Aquario herdado.


Recommended Posts

Boas pessoal,

Quero montar este aquario como deve de ser. Foi-me herdado do meu pai.

 

Primeiramente quero mostrar a foto do aquario e indicar as suas especificações.

 

20120826210349.jpg

 

Comprimento: 100cm

Largura: 30cm

Altura: 40cm

 

Areia: Não sei bem o que é, mas parece-me um simples areão

Luz: lampada de 90cm com 30W Power-Glo

Filtro: Fluval 105 -> http://tinyurl.com/chdsozp

 

Parti o termostato mas também era antigo, tenciono comprar um novo amanhã, e visto que o meu aquario tem pelo menos 150l (penso eu) que tipo de termostato devo comprar?

 

Tenho esse peixe emprestado para fazer o ciclo do azoto(?), e gostaria de saber desde ja quanto tempo preciso para o ciclo ficar feito? (Meti a agua hoje (da torneira, havera algum problema?))

 

Toda a ajuda será bem vinda como é de esperar

 

Cumps Gonçalo Martins

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

O termostato é daquelas coisas que compras o que quiseres (mais ou menos...)

Cada um tem uma potência associada (100W, 200W, 300W e por aí fora)

E claro que com isto cada um tem um custo.

 

O que é que acontece?

Um fraco está mais tempo ligado para te aquecer a água para temperatura X.

Um mais potente, liga menos tempo pois aquece mais rápido.

 

O meu é pouco maior e neste momento tenho um de 300W que faz o trabalho que quero.

 

Quanto ao ciclo de azoto tens alguns produtos que ajuda nisso e esse peixinho também faz o seu trabalho.

Para saber se ele está feito ou não tens de ir fazendo testes (nesta parte espero que mais alguém te dê uma ajudinha)

A água da torneira não tem problema desde que deixes algum tempo em repouso antes de colocar no aquário (também se faz isto nas TPA) para o cloro evaporar.

 

Sei que não fui grande ajuda mas já deve aparecer aí mais alguém.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá

 

Quanto ao termo. o recomendado é pelo menos 1w de potencia para cada litro de água ou seja 150 litros - pelo menos 150w podes colocar acima disso por exemplo 200w, abaixo vais fazer com que o termo esteja muito mais vezes ligado e de inverno se a tua casa arrefecer muito ele pode não conseguir manter com facilidade a temperatura.

 

ps: lembra-te o barato por vezes sai caro há 2 coisas em qual não deves poupar dinheiro correndo o risco de gastar a dobrar que são a filtragem e o aquecimento.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado Skeets, Obrigado Nelson

Percebendo bem o que o Skeets disse e de entre essas 3 gamas de termostatos o que está mais equilibrado para eficiência/gasto de luz (coisa que procuro também é ter o menos gasto monetário possivel) e como recomendado pelo Nelson, comprei o de 200W.

 

Esqueci-me de referir uma coisa: A lampada que tenho tem pelo menos uns 15 anos. Será aconselhável comprar uma nova? Se sim, qual? De lampadas pouco percebo.

 

Ja me informei melhor do ciclo de azoto e vou deixar mais uns 4 dias apenas com esse peixe para criar bacterias no filtro com ajuda de bacterias liquidas que borrifei na agua, aplicando a dose indicada no frasco.

 

Gostava de ter dicas quanto a flora e também quais os melhores peixes que me facilitem a vida neste meu primeiro projecto. (Algo que nao adoeça com facilidade, mas que sejam bonitos e que contrastem com a flora).

Já vi varias imagens de varios aquarios e gosto bastante de aquarios simples com rochas bonitas ou troncos com musgo, se me pudessem dar algumas dicas onde ir buscar rochas ou troncos, ou até mesmo uma boa loja que tenha muita variedade agradecia.

Editado por goncasplmartins
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já agora para calculares a litragem do aquário:

 

Sabendo que 1 dm^3 = 1 litro => 10dm * 4dm * 3dm = 120dm^3

 

Portanto o teu aquário tem uma litragem máxima de 120 litros :)

 

Desculpa mas com peixes não te posso ajudar muito, eu é mais tartarugas :P

 

Boa sorte com a herança

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá novamente!

 

Todo o ser vivo necessita de luz para o seu desenvolvimento (salvo alguma raras excepções na natureza)

 

Agora diz-me o que pretendes ter no aquário? isto a nivel de plantas tens desde plantas muito exigentes de luz e co2 como são a maioria das plantas de tapete e plantas que não precisam de grande coisa como as anubias.

 

Obviamente quanto mais exigente for o plantado mais luz terás de ter, isto a grosso modo que possas entender

 

se for só para observar os peixes a que tens serve.

 

Quanto a peixes que são os meninos do nossos olhos o que recomendo é:

 

Deixa o aquario ciclar

Compra uns teste de PH e a partir da i podes começar a escolher os peixes, para não caires na tentação de comprares uns guppys e afinal a tua agua é muito acida ou comprares uns neons e a tua água é demasiado alcalina.

 

Qualquer das maneiras peixes de iniciantes

 

guppys

platys

molly

espadas

corydora

otociclus

neons (apesar de que há quem reclame que morrem muito eu ainda não tive nenhuma baixa em 2 anos com eles)

 

enfim existe uma grande variedade....

Editado por nelson graça
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, surgiram-me umas ideias entretanto.

 

Estive a pensar em meter 2 Oscar Tigre dentro do aquario, mas só 2 Oscar Tigre (Macho e Fêmea) queria que me dessem a vossa opinião quanto a "decorar" o aquario.

 

Que plantas posso meter que existam o seu biotopo natural?

Substrato fértil... Preciso?

Que tipo de pedras existem no seu biotopo?

Troncos? Preciso de ajuda. Quero que se sintam em casa e reproduzam.

 

Já sei o ph da água e a dureza, irei comprar testes e estabilizadores de ph e dureza se for necessário.

Editado por goncasplmartins
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu tambem não tenho experiencia com oscars mas já li aqui algures que convem teres um aquario de 200 litros so para um, se quiseres 2 que é o casal tem que ser um aquario de 300 litros, cada oscar que acrescentes tens que ter mais 100 litros.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

É melhor na ires por oscares nesse aqua, mas se quiseres ciclideos americanos tens por esxemplo bocas-de-fogo e nigrofasciatus e poucos mais, tens tb os africanos do Lago Tanganyika....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

É melhor na ires por oscares nesse aqua, mas se quiseres ciclideos americanos tens por esxemplo bocas-de-fogo e nigrofasciatus e poucos mais, tens tb os africanos do Lago Tanganyika....

 

É este o tipo de peixe que procuro.

Posso juntar esses dois tipos de peixe no mesmo aquario?

Quantos posso ter no meu aquario e onde posso ver o biotopo deles?

 

Ja fiz o ciclo. Gostava de ter o aquario pronto nesta primeira TPA e meter os peixes loguinho depois de tratar do aquario ja com tudo pronto para eles.

Só preciso de ajuda com o biotipo e tipo de substratos plantas etc.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É este o tipo de peixe que procuro.

Posso juntar esses dois tipos de peixe no mesmo aquario?

Quantos posso ter no meu aquario e onde posso ver o biotopo deles?

 

Ja fiz o ciclo. Gostava de ter o aquario pronto nesta primeira TPA e meter os peixes loguinho depois de tratar do aquario ja com tudo pronto para eles.

Só preciso de ajuda com o biotipo e tipo de substratos plantas etc.

Boas,

 

Os peixes que disse são da América Central, podes junta los mas tb poderá haver hibridação entre os dois.....Se os escolheres podes meter 1 casal e cada e um peixes limpadores, como ancistrus......

 

O biotopo é contituido por pedras (seixos rolados), alguns troncos e anubias e valisnerias......substrto poderá ser qualquer um mas o mais utilizado é a areia de silica......

 

Espero ter ajudado e mais algumas duvida é só perguntar.....

 

Abraço,

João

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

(...)

 

O biotopo é contituido por pedras (seixos rolados), alguns troncos e anubias e valisnerias......substrto poderá ser qualquer um mas o mais utilizado é a areia de silica......

 

(...)

 

Para essas plantas não preciso de substracto fertil?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas :) relativamente aos oscares sao peixes que se podem chegar a 30cm, e como o teu aquario e relativamente estreito, uma peixe desses ia ter alguma dificuldade quando fosse adulto (podes sempre deixa-lo crescer, e quando for grande demais vendes, salvo erro demoram um bom bocado de tempo ate atingirem o seu maximo). Tens de ter atencao que sao peixes consideravelmente agressivos, isto e, todos os peixinhos que lhes caibam na boca (e fica uma boca bem grande) acabam por ir mais tarde ou mais cedo :)

 

quanto aos ciclideos, tens o forum www.ciclideos.com , e mesmo aqui tambem tens muita informacao, podes comecar a estudar. atencao que os ciclideos sao peixes mais sensiveis e com mais manutencao que oscares, guppys, neons,... . A meu ver, compensam essas exigências com o facto de serem peixes muito bonitos ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas :) relativamente aos oscares sao peixes que se podem chegar a 30cm, e como o teu aquario e relativamente estreito, uma peixe desses ia ter alguma dificuldade quando fosse adulto (podes sempre deixa-lo crescer, e quando for grande demais vendes, salvo erro demoram um bom bocado de tempo ate atingirem o seu maximo). Tens de ter atencao que sao peixes consideravelmente agressivos, isto e, todos os peixinhos que lhes caibam na boca (e fica uma boca bem grande) acabam por ir mais tarde ou mais cedo :)

 

quanto aos ciclideos, tens o forum www.ciclideos.com , e mesmo aqui tambem tens muita informacao, podes comecar a estudar. atencao que os ciclideos sao peixes mais sensiveis e com mais manutencao que oscares, guppys, neons,... . A meu ver, compensam essas exigências com o facto de serem peixes muito bonitos ;)

 

Sim, sem duvida que bonitos eles são, e decidido a mantê-los estou eu.

 

Ja arranjei as "pedrinhas" para por no aquario.

Estou num dilema de momento. Não sei se queira por areia de silica em vez do que ja la tenho.

 

Vejam esta foto:

 

20120916191844.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ainda estás a pensar meter os oscares???Como te disse é melhor não....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ainda estás a pensar meter os oscares???Como te disse é melhor não....

 

Não, nada disso. Optei pelos boca de fogo mais os ancistrus para manterem o aquario limpo.

Ha alguma possibilidade de meter alguma especie de coridoras ou os ancistrus fazem o trabalho também com o areão?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, sem duvida que bonitos eles são, e decidido a mantê-los estou eu.

 

Ja arranjei as "pedrinhas" para por no aquario.

Estou num dilema de momento. Não sei se queira por areia de silica em vez do que ja la tenho.

 

Vejam esta foto:

 

20120916191844.jpg

 

boas

 

fizeste o ciclo em dez dias??

 

 

se queres mudar a areia aproveita e muda já!

na minha opinião pessoal ate devias mudar mais coisas, tais como,

meter um fundo em preto, vinil por exemplo

meter o termómetro colado numas das laterais

meter o termostato por trás das rochas que tens ao meio, se meteres deitado nem se vê (compras-te de que potencia?)

trocar para um filtro externo, tenho um aqua igual ao teu e tenho um 2234, guarda esse que tens para te ir mantendo a agua para as tpas em movimento.

troca essa lampada que já é quase mais velha que eu, já que nao vais ter flora exigente mete mesmo uma do aki, custa dois euros e tal de 36w eu ja as vi lá.

 

mas isto sou eu a pensar!

Obrigado e cumprimentos!

 

Sandro de Araújo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim e faltam trocos e flora....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

fizeste o ciclo em dez dias??

 

 

se queres mudar a areia aproveita e muda já!

na minha opinião pessoal ate devias mudar mais coisas, tais como,

meter um fundo em preto, vinil por exemplo

meter o termómetro colado numas das laterais

meter o termostato por trás das rochas que tens ao meio, se meteres deitado nem se vê (compras-te de que potencia?)

trocar para um filtro externo, tenho um aqua igual ao teu e tenho um 2234, guarda esse que tens para te ir mantendo a agua para as tpas em movimento.

troca essa lampada que já é quase mais velha que eu, já que nao vais ter flora exigente mete mesmo uma do aki, custa dois euros e tal de 36w eu ja as vi lá.

 

mas isto sou eu a pensar!

ah e tambem devias arranjar um teste de amonia.

 

Ja tenho uma lampada nova, na calha cabem 2 estou para comprar a outra igual.

O filtro é externo, e ja tinha pensado numa cartolina para por atras, o vinil vem depois.

O layout ainda nao esta fixo, é por isso que ainda nao pus tudo no sitio

 

Irei buscar um teste desses entao amanha.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em termos de troncos, no meu tenho de videira e pelos vistos é o aconselhado como o mais económico (podes sempre comprar na loja mas pagas a preço de ouro)

Já agora..Parabéns pelo layout. Está muito porreiro.

 

No meu aquário para iluminação comprei nos chineses umas T5 de 21W (3.25€ cada uma e só faltava colocar um botão sendo que dão para ligar em série que fica muito porreiro e não dá trabalho).

Já agora, nesse tipo de areão não aconselho a que coloques corydoras. Facilmente se irão aleijar nos bigodes.

Eu troquei por areia de filtro de piscina por causa disso mesmo.

 

De resto, continua e sem pressas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu troquei por areia de filtro de piscina por causa disso mesmo.

 

De resto, continua e sem pressas.

 

Onde arranjaste a areia de filtro de piscina? É cara? Posso reaproveitar ai de algum sitio ou pedir aqui na piscina municipal da zona?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.