este processo.

Obrigado :smile2:

 

Boas!

Foi sem dúvida uma boa escolha de equipamento! :)

 

Com os meus melhores cumprimentos,

 

Paulo Eduardo

assinatura.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pronto, parece que já não é amanhã que vou buscar os equipamentos :confused4:

Amanhã surgiu-me uma situação de trabalho que não posso deixar para trás.

Fica então tudo para Quarta feira.

 

Quarta ja posto umas quantas fotos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde Pedro

 

A minha sump é totalmente ampla sem qualquer divisória , no entanto como já escolheste a tua dou uma opinião pessoal não deverias ter o compartimentada reposição junto com a sump pois se o meso estiver em separado será mais fácil a sua limpeza.

 

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Visitante
This topic is now closed to further replies.