No aquario, inspiração tailandesa...


pcdrg

Recommended Posts

Boa tarde a todos!

 

Estou a começar a minha iniciação no mundo da aquariofilia.

 

comprei um de 40 litros para começar

 

estou a pensar em planta-lo e em comprar um labeo bicolor e um labeo frenatus (bem novinhos), mais uns 2 ou 3 limpa fundos e 1 limpa vidros

 

Como os peixes tem origem tailandesa/ asiatica queria q as plantas se assemelhassem ao seu habitat natural.

 

que plantas me aconselham para plantar?

 

visto eu ser uma estreatnte acho q nao deveriams er plaats de cuidado dificil pois tenho medo de nao ser bem sucedida.

 

tudo qt tenho visto asiatico tem uma predominancia de plantas de folhas vermelhas, estou correcta?

 

obrigado pela vossa ajuda.

 

Pat

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Eu não me trevo a aconselhar plantas para esse aquário pois acho que estás a pensar mal de início...

 

estou a pensar em planta-lo e em comprar um labeo bicolor e um labeo frenatus (bem novinhos), mais uns 2 ou 3 limpa fundos e 1 limpa vidros  

 

O labeo bicolor e o frenatus crescem imenso e com uma rapidez que não imaginas...

 

vê o seguinte tópico: http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=19005

 

os meus ex-peixes do final de Outubro para fevereiro cresceram de uns modestos 2 cm para cerca de 12 cm. São lindos mas não aconselhaveis para aquários dessa dimensão.

 

Mais... não conheço "limpa fundos" asiáticos e o único "limpa vidros" é o Girynocheilus Aymonieri que padece do mesmo mal dos labeo.

 

Pensa melhor... para um aquário dessa dimensão e se quiseres pensar mesmo nos asiáticos podes colocar anabantideos, pelo menos os mais pequenos: Betta's, Colisas Chuna, Macropodus Opercularis. Penso que mesmo para os Tricogaster o aquário já será pequeno.

 

Abraços,

 

JNC

Ex intrust

Outra paixão

 

Projecto Roteiro Lojas Aquariofilia GPS Aqui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não esta fora de questao daqui a seis meses comprar um maior, ou melhor herdar um maior.

 

pensei q para começar nao ia ser muito ambiciosa, pq sei que vou ficar destroçada se acontecer alguma coisa ao peixes.... :wink:

 

tudo o q li falava de comprimentos maximos de 12 cm para qq uma dessas especies, os teus atingiram muito rapido :wink:

 

pensei que ter dois peixes bem novinhos e algumas plantas seria o meu verdadeiro teste de aquarofilia, depois se o "bichinho" crescer posso evoluir.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Acredita que mesmo que corra mal o bichinho fica sempre cá :D

 

Eu tive um aquário de 54 litros (60 cm) durante 1 ano. Depois, por mudança de estado civil e de casa, desactivei-o e estive sete anos sem qualquer aquário, mas não passava um mês em que não me desse vontade de...

 

... enfim cá estou agora. Reactivei o meu pequenino e, passado dois meses, já tinha um de 120 litros (1 metro).

 

Além do mais, quanto mais pequeno, maior é a dificuldade em estabilizar os parâmetros do aquário, pois qualquer flutuação se sente quase de imediato.

 

Podes ver o meu Aqui

 

Abraços,

 

JNC

Ex intrust

Outra paixão

 

Projecto Roteiro Lojas Aquariofilia GPS Aqui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Para um aquário de 40L esse peixes não são de facto aconselháveis...ainda por cima logo 2 peixes que são territoriais e que crescrem consideravelmente. Já agora quais são as medidas do aqua?

 

Em termos de peixes podes optar por Betta Splendens, Rasbora Harlequin(pelo menos 6), Danio Zebra(Brachydanio Rerio), Cobra Kuhlii (Pangio kuhlii) e talvez Colisa lalia(mas acho que este requer um aquário um pouco maior)...mas há mais

Em relação a peixes de fundo, há um asiatico que não é bem um peixe fundo mas mais um limpador, o Crossocheilus siamensis ou Siamese Algae Eater, mas tens o mesmo problema que com os labeos, cresce muito para o aquário que tens.

Em relação a peixes há outros que podes colocar mas para iniciar e tendo em conta as dimensões do teu aquário, penso que aqueles são algumas das melhores opções disponíveis

 

Em relação a plantas, não acho que as asiáticas sejam predominantemente vermelhas, bem pelo contrário.

Tens que ter também em conta a iluminação que tens disponível, até porque as plantas vermelhas, na sua maioria requerem mais luz.

Para teres melhor uma ideia em relação às plantas que pretendes usa o site http://www.tropica.com/ como referência. Vai a Advanced Search e seleciona a origem a dificuldade e a luz que requerem.

Para saberes mais acerca da iluminação, podes aprender mais pesquisando aqui no forum ou lendo os artigos referentes a este tema em http://www.aquahobby.com/b_articles.php.

 

Boa sorte!

 

P.S.: Se quiseres um betta e estiveres disposta a espera 1 a 2 meses ofereço-te um :D

~*~ Green Shark ~*~

Finalmente, de volta a este maravilhoso mundo...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acabei por desistir do aquario de 40 l e comprei um de 54 l, era uma encomenda e a pessoa desistiu fiquei eu com ele. nao é grande mas é maiorzinho do que pretendia iniciar

 

ja comecei a colocar o basico

 

o areao e a turfa, dois objectos da hagen e condicionei tudo.

 

depois de uns dias 5 plantinhas, verdes pq nao tenho uma iluminação muito forte. as pastilhas de adubo, e mais uns dias a ciclar. e com o CO2 da nutrafin regulado para o minimo.

 

depois fiz uns teste PH, amonia, dureza, nitritos nitratos etc e tudo ok

 

espero que o ph desça mais um pouquinho pq está a 7.2, mas com turfa e co2 acho q vou conseguir.

 

 

agora so faltam os peixinhos....

 

ando a pensar em barbos tigre. um cardume de 5 tlvz

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Acho que estás a fazer bem no que concerne ao início do aquário, mas gostaria de deixar umas questões:

 

1 - O que consideras iluminação muito forte? Tens mais do que 50W de luz?

 

2 - Não colocaste nehum substratco fértil por baixo do areão? Se queres manter plantas saudáveis era aconselhado.

 

3 - Cinco barbos tigre de uma vez só, acho muito e vão provocar uma subida muito acentuado de amónia e, depois, dos nitritos... inicialmente coloca só 2, depois juntas os outros 3 e, para um aquário dessa dimensão não penses em muito mais.

 

4 - Que filtro tens?

 

Abraços,

 

João Nuno Cruz

Ex intrust

Outra paixão

 

Projecto Roteiro Lojas Aquariofilia GPS Aqui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu disse q nao tinha era muito forte

tenho 15 w

 

coloquei placas de turfa entre duas camadas de area e adubo em pastilhas da SERA perto da raiz de cada planta como o q era indicado, agora tenho outras pastilhas do pacote para colocar daqui a uns dias para desenvolvimento de folhas.

 

tenho um filtro interno para aquarios ate 80 litros nao te sei dizer o modelo mas por o q tenho lido é suficiente apesar de ser interno, é um modelo da hagen.

 

é melhor entao nao so colocar todos, naõ pretendo ter uma aquario muito povoado, mas disseram-.me q os barbos tigres gostam de andar em grupo e que sozinhos sao umas pestes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Ok, percebi mal a questão da iluminação... desculpa... mesmo assim, com 15 w não são muitas as plantas que poderás manter em condições.

 

No que concerne aos Barbos tens razão, devem ser mantidos em cardume, mas a questão é que 5 num aquário dessa dimensão, já são muitos peixes.

 

Abraços,

 

João Nuno Cruz

Ex intrust

Outra paixão

 

Projecto Roteiro Lojas Aquariofilia GPS Aqui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu tenho um amazonico, mas tive bastantes duvidas e ainda tenho em relação a montar um asiatico, para fugir "às modas..." e porque me parece que tem um potencial enorme.

Assim estou interessado neste topico. E sugeria que criasses um novo com sugestões do pessoal para "Biotopo Asiatico".

Tens imensas plantas Hygrophila, Cryptcorynes, Aponogeton, etc.

Os peixes são lindissimos, Betta, Colisa, Trichogaster, Rasboras, etc. com habitos e reproduções muito curiosas, ninhos em bolhas de ar, respiração fora de agua e muito resistentes, pobres dos Bettas.

Por isso vai em frente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Curiosamente o meu aquário é "pró-asiatico" :lol:. A nível de peixes apenas tenho 3 que são Sul americanos, um Ancistrus Dolichopterus e dois Ottocinclus affinis. O Ancistrus foi o meu primeiro peixe e os ottos adquiri sobretudo para ajudarem na limpeza do aqua, uma vez que o aquário que tinha na altura não me permitia ter um SAE.

É curioso que fui adquirindo peixes asiáticos, sobretudo porque dos que me chamavam a atenção eram mais pequenos. A partir de certa altura optei por adquirir apenas espécies asiáticas e decidi manter essa decisão para este aquário.

A nível de plantas a maioria é asiática mas também tenho africanas e americanas(do norte e do sul). Um dia vou tentar ter um "semi-biotopo" asiático mas por enquanto não tenho condições para o fazer.

~*~ Green Shark ~*~

Finalmente, de volta a este maravilhoso mundo...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais